quinta-feira, 5 de abril de 2018

Águas de Boqueirão chegam à barragem de Acauã após abertura de comportas na PB

As águas que saíram do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) no dia 22 de março chegaram nesta quarta-feira (4) na barragem de Argemiro de Figueiredo (Acauã), no Agreste da Paraíba. A abertura das comportas de Boqueirão foi antecipada após o órgão ter acelerado os testes para iniciar o processo o quanto antes. A chegada das águas deve beneficiar os 14 municípios abastecidos por Acauã.
A barragem de Acauã, até a quarta-feira, estava em situação crítica, com apenas 3,6 % do seu volume total. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a abertura das comportas do açude Epitácio Pessoa, que atualmente está com 17,3% da capacidade, não trará prejuízos para o reservatório nem para Campina Grande e as outras 18 cidades abastecidas pelo reservatório.
Fonte:Blog do Xerife

A rara síndrome pós-orgasmo que só afeta homens

Para um grupo de homens diagnosticados com uma síndrome rara a experiência de um orgasmo pode não estar ligada ao prazer.
Isto ocorre por causa da síndrome da doença pós-orgásmica (POIS, na sigla em inglês), um problema que afeta exclusivamente os homens.
Os sintomas vão desde cansaço e febre até diarreia e ocorrem como consequência de um orgasmo.
A doença foi identificada em 2002 pelo cientista holandês Marcel Waldinger, neuropsiquiatra da Universidade de Utrecht, na Holanda.
E, até o momento, o médico conseguiu encontrar pouco mais de 200 homens que sofrem desta síndrome.
Mas ele acrescenta que a doença pode ser mais comum do que os números indicam.
Geralmente, muitos homens não falam sobre o problema por conta da vergonha e confusão que os sintomas causam. Outros sequer sabem que têm a síndrome.
Causas?
Desde que foi descoberta, cientistas identificaram várias possíveis causas, de uma possível alergia ao próprio sêmen a um distúrbio neurobiológico.
Alguns pacientes enfrentam o transtorno durante toda a vida adulta, o chamado “POIS Primário” Em outros casos, apelidados de “POIS Adquirido”, a doença se desenvolve com o passar dos anos.
Isto levou Waldinger a acreditar que o problema pudesse ter uma base psicológica.
Em 2016, foi realizado um novo estudo com 45 homens que sofrem da doença e da análise dos resultados surgiram novas teorias para explicar a origem da POIS.
Os pesquisadores adicionaram à lista de causas uma reação autoimune ao plasma seminal. Os cientistas acreditam que esta reação alérgica pode ser tratada com injeções regulares de sêmen diluído.
Este tratamento ainda está em fase experimental e só foi administrado em dois pacientes.
Centenas de homens em todo o mundo já foram identificados como pacientes que sofrem da doença e ela foi reconhecida há pouco tempo pela Associação Nacional de Enfermidades Raras
O relatório mais recente de Marcel Waldinger afirma também que a síndrome poderia estar ligada a uma disfunção da glândula pituitária e também à deficiência de testosterona.
Barry Komisaruk, cientista especializado em respostas neuronais a estímulos sexuais e diretor do Programa de Pesquisa Biomédica da Universidade de Rutgers, em Newark, Estados Unidos, também iniciou sua própria pesquisa.
Na teoria desenvolvida por Komisaruk a causa da doença está ligada ao nervo vago ou pneumogástrico, um nervo craniano que envia impulsos para quase todos os órgãos.
Komisaruk afirma que, nos casos de homens que sofrem com a síndrome, este nervo poderia estar atrofiado.
“Muitos dos sintomas que os pacientes apresentam são mediados pelo nervo vago”, explicou.
Sintomas
Entre os sintomas que Waldinger identificou nos pacientes que sofrem da doença está o cansaço extremo, dificuldades de memória e problemas de concentração.
Cerca de 85% dos pacientes do médico holandês sofrem com isso.
Eles também sofrem de debilidade da musculatura, febre ou sudorese extrema, diarreia, calafrios, alterações do estado de ânimo, geralmente irritabilidade, discurso incoerente, congestão nasal e olhos ardendo.
Todos os sintomas aparecem depois do orgasmo, alguns segundos, minutos ou poucas horas após a ejaculação.
E, para piorar, a maioria destes sintomas pode durar entre dois e cinco dias.
Tratamento difícil
Homens que sofrem com a síndrome da doença pós-orgásmica participam de um fórum para compartilhar suas experiências, o Fórum POIS Center, e falar sobre truques para tentar driblar os sintomas.
Mas as variações de sintomas de um paciente para outro faz com que o desenvolvimento de um tratamento único seja ainda mais difícil.
Pacientes já tentaram tratamentos à base de vitaminas e adesivos de testosterona, além da eliminação de todos os laticínios de suas dietas.
Outros, já em desespero, tomam sedativos e antibióticos.
No entanto a má notícia é que, até o momento, a única medida que realmente parece funcionar é a abstinência sexual.
E, pelo fato de os pesquisadores ainda não saberem qual a causa ou causas exatas do problema, é complicado o desenvolvimento de um remédio eficaz.
Mas, como afirmam muitos usuários do Fórum POIS Center, o importante por enquanto é divulgar mais a doença. Com mais pessoas falando sobre a síndrome e conhecendo a doença, maiores serão as chances de se encontrar uma cura.



Acesse a Postagem Original:

ORGULHO POTIGUAR: Italo Ferreira bate Mick Fanning, cala a torcida local e é campeão em Bells Beach

Pela primeira vez na carreira, Italo Ferreira subiu no lugar mais alto do pódio em uma etapa do Circuito Mundial. E a vitória veio em grande estilo. Enfrentando na final o tricampeão mundial Mick Fanning, que fazia a sua despedida do surfe profissional, o potiguar de Baía Formosa calou Bells Beach com uma imponente vitória por 15.66 a 12.83. Com o triunfo, Italo assume a liderança do ranking ao lado de Julian Wilson, ambos com 11,665 pontos. A terceira etapa do Circuito acontece entre 10 a 21 de abril, em Margaret River, fechando a chamada Perna Australiana.
– Eu nem consigo acreditar ainda nisso tudo. É incrível, a minha primeira vitória, o Mick Fanning é meu ídolo, nossa, estou muito feliz. Eu tenho trabalhado duro nos últimos anos. Lembro da minha primeira final com o Filipe (Toledo) em Portugal (em 2016), estava tão perto da vitória, mas agora consegui. O ano passado foi difícil pra mim, por causa da minha lesão depois da Gold Coast, que me deixou de fora por dois meses. Foi terrível e trabalhei muito forte para me recuperar, então agora é o melhor sentimento, muita felicidade pela vitória neste lugar incrível que é Bells Beach e contra um cara iluminado na final, um herói – disse Italo.
A final começou equilibrada. Italo largou na frente com uma pequena vantagem ao surfar ondas de 4.67 e 0.77 contra um 3.33 e um 0.50 de Mick Fanning. Empurrado pela torcida local, o australiano achou uma onda de 8.10 na metade da bateria. Na mesma série, Italo surfou para um 6.33, perdendo a liderança. Precisando de 5.11 para virar, o brasileiro esteve perto de conseguir a virada ao entrar em uma boa onda a nove minutos do fim. No entanto, o potiguar perdeu o equilíbrio, desperdiçando a chance de uma boa nota.
De tanto insistir, Italo chegou à virada a sete minutos do fim com uma onda de 7.33. Com a prioridade, Fanning passou a precisar de 5.56 para retomar a dianteira da bateria. Para piorar ainda mais a situação do tricampeão mundial, Italo achou uma onda de 8.33 a quatro minutos do término da decisão. A partir daí coube ao brasileiro apenas administrar o resultado até confirmar a sua primeira vitória no Circuito Mundial.
– Eu só quero dizer obrigado Deus e dedicar essa vitória a minha família, minha namorada e todas as pessoas que tem me apoiado ao longo desses anos”, disse Italo Ferreira. “Eu sou uma pessoa muito feliz por ser este o meu trabalho e eu só tentei fazer o meu melhor nas ondas que surfei em cada uma das baterias. Eu sabia que tinha que continuar assim na final e o Mick (Fanning) é um dos meus surfistas favoritos, o melhor concorrente e só tenho que agradecer a ele por tudo que já fez para o nosso esporte – garante Italo.
Fonte:Globo Esporte

“Somos madeira de lei que cupim não rói”, diz Fátima Bezerra após decisão do STF

Senadora potiguar pelo PT, Fátima Bezerra recorreu à música para lamentar a decisão do Supremo Tribunal Federal de negar habeas corpus ao ex-presidente Lula. No Twitter, a parlamentar compartilhou o trecho de um frevo-canção do músico nordestino Capiba.
“… E gritar bem alto que a injustiça dói, mas nós somos madeira de lei que cupim não rói…”, escreveu a senadora em post no qual compartilhou a nota oficial do PT que considerou que o “STF sancionou mais uma violência contra o maior líder popular do país, Lula”, confirme diz o texto.
As palavras publicadas por Fátima Bezerra são versos da música Madeira que Cupim Não Rói. O ‘frevo-desabafo’ foi feito por Capiba para o bloco Madeira de Rosarinho, de Recife.
Fonte:Portal NoAr

Juiz determina republicação de edital do concurso da Polícia Militar do RN

Determinação aconteceu pela 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, por meio de mandado de segurança a pedido do Ministério Público.

O juiz Francisco Seráphico Nóbrega, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou a republicação do edital do concurso público para o preenchimento do quadro de praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
A sentença determina que os candidatos já inscritos obtenham o reembolso dos valores da taxa de inscrição, em até cinco dias úteis, a partir de requerimento administrativo caso o canditado desista do concurso.
O magistrado considerou inicialmente que “os requisitos para investidura de candidato aprovado em concurso público devem observar o previsto na lei vigente na data da nomeação”. Desse modo, as alterações trazidas pela Lei 613/2018, por ter sua vigência iniciada a partir de abril de 2018, modificaram os requisitos para investidura no cargo, acrescentando, a etapa de avaliação psicológica como parte dessa seleção. E como a finalização do certame só ocorreria após a vigência da mencionada lei, tais condições devem ser necessariamente observadas.
Francisco Seráphico acrescentou que “enquanto não concluído e homologado o concurso público, pode a Administração alterar as condições do certame constantes no respectivo edital”. Dessa forma, foi determinado que a comissão do concurso providencie a republicação do edital.
Foi ainda concedido o prazo de 60 dias para cumprimento da decisão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil a R$ 100 mil para o presidente da comissão organizadora do concurso.
Fonte:G1/RN

PT vê prisão iminente de Lula e faz reunião de emergência em SP

Partido foi alertado por criminalistas que detenção do ex-presidente pode ocorrer em poucos dias

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2018/04/pt-ve-prisao-iminente-de-lula-e-faz-reuniao-de-emergencia-em-sp.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2018/04/pt-ve-prisao-iminente-de-lula-e-faz-reuniao-de-emergencia-em-sp.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.

Lula admite a aliados que está fora das eleições

No Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ex-presidente afirmou que "não iam dar o golpe para me deixarem ser candidato"

Pouco depois do voto decisivo da ministra Rosa Weber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, resignado, com um grupo restrito de aliadosque acompanhavam com ele o julgamento de seu pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), que “não iam dar o golpe para me deixarem ser candidato”.
A frase foi interpretada por dirigentes e lideranças petistas como uma admissão de que está fora da disputa eleitoral, embora o PT publicamente insista em manter o discurso sobre a manutenção da candidatura de Lula à Presidência, mesmo que o ex-presidente vá para a cadeia. “Isso foi para tentar tirar o Lula da eleição, mas podemos registrar a candidatura dele, mesmo preso. Acredito que Lula vai ficar pouco tempo na prisão”, afirmou o deputado estadual José Américo Dias (PT).
Enquanto isso, petistas começaram a postar nas redes sociais a hashtag #LulaValeALuta. O objetivo é evitar que o desânimo com a derrota no STF contamine a militância e o eleitorado do petista.
O abatimento tomou conta das cerca de 500 pessoas que lotavam o salão principal do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC logo depois do voto de Rosa. Antes, a cada intervalo, os apoiadores de Lula dançavam, faziam batucadas ou se manifestavam em defesa do petista. Depois, ficaram em silêncio durante vários minutos, até que a organização tocou nos alto-falantes a música tema das caravanas de Lula. Muitos foram embora.
Segundo relatos, o clima também ficou pesado no segundo andar do sindicato, onde o petista passou o dia ao lado de apoiadores. Entre eles, estavam a presidente cassada, Dilma Rousseff, os governadores Wellington Dias (PI), Tião Vianna (AC) e Fernando Pimentel (MG), além do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
Conforme pessoas que estavam no segundo andar, o clima descontraído estimulado pelo próprio Lula durante todo o dia foi substituído pela tensão à medida em que Rosa proferia seu intrincado voto.
Até então, Lula tentava demonstrar tranquilidade. Posou para fotos, recebeu ex-colegas da direção do sindicato na década de 1970, contou histórias sobre as greves de 1978, 1979 e 1980, elogiou o golaço de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e demonstrou otimismo ao dizer que o Corinthians vai vencer o Palmeiras por 2 a 0 na final do Campeonato Paulista.
O petista passou a maior parte do tempo em uma sala reservada, sem TV, ao lado de Dilma e aliados mais próximos. Ele era informado sobre o andamento do julgamento por assessores. Nos poucos momentos em que esteve na frente do aparelho de TV, não prestou atenção. “Não vou acompanhar isso aí”, disse.
A direção nacional do PT se reúne na manhã desta quinta-feira, 5, para traçar as estratégias daqui para a frente. À tarde, a cúpula do partido em São Paulo também deve se encontrar para definir uma manifestação na cidade. A ideia é denunciar supostas arbitrariedades no processo que condenou Lula e mostrar que o ex-presidente sofreu um julgamento político.
Fonte:Revista Veja

Cosern não poderá cortar energia de cliente durante processo

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) conquistou na Justiça uma decisão liminar que suspende temporariamente cobranças realizadas pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) a um cliente. A decisão determina ainda que a empresa não poderá cortar a energia do cliente enquanto o processo estiver em curso. A ação foi aberta para contestar suposta dívida e questiona a troca de um medidor de energia.
De acordo com a ação, o consumidor sempre quitou suas faturas relativas ao serviço de energia elétrica em dia. No entanto em Outubro de 2016, a Companhia esteve em sua casa e, após uma inspeção, trocou o medidor de energia elétrica sem que o consumidor tenha solicitado tal substituição. Meses depois, o cliente compareceu à Cosern para reclamar da multa imposta e de uma cobrança de recuperação de consumo, uma vez que não havia violado o aparelho.
Segundo a Defensoria, os dados analisados apontam que a troca do medidor elevou o registro de consumo da residência para padrões fora da realidade da família. “O histórico de consumo do demandante no período anterior à troca do aparelho de medição variava entre 123kwh e 185kwh, tendo ocorrido, após a substituição, a duplicação desse consumo no período de novembro de 2016 a abril de 2017, o que não condiz com o consumo real da entidade familiar, sobretudo porque possuem poucos eletrodomésticos”, explica a ação.
Com isso, no mês de fevereiro de 2017 foi emitida uma fatura de R$ 734,32 a título de suposta recuperação de consumo. O valor não foi quitado pelo cliente que alegou não ter condições de quitar o valor acima da média. Diante do exposto, a justiça determinou que a Cosern não suspenda o fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora e não inscreva o nome do consumidor em órgão de proteção do crédito enquanto o processo estiver em curso.
Fonte:O mossoroense

No RN, programa de bolsas de estudo disponibiliza 15 mil bolsas para faculdades

Comece estudar ainda este ano! O Educa Mais Brasil está inscrevendo estudantes interessados em bolsas para faculdades. Em todo o Brasil são ao menos 500 mil oportunidades disponíveis, o auxílio chega a 70% de desconto.
 
As vagas abrangem cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (EAD), em faculdades como Estácio, Unopar, Unip, Anhanguera, Uniasselvi, entre outras. No Rio Grande do Norte são mais de 15 mil oportunidades, confira as faculdades em Parnamirim.
 
“A bolsa de estudo é uma forma viável de formação e preparação para o mercado de trabalho, justamente porque traz mais segurança financeira: ao ser contemplado o estudante utiliza o desconto concedido sem ter que acumular dívidas futuras”, explica Andréia Torres, diretora de Expansão e Relacionamento do programa.
 
Os interessados nas vagas devem acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher o nível de escolaridade pretendido, buscar pela cidade de interesse, modalidade, curso ou instituição. A diretora ainda ressalta: “Para concorrer à bolsa não é necessário ter feito o Enem, nem comprovar renda ao programa”.
 
A aprovação pode ser consultada pelo Portal do Aluno, no site do programa ou na central de atendimento: para Capitais e Regiões Metropolitanas 4007-2020 ou para demais localidades 0800 724 7202 (também disponível para WhatsApp).
 
Programas do Governo
 
O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional privado, onde os estudantes também podem obter informações sobre outras alternativas de ingresso no ensino superior, como os programas do governo: Enem, Sisu, Prouni e FIES.
Fonte:Potiguar Notícias

STF vota contra HC de Lula por 6x5: ex-presidente pode ser preso

Presidente do Supremo Tribunal Federal. ministra Carmen Lúcia desempatou a votação e Supremo rejeitou o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula para evitar a sua prisão, decidida em instâncias inferiores.
O placar foi de 6x5 pela rejeição do habeas corpus.
No seu voto, Cármen Lúcia anunciou que manterá coerência com manifestações que fez anteriormente, nas quais defendeu a prisão após condenação judicial de segunda instância.
Votaram pelo HC, Dias Tófolli, Marco Aurélio Melo, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandoviski.
A votação do STF foi um dos assuntos mais comentados no país pelas redes sociais.
Lula preferiu não se manifestar após a decisão..
Fonte:Potiguar Notícias