sexta-feira, 15 de junho de 2012

ÔNIBUS ESCOLAR DA PREFEITURA DE MARTINS SOFREU ATENTADO A PEDRADA E BATEU EM JUMENTO EM SEGUIDA

Por volta das 19:00 horas desta quinta feira, 14 de junho, um ônibus escolar da prefeitura de Martins, que transportava estudantes daquela cidade até Patu, quando trafegava pela RN 078, trecho entre Olho D'Água do Borges e Patu, sofreu um atentado a pedrada que atingiu violentamente o parabrisa do lado do motorista e a carenagem do painel.
Segundo informações do motorista, quando o mesmo havia percorrido mais ou menos a metade do trecho mencionado, encontrou com dois elementos numa moto, tendo percebido que no momento que os dois veículos se cruzavam, o carona fez um movimento com uma das mãos, escutando em seguida uma forte pancada no parabrisa e no painel do ônibus, e imaginando que o õnibus havia sido atingido por um disparo de arma de fogo, resolveu aumentar a velocidade um pouco mais com medo que os elementos retornassem e tentassem assaltar os estudantes, mas ao se aproximar do açude do paulista, um jumento saiu rapidamente de dentro do mato e mesmo tentando desviar pela esquerda o ônibus bateu no animal, provocando a morte do animal e graves avarias no ônibus, que por pouco não virou, sendo o suficiente para provocar pânico aos passageiros. 
O motorista disse ainda que só percebeu que tinha sido uma pedra arremessada contra o ônibus, quando chegou em Patu, pois até então imaginava que havia sido um disparo de arma de fogo, dado a violência do impacto. 
O ato irresponsável praticado por essas pessoas poderia ter provocado uma tragédia, bastava que a pedra tivesse atingido o motorista para que ele perdesse o controle do veículo, podendo provocar graves lesões e até a morte dos jovens estudantes e também pais e mães de família que viajavam no ônibus em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos.  

 Mesmo tentando, o motorista não conseguiu livrar o jumento que saiu repentinamente de dentro do mato.


A força do impacto da pedra perfurou o parabrisa e a carenagem do painel.
 A pedra ficou alojada entre o parabrisa e o painel
Fotos: PatuNews

Gretchen detona o marido em conversa com músico em A Fazenda

Gretchen e Sylvinho estavam conversando na varanda da sede na tarde dessa quinta-feira (14). A Rainha do Rebolado começou a falar sobre seu atual marido e disse que ele é uma pessoa extremamente fria. Ela disse que está junto com ele há 5 meses e nunca teve contato com a família dele.

A peoa disse que o marido não queria que ela tivesse contato com seus familiares. Gretchen contou que o marido é trabalhador, uma pessoa de bom coração, dedicado, mas muito frio e mentiroso. Ela contou ainda que ele ficava alguns dias sem beijá-la.

Sylvinho questionou sobre desde quando isso vinha acontecendo e a cantora respondeu que a atitude do marido mudou desde que eles resolveram assumir a relação de uma maneira efetiva.

Gretchen conta ainda que dois dias antes de entrar na Fazenda, se separou por causa das mentiras dele.

Vale lembrar que pelas contas da mídia, este é o 17º casamento  desfeito da cantora, mas ela diz que casou bem menos.
Fonte:diário de Natal

Comperve organiza última edição do vestibular

Com a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo para acesso a 50% das vagas oferecidas pela UFRN, a Comperve não interfere na escolha dos jovens sobre fazer vestibular, Enem ou os dois. “Eles têm o direito de participar das duas seleções e concorrer das duas maneiras, mas aqui só falamos sobre o vestibular”, conta a presidente da Comissão, Magda Melo. A data de inscrição do tradicional processo de seleção ainda não está definida, mas a previsão é que aconteça na última semana de julho.
As divisões dos cursos ficaram da seguinte forma: Os que só oferecem vagas para o primeiro semestre, metade é destinada para quem fizer o vestibular e metade para os alunos do Enem; os que oferecem vagas nos dois semestres, o primeiro é para os aprovados no vestibular e as vagas do segundo semestres para os do Enem; já os cursos que só oferecem vagas para o segundo semestre, as vagas serão preenchidas via Enem.
Este será o último vestibular realizado pela UFRN. A Comperve, depois disto, ficará elaborando provas para concursos públicos e concursos internos da UFRN. Sobre a última edição do vestibular, Magda Melo observa que o nível das provas será mantido, mas acredita no provável aumento da concorrência.
A pró-reitoria de graduação recebe os dados do Enem sobre os candidatos que preencherão as vagas na UFRN. “No Ceará, onde o Enem já é utilizado, 80% dos universitários são da região, aqui os números são iguais”, disse a presidente da Comperve acreditando que não vá haver grandes mudanças na vida dos jovens que por ventura conquistarem vagas em instituições de ensino superior localizadas em outros Estados.
Um curso sempre bastante concorrido é o de Medicina que oferece 100 vagas. Dessas, 50 serão preenchidas no primeiro semestre para quem fez vestibular e as demais no segundo semestre, por estudantes que optarem pelo Enem. “A diferença é que antes passavam os 100 primeiros colocados do vestibular, agora serão os 50 primeiros”, conta.
Alguns cursos só terão vagas para os alunos que participarem do Enem, como Zootecnia em Macaíba; Jornalismo (noturno), Radialismo (noturno), Design (manhã e tarde), Gestão de Políticas Públicas (tarde e noite); Língua Portuguesa (noite), Serviço Social (tarde); Engenharia de Alimentos  (noite); e Engenharia de Produção (noite); todos em Natal.
Fonte:jornal hoje

Cientistas criam cadastro de micróbios benéficos no corpo humano

O Projeto Microbioma Humano elaborou o primeiro “cadastro” de bactérias que vivem no corpo humano.
Não se trata de germes ou criaturas nocivas que precisam ser eliminadas.Ao contrário, é uma parte fundamental daquilo que nos torna humanos, dizem os pesquisadores.
O cadastro de bactérias humanas confirma algo que já se supunha: não somos exatamente “um ser”, mas um “condomínio de seres”, todos trabalhando em conjunto para que aquilo que percebemos como “nosso corpo” funcione a contento.
Microbioma Humano
Até recentemente, pouco se sabia sobre a identidade de trilhões de micróbios que habitam nosso corpo.
Desde que os cientistas reconheceram a existência dos micróbios – a existência dos micróbios, e depois dos átomos, foi negada pela ciência oficial durante muito tempo – só era possível investigar micróbios que conseguiam sobreviver em laboratórios.
E os estudos tinham de ser feitos isoladamente, quase sempre um de cada vez.
Mas, com o advento de técnicas cada vez mais avançadas de sequenciamento de DNA, o Projeto Microbioma Humano está sendo capaz de descobrir micróbios que nunca haviam sido vistos antes, e observar como eles se comportam em comunidades.
Fonte:o xerife

PREFEITO SALOMÃO GURGEL EMITE NOTA SOBRE INSEGURANÇA EM JANDUÍS

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE JANDUÍS
Na tarde de ontem, 14 de junho, um jovem trabalhador de apenas 21 anos, Edivaldo Marcio de Oliveira, foi assassinado na estrada da zona rural de Janduís. Em menos de 7 dias, é o segundo assassinato na mesma localidade. A freqüência de mortes por violência é acompanhada por requintes de crueldade e selvageria.

Não há explicação, nem justificativa, para entender o nível de barbárie que a marginalidade impõe ao povo de Janduís.

Sem poderes, nem competência para enfrentar os crimes de pistolagem, que agora se transformam num processo banal de mortes por vingança por motivação fútil e incontrolável, o Poder Municipal vem, ao longo dos últimos anos, exigindo dos órgãos de Segurança do Governo do Estado e da Justiça, a quem compete a preservação da segurança e da paz dos cidadãos de Janduís e do Rio Grande do Norte, que ajam de acordo com as suas obrigações legais a fim de que a população janduiense possa se livrar, efetivamente, do estado de medo e intranqüilidade a que vem submetida nos últimos anos.

O Prefeito Municipal pleiteia, sem sucesso até o presente momento, o aumento do efetivo policial, a designação de um delegado e agentes da Polícia Civil, como também, de Juiz e Promotor efetivos e as condições necessárias para que os policiais possam realizar as suas atividades de repressão ao crime e de garantir à população a devida tranqüilidade.

Lamentavelmente, o que ouvimos das autoridades competentes são as mesmas afirmativas: não temos efetivo, não temos recursos para operações, falta transporte, não se libera dinheiro para pagamento de diárias, os juízes demoram nos pedidos dos mandados de busca, apreensão e prisão.

Infelizmente, enquanto o Estado se omite, as autoridades competentes transferem entre si responsabilidades, os janduienses são submetidos a uma situação constrangedora de insegurança e medo. Pessoas adoecem, famílias retiram-se do Município, criando-se um momento triste de desesperança.

Porém, continuamos mantendo viva a esperança de que o Governo do Rio Grande do Norte e os seus órgãos de Segurança, como também, a Justiça possam, finalmente, sensibilizar-se com o terrível sofrimento a que é submetido o nosso povo pela ação permanente e impune da marginalidade.

Janduís, 15 de junho de 2012.

Salomão Gurgel Pinheiro
Prefeito Municipal

Corte do TRE/RN determina perda do mandato de vereadoras de Olho D’água do Borges e Pilões

Em sessão plenária realizada na tarde desta quinta-feira (14), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou ações de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária que pretendiam o reconhecimento de infidelidade por parte das vereadoras Célia Maria Queiroga de Morais, do município de Olho D’água do Borges, e Maria Vicente de Sousa Paiva, de Pilões.

Nos autos do processo 926-34, Célia Maria Queiroga de Morais argumentou que teria pedido para se desfiliar do Partido Popular Socialista (PPS) de Olho D’água do Borges em concordância com o partido, o que, segundo ela, consubstanciaria a justa causa pra sua desfiliação.


O relator, juiz Ricardo Procópio, votou procedente o pedido do Ministério Público Eleitoral, justificando que “a anuência ou qualquer deliberação proveniente das agremiações partidárias no intuito de favorecer quem incorreu em infidelidade partidária, não caracterizam justa causa para desfiliação”. Também alegou que o real motivo pela desfiliação foi, de acordo com provas testemunhais, a necessidade da vereadora em aliar-se a uma agremiação de maior expressão política no município, a fim de viabilizar sua candidatura no pleito de 2012.


Na ação contra Maria Vicente de Sousa Paiva, a vereadora alegou que se desfiliou do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) por ter sofrido grave discriminação pessoal, promovida pelo então presidente partido em Pilões, e que ele teria dificultado a sua candidatura ao pleito de 2012.

O juiz Ricardo Procópio, também relator dessa ação, votou pela perda do mandato da vereadora, em função da desfiliação partidária sem justa causa, uma vez que cabe ao partido, na forma como disciplinada em seus regramentos internos, indicar os nomes dos candidatos que queira lançar aos cargos eletivos pretendidos. Ainda, o magistrado alegou que o presidente do PTB em Pilões à época, declarou em depoimento que nunca chegou a dizer que vedaria a candidatura da requerida à reeleição.


Os dois votos do relator foram acompanhados à unanimidade pelos membros da Corte Eleitoral.


Fonte: TRERN

Jatobá é campeão em Messias Targino

A equipe da comunidade Jatobá, reforçada com atletas de Belém-PB, sagrou-se campeã do Campeonato Municipal de Minicampo, em Messias Targino/RN, domingo, 10. No dia anterior ocorreram as semifinais, quando o Jatobá bateu A Turma, por 5 a 1. A Turma tinha em sua equipe os patuenses Gledson e Jucelino. Na outra semifinal, o Joia venceu o Caçimba de Baixo por 2 a 1. O time do Joia utilizou os patuenses Otailson e Ailton Dutra.
A partida final foi realizada no domingo, pela manha, entre Jatobá e Joia. O placar no tempo normal foi empate em 1 a 1, sendo o título decidido nas penalidades. Aí, o Jatobá levou a melhor e sagrou-se campeão. A premiação foi de R$ 600,00 para o campeão e R$ 200,00 para o vice, além de troféus e medalhas.
Fonte: Patu no Esporte/Esporte Amador RN/S.E.A RN/olhar messiense