segunda-feira, 25 de maio de 2015

Potiguar é destaque mundial com projeto para deficientes visuais

Uma bengala com sensores de raios infravermelhos e raios ultrassônicos que orientam o deficiente visual quanto à sua localização no espaço. Parece algo futurista, mas já é realidade. A iniciativa partiu do potiguar Danilo Pessoa Diógenes e foi destaque internacional, recebendo o reconhecimento através do Prêmio Here for Good. Recém-formado em Engenharia da Computação pela Universidade Potiguar, o jovem desenvolveu o projeto ainda nos bancos da graduação com intuito em contribuir para a melhoria social de pessoas com baixa visão ou totalmente cegas. 

Danilo desenvolveu o projeto do Sistema de Auxílio ao Deslocamento para Deficientes Visuais (SADDV), uma bengala que possui sensores com interface com fones de ouvido. Essa tecnologia possibilita duas ações: enquanto um tipo de sensor alerta para obstáculos encontrados acima da cintura do condutor, como telefones públicos, através de vibrações diferenciadas de acordo com a extensão do objeto, o outro sensor emite sons, semelhantes aos das câmeras de ré de um carro, no caso de obstáculos abaixo da cintura, como bancos, buracos ou degraus. 

O trabalho teve importância reconhecida pelo Here for Good, ação da Laureate International Universities, que apoia projetos que busquem minimizar efeitos de problemas comuns no entorno das instituições da rede. Todo ano a premiação seleciona os melhores projetos desenvolvidos nos 29 países onde a Rede Laureate atua, e neste ano Danilo foi um dos selecionados para ter seu trabalho divulgado, por meio de publicação impressa e virtual para todo o mundo.

 Com apenas 21 anos, o ex-aluno da UnP desenvolveu o projeto por um ideal nobre. “A ideia não foi por um motivo pessoal, não tenho parentes ou amigos com deficiência visual, mas observei pessoas desconhecidas com essa limitação e vi o potencial de ajudá-las através da engenharia da computação”, conta Danilo, que explica todo o processo, da concepção do projeto até a classificação na premiação, ressaltando a importância do apoio que teve em todas as etapas.

“Comecei a trabalhar focado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), tive o apoio e a orientação do professor Glaucus Brelaz, e em seguida, o projeto foi adotado pelo e-Labora, passando a contar com a estrutura da Universidade para desenvolver um protótipo. Com incentivo da Escola de Engenharias e Ciências Exatas o trabalho foi inscrito no Here for Good. Sem dúvidas a capacidade que a Escola tem para desenvolver projetos e as linhas de pesquisa oferecidas auxiliaram em todo o processo”, afirmou Danilo.

Agora, o desafio é buscar investidores para fomentar a produção e comercializar o equipamento em larga escala. “A sensação com essa seleção é inexplicável. Acreditar num projeto e chegar a esse ponto é uma conquista que não tinha noção”, avalia.

Tecnologia avançada

Entenda o Sistema de Auxílio ao Deslocamento para Deficientes Visuais (SADDV):

A ferramenta utiliza um conjunto de técnicas de localização e identificação de obstáculos baseadas na reflexão de ondas ultrassônicas e raios infravermelhos. 

As informações são captadas por sensores, processadas de modo a estimarem a distância, a constituição e o tamanho dos obstáculos para serem então transmitidas ao usuário através de uma interface háptica e sonora. 

3 O papel desses estímulos é aguçar o senso intuitivo do indivíduo a fim de que ele identifique com maior precisão as barreiras do cenário ao seu redor, bem como durante seu deslocamento sem que ocorra o toque ao objeto. 

O equipamento foi desenvolvido no Laboratório de Robótica e de Eletrônica da UnP. A equipe de pesquisa é composta por oito pessoas, entre alunos, professores, voluntários e colaboradores. 

Fonte:Tribuna do Norte

Soprando Velinha

 Regivânia Rodrigues
 Noemia Sousa
Talita Jales
Blog Messias Online deseja um feliz aniversário a todos esses que hoje estão soprando velinhas,muita saude paz e sucesso.

Professores vão parar o ano letivo da Uern a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira (25) não terá aula na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professores e técnicos-administrativos estão em greve.
As atividades só retornarão quando o Governo do Estado decidir cumprir o reajuste salarial de 12,035% aprovado em 2014, pela então governadora Rosalba Ciarlini.
Os servidores se decepcionaram com a resposta do governador Robinson Faria (PSD) durante audiência na última quinta-feira (21). Ele disse que o governo não cumpriria o acordado em 2014, justificando falta de recursos e o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em 2011, no primeiro ano da gestão Rosalba Ciarlini, a governadora apresentou o mesmo argumento, rejeitado pelos servidores. Naquele ano, a greve foi longo, mais de 100 dias, prejudicando o calendário letivo e os estudantes.
A situação agora é a mesma.
Os servidores entendem que seus direitos estão consolidados porque foram negociados com o próprio governo. O que eles querem agora é apenas que o governador cumpra o que foi decidido.
As atividades de greve vão se concentrar no campus central da Uern, em Mossoró, nesta segunda-feira. A mobilização tem início às 7h, devendo se estender por todo o dia.
Fonte:De Fato

Inscrições para o Enem começam hoje

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59 do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.
O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano, podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior. 

Neste ano, para fazer a inscrição o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência, aqueles que têm uma renda renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado.

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho.

Fonte:Agência Brasil/via Tribuna do Norte

Secretaria de Saúde confirma 18 casos de zika vírus no RN

Subiu para 18 o número de casos confirmados de zika vírus no Rio Grande do Norte. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), 16 casos foram registrados em Natal e dois em São Gonçalo do Amarante, município da região metropolitana.

Para a confirmação dos casos, além da análise dos prontuários, triagens de casos, entrevistas e identificação de sinais e sintomas, as amostras coletadas nos pacientes nos Hospitais Giselda Trigueiro, Sandra Celeste e Hospital dos Pescadores estão sendo encaminhadas para laboratórios de referência. 

As amostras serão testadas para dengue, sarampo, rubéola, parvovírus, arbovírus, zika, enterovírus e vírus respiratório, no Laboratório Central (Lacen-RN), Instituto Evandro Chagas (IEC) e Fiocruz/RJ, com possibilidade de envio também para outros países.

De acordo com Kristiane Fialho, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, o estudo feito pelo EPISUS/MS ajudará numa definição mais qualificada dos casos suspeitos. “O Ministério da Saúde está aos poucos definindo as diretrizes e nós, como vigilância, estamos buscando as informações para prosseguir com o controle vetorial dos focos do mosquito Aedes Aegypti que é o transmissor da doença”, explicou Kristiane.

O zika é uma doença viral, benigna e que tem cura. Os sintomas são febre baixa (ou ausência de febre) e o maior incômodo é o prurido (coceira), além das manchas vermelhas, inchaço nas extremidades e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue, e há um período de incubação de cerca de quatro dias. O tratamento é baseado no uso de medicamentos para o alívio da febre e dor.

Não há registros de óbitos causados pela doença. “Mas é importante chamar a atenção para as medidas de prevenção que também são semelhantes às da dengue e da chikungunya. Não existem medidas de controle específicas direcionadas ao homem, uma vez que não se dispõe de nenhuma vacina ou drogas antivirais. Dessa forma o controle está centrado na redução da densidade vetorial como, por exemplo, mantendo o domicílio limpo eliminando os possíveis criadouros”.


Fonte:Agência Brasil