quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Novo secretário de agropecuária e meio ambiente de Messias Targino é empossado na manhã de hoje

Aconteceu hoje (17) pela manhã na câmara de vereadores de Messias Targino a solenidade de posse do novo secretário de agropecuária e meio ambiente do município Moaby Edieshey que é formado em agronomia e tem amplo conhecimento de agricultura e e meio ambiente.

Brasil e EUA iniciam estudo na Paraíba sobre microcefalia

O Ministério da Saúde, em parceria com o governo da Paraíba e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos, iniciou ontem (16) um estudo de caso controle de microcefalia relacionada ao vírus Zika no Brasil. A pesquisa contará com a participação de 17 técnicos do CDC, nove do Ministério da Saúde, além de técnicos do governo da Paraíba. O objetivo da pesquisa é estimar a proporção de recém-nascidos com microcefalia associada ao Zika, além do risco da infecção pelo vírus.
 
“O Brasil tem atuado em parceria com outros países, estando à disposição da OMS desde o início, priorizando a investigação e o investimento em novas tecnologias que colaborem na busca de soluções e melhoria da assistência”, ressaltou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Castro durante reunião com 24 embaixadores dos estados membros da União Europeia, em Brasília, para apresentar as medidas adotadas pelo Brasil para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus Zika. 
 
Na ocasião, o embaixador da União Europeia, João Cravinho, informou ao ministro da abertura de uma linha de crédito para pesquisa no valor de 10 milhões de euros para estudos sobre Zika. Todas as instituições do mundo poderão participar do edital que deve ser lançado no dia 15 de março.
 
“A ciência hoje em dia não tem fronteiras. A intenção é criar alianças entre instituições brasileiras e instituições de outras partes do mundo. A expectativa é que o edital possibilite a criação de consórcios internacionais, juntando as melhores instituições especializadas nessas áreas”, destacou Cravinho.
 
A equipe do CDC desembarcou no Brasil para dar início nesta semana ao trabalho de pesquisa. Serão feitas reuniões com autoridades locais e estudos de campo com entrevistas e coleta de amostras de sangue para exames complementares de Zika e outras doenças como citomegalovírus  e toxoplasmose. 
 
A Paraíba é o segundo estado com maior número de casos suspeitos de microcefalia no país. Ao todo, foram noticiados 756 casos, sendo 54 confirmados, 275 descartados e 427 em investigação.
 
O trabalho será realizado durante 50 dias com a coleta de informações de mulheres que tiveram bebês com ou sem microcefalia, recentemente, no estado. Para cada caso com microcefalia, serão escolhidas três mães da mesma região cujo bebê não possui a doença. A expectativa é que cerca de 800 pacientes sejam avaliados. O estudo deve terminar em abril deste ano.
 
Desde 2012, o Ministério da Saúde tem uma parceria com o CDC para cooperação de temas em saúde. Está é mais uma atividade desta cooperação envolvendo os dois países.
 
Em relação às investigações atuais, o CDC participa de um estudo sobre Guillain Barré na Bahia, além de estarem colaborando com na área laboratorial de estudos da Fiocruz de Pernambuco sobre a relação do vírus Zika e microcefalia.
 
O ministro Marcelo Castro afirma que o Brasil tem sido um protagonista no enfrentamento do aumento de casos de microcefalia. “Quando decretamos Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional sinalizamos à Organização Mundial da Saúde a possibilidade de um evento de importância internacional e, desde então, colocamo-nos à disposição da organização para esclarecimentos e fornecimento de materiais técnicos”, comentou o ministro.
 
Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, o Brasil recebe a visita da diretora-geral da OMS, Margareth Chan, para acompanhar os atuais esforços do governo no combate ao Zika e à microcefalia. O convite foi feito pelo governo brasileiro para que a OMS possa acompanhar e conhecer as iniciativas desenvolvidas no Brasil.
 
Vigiadengue será apresentado em Brasília
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), apresentará, hoje (17) e quinta-feira (18), em Brasília, o Vigiadengue, metodologia utilizada em Natal no combate e controle as arboviroses, durante a Reunião Internacional para implementação de novas alternativas para o controle do Aedes aegypti no Brasil. O chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandre Medeiros, representará Natal no evento.
 
O Vigiadengue é um sistema de monitoramento ativo com base na vigilância epidemiológica e vigilância entomológica das arboviroses (doenças virais transmitidas por meio de vetores) de importância para a saúde pública. A nova abordagem tem a finalidade de realizar o monitoramento contínuo a fim de identificar as áreas de maior risco para a ocorrência de surtos e epidemias, além de criar categorias de risco, a partir da utilização de indicadores epidemiológicos e entomológicos que já são utilizados na rotina e outros a serem desenvolvidos, além de e estabelecer categorias de intervenção ou estágio de resposta para cada nível de risco.
 
Com a nova metodologia é possível classificar semanalmente a cidade em áreas com distintos níveis de risco, orientar a intervenção de acordo com o nível de risco de cada área, considerando as intervenções mais adequadas para cada nível, além de mensurar e documentar o tempo entre a identificação do risco e o início da resposta. Além disso, foi criado o mapa de risco de Natal, desenvolvido pela Fiocruz, que será implementado em 2016, podendo, dessa forma, investigar 100% dos casos georreferenciados.
 
“Agora temos uma ação diferenciada em cada bairro e podemos controlar, com antecipação, os possíveis surtos epidêmicos que possam acontecer em alguns bairros. Com isso, conseguiremos bloquear o surto antes que ele se expanda e, se não evitar a epidemia, diminuir o impacto dela. Hoje temos uma análise e planejamento realizado semanalmente”, explica Luiz Roberto Fonseca, secretário municipal de Saúde.
 
A reunião contará com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro, do diretor do Departamento de Vigilância em Doenças Epidemiológica, Cláudio Maierovitch, do coordenador-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, o representante da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil, Joaquim Molina, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.
 
Durante o evento serão discutidos Estudos experimentais na aplicação de algumas tecnologias alternativas de controle do Aedes aegypti, experiência do uso da Wolbachia no Brasil, experiência do Uso de Mosquitos Transgênicos no Brasil, Utilização de Mosquitos estéreis por irradiação no controle da Dengue, por Konstantinos Bourtzis (International Atomic Energy Agency/ Austria), uso de mosquitos adultos para dispersão de inseticidas em Iquitos - Peru, por Greg Devine (QIMR Berghofer, Australia), uso de mosquitos adultos para dispersão de inseticidas em municípios do Amazonas.
 
Cooperação para desenvolver a vacina
 
Na semana passada, o ministro Marcelo Castro, anunciou o primeiro acordo internacional para desenvolvimento de vacina contra o vírus Zika. A pesquisa será realizada conjuntamente pelo governo brasileiro e a Universidade do Texas Medical Branch dos Estados Unidos. Para isso, será disponibilizado pelo governo brasileiro US$ 1,9 milhão nos próximos cinco anos.
 
De acordo com o cronograma de trabalho, a previsão é de desenvolvimento do produto em dois anos. A parceria no Brasil para desenvolvimento da vacina será com o Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
 
O investimento em novas tecnologias é um dos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia que está sendo executado pelo governo federal com envolvimento de todos os órgãos federais, além da parceria com os governos estaduais e municipais.
 
O plano foi criado para conter novos casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika e oferecer suporte às gestantes e aos bebês. Ele é resultado da criação do Grupo Estratégico Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. O plano é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito, Atendimento às Pessoas e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa.
Fonte:Novo Jornal

MEC autoriza abertura de licitação do curso de Medicina da Ufersa

O Ministério da Saúde autorizou a abertura do curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Sem-Árido (UFERSA), nos campus de Mossoró e Assú.
O anúncio foi feito pelo  secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, em audiência com a senadora Fátima Bezerra (PT) e o reitor José de Arimatea de Matos.
Inclusive, foi autorizada a abertura do processo licitatório para início das obras das duas unidades.
Em Mossoró, a Ufersa já contratou professores e selecionou alunos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O início das aulas será no 2º semestre deste ano.
Já o campus de Assú depende de um replanejamento do MEC. A previsão do início do curso é para o próximo ano.
Fonte:De Fato