quarta-feira, 27 de agosto de 2014

UERN vai usar vestibular e Enem como formas de ingresso para 2015

Decisão aconteceu em reunião do conselho nesta quarta em Mossoró.
UERN anunciou em julho que adotaria Enem como única forma de ingresso.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte decidiu mesclar o Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI) e o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) para o ingresso na instituição em 2015. O sistema misto foi definido em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nesta quarta-feira (27). A instituição vai adotar 40% de ingresso pelo PSVI e 60% pelo Enem.

O processo seletivo misto foi aprovado com 15 votos a favor. Foram registradas ainda duas abstenções e nenhum voto contra. Antes, o Consepe aprovou a recomendação do Ministério Público por 14 votos a favor e duas abstenções. O MP recomendou que a UERN mantivesse o vestibular como processo seletivo e suegeriu a inclusão do Enem de maneira gradual.

A universidade anunciou em julho que adotaria o Exame Nacional do Ensino Médio como única forma de ingresso na instituição a partir de 2015. A partir de 2016, o Enem será a única forma de seleção na instituição.

Com a adesão de 60% ao Enem, a UERN receberá R$ 1,9 milhão do governo federal. A UERN informou que teve o cuidado de assegurar as cotas sociais para alunos de escola pública e para as pessoas com deficiência.
Fonte:G1/RN

Aécio critica Marina Silva e diz que ‘Brasil não é para amadores’

O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves (MG), fez críticas, nesta quarta-feira (27), tanto à presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, quanto a ex-senadora Marina Silva (PSB). As duas aparecem à frente dele na últimas pesquisas de intenção de votos, tanto no levantamento divulgado na terça-feira (26) pelo Ibope quanto na pesquisa do CNT/MDA.
Ao lançar um comitê de voluntários de sua campanha em São Paulo, ele disse que o “Brasil não é para amadores”, numa referência velada à Marina.
Aécio voltou a dizer que Dilma perdeu a capacidade de gerir o país e, numa indireta às duas adversárias, afirmou que o PSDB tem hoje um diferencial.
“Nós todos nos gostamos, nos respeitamos”, afirmou. Dilma e mais recentemente Marina têm enfrentado divergências internas em suas coligações.
“O Brasil não suporta mais quatro [anos] de um governo que perdeu a capacidade de reconhecer os seus equívocos”. Segundo ele, ” quem não faz o diagnóstico correto” não é capaz de estabelecer o caminho da recuperação.
Depois da crítica a Dilma, fez a primeira menção velada à Marina. Disse não confiar em ajustes “de última hora”, e afirmou que a candidatura dela representa um ” conjunto de boas intenções que não consegue superar suas imensas contradições “. Por mais de uma vez, disse ainda que é o nome para uma ” mudança segura”.
Questionado sobre a fala, afirmou que o “Brasil não é para amadores”, mas não citou Marina diretamente.
DISCURSO INTERNO
Durante seu discurso, Aécio também adotou um tom motivacional. Aos apoiadores tucanos, pediu para que todos se fortalecessem.
“Vamos nos fortalecer, nos abraçando, olhando no olho. Quero dizer pra vocês: quem vai ganhar essa eleição somos nós.”
Por diversas vezes o mineiro ressaltou que tem “time”. “Quem tem esse time não pode temer qualquer adversário ou obstáculo que se coloque à sua frente.”
Ele ressaltou proposta de dar uma bolsa de um salário mínimo por mês para jovem e adultos que abandonaram o ensino fundamental ou médio para melhorar sua colocação no mercado de trabalho.
Folha Press/blog do BG

Juiz que comandou eleições em Mossoró, cassou prefeita e tornou governadora inelegível, lança livro sobre abuso de poder na política

Polêmico como juiz eleitoral, depois de ter atuado nas duas últimas eleições em Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, Herval Sampaio promoverá sessão de autógrafos depois de amanhã, em Mossoró, quando estará sendo lançado o livro “Abuso do Poder nas Eleições -  Triste Realidade da Política(agem) brasileira”. 
No livro, editado pela JusPodiVM, os fatos ocorridos, principalmente nestas campanhas e que resultaram na inelegibilidade de uma governadora e cassação de uma prefeita, com realização de uma suplementar para substituição do cargo.
O prefácio do livro é assinado pelo jurista Djalma Pinto, que em um trecho diz que "Ao lado de Márlon Reis, Herval Sampaio e outros abnegados juízes, formam um seleto e honroso círculo de grandes magistrados contemporâneos que lutam, bravamente, pela moralização do processo eleitoral no Brasil".
O lançamento ocorrerá a partir das 18 horas, no Garbos Hotel, onde estará acontecendo o Encontro Mossoroense de Estudos Jurídicos, e onde o jurista Djalma Pinto estará fazendo uma palestra.
Fonte:Thaisa Galvão

"Clima" de crescimento de Robinson assusta Henrique

Não é segredo para ninguém no Rio Grande do Norte que o deputado federal Henrique Alves (PMDB), candidato ao Governo do Estado, está preocupado com o não-crescimento de sua candidatura apontado nas pesquisas.
 
A tensão de Henrique – presidente da Câmara Federal – já virou notícia nacional. Está na coluna de Lauro Jardim na Veja: “As mais recentes pesquisas internas encomendadas por Henrique Eduardo Alves sobre suas chances na corrida ao Governo do Rio Grande do Norte causaram tensão no candidato. E na cúpula do PMDB”.
 
O principal fator que tem causado toda esta preocupação é que o candidato não apresenta crescimento, mesmo com toda presença na mídia e com as inúmeras adesões de aliados políticos. 
 
Henrique não ultrapassou os 39% em nenhuma pesquisa, enquanto que seu principal adversário, Robinson Faria (PSD), teve um crescimento acentuado e, a diferença entre eles só tem diminuído.

Fonte:Potiguar Notícias

Contas de luz no Nordeste sobem mais de 20%

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu ontem uma série de reajustes anuais na conta de luz de consumidores do Nordeste, todos acima de 20%.   Em Alagoas, a Ceal (Companhia Energética de Alagoas) foi autorizada a dar um reajuste médio de 29,75%. A distribuidora atende um milhão de unidades consumidoras, em 102 municípios do estado.   A diretoria da agência aprovou um reajuste médio de 22,25% para os consumidores residenciais da Cemar (Companhia Energética do Maranhão), que atende 2,1 milhões de unidades consumidores, em 217 cidades do estado.   No Piauí, o reajuste médio autorizado foi de 25,7%. A Cepisa (Companhia Energética do Piauí) atende 1,1 milhão de unidades consumidoras em 224 cidades.   Os consumidores da Paraíba, atendidos pela distribuidora Energisa, sentirão um aumento médio de 20,83% na conta de luz. A empresa atende 1,3 milhão de unidades consumidoras, em 216 municípios da Paraíba.   Todos esses novos valores passarão a valer a partir de amanhã.   Segundo a Aneel, os fatores que explicam os reajustes são: custos das distribuidoras com compra de energia, transmissão e pagamento de encargos setoriais. 
Fonte:Novo Jornal

PT já fala em risco de derrota após queda de Dilma Rousseff em pesquisa

Ibope indica que Marina Silva (PSB) venceria a petista em um eventual segundo turno

O resultado da última pesquisa Ibope – que demonstrou queda na intenção de voto à presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e uma possível derrota no segundo turno em um confronto com Marina Silva (PSB) – deixou a cúpula do PT preocupada, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. Pela primeira vez, o partido conversa sobre risco de derrota na eleição presidencial deste ano.
Este cenário era visto como improvável antes de Marina Silva entrar na disputa. A campanha de Dilma esperava apenas que o candidato do PSDB, Aécio Neves, caísse nas pesquisas, mas os levantamentos indicam que a petista também perdeu apoio.
Dilma caiu de 38% para 34% das intenções de voto, segundo o Ibope.
Aécio oscilou de 23% para 19%. Já Marina aparece com 29% e venceria Dilma num eventual segundo turno, com 45% dos votos contra 36% da candidata à reeleição.
Integrantes da cúpula do PT, ministros e secretários executivos foram convocados para uma reunião na terça-feira à noite no comitê do partido para discutir os rumos da campanha, segundo o jornal. Os petistas avaliam a melhor estratégia para desconstruir a imagem de Marina.
“Não é por causa desses números, mas eu já tenho dito há alguns dias que lá pelos dias 7 a 10 de setembro nós teremos uma fotografia mais aproximada do embate eleitoral”, disse o secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho.  “Qualquer pesquisa nesse momento tem que ser tomada como uma coisa muito provisória.”
No lado tucano, a assessoria de Aécio Neves afirmou que a pesquisa não surpreendeu a campanha do PSDB, que já aguardava um crescimento nas intenções de voto para Marina.
Fonte:JH

Bandidos não escolhem alvos e assaltam policial militar em Natal

Era só o que faltava. Depois de semanas consecutivas atacando taxistas, ônibus, bares e restaurantes de Natal, bandidos demonstraram, mais uma vez, que não têm o que temer e não escolhem alvos. No fim da manhã de ontem, dia 26, dois criminosos armados assaltaram um policial militar. O episódio da lógica invertida da segurança pública – onde bandido desarma policial – ocorreu no bairro de Mãe Luíza e expôs a fragilidade da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN).
O crime foi registrado por volta das 11h de ontem. O soldado Cardoso, que é motorista de ônibus lotado na Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da PMRN, foi designado para recolher estudantes e professores nas escolas Francisco Ivo e Êxito, ambas no Alecrim. Do lá, aproximadamente 20 pessoas foram levadas ao ginásio da Escola Estadual Dinarte Mariz, nas proximidades do Farol de Mãe Luíza.

Ao chegar ao local, Cardoso – que estava fardado e armado com uma pistola – acompanhou o grupo de pessoas até a entrada do ginásio onde acontecia um evento esportivo. Até então, tudo estava ocorrendo como planejado. O deslocamento do grupo foi solicitado pela secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) ao Comando da PMRN que concedeu a autorização.

lto. “Eu vi quando um deles engatilhou a arma e apontar para mim. Ouvi o barulho do engate e pensei: ‘Ele vai me matar’. Não pude fazer nada. Levantei as mãos e eles levaram minha arma”, contou o soldado Cardoso. Além da pistola .40, dois carregadores foram levados.

Apreensão e medo
Depois do assalto, incrédulo e nervoso, o policial foi à 4ª Delegacia de Polícia registrar a ocorrência. “São 25 anos de serviço dedicado à polícia. Nunca tinha acontecido uma coisa dessa”, disse. “Os caras chegaram, de repente. Apontaram a arma para minha cara. Depois fugiram a pé”, acrescentou o soldado enquanto era interrompido por ligações de amigos da corporação e a esposa dele que foi à DP. “Tenho medo de algo pior aconteça. A gente mora aqui em Mãe Luíza e todos conhecem meu marido. É muito perigoso”, disse a mulher que preferiu não revelar identidade.

Ainda na delegacia, policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) foram conversar com o soldado. Ao coronel Silva Júnior, Cardoso disse que estava impressionado com o que havia acontecido. “É uma situação muito complicada, coronel. A violência está demais. Não sei o que é isso”, disse. “Você sabe de quem é a culpa? A culpa é nossa”, respondeu o coronel.

No início da tarde, várias equipes do 1º BPM e outros batalhões fizeram diligências no bairro de Mãe Luíza, a procura dos bandidos. No entanto, até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso
.
Fonte:Tribuna do Norte

Improbidade:Ex prefeito de Patu é condenado por obras inacabadas e falta de prestação de contas

Ex-prefeito de Patu foi novamente condenado por Improbidade Administrativa. Segundo acusações do próprio Município que governou, Possidônio Queiroga da Silva Neto não concluiu obras de pavimentação e de construção de quadra poliesportiva, deixando ainda de apresentar as respectivas prestações de contas. A sentença do juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes foi publicada hoje (26) no Diário da Justiça Eletrônico.

As acusações ocorrem em duas vertentes: ausência de prestação de contas e obras que não foram concluídas, ambas atreladas a convênios celebrados com o Estado do Rio Grande do Norte.

Consta do processo que o Tribunal de Contas do Estado, durante inspeção in loco, constatou que a pavimentação de duas ruas não foi realizada, resultando em dano ao erário de R$ 54.930,82. O TCE apontou ainda que, quanto à obra do Convênio nº 011/2008, que versava sobre construção de quadra poliesportiva, foram vistas diversas irregularidades, especialmente quanto à quantidade e qualidade do material utilizado, o que provocou prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 8.635,55.

Fonte: Robson Pires