sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Natal é a 12ª cidade mais violenta do mundo, aponta ONG

Os índices de violência em Natal chegaram a níveis tão alarmantes que a capital do Rio Grande do Norte já é a 12ª no mundo entre as mais violentas. O dado é resultado de uma pesquisa da ONG (organização não governamental) Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, divulgada neste mês de janeiro. O estudo utiliza taxas de homicídio do ano de 2013 para classificar as cidades como mais ou menos violentas. O estudo utiliza índices de população e de homicídios de estatísticas oficiais dos governos locais de cidades com mais de 300 mil habitantes.
Segundo a pesquisa, Natal teve uma média de 57,62 para cada grupo de 100 mil habitantes. Os números colocam a capital potiguar como a quarta mais violenta do país, segundo a pesquisa. Para a deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa, Márcia Maia, os números da capital são apenas uma prova da violência em todo o RN. A informação, segundo ela, é comprovada por outro estudo, este, produzido no RN.
Fonte:O Xerife

McLaren apresenta novo carro. Continua prata, mas o bico...

A McLaren apresentou nesta sexta-feira (24) seu carro para a temporada de 2014 da Fórmula 1. É o primeiro modelo mostrado em sua versão final - antes, Force India e Williamsapresentaram esboços de seus carros de 2014.
Contrariando rumores de que mudaria a pintura para laranja, a equipe britânica manteve o prata que a acompanha desde 1997. A novidade foi o novo desenho do carro, que trouxe um bico ainda mais estranho do que o divulgado pela Williams na última quinta-feira.
A McLaren ainda não tem patrocinador master definido, por isso estampou o nome do modelo "MP4-29" na asa traseira e na parte de cima do bico.
Com a asa dianteira em três níveis, o bico simplesmente é afinado ao chegar na ponta do carro, formando para quem vê de frente uma espécie de letra "M". Além disso, o bico é mais rebaixado em relação aos modelos anteriores e chega a lembrar um escorregador.
Os bicos dos carros de 2014 da F-1 se tornaram diferentes do que eram até a temporada passada por causa da preocupação da FIA com uma possível decolagem dos carros em caso de acidentes. Para isso, a entidade reduziu a altura do bico em relação ao solo, enquanto a parte frontal da carenagem continua mais alta.
A dupla de pilotos da McLaren será formada por Jenson Button e Kevin Magnussen. Esta será a última temporada da equipe britânica com motores da Mercedes. A montadora alemã está na McLaren desde 1995 e dará lugar à Honda, que retornará à principal categoria de automobilismo do mundo como fornecedora de motores em 2015, sete anos após a última temporada com equipe própria.
Entre 1988 e 1992, a parceria entre Honda e McLaren rendeu quatro títulos consecutivos da escuderia na F-1, com Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991) e Alain Prost (1989).
Fonte:UOL

Meteorologia da Emparn divulga a previsão climática para o RN

Nos dias 20 e 21 de janeiro foi realizada em Fortaleza, a III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME). Nessa reunião estiveram presentes representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, CPTEC/INPE, INMET, UECE, IRI (USA), UK MET OFFICE (Reino Unido) e outras instituições. A precipitação prevista, em milímetros, para as microrregiões do RN, para o trimestre fevereiro, março e abril de 2014, segundo as categorias de maior probabilidade de ocorrência será de normal e abaixo do normal.
Os representantes dos estados iniciaram o encontro apresentando as condições pluviométricas referentes ao ano de 2013, destacando os baixos índices de chuva ocorrida, culminando com escassa agricultura e alta deficiência no armazenamento de água nos principais reservatórios na região semiárida, que atualmente apresentam um armazenamento em torno de 25% a 30% da capacidade máxima. Em seguida, foram avaliados os parâmetros atmosféricos que influenciam diretamente na ocorrência de chuvas na região, como a temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, a condição do vento alísio de sudeste e as relações entre esta variável e o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico causador de chuvas na região no período de fevereiro a maio para posições mais ao sul em relação a linha do Equador.
Baseados nesses estudos, no posicionamento da ZCIT durante dezembro de 2013 e a primeira quinzena de janeiro de 2014 e na análise dos resultados dos principais modelos oceânicos/atmosféricos (CPTEC/INPE, FUNCEME. IRI, UK Met Office, FUNCEME) e estatísticos (INMET), os meteorologistas concluíram que existe uma tendência de que as chuvas para os próximos três meses (fevereiro a abril) variem entre normal a abaixo da normalidade com grande variabilidade temporal e espacial na ocorrência das chuvas. Como acontece todos os anos, durante o mês de fevereiro será realizada no Rio Grande do Norte a IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte da Região Nordeste, coordenada pela EMPARN, com data ainda a ser definida, oportunidade em que serão avaliadas as variáveis de interesse e atualizada a previsão para os meses seguintes.
Fonte:Rádio Rural

Novo governador do RN deve ser empossado sábado, diz Assembleia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte marcou para este sábado (25) às 9h30 a sessão extraordinária de posse de Robinson Faria no Governo do Estado. A Mesa Diretora da Casa deliberou a publicação de edital no Diário Oficial do Estado convocando os deputados estaduais que se encontram em recesso parlamentar.
De acordo com o deputado Rocardo Motta, presidente da AL, é necessário o quórum mínimo de 8 deputados, um terço do número de deputados que compõem a Casa.
Rosalba foi condenada por abuso de poder econômico e afastada do cargo por uma decisão do TRE que ainda a tornou inelegível por oito anos. A decisão do pleno ainda cassou os mandatos de Cláudia Regina (DEM) e de Wellingtton Filho (PMDB), prefeita e vice-prefeito de Mossoró, respectivamente. Ambos também estão inelegíveis 8 anos.
A decisão do TRE foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta quinta-feira (23)
Entenda o processo
O processo se refere à perfuração de um poço no assentamento Terra Nova, comunidade rural de Mossoró. Em 1ª instância, o juiz eleitoral José Herval Sampaio decidiu que o abuso de poder se configura “pela ordem de feitura de um poço em comunidade pobre com fins nitidamente eleitoreiros e sem qualquer comprovação formal dos trâmites legais”. O magistrado condenou Rosalba e Cláudia Regina à perda dos mandatos e à inelegibilidade por oito anos, mas, após recurso, a decisão de primeira instância perdeu efeito.
Na decisão da primeira instância, o juiz José Herval Sampaio ressaltou que a perfuração do poço não estava programada. “Mas, tudo bem, o poço foi cavado, e a comunidade agora tem água de qualidade advinda daquela obra. Não! Na verdade, após o pleito e a suposta conclusão da perfuração, o poço foi 'tampado', e pelo menos, até 10 de agosto de 2013, não derramou sequer uma gota d'água em benefício daquele povo tão sofrido”, relatou o magistrado no processo.
Apesar de reconhecer que não houve comprovação da participação direta da governadora, o juiz condenou Rosalba Ciarlini "como responsável do abuso de poder comprovado na ação". Claudia Regina e Wellington Filho foram condenados "como beneficiários do citado abuso de poder".]
Fonte:G1

Coca-Cola é a marca mais valiosa da história. Porém, alguns fatos mostram que ela também pode ser a mais perigosa para o consumo humano

Coca-Cola é a marca mais valiosa na história, e " Coca- Cola" é a segunda palavra mais reconhecida do mundo depois de "Olá". No entanto, a própria bebida mostra ser um veneno absoluto para o metabolismo humano. A Coca-Cola está muito próxima do nível de acidez do ácido de bateria e, conseqüentemente, ela muitas vezes pode limpar locais melhor do que muitos produtos de limpeza tóxicos por ai.

É mais barato e mais fácil comprar Coca-Cola em alguns países do terceiro mundo do que ter acesso à água limpa. Acredite. A marca Coca-Cola usa "relações públicas de propaganda " para convencer os consumidores e nações inteiras que se trata de uma "empresa ambiental ", quando na verdade ela está ligada à poluição, escassez de água, e da doença.

As pessoas que consomem refrigerantes como a Coca-Cola tem um aumento de 48 % no risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, em comparação com pessoas que não bebem refrigerantes em todas refeições ou não bebem todos os dias. Um estudo publicado na revista Respirology revela que o consumo de refrigerantes também está associado a doenças do pulmão e distúrbios respiratórios como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A carbonatação na Coca-Cola faz com que a perda de cálcio nos ossos ocorra através de um processo que envolve 3 fases:

1º A carbonatação irrita o estômago.

 O estômago "cura" a  irritação da única maneira que sabe. Acrescentando o único antiácido à sua disposição: o cálcio. Ela recebe este a partir do sangue.

3º O sangue, agora acessível em cálcio, repõe o seu fornecimento a partir dos ossos. Se ele não fizer isso, a função muscular e cerebral seria severamente prejudicada.

Mas, a história não termina aí. Outro problema que a coca oferece, é também conter o ácido fosfórico (não a mesma que a carbonação, o dióxido de carbono, que é misturado com a água). Ácido fosfórico também causa um impacto contra o cálcio no corpo humano.

Assim, a Coca-Cola amolece seus ossos (na verdade, torna-os fracos e quebradiços) de 3 maneiras:

 A carbonatação reduz o cálcio nos ossos.

 Ácido fosfórico reduz o cálcio nos ossos.

 A bebida substitui uma alternativa contendo cálcio, como o leite ou água. Leite e água não são excelentes fontes de cálcio, mas são fontes.

O câncer de esôfago era muito raro duas gerações atrás - agora, é comum. O mecanismo de base funciona da seguinte maneira:

1º Danos mecânicos às células são fatores de grande risco para o câncer. É por isso que as partículas de amianto, por exemplo, podem causar câncer de pulmão.

2º Todos os refrigerantes causam refluxo ácido ( o ácido do estômago subindo passado a válvula do esôfago ). Esta é mais pronunciada quando o corpo está na horizontal (como no sono) , mas o volume da Coca-Cola e refrigerantes consumidos nos EUA mostram que o refluxo ácido é bem além do ponto de perigo. Toda vez que você ingerir uma bebida gasosa, você está obtendo ácidos arrotos para o esôfago. Mas o quanto é demais? A pesquisa não diz onde o limite é - isso só mostra que a maioria de nós tem um nível a ser respeitado.

3º Ácido stomach dissolve o tecido - esse é o seu propósito. O revestimento do estômago não se estende para o esôfago , assim o esôfago inferior fica danificado pelo ácido muito mais freqüentemente em usuários de refrigerantes do que em pessoas que não tomam . Isso resulta em um aumento radical na mutações celulares , juntamente com um nível muito mais elevado de radicais livres.

Para mostrar que a Coca-Cola não é para o consumo humano , aqui estão algumas maneiras práticas em que você pode usar a Coca-Cola como um produto de limpeza doméstica:

Remove manchas de graxa das roupas e tecidos

Remove ferrugem; métodos incluem o uso de tecido embebido em Coca-Cola, uma esponja ou até mesmo uma folha de alumínio. Também solta parafusos enferrujados

Remove manchas de sangue , de roupas e tecido.

Limpa manchas de óleo a partir de um piso de garagem , deixe a mancha de molho , mangueira fora.

Mata lesmas e caracóis , assim como outros ácidos.

Limpa panelas queimadas , deixe a panela de molho na Coca-Cola, depois enxague.

Limpa manchas de difícil remoção em chaleiras ( mesmo método com as panelas queimadas )

Limpa terminais de baterias de automóveis por vazamento de uma pequena quantidade de Coca-Cola sobre cada um.

Limpa motor, distribuidores de Coca-Cola têm usado esta técnica há décadas.

Faz tostões brilharem ; Imergir os tostões antigos em Coca-Cola irá remover as manchas .

Limpa telha argamassa ; derrame sobre chão da cozinha , deixe por alguns minutos , e depois limpe.

Remove manchas na louça .

Tem uma piscina suja? Adicionando duas garrafas de 2 litros de Coca-Cola você à limpa.

Você pode remover ( ou desaparecer ) tintura de cabelo derramando Coca diet por cima.

Remove manchas de marcador de tapete. Aplicando a coca, lave e em seguida limpe com água e sabão irá remover as manchas de marcadores .

Limpa o vaso sanitário ; derrame em torno tigela , deixe por um tempo, dê descarga .


Tradução de Folha Social, fonte original

TRE determina cassação de Rosalba e publica acórdão

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) cassou ontem, pela segunda vez, o mandato da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Por quatro votos a um, os magistrados do TRE/RN entenderam que houve abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2012, em Mossoró, e determinaram o afastamento imediato do cargo de chefe do Executivo estadual. O juiz Herval Sampaio, que julgou a matéria no âmbito do primeiro grau, tornou Rosalba Ciarlini inelegível e cassou os eleitos aos cargos de prefeito e vice de Mossoró – Cláudia Regina e Wellington Filho. Eles teriam sido beneficiados pela instalação de um poço, a mando da governadora, em uma comunidade carente do município.
No Tribunal Regional Eleitoral, os efeitos da punição se ampliaram quanto à Rosalba Ciarlini. E uma questão de ordem suscitada pelo juiz Nilson Cavalcanti mudou mais uma vez os rumos do julgamento. Eles entenderam que a constatação de abuso de poder econômico era suficiente para cassá-la. Essa tese foi rechaçada pelo relator da matéria, o juiz federal Eduardo Guimarães. Ele explicou, na ocasião, que a cassação de Rosalba Ciarlini não foi citada na fase inicial do processo e tampouco no recurso impetrado no TRE/RN, e que por isso não podia ser razão de apreciação pelos magistrados.
Ao proferir o voto, o juiz Eduardo Guimarães fez menção ao assunto da cassação, tema amplamente discutido durante a última sessão plenária do TRE/RN, em dezembro, cujo desfecho resultou na determinação de afastamento da governadora. Ele justificou os motivos pelos quais discorda da medida. Mas não houve acordo. Os demais magistrados votantes – Arthur Cortez, Verlano Medeiros, Nilson Cavalcanti e Carlos Virgílio – se posicionaram favoráveis a questão de ordem suscitada. 

Os únicos a não se manifestar foram os desembargadores Amílcar Maia e João Rebouças. O primeiro porque, na condição de presidente, vota somente em caso de necessidade de desempate. O segundo porque alegou suspeição.

Posse
O acórdão (decisão colegiada) publicado no Diário Eletrônico ontem será entregue oficialmente à Assembleia Legislativa na manhã de hoje. Nele, os juízes determinam ao presidente do legislativo, deputado Ricardo Motta (PROS), que seja providenciada a posse do vice-governador em um prazo de 24 horas. “A Assembleia Legislativa aguarda a notificação e tão logo isso ocorra vai tomar as providências para dar cumprimento à decisão do TRE/RN. Isso tudo com base na constituição estadual e no regimento interno da Casa”, informou a AL/RN, por meio da assessoria de imprensa. Os deputados estão no período de recesso parlamentar. A Assembleia não informou como será a solenidade de posse.

Bate-papo - Eduardo Guimarães
Relator do processo no TRE-RN

Qual sua opinião sobre a cassação?

Eu não concordei, fiz questão de frisar isso com muitos argumentos no meu voto, mas fui vencido. A decisão deve ser cumprida.

O que o senhor entendeu de diferente dos outros?
Eu entendi que o TRE não teria jurisdição sobre essa matéria, porque ela não foi suscitada nem na petição inicial nem na petição do recurso. Então o juiz não pode conhecer qualquer matéria de ofício, por conta própria.

Mas houve uma questão de ordem...
Só que é uma questão de ordem sobre algo estranho aos autos, que foi trazido de fora, sem provocação das partes e isso a lei não permite.

O senhor também discorda da outra decisão do TRE que determinou o afastamento por conduta vedada?
Eu discordo no mérito com relação a essa inelegibilidade aplicada à autoridade [Rosalba] que praticou um abuso de poder. E ainda implicar para essa autoridade também a cassação do seu mandato. Eu não consigo enxergar isso na lei. Então eu divirjo do TRE nessa parte. A conduta vedada não é capaz de gerar afastamento da autoridade que a praticou. Consta na lei a aplicação da inelegibilidade, mas não da cassação.

Como o senhor vê a posição do TRE?
Entendo perfeitamente a posição dos demais membros da Corte. Estão claramente adotando interpretação normativa do sentido da norma.

Mas neste processo o senhor foi favorável à inelegibilidade...

Neste caso sim, porque a inelegibilidade está prevista expressamente no artigo 22, inciso 14, da lei complementar 64. Está lá prevista também como sanção à autoridade que praticou o ato de abuso de poder econômico e político. Não há previsão nenhuma nem nesse dispositivo e nem em nenhum outro a ele relacionado da cassação dessa autoridade que tenha praticado o ato. 
Fonte:Tribuna do Norte