sábado, 12 de dezembro de 2015

COP 21 aprova fundo de U$S 100 bilhões para limitar aquecimento global a 1,5°C

Representantes de 195 países reunidos na Conferência do Clima (COP21), em Paris, aprovaram hoje (12) acordo final sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. O acordo prevê a criação de um fundo anual de US$ 100 bilhões, financiado pelos países ricos, a partir de 2020, para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
O Acordo de Paris, como foi chamado o documento final da 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) , entrará em vigor em 2020. A cada cinco anos, os países deverão prestar contas sobre as ações desenvolvidas para evitar que a temperatura global não aumente mais de 2 graus Celsius. A redução do aquecimento pretende evitar fenômenos extremos como ondas de calor, seca, cheias, ou subida do nível do mar.
Com a aprovação, o desafio das nações será equilibrar as emissões de gases tóxicos gerados pela ação do homem e os níveis suportados pela natureza. Os países que assinam o documento definiram que as reduções de emissões de gases devem atingir o limite o mais rápido possível, mas não definiram quando o resultado deve ser alcançado. Na conferência, os representantes reconheceram que as nações em desenvolvimento deverão levar mais tempo para atingir as metas definidas.
Fonte:Agência Brasil

Prefeito de Campo Grande desabafa durante sessão da Câmara Municipal e anúncia medidas para contenção de gastos

Na manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro, o prefeito de Campo Grande, Bibi de Nenca (PMDB) participou da 17ª Sessão Ordinária, para tratar de assuntos como: quedas nos repasses do FPM, receitas do FUNDEB e Receitas da Saúde do município de Campo Grande.

Em tom de desabafo, o prefeito Bibi disse que o atual momento político-econômico do país tem agravado, e muito, as finanças dos municípios de pequeno porte, com as constantes quedas nas receitas oriundas do governo federal, principalmente, para atenção básica como: Saúde e Educação.

Na presença de vereadores, secretários e a população em geral, o prefeito aproveitou o momento para anunciar que medidas de contenção de despesas serão aplicadas, para que as finanças do município continuem em seu pleno equilíbrio. Ainda em seu pronunciamento, Bibi de Nenca falou da angústia em anunciar as primeiras medidas de contenção de gastos ocasionada pela atual crise financeira.

Dentre as principais medidas está a paralisação de obras como: construção do cemitério público e ampliação da Escola Joaquim Leal Pimenta e a realização de eventos como: Natal das Crianças e Réveillon.

Mesmo com a redução nas receitas das secretarias de Educação e Saúde já anunciada pelo o governo federal, o funcionamento das mesmas, continua na sua normalidade até o anuncio de todas as medidas de enfrentamento à crise.

O prefeito Bibi de Nenca, anunciou o encontro que terá com os professores e representantes da Secretaria de Educação dia 18 próximo, onde irão tratar da queda na receita do FUNDEB em quase R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Bibi convocou todos que fazem a educação municipal, para juntos encontrar uma solução para esse problema.

Além do pronunciamento do Prefeito Bibi, a pauta da 17ª sessão ordinária, contemplava a apreciação do projeto de lei que cria o estatuto do servidor (encaminhado para as comissões) e a votação em 1º turno do orçamento 2016 (Aprovado).


Fonte: Blog do Vereador Vagner Souza/cg na mídea