quarta-feira, 28 de junho de 2017

Em reunião com prefeitos e deputado, Robinson encaminha pleitos do interior

O governador Robinson Faria recebeu nesta quarta-feira, 28, prefeitos de quatro municípios para tratar de pleitos das administrações. A primeira audiência foi com o prefeito de Campo Grande, Manoel Veras, que solicitou      apoio para melhorias no serviço de saúde, instalação de uma maternidade e reforço na segurança pública.
Em seguida o Governador recebeu o prefeito de Touros, Assis do Hospital, que solicitou a recuperação da estrada que liga a praia de Carnaubinha ao município de Rio do Fogo e abastecimento de água das comunidades Chico Mendes I e II, Tubiba, Encanto e Baixa Furna.
Na terceira audiência, Robinson Faria atendeu o prefeito de Ipanguassu, Valderedo Bertoldo, que solicitou a instalação do programa Moradia Cidadã Municípios, recuperação de estradas e o reforço nas operações de segurança pública.
Na quarta audiência da manhã deste dia 28, o Governador ouviu a prefeita de Boa Saúde, Maria Edice, que veio acompanhada dos vereadores Andressa Edna, Danilo Gabriel, Dinho dos Miguel e Rosangela Vechi. A prefeita solicitou apoio para a construção de um binário no centro da cidade para facilitar o tráfego de veículos pesados que transportam a produção local de mandioca e de açúcar dos municípios próximos. E também melhorias nas estradas que fazem a ligação com os municípios de Serrinha e Serra Caiada.
O Governador encaminhou os pleitos às secretarias responsáveis e determinou agilidade no atendimento. “Estamos trabalhando forte, enfrentando as dificuldades agravadas com a crise nacional, os sete anos de seca, mas buscando soluções para as demandas. Estamos levando ações para os municípios como recuperação de estradas, apoio à produção, apoio à agricultura familiar, o Microcrédito Empreendedor, ações de cidadania com o Vila Cidadã, reestruturação das unidades de saúde, construção e reforma de unidades prisionais e várias outras ações que têm impacto direto junto à população que mais precisa do Governo”, afirmou Robinson Faria, logo após as audiências que foram acompanhadas também pelo deputado estadual José Adécio.
Fonte:Blog do Xerife

Na fila da lava jato, Renan Calheiros diz que Henrique integra uma quadrilha

Na lista dos peemedebistas encalacrados na lava jato, o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, bateu boca ontem com o senador Garibaldi Filho.
Briga de dois ex-presidentes, lembrando que Garibaldi assumiu o cargo quando Renan teve que renunciar por corrupção.
Como sujo gosta de falar de mal lavado, Renan Calheiros, se achando ‘O Cara’, disse que o ex-presidente da Câmara, Henrique Alves, está preso por integrar uma quadrilha.
O sucessor de Renan não gostou.
Fonte:Thaiza Galvão

Pesquisadores da UFRN descobrem novas espécies de fungos

A pesquisadora Julieth Sousa, doutoranda em Sistemática e Evolução do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação do professor Dr. Iuri Baseia, descobriu novas espécies de fungos importantes para compreensão e elaboração de novos medicamentos. A pesquisa foi publicada na revista PLoS ONE, uma das mais importantes da área.
Com base em características morfológicas e evidência filogenética (análise das sequências de genes no DNA das plantas), o estudo revelou novas espécies de fungos. “O reconhecimento correto das espécies é um requisito essencial para a compreensão da sistemática, da evolução e da ecologia” destaca a pesquisadora.
A Taxonomia Biológica é a área da Biologia voltada para a ordenação e classificação dos seres vivos. Nesta ciência, são estudadas as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas. A Taxonomia opera depois que ocorre a geração da árvore filogenética (representação gráfica das relações evolutivas) de um ser vivo.
“Os dados atuais da iniciativa global da Lista Vermelha dos Cogumelos da IUCN indicam que as populações estão aumentando em alguns países da Europa e, provavelmente, são subestimadas em outros países, como o Brasil” destaca o professor Iuri Baseia sobre a importância de estudos taxonômicos usando diferentes fontes de evidências para determinar espécies.
Métodos e descobertas
A espécie denominada M. O coliforme é considerada rara em todo o continente e listada em 20 países europeus, no entanto, faltam evidências em larga escala. Nesse sentido, o estudo consistiu em aplicar uma análise molecular dessa espécie.
Possuindo como base a microscopia eletrônica, que observa os padrões dos fungos para assim extrair o DNA, foi mostrado que o nome Myriostoma coliforme tem sido erroneamente aplicado, pelo menos, em duas espécies que estavam ocultas encontradas na Costa Rica e África do Sul, respectivamente. Além disso, outro gênero foi estabelecido como uma nova espécie descrita para o Brasil e Argentina.
Fungos
A descoberta do antibiótico se deu por meio de fungos. Isso ocorreu acidentalmente, em 1928, por Alexander Fleming, um médico microbiologista londrino, que antes de sair de férias, esqueceu de colocar as suas placas de cultura no frigorífico.
Ao retornar, verificou que numa das placas havia algo como uma auréola transparente à volta de um pouco de fungo, o que ficou percebido que ele estava produzindo uma substância bactericida (matava as bactérias). Desde então, a investigação neste campo tem sido imensa.
Atualmente, os antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que possuem a capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir, sem causar efeitos tóxicos para o indivíduo.

Estudo aponta que os smartphones estão reduzindo nossa capacidade cerebral

Uma nova pesquisa realizada pela McCombs School of Business da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, aponta que os smartphones estão prejudicando o poder de raciocínio do cérebro de seus usuários. Adrian Ward, professor adjunto da McCombs, em conjunto com outros pesquisadores, descobriu que apenas a presença do smartphone faz com que o nível de raciocínio dos indivíduos seja reduzido em atividades que necessitam de concentração absoluta.
Os pesquisadores realizaram testes de capacidade cognitiva, concentração e atenção em cerca de 800 pessoas. Em um dos experimentos, os usuários de smartphones tiveram que se sentar em frente a um computador para realizarem uma série de testes que exigiam concentração total. Para começarem os testes, porém, eles foram orientados a colocarem seus smartphones no modo silencioso, seja com a tela voltada para baixo em cima da mesa ou com o aparelho em outro cômodo.
O resultado do experimento mostrou que os participantes que colocaram seus smartphones em outro cômodo superaram significativamente aqueles que tiveram seus aparelhos em cima da mesa. Os pesquisadores sugerem que a mera presença de um smartphone é capaz de reduzir a capacidade cognitiva dos usuários, prejudicando a concentração e a habilidade cerebral de adquirir e processar dados mesmo em situações onde as pessoas sintam que estão totalmente concentradas em outras atividades.
“Nós vemos uma tendência linear que sugere que, à medida que o smartphone se torna mais visível, a capacidade cognitiva disponível dos participantes diminui”, explicou Ward. “Sua mente consciente não está pensando no smartphone, mas o processo de exigir que você não faça algo pode usar parte dos seus limitados recursos cognitivos”. O professor responsável pelo estudo ainda afirma que não é o caso de os “participantes estarem distraídos porque recebiam notificações em seus celulares”, mas a simples “presença de seu smartphone era suficiente para reduzir sua capacidade cognitiva”.
Este não é o primeiro estudo que aponta que a dependência dos usuários por seus smartphones tem contribuído para alterações cerebrais. No final de 2014, o Instituto de Neuroinformática da Universidade de Zurique concluiu em um de seus relatórios que a utilização intensa de smartphones tem provocado mudanças no comportamento cerebral para se adaptar a operação repetida das telas de toque. A pesquisa acrescentou, ainda, que os resultados obtidos apenas reforçam a ideia de que a onipresença dos smartphones tem resultado em um grande efeito na vida diária das pessoas.
Fonte:Canal Tech

Após 1ª sessão para retirada, frase ‘eu sou ladrão e vacilão’ começa a sumir da testa de menor tatuado

A frase “eu sou ladrão e vacilão” começou a sumir parcialmente do adolescente de 17 anos que teve a testa tatuada à força como punição porque teria tentado furtar uma bicicleta no ABC, neste mês. O G1 teve acesso com exclusividade a uma foto feita nesta terça-feira (27) depois da primeira sessão para remoção da tattoo realizada no sábado (24).
O procedimento foi feito em Mairiporã, na clínica de reabilitação onde o menor faz tratamento contra o vício em crack e álcool. “O laser faz com que o organismo absorva a tinta”, confirmou Sérgio Castillo, diretor terapêutico da clínica Grand House, responsável por tratar gratuitamente do garoto na Grande São Paulo.
Segundo Castillo, uma clínica de estética de São Bernardo do Campo, no ABC, começou a remover de graça a tatuagem feita no adolescente. Como o menino está em abstinência, por questões de segurança, a recomendação foi que ele passasse pelas sessões de laser em Mairiporã.
Ao todo, ele deverá ser submetido a dez sessões, sendo uma por mês. A expectativa é a de que a inscrição seja removida até março de 2018. “A primeira resposta foi boa”, disse Sérgio.
A reportagem não conseguiu localizar a clínica de estética, a mãe e o advogado do menino para comentarem o assunto.
O adolescente foi internado no dia 13 de junho na clínica particular de Mairiporã. Ele deverá ficar até o fim deste ano para se reabilitar da dependência química. Ainda de acordo com a Grand House, a pedido da proprietária da clínica que cuida da remoção, o nome da empresa não está sendo divulgado.
Ele foi tatuado em 9 de junho, em São Bernardo, pelo tatuador e músico Maycon Wesley Carvalo dos Reis, de 27 anos. O vizinho dele, o pedreiro Ronildo Moreira de Araújo, 29 anos, filmou.
Com a divulgação e compartilhamento do vídeo nas redes sociais, a Polícia Civil prendeu os dois homens em flagrante. Os dois confessaram ter tatuado e filmado como forma de punir o adolescente porque ele queria furtar a bicicleta adaptada de um deficiente físico.
Maycon e Ronildo foram indiciados por tortura, mas o Ministério Público (MP) não concordou com a investigação policial e denunciou os dois à Justiça pelos crimes de constrangimento ilegal, lesão corporal e ameaça. As defesas dos dois acusados deverá pedir a liberdade para que respondam soltos pelo que fizeram.
Os agressores e o dono da bike moram em uma pensão no centro de São Bernardo, onde o menor foi levado após desaparecer no dia 31 de maio. Ele só foi encontrado no dia 10 de junho, um dia após ter a testa tatuada.
VIA G1

Auditores fiscais anunciam paralisação geral no RN para a próxima sexta-feira

Os auditores Fiscais do Rio Grande do Norte anunciaram que vão parar as atividades na próxima sexta-feira, 30 de junho, em adesão ao movimento nacional de luta contra as reformas da previdência e trabalhista. A decisão foi tomada em assembleia geral, na sede do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern). A categoria vai manter apenas 30% do efetivo trabalhando em respeito à lei de greve.
“Foi uma deliberação da maioria. A base entende que o Fisco não pode se furtar de lutar ao lado dos trabalhadores e demais sindicatos e centrais contra as reformas que o Governo Federal quer aprovar retirando direitos dos brasileiros”, explica Fernando Freitas, presidente do Sindifern.
O movimento do Fisco começa às 9h da manhã da sexta-feira, com o “Arraiá da Resistência” (em alusão ao período junino), em frente à Secretaria de Estado da Tributação (SET). À tarde, a partir das 14 horas, os auditores se reúnem com as demais categorias no ato unificado, ao lado do Shopping Midway, em Natal.
fonte:O mossoroense

Tribunal reverte decisão de Moro e absolve ex-tesoureiro do PT na Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) absolveu o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, sob o entendimento de que as provas são insuficientes por se basearem apenas em delações premiada. Vaccari tinha sido condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 15 anos e quatro meses de prisão.

A assessoria de imprensa do Tribunal confirmou que a absolvição foi adotada "por falta de provas", por dois dos três juízes da corte. O relator dos processos da Lava Jato no TRF4, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, ficou vencido. Ele entendia pela suficiência de provas.

Para o desembargador Leandro Paulsen, o material probatório é insuficiente. "A existência exclusiva de depoimentos prestados por colaboradores não é capaz de subsidiar a condenação de 15 anos de reclusão proferida em primeiro grau de jurisdição, uma vez que a Lei 12.850/13 reclama, para tanto, a existência de provas materiais de corroboração que, no caso concreto, existem quanto aos demais réus, mas não quanto a João Vaccari."

O desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus entendeu que as colaborações não são suficientes para condenar o ex-tesoureiro. "Para mim, a prova ficou insuficiente. No âmbito desta ação penal, faltou a corroboração da palavra dos colaboradores."

O ex-presidente do PT, Rui Falcão, comemorou a decisão nas redes sociais. "Vaccari absolvido! Vitoria do PT e da VErDaDe!!ninguem pode ser condenado sem provas", publicou Rui Falcão em sua página no Twitter.

Vaccari está preso no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, Curitiba. A defesa destaca que ainda não há como saber se ele ganhará liberdade, pois há outras condenações.

A 8ª Turma também aumentou a pena do ex-diretor de serviços da Petrobras Renato de Souza Duque em 23 anos, manteve a pena do empresário Adir Assad, e diminuiu a pena de Sônia Mariza Branco e Dario Teixeira Alves Júnior.

Sobre Renato Duque, o apelo do Ministério Público Federal (MPF) foi atendido e a pena passou de 20 anos e 8 meses para 43 anos e 9 meses de reclusão. A turma aplicou o concurso material nos crimes de corrupção em vez de continuidade delitiva. No concurso material, os crimes de mesma natureza deixam de ser considerados como um só e passam a ser somados. Duque também foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Os demais réus tiveram as condenações por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa mantidas pelo tribunal. Assad seguiu com a pena de 9 anos e 10 meses de reclusão. Já Sônia Mariza Branco e Dario Teixeira Alves Júnior tiveram os recursos parcialmente providos e a pena de 9 anos e 10 meses baixada para 6 anos e 9 meses de reclusão.
Fonte: Jornal do Brasil