segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nova técnica de fertilização in vitro pode triplicar as chances de uma gravidez saudável

LONDRES - Uma nova técnica de fertilização in vitro, ainda em fase de testes na Inglaterra, poderá triplicar as chances de uma mulher ter uma gravidez saudável após a inseminação artificial. Segundo os pesquisadores, a novidade poderá aumentar 'drasticamente' as chances de fecundação e diminuir consideravelmente o número de abortos espontâneos no início da gestação.
Atualmente, uma mulher de 40 anos tem 10% de engravidar a cada ciclo de fertilização in vitro. Com a técnica, as chances aumentariam para até 30%. Em uma mulher de 30 anos, que tem de 30% a 40% de chance, a probabilidade aumentaria para 70% a 80%.
A nova técnica permite que os médicos testem o embrião por alterações nos cromossomos, responsáveis por 70% dos abortos espontâneos nos primeiros três meses de gestação. Assim, o embrião mais sadio seria escolhido antes da implantação, diminuindo os riscos de complicações. De acordo com os pesquisadores da clínica Care, em Manchester, o novo procedimento poderá duplicar ou até mesmo triplicar as chances de uma rodada de fertilização in vitro sem danificar a integridade do embrião.
Por enquanto, a novidade está sendo testada em três mulheres com idades entre 35 e 40 anos. Todas devem dar à luz no fim de dezembro. O coordenador do projeto, o médico Simon Fishel, disse à rede de notícias BBC que a nova técnica representa um incrível avanço que em breve fará uma diferença 'estupenda' na vida de milhares de mulheres.
- Antes, trabalhávamos cinco, seis ou talvez dez embriões sabendo que pelo menos metade tinha alterações cromossômicas. Não tínhamos como testar cada um para descobrir quais tinham problemas. Hoje temos um teste objetivo que consegue nos dar respostas mais precisas.
Na fertilização in vitro, o embrião chega ao estágio conhecido como blastocisto no quinto dia de existência. É neste dia que ele costuma ser implantado no útero.
- Neste estágio, o embrião tem duas partes. A primeira é formada pelas células que vão se transformar no bebê. A segunda são as células que vão virar a placenta. Na nova técnica, podemos fazer uma pequena biópsia das células da placenta sem mexer nas do feto.
Segundo Fishel, na análise é possível ver todos os cromossomos antes da transferência do embrião para o útero. Assim, o implante do embrião se tornaria muito menos arriscado e bem mais eficiente.
- Acredito que teremos uma revolução na fertilização in vitro nos próximos 12 meses - conclui o médico.

Juíza federal do Ceará determina a suspensão imediata das provas do Enem 2010

FORTALEZA - A juíza da 7ª Vara Federal do Ceará, Carla de almeida Miranda Maia, acatou liminar do Ministério Público Federal e determinou a imediata suspensão do Enem 2010. A decisão tem efeito em todo o Brasil, segundo a assessoria do MP do Ceará, e tomou por base uma ação civil pública interposta pelo procurador federal Oscar Costa Filho, em 20 de outubro, que visava garantir maior segurança na apliacação das provas realizadas no último final de semana.
No entendimento da juíza, o erro de impressão nos cadernos de prova amarelos trouxe prejuízo para os candidatos. Uma reaplicação das avaliações para estes alunos está sendo cogitada.
"A disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova, correspondente ao caderno amarelo, e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente, não resolve o problema. Novas provas colocariam em desigualdade todos os candidtos remanescentes", afirma a juíza na decisão.
Segundo o procurador da República, Oscar Costa Filho, a decisão vem trazer segurança e estabilidade a todos os que enfrentam essa comoção nacional. Para ele, o diretor do Inep, Joaquim Soares Neto, demonstrou total desconhecimento dos princípios que informam os concursos públicos, entre os quais a igualdade, quando propôs a aplicação de nova prova aos prejudicados com o erro de impressão.