terça-feira, 13 de janeiro de 2015

529 mil alunos ficaram com nota zero na redação do Enem 2014, diz MEC

Índice representa 8,5% dos candidatos participantes. 
Nota de cada um dos 6,1 milhões de estudantes saiu nesta terça.

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça-feira (13) o balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos).
Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova (8,5% dos candidatos). Deste número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil na redação – a máxima possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.
As notas de cada um dos 6.193.565 participantes do Enem foram divulgadas na noite desta terça, segundo o ministério. O candidato pode acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Basta inserir o número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso. Em caso de dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.
Queda na média
Ainda segundo o MEC, a média das notas em redação teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013 entre os alunos que estão concluindo o ensino médio. Em matemática, a queda foi de 7,3% em relação ao exame anterior.
Sobre a queda nas médias das notas de matemática e redação em relação ao ano passado, o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que não considera que seja algo "tão significativo".
"A minha opinião é de que houve uma queda em matemática e redação. Uma queda superior à margem, não diria uma queda significativa, mas uma queda que deve estimular a comunidade acadêmica a analisar as razões para isso. Um ano no Ensino Médio brasileiro não há variações tão significativas" afirmou o ministro.
Segundo Cid Gomes, o tema da redação deste ano (publicidade infantil) não foi tão debatido pela mídia e pela sociedade brasileira quanto o tema de 2013 (lei seca).
"Eu arriscaria uma tese: o tema de 2013 foi a lei seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que houve um processo de discussão tão grande", analisou. Questionado sobre se considera o tema deste ano mais difícil, Gomes respondeu: "Eu não diria difícil, é relativo."
Segundo o ministério, os motivos para que as redações fossem anuladas são: fuga ao tema, cópia do texto motivador, texto insuficiente, não atendimento ao tipo textual indicado, partes desconectadas, textos que "ferem" os direitos humanos, e outros motivos não divulgados.
Fonte:G1

Natal foi eleita a quarta melhor capital

Segundo a revista Exame, no ranking das 100 melhores grandes cidades Natal aparece na lista como a quarta melhor capital, abaixo de Belo Horizonte, que aparece em segundo lugar geral; Curitiba, na nona posição; e Florianópolis, em décimo-primeiro. Natal é a décima-terceira melhor grande cidade.
Fonte:O Xerife

Sentença obriga estado pagar água e energia da casa do estudante de Mossoró

Sentença proferida pelo juiz José Herval Sampaio Júnior determina que o Estado pague as despesas de locação do prédio que abrigou provisoriamente estudantes residentes na Casa do Estudante de Mossoró, bem como responda pela quitação de faturas de água e energia elétrica do mencionado prédio e da sede definitiva da entidade. A decisão do titular da 2ª Vara Cível mossoroense deverá ser cumprida em até 30 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.
A ação movida pelo Ministério Público pedia a condenação do Estado no pagamento das despesas com o aluguel da sede provisória, bem como no custeio das despesas de água e energia elétrica da Casa do Estudante. A demanda surgiu após Inquérito Civil que apurou a ausência de condições mínimas de funcionamento do local. O Corpo de Bombeiros chegou a interditar o prédio que abrigava a entidade, deixando 60 estudantes em condições adversas.
O Estado, em sua defesa, alegou ilegitimidade para figurar no processo, sob o argumento que inexiste vínculo entre ele e a Casa do Estudante. Para o julgador, porém, não se deve esquecer que a entidade autora, apesar de se tratar de pessoa jurídica de direito privado, tem como objetivo principal a promoção de ajuda aos estudantes com dificuldades financeiras e sociais.
“Observa-se que, diante da ausência de capacidade financeira da entidade, faz nascer uma responsabilidade subsidiária do Estado justamente para garantir princípios vetores da Constituição Federal, principalmente, a Dignidade da Pessoa Humana, sem falar do direito à Educação”, completou Herval Sampaio.
O magistrado ressaltou a difícil situação financeira da instituição, recordando ainda que despesas com água e energia elétrica não representam “valores astronômicos que causem prejuízo à Administração Pública”.
Quanto à multa por descumprimento, o juiz informou que Ação Civil Pública foi movida contra o Estado do Rio Grande do Norte, e não contra o gestor responsável pelo cumprimento da decisão judicial, de modo que apenas o ente público está legitimado a responder pelo eventual pagamento.
(Ação Civil Pública n° 0601555.32.2009.8.20.0106)
Fonte:De Fato

Resultado do Enem 2014 deve ser divulgado às 14h

O resultado do Exame nacional do Ensino Médio deve ser diivulgado a partir das 14h (horário local, 15h no horário de Brasília) durante uma entrevista coletiva na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Segundo o Portal Brasil, devem participar do evento o ministro da educação, Cid Gomes, além do presidente Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares.

De acordo com a assessoria de comunicação do Inep, o site do órgão não saiu do ar durante a manhã. O problema teria sido o grande fluxo de pessoas acessando a página ao mesmo tempo, o que fez com que o endereço eletrônico ficasse lento.

Desde cedo, estudantes que participaram do exame tentam acessar as notas individuais. Contudo, o site do Inep só disponibiliza até o momento os dados até o ano de 2013.

Pelo Twitter, o Inep comunicou que os resultados individuais podem sair até o fim do dia. Nas redes sociais, muitos estudantes reclamaram por causa do 'atraso' na divulgação das notas. "Fim do dia nada. Não dá pra entrar e fazer o Enem até o fim do dia, é até às 13h ou fecham o portão na nossa cara", reclamou uma estudante. "Candidatos: informamos que os resultados individuais sairão até o fim do dia.” até pra sofrer tem q esperar", disse outro candidato em seu perfil.

Mais de 205 mil estudantes potiguares se inscreveram para a prova. O número de faltosos no estado ainda não foi divulgado, mas o índice nacional de abstenções é de 28,6% em 2014. Para ter acesso à pontuação, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento da inscrição. Esse código também é usado para o cadastro em programas de acesso ao ensino superior, bolsa de estudos e de financiamento estudantil.

O candidato pode acessar sua nota através do site do Inep. Nessa primeira edição serão ofertadas 205.514 vagas em todo o Brasil, para 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. A UFRN vai oferecer 6.878 vagas para ingresso nos dois períodos letivos (4.434 para 2015.1 e 2.444 para 2015.2), enquanto o IFRN, 652 vagas, já que ainda usa processo seletivo próprio para ingresso em cerca de 50% de suas vagas.

A consulta de vagas já está disponível no site http://sisu.mec.gov.br/, por município, nome da instituição ou curso. Os interessados podem acessar a página antes da abertura das inscrições para buscarem pelas instituições e cursos oferecidos.

As inscrições do Sisu serão realizadas exclusivamente no portal do MEC entre os dias 19 e 22 deste mês. No site, a primeira coisa a fazer é confirmar os dados. A partir de então, o sistema vai atualizar diariamente o resultado da primeira chamada, que deve ser divulgado no dia 26 de janeiro.

Fonte:Tribuna do Norte