terça-feira, 8 de maio de 2012

Messias Targino 50 anos de existência

Há exatos 50 anos essa pacata cidade que ná hepoca era chamada de síto Junco,da seu passo para deixar de pertencer políticamente ao município de Patu na região Oeste potiguar,como já era de se esperar, pelas características do seu povo nossa cidade logo montou seu comércio passando a depender cada vez menos da cidade ao qual se desmenbrou,dai em diante Messias Targino foi tomando ar de cidade e seu povo muito empreendedor foi tendo idéias e colocando-as em prática,em alguns anos nossa cidade já aparecia nos livros de economia das escolas potiguares como um dos maiores produtores da cal do Rio Grande do Norte,isso como todos já sabemos ficou para traz,nosso município agora é conhecido regionalmente como a cidade do comércio,comércio esse que aquece nossa economia cada vez mais,não deixamos de depender de uma cidade apenas políticamente,deixamos de depender também comercialmente,nossa cidade hoje tem varias empresas que leva o nome do nosso município para outras cidades tanto de pequeno como de médio porte,como já era de se esperar, todos os visitantes quando chegam e passam alguns dias sempre querem voltar,pois nosso povo alêm de ser muito alegre e festivo ainda é hopitaleiro.Cuncluindo nossa cidade apenas têm 50 aninhos e muita desposição para crescer mais 50,e não será surpresa para nenhum de nós se nos próximos 50 anos for-mos referência em economia para todo Rio Grande do Norte.Parabéns Messias Targino,por sua história que tanto orgulha seu povo, e que os próximos 50 anos seja de muita prósperidade e paz.Esses são os votos do blog Messias Online para todos nós messienses seja de naturalidade ou de coração.

Torcidas de times potiguares

Domingo passado teve fim o campeonato potiguar de futebol,com o América futebol clube sangrando-se campeão depois de ter vencido os dois jogos da final contra o ABC futebol clube, um em Goianinha no estádio Nazarenão pelo placar de 2x1 e o outro em Natal no estádio Maria Alice Farache(Frasqueirão) pelo placar de 2x0,até ai tudo maravilhoso,pois já fazia um tempão que o campeonato potiguar andava sem graça,com o ABC sendo campeão sempre.Pois bem a torcida americana envaidecida com o título vai comemorar a vitória no local preferido pelas torcidas natalense,na praça Cívica de Natal, com show de uma banda de forró natalense e de propriedade do presidente do América Alex Padang,pois bem até ai nada de se admirar,o que chamou atenção não só desse blogueiro mas de muita gente que foi para festa só para ver o show, independente de torcida,foi como os próprios dirigentes dos clubes potiguares é quem atiça a rivalidade e as brigas entre torcidas na capital,pois foi ouvido por várias vezes por todos nós que fomos ver a felicidade de uma torcida,os seus mandachuvas trocando trechos de musicas conhecidas por palavras de baixo calão contra a torcida adversária,e o pior é que a torcida emocionada com a conquista fazia disso um coro que dava para escutar a vários metros de distância do local, bem o pior como já era de se esperar com essa repugnante atitude dos chefes do mecão, veio torcedores do mais querido enfurecidos com esse coro de baixo calão contra eles, chegaram a festa que até então corria a mil maravilhas, deflagram disparos com armas de fogo contra a torcida do América, deixando se não mim falha a memória dois ou três feridos,depois disso o que se viu foi a torcida do América começar a brigar entre ela, e dai em diante ninguém consegue contar quantas pessoas foram presas quantas pessoas apanharam da própria polícia, que despreparada, não quer saber em quem bate,quer saber é se bate.Em fim o que poderia ter sido uma noite de comemoração terminou em muita confusão e muita gente dando entrada em centros hospitalares da cidade.A justiça desportiva de nosso estado era pra tomar uma providência em relação a esse tipo de incitação a violências das torcidas, que é praticado ao ar livre pelos dirigentes dos clubes,pois se isso não acontecer na próxima decisão a coisa vai ficar ainda pior com mais violência que poderia ter sido evitada.

Atleta do RN vai para Londres

O Rio Grande do Norte vem mantendo uma tradição em Jogos Olímpicos desde 1988, em Seul, na Coreia do Sul. Desde lá, que o estado manda atletas para disputar as provas de atletismo. Começou com Magnólia Figueiredo, passou por Vicente Lenílson, que conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100 nas Olimpíadas de Sydney, na Austrália, em 2000 e disputou os Jogos em 2004, em Atenas, na Grécia e 2008, na cidade de Pequim, na China. Agora, Londres, que vai sediar os Jogos Olímpicos este ano,  deve receber o corredor potiguar, Diego Cavalcanti, na prova dos 200 metros rasos.
Marcelo BarrosoO corredor Diego Cavalcanti mantém a tradição e vai representar o Estado na competiçãoO corredor Diego Cavalcanti mantém a tradição e vai representar o Estado na competição

O atleta conquistou o índice para a prova no último final de semana, quando marcou o tempo de 20"50, na etapa do Grand Prix Internacional, realizada em Belém/PA. "Foi um tempo muito bom e acho que, dificilmente o Diego perde essa vaga. Ele não participou de nenhuma competição desse nível em 2012 e conseguiu vencer seus principais concorrentes por uma das três vagas que o Brasil tem direito", disse Magnólia.

Caso aconteça de que mais de três corredores alcancem o o índice, eles vão se enfrentar, em prova de confronto direto para decidir os escolhidos. "Atualmente é uma forma mais justa de poder disputar uma Olimpíadas. Na minha época, a vaga era do país e os treinadores que escolhiam os atletas. Agora, cada um consegue seus tempos", afirmou Figueiredo.

Amanhã, Diego Cavalcanti vai participar de mais uma etapa do Grand Prix, em Fortaleza/CE e no domingo, ele viaja até Uberlândia/MG, para a terceira etapa da disputa.

Fonte tribuna do norte

Dengue:RN tem mais de nove mil confirmações da doença

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, ontem, por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, o novo boletim da doença. Desde o início do ano até a semana epidemiológica 17, o RN contabiliza um total de 9.441 casos notificados como suspeitos, dos quais 2.009 foram confirmados.
Conforme os últimos dados, o quantitativo de municípios do Estado que apresentam incidência alta da doença corresponde a 44, enquanto 32 estão com média, 75 com baixa e 16 com incidência silenciosa. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, a Sesap vem desenvolvendo ações de apoio técnico e monitoramento junto aos municípios.
A próxima atividade programada para este mês é a realização de uma capacitação sobre manejo clínico de pacientes com dengue para enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município de São Gonçalo do Amarante.
A coordenadora alerta a população para a importância das medidas de prevenção, principalmente por meio da eliminação de criadouros, para combater a dengue.

Fonte:de fato

Alto Oeste do RN não tem serviço 3G

A tecnologia 3G está presente nos telefones celulares, smarphones, tablets e computadores portáteis, mas as operadoras de telefonia móvel ainda não oferecem o serviço. Não em todas as cidades. Em levantamento feito pelo DE FATO, os serviços 3G concentram-se nas cidades da Grande Natal e Mossoró. A região Oeste está 100% descoberta do serviço 3G.
Através do serviço teleatendimento, a operadora Claro informou que oferece serviço de internet móvel 3G, em alta velocidade, nas cidades de Assú, Angicos, Caicó, Ceará-Mirim, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante. A operadora garante que até o final do ano chega ao restante do RN.
Já a operadora Tim, através do seu portal, informa que no Rio Grande do Norte oferece o serviço 3G nas cidades de Assú, Ceará-Mirim, Extremoz, Mossoró, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Tibau do Sul. Nesse caso, não existe previsão de quando os serviços de atendimento 3G serão ampliados. A operadora tem um serviço péssimo no RN.
Inclusive, a TIM é alvo de ação civil pública movida por promotores de justiça de Luis Gomes, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, e também de Natal. A Justiça chegou a condenar a TIM a melhorar, ao menos, os serviços básicos de telefonia. A Companhia assumiu compromissos com a Justiça de ampliar os serviços e recorreu da decisão judicial.
Não foi possível um contato com as assessorias das operadoras Oi e Vivo. Foram feitas várias tentativas. Através do serviço de teleatendimento, as atendentes recebiam a ligação apenas para informar que o sistema estava fora do ano e não podiam repassar informações sobre coberturas 3G. Recomendaram voltar a ligar 10 minutos depois, que também não funcionou.
No geral, se considerar o cenário nacional, o Rio Grande do Norte parou no tempo. Segundo o serviço de consultoria Teleco, 2.702 cidades (48,6%) brasileiras já dispõem do serviço de internet móvel 3G. Como a Claro oferece o serviço na área urbana de 13 cidades e a TIM oferece em oito, o Rio Grande do Norte não tem nem 10% das cidades com cobertura 3G, muito abaixo do percentual nacional.

CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO 3G
Suporta um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo menor que as tecnologias mais antigas de comunicação. O 3G também transmite informações em velocidade maior, comparada com a internet 2G, o que acabou massificando o uso da internet nos telefones celulares, tablets e smarphone. 

Fonte:jornal de fato

RN é o 11º estado com mais pessoas sem instrução no Brasil.

A informação que os estados da região Nordeste têm muitas pessoas sem instrução ou apenas com o ensino fundamental incompleto não é mais novidade. 

Entretanto, o que chama a atenção é que das cinco primeiras colocações dos piores rendimentos brasileiros estão quatro estados nordestinos e apenas um do Norte.

O balanço foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que se refere ao Censo de 2010. A porcentagem do Rio Grande do Norte revela que 56,20% das pessoas com 10 anos ou mais contam apenas com a educação básica ou sem nenhuma.

Dos cinco estados que estão no topo da lista, Alagoas, Piauí, Paraíba, Maranhão e Pará, apenas o último não é do Nordeste. 
Diário de Natal

Assalto, tiroteio e morte em Currais Novos


O empresário Durval Dantas (Vila Flamengo) sofreu tentativa de seqüestro na noite desta segunda-feira em uma de suas vilas, localizada próximo ao colégio IVP, em Currais Novos.
Segundo informações de pessoas que presenciaram o fato, Durval conversava com amigos quando cerca de oito homens armado chegaram e anunciaram o seqüestro, colocando Durval no carro e seguindo para sua residência na Rua Joventino da Silveira.
Antes de chegar a sua casa Durval pulou do carro, mesmo assim os bandidos adentraram na casa do mesmo e roubaram alguns pertences. A polícia foi acionada, houve perseguição e tiroteio, três bandidos foram atingidos e um deles morreu na Rua Walker Macedo. Outros cinco encontram-se encurralados em um terreno próximo ao Aero Clube, pelo menos até a postagem dessa matéria, as 23h30.
O policial Militar Rodenberg sofreu um disparo no braço, mas não corre risco de morte. Segundo informações o bando é da cidade de Mossoró.
Do blog de Jean Souza




Viçosa está entre os municípios da região Oeste que mais cresce no Rio Grande do Norte

Com uma administração voltada para o social, o município de Viçosa cresce a cada momento em que os recursos são aplicados atendendo as necessidades apontadas pela população.

Executando o programa “minha casa minha vida”, a prefeitura de Viçosa em parceria com o governo Federal vai beneficiar quarenta famílias com moradia de boa qualidade. As novas unidades habitacionais serão construídas em uma área acessível aos serviços que são prestados à população, com toda uma infra-estrutura que possa facilitar a vida de todos. O empreendimento irá gerar inúmeros empregos diretos para os profissionais da construção civil residentes no município de Viçosa.  

 A prefeitura de Viçosa está com obras espalhadas por todo município, e para melhorar ainda mais a vida do povo residente na cidade de Viçosa, a prefeitura em parceria com o governo federal está construindo uma praça de eventos que é o retrato de uma gestão que administra o município com competência, dedicação e uma “pitada” de amor. É assim, desse jeito, que o povo de Viçosa é tratado pela prefeitura municipal. Tratado com respeito e muita dignidade
Fonte:nosso parana

Mossoró está entre as que mais matam mulheres no Brasil

Cidade aparece em 55º lugar entre as mais de 5 mil cidades do País e apresenta taxa de homicídios superior à nacional.

 Mossoró é a cidade do Rio Grande do Norte na qual mais se matam mulheres, de acordo com o Mapa da Violência 2012 – Homicídios de Mulheres no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Instituto Sangari. A cidade é a 55ª entre todos os municípios do País, e aparece com mais que o dobro da média nacional, com taxa de 10,4 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Veja aqui o estudo completo.

Também ficou acima da média nacional a maior cidade do Estado. Natal apresentou taxa de 6,3, sendo a 11ª entre as capitais. O índice do Brasil é de 4,4. O País é o sétimo entre as 84 nações medidas no ranking, tendo ficado à frente de territórios como Iraque e África de Sul, conhecidas pela predominante repressão feminina. O Rio Grande do Norte ficou em 20º lugar entre os Estados, e abaixo da média do Brasil, com 3,8. Os dados são referentes a 2010.

As armas de fogo continuam sendo o principal instrumento dos homicídios, tanto femininos quanto masculinos, só que em proporção diversa. Nos masculinos, representam quase 3/4 dos incidentes, enquanto nos femininos pouco mais da metade. Já outros meios além das armas, que exigem contato direto, como utilização de objetos cortantes, penetrantes, contundentes, sufocação etc., são mais expressivos quando se trata de violência contra a mulher.

Se fosse uma capital, Mossoró seria a quarta mais violenta do Brasil. Com uma taxa elevada, a cidade só perde, considerando as capitais, para Porto Velho (12,4), Rio Branco (11,9), Manaus (11,5) e Belém, com taxa igual à de Mossoró, (10,4). Em 2010, segundo o levantamento, foram assassinadas 14 mulheres na cidade.

Natal ficou à frente de capitais historicamente violentas. Ultrapassou Recife (6,1) e Salvador (5,6). A megalópole do Brasil também ficou na rabeira da lista. Rio de Janeiro (5,2) e São Paulo (4,8) aparecem, respectivamente, em 19º e 20º lugares.

Matam-se mais mulheres no Brasil entre as faixas de 15 a 39 anos.

Fonte:nominuto

Eleitor tem até amanhã para regularizar o título

Os eleitores têm até quarta-feira, 9, para transferir ou tirar o título eleitoral para poder votar nas eleições de outubro. Esse prazo também vale para quem precisa regularizar sua situação com a Justiça eleitoral, como os que deixaram de votar nas últimas eleições e não justificaram a ausência.
Para tirar, transferir ou regularizar o documento, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa (veja endereços no site do TSE). Durante o fim de semana, os cartórios dos principais colégios eleitorais do País abriram em esquema de plantão.
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve levar documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Justiça eleitoral avisa que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o passaporte não são aceitos.
No caso de transferência e regularização do documento, o eleitor deve levar o título, o documento de identidade e um comprovante de residência recente, e precisa morar no novo endereço por pelo menos três meses e não ter transferido o título nos últimos 12.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informa ainda que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida também têm até 9 de maio para pedir sua transferência para uma seção eleitoral especialmente adaptada.
Fonte:Jean Carlos