sábado, 26 de janeiro de 2013

Reitor diz que Mercadante prometeu curso de Medicina para Ufersa

O reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor José de Arimatea de Matos, entregou documento ao ministério da Educação, Aloizio Mercadante (PT), solicitando a criação e implantação do curso de Medicina na instituição.

O encontro do reitor com o ministro ocorreu em Brasília, esta semana, segundo a Assessoria de Comunicação Social da Ufersa.

Mercadante disse que a Ufersa teria o curso de Medicina e autorizou a entrega do documento ao Secretário de Educação Superior. Segundo o reitor, o documento foi recebido pela Secretaria de Educação Superior (SESU) e será encaminhado para a avaliação da Comissão Nacional criada para analisar a oferta de vagas de Medicina no Brasil.

A Ufersa é a única universidade federal que não possui um curso de Medicina. Além desse fato, no documento são relatados dados do Ministério da Saúde que mostram que a mesorregião do Oeste Potiguar representa 26% da população do estado, mas que em quantitativo de médicos para cada dez mil habitantes possui a metade do estado. “Enquanto no estado a média é de 15 médicos para 10 mil habitantes, a mesorregião tem 8 médicos para 10 mil habitantes”, frisou.

De acordo com o reitor, outros índices reafirmam a necessidade da criação do curso em Mossoró, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IDM) de Mossoró que são considerados acima da média e o Índice de Educação considerado moderado, mas acima da média do RN. “No entanto, o Índice de Desenvolvimento da Saúde está entre os piores do estado”, ressaltou.

Outro dado do Ministério da Saúde relatado no documento é a disponibilidade atual de 667 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para Mossoró. “Quando tomei posse fiz a solicitação ao Ministro Aloizio e ele explicou que para a efetivação do curso de Medicina, Mossoró precisa ter cinco leitos ofertados ao SUS para cada vaga ofertada”, relembra o professor. Somando as 26 vagas atualmente disponibilizadas pela UERN com as 45 vagas que foram solicitadas para a UFERSA, ficam 9,5 leitos para cada vaga ofertada, o que representa quase o dobro de leitos solicitados.

Após a oficialização do pedido, o reitor agora conclama a bancada federal no sentindo de reinvidicar politicamente a criação do curso junto ao Ministério da Educação. “Agora é somar esforços, pois, fizemos a nossa parte ao apresentar uma justificativa técnica ao MEC”.
Fonte:Jornal de Fato