terça-feira, 31 de março de 2015

Tese de Doutorado de professora da UERN é considerada inovadora e traduzirá teoria escandinava para o português

A Universidade do Estado do Rio Grande o Norte (UERN) deverá ter destaque nacional, através da tese de doutorado da Profa. Dra. Adriana Morais Jales, do Departamento de Letras Estrangeiras - DLE/FALA. A professora usou como referência para seu trabalho, a Teoria Escandinava da Polifonia Linguística (ScaPoLine) que foi estudada com mais profundidade durante o Doutorado Sanduíche que ela fez na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, durante 6 meses (setembro de 2013 a fevereiro de 2014).
A bibliografia sobre a teoria ainda não foi traduzida para o Português, então foi sugerida a publicação imediata. “Lá eu tive oportunidade de trabalhar com o próprio autor da teoria, o Prof. Dr. Henning Nølke, o que foi de extrema importância para o meu trabalho”, explicou a professora que também analisou livros didáticos de língua portuguesa.
Pelos resultados decorrentes da comparação entre os livros de 4º e 5º anos das duas coleções analisadas, a professora observou, através dos elos de (não) responsabilidade, que em 79% das questões os autores induzem a decodificação de um conteúdo objetivamente inscrito no texto. Nesse sentido, a noção de compreender um texto fica comprometida, uma vez que se limita à cópia de conteúdos ou exercícios de transcrição, deixando de contemplar o uso interativo da língua, ou melhor, deixando de ampliar o conhecimento do aluno na (re)construção dos sentidos do texto, segundo a professora . “Entendemos que o estudo sobre o fenômeno da responsabilidade enunciativa em livros didáticos de Língua Portuguesa oferece, sobretudo, ferramentas para que os interlocutores identifiquem os elementos presentes na enunciação e os efeitos que esses elementos trazem para a (re)construção dos sentidos nos textos que eles leem e escrevem na sala de aula”, completa.
A banca destacou no parecer o traço inovador na reflexão que a professora Adriana Morais Jales propõe sobre a Teoria Escandinava da Polifonia Linguística (ScaPoLine), pouco estudada no Brasil, bem como sobre a análise realizada de livros didáticos de Língua Portuguesa. E finalizou o parecer aprovando o trabalho e sugerindo a publicação, principalmente no que se refere à reflexão teórica inovadora. Mais Português- A professora Nádia Maria Silveira Costa de Melo, do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, de Assú, também defendeu sua tese de doutorado sobre a “Construção Medial no Português do Brasil”, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na última sexta-feira, 27.
A orientadora foi a professora Maria Angélica Furtado da Cunha, da UFRN. O Reitor Pedro Fernandes prestigiou a apresentação das duas professoras e disse que a UERN sente-se orgulhosa pela qualidade dos trabalhos que são expostos diante de bancas examinadoras com professores de outras Universidades reconhecidos nacionalmente. “Todas as vezes que tenho condições de assistir a defesa de trabalhos como esses, compareço, porque é uma forma não apenas de prestigiar, mas, sobretudo, de testemunhar a confirmação da aprovação que nossa universidade dá aos seus professores”, exalta.
Fonte: Blog A Folha Patuense

Clubes, Globo e CBF recebem proposta de implantação de mata-mata no Brasileiro

Um dos principais articuladores para a volta do mata-mata, o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, formalizou e enviou uma proposta de mudança no formato do Brasileiro aos clubes da Série A, à Globo e à CBF para alimentar a discussão sobre o tema. O formato prevê a participação de 24 equipes e que cada uma dispute 35 partidas. Seriam 23 jogos disputados por pontos corridos e 12 por mata-mata.
Meia maratona. De acordo com Ednaldo, a redução do número de jogos, de 38 para 35, aliviaria a situação enfrentada por alguns clubes do Nordeste. “O Sport, por exemplo, vai ter que viajar mais de 80.000 quilômetros no Brasileiro deste ano. Isso não está certo”, argumenta o cartola baiano.
Em pauta. O projeto da federação baiana deve ser discutido pela comissão de clubes criada para avaliar a mudança de formato do Brasileiro. O presidente do Grêmio, por exemplo, propõe outro modelo de mata-mata.
Painel Folha


Blog do BG: http://blogdobg.com.br#ixzz3VyQMUSIy

Quadrilha que teve 7 mortos no Seridó é composto por 20 integrantes, diz polícia do RN

Na manhã desta segunda-feira (30) a delegada adjunta da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (DEICOR), Danielle Filgueira, e o comandante do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE), Major Rodrigo Trigueiro, detalharam em coletiva de imprensa, realizada no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a Operação "Hefesto", deflagrada na madrugada do último domingo (29), na cidade de Currais Novos. Também participaram da coletiva, a secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, o Delegado Geral de Polícia Civil, Stenio Pimentel, e o comandante da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas.
 
Durante a coletiva, a delegada Danielle Filgueira esclareceu que a ação de domingo foi resultado de um trabalho de investigação que o DEICOR vinha fazendo em torno da quadrilha. Ela explicou que no momento da abordagem o grupo se preparava para realizar mais uma explosão de caixa eletrônico naquela região. De acordo com a delegada, as investigações apontam que a quadrilha é composta por no mínimo 20 integrantes. "As investigações continuarão para que possamos identificar e prender os demais membros", disse Danielle.
 
Um dia antes da operação policial a quadrilha havia tentado explodir um caixa eletrônico na região de Currais Novos, mas não obteve êxito, pois se assustaram com a presença da Polícia Militar no local e perderam um dos carros que seria utilizado no roubo. Diante disso, os bandidos se esconderam no matagal e saíram somente na madrugada do domingo, quando um táxi foi buscar os sete elementos. Ao sair do matagal, a quadrilha foi surpreendida pelas polícias Civil e Militar, que os aguardavam na entrada da cidade de Currais Novos.
 
"Quando fizemos a abordagem, disparamos contra os pneus do veículo em que os elementos se encontravam para parar o carro e verbalizamos para que eles saíssem do interior do veículo. Apenas o motorista obedeceu o comando da polícia e saiu com a mão na cabeça, se rendendo. O segundo elemento que saiu do carro, já saiu atirando contra a polícia, em seguida os demais que se encontravam no interior do veículo também passaram a atirar", explicou Danielle Filgueira.
 
O motorista do táxi foi identificado como João Maria da Rocha, vulgo "Catatau", e encontra-se preso. Já na manhã do domingo outro integrante da quadrilha foi preso em Natal. Kleiton Carrol Gomes de Albuquerque, vulgo "Magão", é traficante e tinha a função de esconder o armamento da quadrilha, em sua casa foram encontrados 4 quilos de drogas.
 
Além de armas, foram apreendidos com a quadrilha material explosivo, roupas camufladas, balaclavas (capuzes pretos), celulares e dinheiro fracionado.
Fonte:De Fato

Ex-presidiário suspeito da morte de músico em Caraúbas é executado minutos antes de ir depor na Polícia Civil

O ex-presidiário, Raí Aluízio da Silva,conhecido por "Nenzinho de 24 anos e que era investigado como participante na morte do Músico Bruno Sales, ocorrida na semana Passada em Caraúbas, foi executado a tiros de Pistola 380 e escopeta 12, na tarde desta segunda feira 30 de março naquela cidade. 

Segundo informações do delegado de Polícia Civil da cidade, Dr. Erick Gomes,Raí estava em sua residência, se preparando para ir a delegacia depor sobre o morte do músico, quando quatro homens em duas motos e de coletes a prova de balas da Polícia Federal, chegaram na casa e mandaram que abrissem a porta,dizendo que eram da Polícia. 

Dois homens entraram na casa e os outros dois foram para frente da residencia do sogro de Raí que fica próximo. Quando percebeu que não se tratava de Polícia, a vítima tentou fugir por uma janela e subiu no telhado da casa,tentando escapar da morte, mas foi alvejado e morto. 

Ainda de acordo com o bacharel Erick Gomes,o depoimento de Raí estava marcado para as 15horas desta segunda feira (30), mas os atiradores chegaram antes, por volta das 14h30min e o executaram.

O delegado informou ainda que,a vítima esteve preso durante seis anos, acusado de integrar uma quadrilha de assaltantes, e no último final de semana, tinha sofrido um atentado a bala, onde dispararam mais de trinta tiros, sem que ele fosse alvejado. 

Depois de muito trabalho e com ajuda de populares, a equipe do ITEP conseguiu retirar o corpo de cima do telhado da residência onde o mesmo tombou sem vida. 

Após os trabalhos de perícia no local, o corpo de Raí foi removido para a sede regional do ITEP em Mossoró, onde será necropsiado e liberado para sepultamento.

Fonte:Cg na Mídia