terça-feira, 25 de outubro de 2016

Congresso da Venezuela diz que se prepara para destituir presidente do país

O Congresso da Venezuela, liderado pela oposição, disse nesta terça-feira que se prepara para começar os procedimentos para destituir o presidente do país, Nicolás Maduro, pelo que os legisladores chamam de violação da constituição - um passo que deve aprofundar a polarização no país rico em petróleo.
Os procedimentos virão um dia depois que membros da aliança de oposição, a Mesa da Unidade Democrática, disseram que eles iriam empenhar o governo a começar a negociar no domingo para resolver a crise política do país. Outros líderes de oposição rapidamente denunciaram as negociações, que devem ser mediadas pelo Vaticano, e disseram que pretendem continuar a campanha de desobediência civil que incluiria um protesto nacional contra o governo na quarta-feira.
Espera-se que as audiências de terça-feira sejam em maior parte simbólicas, já que o governo de Maduro usou a Suprema Corte para neutralizar o congresso, barrando-o de tomar grandes decisões. No entanto, líderes de oposição disseram que estão tentando manter a pressão sobre o presidente, que em três anos no poder orientou uma economia marcada pelo aprofundamento da escassez de comida e medicamento.
Líderes do Congresso aprovaram no último domingo uma resolução declarando que Maduro violou a constituição ao usar o conselho eleitoral para extinguir o referendo revogatório que anula o mandato do presidente. O presidente do Parlamento, Henry Ramos Allup, disse que os legisladores trariam uma legião de queixas contra Maduro, incluindo as alegações de que ele não nasceu na Venezuela, mas sim na Colômbia.
Se o referendo for instaurado neste ano, não só o presidente será forçado a sair do cargo, como novas eleições serão convocadas. Se o referendo for em 2017, Maduro é retirado do cargo e seu vice-presidente termina o mandato. 
Fonte: Associated Press.

CBF e Fifa lamentam morte de Carlos Alberto Torres e homenageiam ex-capitão

As bandeiras da sede da entidade estão a meio-mastro e todas as partidas organizadas pela CBF terão um minuto de silêncio.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota de pesar pela morte do capitão do tricampeonato brasileiro de futebol de 1970, Carlos Alberto Torres, o Capita, na manhã de hoje (25). O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, declarou luto oficial de três dias. As bandeiras da sede da entidade estão a meio-mastro e todas as partidas das competições organizadas pela CBF terão um minuto de silêncio.
“Aos 72 anos, Carlos Alberto Torres deixa um enorme legado de conquistas e colaboração intensa para o desenvolvimento do nosso futebol. Obrigado, Capita. Sua história estará para sempre entre nós”, diz a nota da confederação.
O velório de Capita será realizado no prédio da CBF, na Barra da Tijuca, mas a confederação ainda não divulgou data e horário.

Já a Federação Internacional de Futebol (Fifa) informou que recebeu com “enorme tristeza” a notícia da morte do ex-jogador. A capa do site oficial da federação estampa uma foto de Carlos Alberto Torres segurando a taça da Copa do Mundo do México, em 1970, e uma extensa reportagem com relatos e casos do ex-capitão da seleção brasileira.
“A imagem do jogador erguendo o famoso troféu no ar como se fosse a coisa mais natural do mundo se tornou um ícone. Vale a pena parar por um momento e considerar o que significou ser o capitão de uma seleção tão ricamente talentosa e o que representou de fato essa conquista”, destacou a Fifa em seu site. 
Ex-lateral direito, Torres atualmente trabalhava como comentarista do canal de televisão fechada Sportv. Após sofrer um infarto em casa, na Barra da Tijuca, ele chegou a ser levado ao Hospital Riomar, no Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro, por volta das 11h30. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas o ex-jogador não resistiu. Sua última aparição no canal foi no último domingo (23), quando participou do programa Troca de Passes.
Fonte:No minuto

IFRN oferta 2450 vagas em editais de cursos na modalidade subsequente

A Pró-Reitoria de Ensino publicou na tarde de hoje (24), os editais Nº 35/2016 e Nº 36/2016, referentes, respectivamente, pelos processos seletivos de Cursos Técnicos do IFRN e do Programa Profuncionário, ambos na modalidade Educação a Distância.
Os editais compartilham do mesmo cronograma. As inscrições devem ser realizadas entreàs 14h do dia 25 de outubro e às 22h do dia 3 de novembro, através do site Processo Seletivo. A classificação para preenchimento das vagas, por campus/polo e por curso, acontecerá por meio de processo da ordenação crescente do número da inscrição dos candidatos regularmente inscritos. O resultado final será divulgado no dia 8 de novembro de 2016.
O edital Nº 35/2016 está ofertando vagas para cursos de Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar, serão 1100 vagas divididas entre 12 campi do IFRN. Podem se inscrever no processo seletivo candidatos que: Possua o certificado de conclusão do Ensino Médio; Estiver em efetivo exercício de alguma função nas escolas das redes municipal, estadual ou federal de ensino, seja com vínculo direto com as mesmas ou através de prestação de serviço por meio de Empresa Terceirizada; e exerça, na escola pública a que está vinculado, função relacionada com a área do curso pretendido.
Já o edital Nº 36/2016 está disponibilizando 1090 vagas entre 15 campi e 250 entre os polos Assu, Grossos e Lajes. Para se inscrever é necessário que o aluno tenha concluído o Ensino Médio. Metade das vagas está reservada para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Confira os editais:
Fonte:O natalense

Governador do RN diz que gestão de Michel Temer é pior que a do PT para o Nordeste

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), se disse extremamente triste com o tratamento que o Estado vem recebendo do governo federal, liderado pelo peemedebista Michel Temer. Segundo o chefe do executivo estadual, o Nordeste como um todo vem sendo esquecido pelo atual presidente da República e isso tem dificultado as ações em toda região.
“O Nordeste está esquecido e discriminado pelo governo federal. Hoje o Brasil é governado como se não existisse a região Nordeste. A mesma gravidade da crise financeira a qual enfrentamos é proporcional a gravidade com a qual o Nordeste vem sendo tratado. O governo atual está pior do que o anterior. Não vemos boa vontade em liberações de crédito para investimentos. Infelizmente, estamos esquecidos”, disse.
A declaração do governador foi dada durante entrevista concedida ao programa MEIO-DIA CIDADE nesta segunda-feira (24), na Rádio 94FM.
Fonte:Portal Agora RN

Em dia de protesto em defesa da vaquejada, vaqueiros fazem ato público daqui a pouco na frente do Congresso Nacional

Brasília se transformou hoje em um grande parque de vaquejadas.
Vaqueiros e defensores do esporte de todo o Nordeste invadiram a capital do país, na tentativa de convencer o Congresso a aprovar uma lei regulamentando a vaquejada, derrubando a decisão do STF que, por um placar de 6X5, definiu que vaquejada é crime contra os animais.
Brasília está parada.

Veja a programação do dia: 
8h – Missa do vaqueiro (Catedral de Brasília).
10h – Ato público em frente ao Congresso Nacional.
12h – Vaqueiros em trajes típicos receberão a benção na Catedral de Brasília.
17h – Concentração em frente ao Congresso Nacional para a Grande Cavalgada “Vaquejada Legal”, com retorno ao mesmo local.
18h – Ave Maria, interpretada por artistas, em homenagem aos vaqueiros e cavaleiros do Brasil.
19h – Manifestação com grandes artistas musicais do Nordeste em apoio à Vaquejada legal.
21h – Término das atividades. 
Fonte:Thaisa Galvão

Governo deve autorizar início das obras do Hospital Regional da Mulher em dezembro!

O secretário de Saúde do RN, George Antunes, participou de videoconferência com o especialista em saúde do Banco Mundial, David Souza, e o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, para discutir os investimentos em saúde do projeto RN Sustentável.

Entre os principais temas da pauta estava a construção do Hospital Regional da Mulher, em Mossoró.

O representante do Banco Mundial explicou que no mês de julho aconteceu uma “revisão de meio tempo”, comum a todo projeto financiado pela instituição. Foi feito um levantamento das ações nas áreas de Oncologia, Atenção Materno Infantil, Urgência e Emergência, treinamento de profissionais, entre outras que estão em curso na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os investimentos do Banco Mundial para concretização do Hospital Regional da Mulher, em Mossoró, giram em torno de 100 milhões de reais, divididos entre realização da obra e aquisição de equipamentos.

Dono da Telexfree assume crimes e poderá ficar até dez anos preso nos EUA

O norte-americano e um dos donos da Telexfree, James Matthew Merrill, 55, declarou-se culpado pelos crimes de fraude e conspiração, na última segunda-feira (24), em uma corte de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ao todo, o co-fundador da Telexfree assumiu a culpa em nove acusações.
Segundo o UOL, Merrill fechou um acordo com a Promotoria de Boston, que investiga um esquema de pirâmide financeira envolvendo a empresa nos Estados Unidos e poderá pegar até dez anos de prisão. Ele também terá de devolver cerca de US$ 140 milhões em bens, que incluem imóveis, carros de luxo e barcos. Também foi arquivada uma acusação de lavagem de dinheiro como parte do acordo, segundo o “The Wall Street Journal”.
“James Merrill está finalmente enfrentando a justiça por seu papel em fraudar mais de US$ 3 bilhões de investidores inocentes em mais de 240 países ao redor do mundo”, afirmou o investigador da Segurança Nacional em Boston Matthew Etre. O norte-americano chegou a ficar preso por pouco mais de um mês, em 2014, mas foi liberado e passou para o regime de prisão domiciliar
Fonte:Blog do Robson Pires

Imagens da XX Romaria da Juventude no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis em Patu-RN

Cerca de 9 mil jovens participaram da XX Romaria da Juventude da Juventude, no último domingo, 23, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis em Patu- RN. 
Veja alguns momentos da Romaria: 




Fonte:Blog Erivan Morais