sábado, 25 de janeiro de 2014

Nova liminar devolve os pontos para a Portuguesa e Flamengo

Uma nova liminar sobre a polêmica envolvendo o Campeonato Brasileiro de 2013 foi concedida nesta sexta-feira. O juiz Cristiano de Castro Jarreta Coelho, do Juizado Especial de São José do Rio Preto, cidade localizada a 450 quilômetros de São Paulo, acatou pedido do torcedor Cristiano Abdanur São Bento e anulou julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A sentença anula as punições a Flamengo e Portuguesa, punidos pelas escalações do lateral esquerdo André Santos e do meia Hérverton, respectivamente. O juiz exige que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) devolva os quatro pontos retirados das equipes, o que, se ocorrer, determinará o rebaixamento do Fluminense à Série B e a permanência da Portuguesa na primeira divisão.
O magistrado argumenta que o STJD não cumpriu o determinado pelo Estatuto do Torcedor, que estipula a validade das punições apenas a partir do momento em que estas forem publicadas. A divulgação da sentença ocorreu apenas no dia 9 de dezembro, um dia após o encerramento do Campeonato Brasileiro. A CBF tem 15 dias para recorrer da decisão.

No início desta semana, a entidade máxima do futebol brasileiro conseguiu cassar uma liminar semelhante, concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e fazer prevalecer a decisão do STJD.

A polêmica ganhou um novo desdobramento no último fim de semana, quando a emissora ESPN revelou que a CBF ofereceu um adiantamento de verbas no valor de R$ 4 milhões à Portuguesa. Em troca, a entidade teria exigido que a Lusa desistisse das ações judiciais e aceitasse disputar a Série B neste ano.

Com relação à definição da Série A do Campeonato Brasileiro de 2013, José Maria Marín mudou o tom de seu discurso. Depois de afirmar, enquanto estava no Marrocos para acompanhar o Mundial de Clubes, que torceria para o resultado conquistado em campo prevalecer, o mandatário afirmou, que a CBF vai aguardar a definição da Justiça.
Tribuna do Norte

Dupla armada assalta agência dos correios em Frutuoso Gomes/RN

Dois malévolos armados assaltaram a agência dos correios de Frutuoso Gomes/RN, na tarde desta quinta-feira(23). 
 De acordo com informações, o roubo ocorreu por volta das 14h15min, no Centro da cidade, quando dois larápios chegaram, um deles ficou aguardando em frente e outro adentrou na agencia, se fazendo passar por cliente pegou a fila e minutos depois sacou uma arma de fogo, tipo revolver e anunciou o assalto, pegando um resto de dinheiro que se encontrava na gaveta, quantia não divulgada. 
 Após o roubo, os ladrões se evadiram em uma motocicleta tomando rumo ignorado. De posse das características dos infratores, a PM realizou buscas mas não encontrou a dupla, a Policia já dispõe do nome de um suspeito. 
 No momento do roubo se encontravam na agencia um cliente e dois funcionários.
 
Nosso Paraná

Imprensa nacional destaca mega aliança do PMDB no RN

Josias de Sousa destaca que, no casamento entre PMDB e PT a felicidade conjugal é muito difícil. Quando existe, é extraconjugal. Em vários Estados, essa felicidade conjugal só será possível a três. Ou a quatro. Longe de Brasília, algumas das principais lideranças do partido de Michel Temer, o vice de Dilma Rousseff, namoram o PSB de Eduardo Campos e com o PSDB de Aécio Neves.
No Rio Grande do Norte, o PMDB de Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, prepara o lançamento da candidatura do ex-senador peemedebista Fernando Bezerra numa mega aliança que incluirá o PSB, o PSDB e, talvez, até o DEM. Momentaneamente afastado da política, Bezerra tornou-se um personagem nacional na década de 90. Eleito senador pelo PMDB em 1998, tornou-se líder do governo FHC no Senado. No ano seguinte, o presidente tucano nomeou-o ministro da Integração Nacional.
A despeito desse passado emplumado, o PT potiguar se dispõe a aceitar o nome de Fernando Bezerra. Mas impõe duas condições. Primeiro, reivindica que seja acomodada na chapa, como candidata ao Senado, a deputada federal Fátima Bezerra (a despeito da coincidência de sobrenome, não é parente do virtual cabeça de chapa). Em segundo lugar, exige que a coligação seja composta apenas por legendas governistas.
Henrique Alves e seu primo, o ministro Garibaldi Alves (Previdência), torcem o nariz para as duas exigências. Para o Senado, preferem a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB de Campos. E não abrem mão da inclusão do PSDB de Aécio na canoa. Cogita-se delegar ao tucanato a indicação do vice. Quanto ao DEM, comandado no Estado pelo senador José Agripino Maia, a condição para que se integrar à caravana é o rompimento com a governadora ‘demo’ Rosalba Ciarlini, campeã de impopularidade, mantida no cargo por força de liminares judicias.
Fonte:O xerife

Nordeste brasileiro: região mais violenta do mundo.

Dados internacionais apontam que, considerando os índices de homicídio, o Brasil tem 16 cidades entre as 50 mais violentas do mundo. Desse total, nove estão no Nordeste brasileiro, sendo oito capitais. Apenas o estado do Piauí não figurou no ranking que analisou apenas os municípios com mais de 300 mil habitantes.
As informações são do levantamento feito pela organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, divulgado recentemente. Nenhum outro país teve tantas cidades incluídas na listagem como o Brasil. O segundo lugar na relação de países mais violentos foi o México, com nove cidades.

As 16 cidades brasileiras mais violentas são: Maceió (AL), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Salvador (BA), Vitória (ES), São Luís (MA), Belém (PA), Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Recife (PE), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG) e Aracaju (SE).

A capital alagoana é a quinta no mundo com maior índice de homicídios, são 795 mortes violentas a cada 996,7 mi habitantes. A cidade nordestina fica atrás apenas de San Pedro Sula, em Honduras, Caracas, na Venezuela, Acapulco, no México, e Cali na Colombia. Já em comparação com o mesmo levantamento feito em 2013, dois municípios brasileiros saíram da listagemf eita em 2012: Brasília e Curitiba.

Sobre a violência no Nordeste brasileiro, o advogado Fabricio Rebelo, pesquisador em segurança pública, diretor e coordenador da Região Nordeste da ONG Movimento Viva Brasil, avalia que "criminalidade no Nordeste é hoje um problema crônico". Segundo ele, alguns fatores surgem claros como contributivos para a instauração do quadro atual.

"O primeiro e mais óbvio [motivo] é a robusta expansão das atividades relacionadas ao tráfico de drogas, que se instalaram na região de forma rápida e com pouca resistência. Já a segunda é a utilização de uma estratégia errada no combate à violência", enumerou o estudioso. 
 
Fabrício Rebelo explicou ainda que a perspectiva é de que os dados sobre a violência piorem, caso não sejam tomadas decisões eficientes. "A cada estudo a situação nordestina parece piorar e é necessário adotar medidas urgentes e efetivas para evitar o caos. Algumas, é fato, já se iniciaram, mas é um jogo em que a reação somente começou a ser esboçada com um placar já muito adverso."
Confira o quadro abaixo com o ranking da cidades nordestinas mais violentas:
Fonte:UOL

Empresários realizam doações de mais de 10 toneladas de alimentos arrecadados em shows beneficentes em Caraúbas/RN

Não resta dúvida que a festa promovida pelos empresários do Grupo Saia Rodada, Eugênio Alves e Júnior Alves em Caraúbas, no período das festividades alusivas ao Padroeiro São Sebastião superou as expectativas foi um sucesso. 

evento beneficente, com algumas das melhores bandas do nordeste, foi realizado entre os dias 16 a 19 deste mês e a entrada era 1kg de alimento que seria doado para o Lar dos Idosos e a Pastoral da Criança.
Os empresários Eugênio e Júnior com os representantes das instituições
Bandas como Saia Rodada, Ferro na Boneca, Cavaleiros do Forró, entre outras garantiram o sucesso do evento que arrecadou mais 10 toneladas de alimentos.
Na tarde desta sexta-feira (24) os empresários Eugênio Alves e Júnior Alves estiveram com representantes da Pastoral da Criança e da Associação Filantrópica Jorge Gurgel Fernandes do Amaral - Lar dos Idosos, na sede da empresa Saia Rodada para fazer as doações.
Os empresários, afirmaram que é uma honra poderem ajudar a instituições do nosso município. Júnior Alves disse: “É para mim da maior importância participar desse momento, me sinto honrado em contribuir para a felicidade das pessoas que buscam atendimento nestas instituições caraubenses. Tudo é feito aqui com muita dedicação e carinho por mim e meu irmão Eugênio”, afirmou.
Das mais de 10 toneladas de alimentos, uma parte será distribuída nos bairros carentes de nossa cidade, em forma de cestas básicas.
 Fonte: Icém Caraúbas

INEP DIVULGA AS NOTAS MÁXIMAS E MÍNIMAS DO ENEM

As notas máximas e mínimas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 já estão disponíveis. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas correspondem ao menor e ao maior desempenho de todos os participantes do exame e não podem ser comparadas ano a ano ou mesmo entre as áreas de conhecimento. No ano passado, mais de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem.

Em matemática e suas tecnologias, a nota máxima foi 971,5. Nessa área, o menor desempenho alcançou 322,4 pontos. Ciências da Natureza registrou a nota máxima de 901,3 e a menor foi 311,5. Já em Ciências Humanas, o desempenho máximo chegou a 888,7 e o mínimo ficou em 299,5. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 813,3 pontos e a menor pontuação ficou em 261,3.

As pontuações seguem a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O modelo funciona da seguinte forma: o valor de cada uma das questões vai variar de acordo com o percentual de acertos e erros de estudantes naquele item. Ou seja, um item que teve alto índice de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos na composição da nota final. Já o estudante que acertar uma questão que teve um alto índice de erros ganhará mais pontos pelo item.

No sistema da TRI, a nota mínima não é 0 e a nota máxima não é 1.000. O participante que deixa a prova em branco ou erra todas as questões da prova recebe a nota mínima correspondente ao seu caderno de prova. Para explicar o sistema, o Inep criou o guia Entenda a Sua Nota no Enem, que pode ser baixado no site da entidade.

A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.

Os estudantes também precisam da nota do Enem para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio do Programa Ciência sem Fronteiras.

Fonte: Agência Brasil