terça-feira, 2 de junho de 2015

Cosern corta luz da Casa do Estudante de Natal

Foi no escuro total que a tradicional Casa do Estudante do Rio Grande do Norte chegou à noite desta segunda-feira, 1°, hoje, porque a Companhia Energética (Cosern) cortou-lhe o fornecimento de energia em função do grande atraso que se impôs nos últimos meses ao pagamento da conta pela instituição.
Ao transmitirem a informação ao Blog, moradores da casa, situada na praça Coronel Lins Caldasno centro de Natal, culparam o governo do Estado, que é o responsável pelo custeio da instituição. Por que ele não vem pagando as contas, a Cosern, situada ali perto, decidiu pelo corte.
Procurando acender
No início da noite, alguns ex-moradores da casa, notadamente situados entre políticos na ativa em Natal, entraram em campo com o propósito de reacender as lâmpadas e religar equipamentos da Casa do Estudante.
Um dos mais empenhados parecia ser o deputado estadual Getúlio Rego (Dem), que procurou acionar no governo e fora dele esquemas capazes de restaurar o fornecimento da força à Casa do Estudante.
Segundo alguns estudantes, o empenho do parlamentar transcende a esta questão: há alguns meses, dizem, só conseguem preparar comida na casa porque Getúlio, pessoalmente, vem pagando o gás liquefeito de petróleo que queimam em seus fogões.
Instado pelo blog, Pelo celular, Getúlio confirmou a escuridão, pois havia ido à Casa do Estudante por volta das 18 horas, ao ser informado pelos moradores, mas não mais falou, argumentando, que naquela ocasião estava com outro interlocutor em outra linha procurando justamente, um jeito de devolver a energia ao estabelecimento, pelo qual, como disse, nutre grande carinho.    
Culpa do Estado
Há poucas semanas, líderes da Casa do Estudante denunciaram o governador Robinson Faria porque desde o início de 2015 o Estado não fornece alimentos à instituição. A fome estava forçando alguns dos noventa moradores da casa a voltar para seus lares familiares, no interior do Rio Grande do Norte.
Na visão deles, o problema está na secretaria estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, comandada pela esposa de Robinson, a advogada Julianne Faria. Eles garantem que tentaram resolver a situação com a Secretária, mas esta nunca lhes deu respostas, nem sobre a mitigação da fome nem sobre a recuperação que pedem para o prédio, que a seu ver está caindo aos pedaços. 
Cansando-se de levar chá de cadeira, recorreram ao Ministério Público. Após a interveniência do “parquet”, dizem, o governo chegou a fixar um prazo para retomar da entrega dos alimentos. A recomendação, porém, garantem, foi descumprida.
A citação da secretaria, a propósito, mostrou uma situação que sugere que o Ministério Público não está se levando a sério quando se trata de enfrentar o poder executivo.
Em nota motivada pela denúncia quanto à falta do que matar a fome dos estudantes, a Secretaria de Assistência Social explicou que o fornecimento dos alimentos obedecia a um “Termo de Ajustamento de Conduta”, ou TAC, que ela e o “parquet” assinaram em 2009. Como a direção da Casa do Estudante não atendeu a determinadas recomendações, o TAC foi encerrado, segundo o governo. E tudo ficou por isso mesmo, em detrimento do estômago dos educandos.
Fonte:Blog do Roberto Guedes

Sono ajuda a esquecer, fortalecer e transformar as memórias

Após uma noite de sono, você costuma lembrar ou esquecer do que aconteceu nos dias anteriores? Segundo uma pesquisa do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicada na PLoS Computational Biology, as duas situações são possíveis, pois o sonho ajuda a esquecer, a fortalecer e também a transformar as memórias.
Duas correntes teóricas disputam a explicação desses fenômenos – uma fala sobre a importância do sono para o estabelecimento das memórias de longo prazo e a outra diz que esquecemos de experiências enquanto dormimos. O novo estudo da UFRN conciliou as duas teorias, mostrando que ambas podem ocorrer simultaneamente. Para isso, foram utilizadas moléculas para investigar marcadores bioquímicos da formação de memórias, além de técnicas eletrofisiológicas – observando as propriedades elétricas de neurônios – e a modelagem computacional de redes neurais artificiais.
Segundo o pesquisador do Instituto do Cérebro (ICe), Sidarta Ribeiro, o primeiro passo foi observar o cérebro animal após o sono REM (sono em que sonhamos). Foi constatado que, quando o adquirimos uma memória, acontece no cérebro a ativação de “cascatas bioquímicas”. “Uma proteína vai transmitindo uma mensagem a outra até chegar ao núcleo da célula e promover mudança na expressão dos genes. É neste momento que algumas lembranças se consolidam e outras não”, esclarece.
Fonte:Blog do Xerife

Presos cavam buraco e fogem do CDP do Potengi, na zona Norte

Três presos fugiram na madrugada desta terça-feira (2) no Centro de Detenção Provisória do Potengi, na zona Norte de Natal. Segundo agentes penitenciários que trabalham no local, os detentos cavaram um buraco dentro do banheiro de uma cela do presídio.
De acordo com os agentes, a fuga ocorreu no meio da madrugada, mas só foi percebida por volta das 5h30. Os fugitivos são Alexandre dos Nascimento e Aristófanes Nunes de Brito Júnior, que cumprem pena por assalto, além de João Paulo Amorim, preso por tráfico de drogas.

A Polícia Militar está em diligências na região em busca dos criminosos que fugiram do CDP do Potengi. Atualmente, a unidade conta com 185 presos (número já atualizado sem os três fugitivos), mais que o dobro de sua capacidade, que é de 90 detentos.

Fonte:Tribuna do Norte

Após discussão, homem tenta matar irmão a golpes de facão na cidade de Caraúbas

Um homem de 42 anos tentou matar o irmão de facão durante uma discussão no fim da tarde desta segunda-feira, dia 01 de junho, na Rua 13 de Maia, no centro da cidade de Caraúbas, localizada na região oeste do Rio grande do Norte, distante 296 quilômetros da capital do estado, Natal. 

De acordo com a mãe, conhecido por Mocinha, ela tinha saído de casa e deixou no fogão um canja para Marcos André da Silva, de 31 anos. Por volta das 17:30 horas, Marcos André chegou em casa e começou uma discussão como o seu irmão Cezimar da Silva, de 42 anos, conhecido como “Cesar de Dodô”. Marcos André pegou a panela de canja quente jogou em seu irmão, que por sua vez, Cesar de Dodô pegou um facão e desferiu alguns golpes na vítima. Ainda de acordo com informações, os dois haviam bebido, e possivelmente estavam embriagados.

A vítima foi socorrida por vizinhos para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva. Marcos André deu entrada desacordado, com cortes profundos nas costas no ombro direito "pá direita" e outro profundo corte na cabeça. 


Após ser atendido, a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró e o seu estado de saúde é gravíssimo.
Fonte: Icém Caraúbas