sábado, 21 de maio de 2011

Greve na UERN: Categoria docente aguardará negociações até o dia 31 de maio

Professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN.

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (31), os professores reunidos na Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) deliberaram iniciar greve a partir do dia 31 de maio caso o Governo do Estado não apresente proposta às reivindicações da categoria até esta data.

O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, informou aos professores sobre a audiência realizada entre os segmentos da universidade e a Secretaria de Planejamento do Estado. 

O secretário Obery Rodrigues não sinalizou um acordo imediato e disse que não haveria condições de atender à reivindicação salarial ainda este ano. No que diz respeito à autonomia financeira e o descontigenciamento dos recursos destinados à UERN, o secretário disse que o Governo está aberto às discussões.

Entretanto, após a audiência, o reitor Milton Marques se reuniu com a governadora Rosalba Ciarlini, que pediu até o dia 30 de maio para apresentar proposta à categoria. Na assembleia, os professores deliberaram que caso essa proposta não seja apresentada, a greve será iniciada a partir do dia 31.

Na reunião da categoria, ainda foi deliberado que os professores farão manifestação hoje, às 17h, em frente ao Hospital Tarcísio Maia, aproveitando a presença da governadora. A comissão de mobilização se reunirá na segunda-feira (23), às 10h, na sede da ADUERN em Mossoró, para encaminhar as proposições de ações definidas na assembleia.

Assessoria de Comunicação da ADUERN

INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA

As inscrições para a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (23) e prosseguem até 10 de junho. Os estudantes interessados em participar da prova deverão acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fazer a inscrição. As datas do exame foram confirmadas para os dias 22 e 23 de outubro.
O edital do Enem será publicado amanhã no Diário Oficial da União. A partir do ano que vem, a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais que ocorrerão em outubro, mesmo mês de aplicação do Enem em anos anteriores.
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Da Agência Brasil via DN ONLINE