quinta-feira, 8 de março de 2012


Projeto ainda deve passar por duas comissões no Senado. Vamos nos mobilizar para que ele seja modificado
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou no dia 8 de fevereiro de 2012 o Projeto de lei do Ato Médico, que trata do exercício da Medicina. Os senadores acolheram o relatório de do senador Antonio Carlos Valadares, que modificou o substitutivo aprovado pela Câmara. O texto precisa ainda passar pelas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) antes de ir a Plenário. Veja abaixo o quadro comparativo das redações propostas anteriormente para o projeto e a aprovada pela CCJ.
Os dez anos de tramitação do projeto no Congresso revelam a dimensão das disputas em torno da matéria, que determina atividades privativas dos médicos. Apresentado originalmente pelo então senador Benício Sampaio, em 2002, o projeto já saiu do Senado, em 2006, na forma de substitutivo da relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia. Enviado à Câmara, foi novamente modificado e voltou ao Senado como novo substitutivo, em outubro de 2009, quando passou então a tramitar na CCJ.
Para chegar à aprovação na comissão, Valadares rejeitou algumas modificações polêmicas feitas pelos deputados e resgatou medidas contidas no substitutivo de Lúcia Vânia. O relator, por exemplo, manteve como privativa dos médicos a "formulação de diagnóstico nosológico", para determinar a doença, mas retirou essa exclusividade para diagnósticos funcional, psicológico e nutricional, além de avaliação comportamental, sensorial, de capacidade mental e cognitiva.
As modificações realizadas pelo senador Valadares foram muito positivas para os demais profissionais da saúde, já que ele manteve o texto aprovado anteriormente pelo Senado, que é melhor do que o texto da Câmara. Mas ainda tem pontos polêmicos que precisam ser modificados. O grande problema do projeto continua sendo dar aos médicos o direito exclusivo de fazer o diagnóstico das doenças e a respectiva prescrição terapêutica. Se aprovado dessa forma, o Conselho Federal de Medicina (CFM) poderá entrar com várias medidas judiciais proibindo os profissionais da saúde de atender seus pacientes, sem uma prescrição médica. Isso acabaria com o livre acesso da população aos serviços desses profissionais. Assim, para consultar e/ou ser tratado por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, o cidadão teria que primeiro passar por uma consulta médica. Além de afrontar a autonomia dos profissionais da saúde, essa lei aumentaria os gastos com saúde e deixaria milhões de brasileiros sem a assistência direta desses profissionais.
Para evitar o corporativismo do CFM é preciso uma alteração, fundindo o parágrafo 6º e 7º do artigo 4º, conforme proposto pelos senadores Luiz Henrique da Silveira e Randolfe Rodrigues e não acatado pela CCJ. Assim, o texto passaria a ter a seguinte redação: O disposto neste artigo não se aplica ao exercício da Odontologia, no âmbito de sua área de atuação, devendo ser aplicado de forma que sejam resguardadas as competências próprias das profissões de assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional, e técnico e tecnólogo de radiologia.”
Junte-se ao Coffito e aos Crefitos e solicite aos senadores que modifiquem este artigo. Assim, todas as profissões da saúde serão contempladas.

Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História


mulher Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher   História

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.
A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricasde vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.
No decorrer nos anos muitas mulheres se destacaram na história, por razões distintas, cada uma delas tem hoje seu nome lembrado. Veja abaixo uma galeria com as fotos de algumas delas.
Fonte:Mundo das tribos

SOPRANDO VELINHAS

                                                           Roberta Rocha
                                                   Makael Jackson

Homenagem do Messias Online ao dia internacional da mulher

Mulheres fracas, fortes.
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.

Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.

Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência

Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... Mulheres...




(Rozilene P. de Souza)

Prefeitos reclamam que vão ter que pagar pelos ônibus

Huuummm…
Tá pensando que dos prefeitos que receberão ônibus, todos estão satisfeitos?
Nham…e a reclamação já está nas ruas.
Os prefeitos dizem que os ônibus não estão sendo doados aos municípios, mas que as Prefeituras terão que pagar por eles.
Assim…
O dinheiro vai sendo descontado todos os meses, do repasse do governo aos municípios para o programa de transporte escolar.
De graça…só injeção na testa.
Fonte:thaiza galvão

Capotamento registrado na BR-226 próximo a cidade de Jucurutu

Veiculo envolvido no acidente: Créditos Fotos: Rivanildo Júnior 
 
Um acidente automobilístico foi registrado na noite de ontem (terça-feira 06) por volta de 18h40min na BR 226 próximo a cidade Seridoense de Jucurutu.
De acordo com informações repassadas pela PRF um veiculo tipo FIAT Doblò de cor verde, placas HIJ- 5597 Belo Horizonte/MG se deslocava na referida BR quando capotou por diversas vezes apos sair da pista.
 
 
O veículo era dirigido por Antônio Sergio da Silva, que teve ferimentos leves e disse que saiu da pista para não colidir de frente com outro veiculo que entrou a contra-mão. A Policia Rodoviária Federal foi acionada e realizou os procedimentos de registro da ocorrência.
Fonte:sentinelas do apodi

SMS mais barato para quem tem deficiência auditiva ou de fala

Os usuários de serviços de telecomunicações com deficiência auditiva ou de fala terão direito a planos com tarifas reduzidas para serviços de mensagens de texto (SMS). É o que determina projeto de lei (PLS 238/08), do então senador Flávio Arns, aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, ­Comunicação e Informática (CCT), presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). A matéria segue para a Câmara.
Relatado na CCT por Paulo Paim (PT-RS), o projeto altera o artigo 3º da Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9472/97), em que estão estabelecidos os direitos dos usuários. Segundo emenda apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e acolhida pela CCT, o artigo passa a vigorar acrescido de parágrafo único.
É o novo parágrafo que estabelece que o usuário com deficiência auditiva ou da fala “tem direito a plano com tarifas reduzidas para serviços de mensagem de texto, nas diversas modalidades de pagamento”.
Fonte:o xerife

Deputado apela ao governo para regularizar salários de servidores

O deputado Fábio Dantas-PHS fez um apelo ao governo do Estado para que regularize os salários de servidores outros órgãos que foram relotados na secretaria de Tributação, entre eles 135 do extinto Banco do Rio Grande do Norte-BANDERN.
De acordo com pronunciamento que fez nesta quarta feira na Assembleia Legislativa, os funcionários absorvidos fazem o mesmo trabalho e exercem as mesmas funções de servidores da Secretaria, mas tem remuneração diferenciada.
“Esses funcionários foram beneficiados por Lei, mas há mais de um ano que esperam receber o devido reajuste salarial. Faço um apelo ao governo para que veja essa situação. Existem funcionários nessa mesma situação, em órgãos como a Controladoria e a Procuradoria do Estado”, disse.
Fábio Dantas solicitou, também, que o governo reponha as gratificações dos servidores das Centrais do Cidadão, em Natal e no interior do Estado, para que os trabalhos nessas unidades voltem a ser oferecidos ao cidadão em toda a sua plenitude. “O governo podia, também, levar estagiários para trabalharem nas Centrais do Cidadão, o que não resultaria em problema com a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Ele concluiu pedindo também que sejam cumpridos os planos de cargos e salários dos servidores do Estado.
Fonte:jean carlos

Messiense é morto vitima de violência em Mossoró

O crime aconteceu por volta de 21 horas de quarta-feira 07 de Março de 2012, na Rua Leoni Nunes de Carvalho, Bairro Planalto Liberdade, próximo ao Ceduc em Mossoró.
Genival de Almeida Pinto, 71 anos de idade, natural da cidade de Patu, residente na Rua Bezerra, no bairro Costa e Silva, trabalhava como guarda municipal da prefeitura de Mossoró, foi alvejado com um disparo de arma de fogo e morreu no local antes da chegada do socorro Medico.
Segundo a equipe do Itep, a morte foi causada por um tiro a altura do peito esquerdo. Segundo o chefe de investigação da polícia civil que estava de plantão, Wilson Fernandes Filho, o crime tem características de latrocínio, roubo seguido de morte.
Isso porque a vítima teria sido vista com um revólver momentos antes. Na hora que os policiais militares, tendo a frente o Cb. William, chegaram ao local a arma não foi encontrada.
A polícia também tem informações que Genival era bem relacionado no bairro Costa e Silva, onde morava. A vítima conduzia uma moto, que segundo um dos filhos, pertencia ao próprio pai
Policiais da viatura 1207 com apoio da Rocam fizeram o isolamento do local até a chegada dos peritos do Instituto Técnico Cientifico de Policia Itep, que removeram o corpo para a sede do órgão, para os procedimentos de Necropsia.

Fonte: Site o Câmara