sábado, 27 de setembro de 2014

Equipe de Futsal Feminino de Messias Targino disputa final em Antonio Martins

equipe de Feminina de Futsal Messiense disputa hoje (27) a final do torneio de futsal realizado na cidade de Antonio Martins. Antereiormente, As meninas venceram pelo placar de 7 a 3 nas semi-finais a equipe da casa.

A equipe comandada pelo José Wellington de Almeida irá também disputar uma competição em Paulista/PB, a partir de amanhã (28). Já no próximo mês irá participar de um evento em Caicó/RN e um campeonato em Frutuoso Gomes/RN. Em novembro disputarar um torneio em São Miguel/RN.
Fonte:Olhar Messiense

CARAÚBAS/RN: Médico é detido por se recursar a fazer exame de corpo delito em presos

O médico Marcelo Graco Alves de Sousa, lotado no Hospital Regioinal Aguinaldo Pereira da Silva, de Caraubas, foi detido pelo delegado Erick Gomes, de Caraúbas, na noite desta sexta-feira, 26, por supostamente colocar obstáculo no traballho da Policia Civil.
O capitão PM Carvalho, da Companhia de Policia Militar de Apodi, disse, via rede social, que a policia prendeu cinco suspeitos e precisou com relativa urgência de exames de corpo delito nos presos e solitaram ao médico de plantão no Hospital Regional de Caraúbas para fazê-lo.
O médico, por sua vez, disse que não faria exame de corpo delito em presos, lembrando que a legislação não o obrigava, e que esta é a função do médico legista do Instituto Técnico-científico de Policia (ITEP), em Mossoró. O delegado insistiu e terminou o conduzindo a delegacia detido.
Fonte:Barriguda News

Projetos desenvolvidos por alunos de Escola Estadual de Messias Targino irão ser apresentados na seletiva estadual de feiras de Ciências

Dois projetos que foram desenvolvidos e apresentados na feira de Ciências da Escola Estadual Apolinária Jales de Messias Targino,foram selecionados para serem apresentados na seletiva estadual de feiras de Ciências a IV Feira de Ciências do Semi-Árido potiguar.Os projetos selecionados foram,
LAMPARINA D'ÁGHA
Esse projeto foi desenvolvido pelos alunos João Vitor,Natanael e Vitória, alunos do 3º ano Médio.
CONSUMO DE TABACO PELOS MESSIENSES
Esse projeto foi desenvolvido palas alunas Wandina,Jaiane e Lady Laura,alunas do 2º ano Médio
Os dois projetos foram coordenados pela Professora Francineide Almeida.A IV feira de Ciências do Semi-Árido potiguar,será realizada nos dias 5 a 7 de Novembro no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA),na cidade de Mossoró.
Nota do Blog:Mais uma vez o MO parabeniza a todos os aluno e professores da EEAJ pela iniciativa da realização de feiras de Ciências pela escola,são iniciativas como essa que são encontradas mentes brilhantes que podem representar nosso município e nos deixar orgulhosos de sermos messiense.

Site político coloca Henrique Alves e Robinson Faria como os piores candidatos do Brasil

Portal criado para classificar candidaturas aponta Araken como melhor na disputa pelo governo

Líderes nas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Rio Grande do Norte, quando se trata de uma análise fria de números, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), parecem que não vão tão bem assim. Pelo menos, não segundo o site politicos.org.br, que desenvolveu um ranking para classificar os candidatos ao Executivo e ao Senado de todo o Brasil. Henrique e Robinson estão, respectivamente, na 130º e na 135º posições considerando todos os candidatos aos executivos estaduais do Brasil. Os dois têm 120 pontos.
Quem é o melhor segundo o politicos.org.br? Justamente, o que tem o pior aproveitamento nas pesquisas de intenção de voto no Rio Grande do Norte: Araken Farias (PSL). Ele marcou 320 pontos, ficando entre os dez melhores candidatos do Brasil. Robério Paulino (PSOL) foi o 14ª, também com 320 pontos, e Simone Dutra a 95º, com 220.
Segundo a descrição do site, os pontos são classificados de acordo com o histórico e a atuação dos políticos. Considera-se presença em sessões, privilégios dos cargos que ocupam, processos judiciais leves ou graves, qualidade legislativa, combate a corrupção e eficiência no serviço público, entre outros itens. “Somos um ranking que compara políticos de todo o Brasil. Classificamos os legisladores do melhor para o pior. Sabemos que existe uma enorme quantidade de corruptos e incompetentes na política brasileira. No entanto, se votarmos em massa nos melhores (ou menos piores), incentivaremos uma melhoria no panorama político do Brasil. Nossa meta é oferecer informação para ajudar de forma objetiva as pessoas a votarem melhor. Somos um site particular criado por dois administradores de empresa. Não somos filiados a nenhum partido político ou grupo de interesse”, aponta a descrição do politicos.org.br.
Devido à formação superior, Araken e Robério ganharam 20 pontos o que, somado a presença deles na mídia, deixaram a dupla em condição destacada. Foi, justamente, no item “candidato na mídia” que Henrique Alves perdeu força e ficou entre os piores. Nacionalmente, o peemedebista, que é presidente da Câmara Federal, vem sofrendo com acusações de envolvimento em escândalos, como o da Petrobras.
Robinson ficou com zero nesse ponto, contudo, perdeu 100 pontos no quesito processos judiciais e terminou empatado com Henrique na disputa. O site  não exemplificou, no entanto, quais os processos judiciais dos quais se referiu para classificar o vice-governador do RN.
SENADO
Processos judiciais também foram as causas da péssima posição da candidata ao Senado pelo PT, Fátima Bezerra. Ela somou apenas 20 pontos ao final, ficando na 157º posição. Wilma de Faria, que disputa com a petista a ponta das pesquisas, ficou na 147ª posição, com 120 pontos.
A primeira colocada neste ranking foi a candidata do PSTU, Ana Célia, com um total de 270 pontos, que lhe renderam a 9ª posição. A mesma pontuação deixou o nome do PSOL, Lailson de Almeida na 17ª posição.
Fonte:JH

Proposta proíbe lutas de MMA na televisão antes das 22 horas

A Câmara dos Deputados analisa proposta que proíbe a exibição de lutas violentas na televisão antes das 22 horas. A medida está prevista no Projeto de Lei 7265/14, do ex-deputado Colbert Martins, que também torna lei o sistema de classificação indicativa para os programas de televisão.
O autor explica que os eventos esportivos conhecidos como MMA veiculam lutas extremamente violentas, inadequadas para serem exibidas para crianças e adolescentes, exigindo regulação legal acerca dos horários em que podem ser exibidos na televisão aberta.
“Esse tipo de evento está muito longe de ser um mero e inofensivo esporte. A violência dos combates é excessiva, e, portanto, inadequada para exibição para menores de idade sem a supervisão dos responsáveis”, argumenta.
Classificação atual
Atualmente, o sistema de classificação está previsto em portaria do Ministério da Justiça (Portaria 368/14). A proposta de Colbert Martins prevê um sistema de classificação semelhante ao da portaria, que utiliza os critérios de sexo e violência para indicar se as obras audiovisuais destinam-se a todas as faixas etárias (livre) ou não recomendadas para menores de 10, 12, 14, 16 ou 18 anos.
A portaria, no entanto, proíbe a aplicação de classificação indicativa para eventos esportivos. Já o projeto especifica que os programas de televisão que veiculem lutas violentas, como as artes marciais mistas (MMA), serão obrigatoriamente classificados como não recomendados para menores de 16 anos.
A exibição dessas obras só poderá ocorrer após as 22 horas, como já está previsto hoje para os demais programas classificados para essa faixa etária.
Punição
Segundo o projeto, a emissora que transmitir programa em horário diverso do autorizado ou sem aviso de sua classificação deverá pagar multa de 20 a 100 salários de referência. Essa multa será duplicada em caso de reincidência. Além disso, a autoridade judiciária poderá determinar a suspensão da programação da emissora por até dois dias.
Má influência
Para Colbert Martins, é importante considerar que crianças e adolescentes submetidos a conteúdo de extrema violência tendem a reproduzir em seu convívio social ações influenciadas pelo que assistiram na televisão.
“Para constatar tal fato, basta observar o comportamento da plateia durante as lutas de MMA, onde se observa com muita frequência a ocorrência de desentendimentos entre espectadores, que acabam se envolvendo em lutas corporais”, declarou.
Tramitação
A proposta tramita apensada ao PL 5269/01. Os dois projetos serão analisados por uma comissão especial e pelo Plenário.
Íntegra da proposta:
Fonte:DeFato

Em Natal, Dia Nacional de Doação de Órgãos é marcado com caminhada

A central de Transplantes da secretaria de saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, realizou na manhã deste sábado 927) a "II Caminhada pela Vida". Por volta das 7h30, um grupo de doadores, transplantados e familiates saíram do Instituto Federal de educação Tecnológica (IFRN) e caminharam em direção ao Hemonorte, no bairro do Tirol, na zona Leste de Natal.
O evento marcou o encerramento das atividades desenvolvidas pela Sesap durante todo o mês de setembro, com realização de ciclo de palestras em instituições como faculdades, hospitais e empresas públicas e privadas. “Nossa intenção é chamar atenção da sociedade para a importância do gesto de doação. Queremos dar visibilidade à causa”, comentou o secretário adjunto da Sesap, Marcelo Bessa.

No local de chegada da Caminhada, houve apresentação da banda de Música da Polícia Militar do RN e uma programação de depoimentos de transplantados, receptores e famílias de doadores.

Segundo a subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Suerda, o evento celebra a nova vida dos pacientes que foram transplantados, como também homenageia as famílias dos doadores de órgãos. O Rio Grande do Norte teve, ano passado, um índice de recusa familiar superior a 60%. Ou seja, de cada 100 famílias consultadas sobre a doação de órgãos do ente querido, 60 responderam “não”. Esse índice diminuiu este ano para 52%.

“Nosso intuito é chegar na população para dar ciência de como acontece o processo, porque acreditamos que muitas famílias não autorizam a doação por simples desconhecimento, bem como por mito ou tabu sobre a doação de órgãos”, esclareceu Patrícia.

Fonte:Tribuna do Norte