quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Presidente da Assembleia encaminha moção em prol da vaquejada ao STF

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), apresentou moção em prol da vaquejada. O documento, que será encaminhado à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, destaca a importância econômica e cultural da prática esportiva e ressalta o regulamento vigente em todos os eventos voltado para o bem estar do animal, impedindo qualquer tipo de violência.
“A vaquejada é raiz da nossa história, além de um grande gerador de emprego e renda para a região Nordeste. Essa tradicional festa não pode receber a acusação de torturar e infligir maus-tratos a animais, como acontecia em outras festividades populares. A vaquejada é uma modalidade esportiva própria da vida rural que, a exemplo do hipismo e do turfe, envolve participação conjunta do homem, ou mulher, e do animal”, justifica.
O movimento recebeu apoio oficial do presidente da Assembleia em reunião realizada na Casa no dia 11 de outubro com a presença de um grande número de deputados, criadores, representantes de associações relacionadas às vaquejadas e prefeitos. Na mesma ocasião foi indicada a elaboração de Projeto de Lei em caráter de urgência para reconhecer a vaquejada como elemento pertencente ao patrimônio cultural do Estado e a regulamentar como atividade esportiva.
A moção apresentada por Ezequiel Ferreira destaca o aprimoramento disciplinar e organizacional adotado para a realização das vaquejadas, observados desde a programação, controle oficial, organização econômica e disciplina regulamentar, até a proteção da saúde e do bem-estar dos animais envolvidos no desporto.
Fonte:Blog do Robson Pires

XXII Cientec começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (19), em Natal, a XXII Semana de Ciência Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tema deste ano, ‘Nós no planeta’, pretende estimular os participantes a refletirem o seu papel no sistema global. A feira acontece até sexta-feira (21) e conta com apresentações de minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas, programação cultural, além dos trabalhos expostos nos estandes. A abertura oficial acontece às 20h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN.
Segundo Breno Cabral, pró-reitor adjunto de Extensão, o tema escolhido busca relacionar o papel do indivíduo na sociedade às suas responsabilidades sociais. “A expectativa é que a Cientec 2016 seja ainda melhor do que a do ano passado, independente do momento em que vivemos. Acho que a feira só tem a ganhar em qualidade. A temática é muito atual”, comenta.
A programação das reuniões acadêmico-científicas (mesa redonda, minicurso, oficina e palestras) estão disponíveis AQUI.
Programação Cultural
Orquestra Sinfânica (quarta-feira, às 21h30)
Entrenós (quinta-feira, às 19h30)
Passurbano (quinta-feira, às 19h45)
Cia dos Clawnssicos (quinta-feira, às 20h)
Grupo Acorde (quinta-feira, às 21)
Juvenil Silva (PE) (quinta-feira, às 22h)
Parafolclórico (sexta-feira, às 19h30)
Gaya (sexta-feira, às 20h)
Jerimum Jazz (sexta-feira, às 20h30)
Rodrigo Lacaz (sexta-feira, às 21h30)
Escurinho (PB) (sexta-feira, às 22h30)

Cosern dá dicas para diminuir o valor da conta de energia sem abrir mão do conforto

Quando se fala em eficiência energética, muita gente acredita que precisa abrir mão do conforto para economizar na conta de energia. A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, elaborou uma série de dicas para ajudar os consumidores potiguares a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta. Confira:

 1 - Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

2 - Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

3 – Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

4 - Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

5 - Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

6 - Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.

7 - Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

8 - Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.
 
Acompanhe a Cosern nas redes sociais:
Twitter: @OficialCosern
Instagram: cosern_oficial

Estudo choca ao afirmar que devemos beber água apenas quando sentimos sede; riscos potencialmente perigosos

Um grupo de cientistas da Universidade de Monash, na Austrália, descobriu que um mecanismo presente no organismo é responsável por regular a quantidade de água que ingerimos, o que sugere que devamos bebê-la somente quando estivermos com sede. Segundo eles, tal constatação impede as pessoas de beberem muita água, o que causaria uma intoxicação potencialmente fatal. As novas descobertas desafiam a recomendação sobre os oito copos recomendados há décadas.
Segundo o pesquisador líder do projeto, Dr. Michael Farrell, um “inibidor de engolir” é ativado no cérebro quando muito líquido é consumido, ajudando a pessoa a parar de beber e protegendo o corpo de excessos potencialmente perigosos.
“Se nós apenas fizermos o que nosso corpo pede, provavelmente estaremos fazendo o correto”, disse ele. “Apenas beba de acordo com a sede ao invés de ter uma programação elaborada”.
Para chegar às conclusões, a equipe solicitou a um grupo de voluntários que avaliasse o esforço necessário para engolir água em duas condições: após exercícios físicos – quando estavam com sede – ou depois de serem persuadidos a beber muita água.
Os resultados mostraram um aumento de três vezes no esforço para engolir após os voluntários serem convidados a beber. “Pela primeira vez, encontramos um esforço aumentado após engolir água em excesso, o que significa que eles estavam tendo que superar algum tipo de resistência para fazê-lo”, disse Farrell. “Isso é compatível com a nossa noção de que o reflexo de deglutição é inibido após uma grande quantidade de água ser ingerida”.
Ainda, os pesquisadores utilizaram exames de ressonância magnética para medir a atividade cerebral dos participantes no momento em que engoliam. Eles mostraram que a área pré-frontal direita ficava mais ativa quando as pessoas estavam bebendo sob esforço, o que sugere a existência e intervenção dos propostos “inibidores”.
Segundo o Dr. Farell, já houve casos relatados de maratonistas que foram orientados a beber certa quantidade de água e acabaram morrendo em determinadas circunstâncias, após terem seguido recomendações desnecessárias.
Ele alerta que beber demais pode aumentar o risco de intoxicação por água, ou Hiponatremia, que ocorre quando os níveis de sódio no sangue se tornam anormalmente baixos. Tal condição pode levar a sintomas como letargia, náuseas, convulsões e até coma.
O pesquisador ainda advertiu que algumas pessoas – especialmente os idosos – não devem beber além do suficiente, e que sejam assistidas em relação à ingestão de líquidos.
Jornal Ciência, com The Sun


Blog do BG: 

Candidatos já podem consultar locais de prova do Enem 2016

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar o local onde farão as provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O acesso ao cartão de confirmação de inscrição foi liberado hoje (19), às 15h, e está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.
Para evitar os já famosos atrasos, a recomendação é que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local – os portões abrem uma hora antes do início do exame.
O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.
Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha.
Enem 2016
Mais de 8,6 milhões de candidatos se inscreveram no Enem neste ano. Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.
No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
Fonte:Isto é

Docentes da Uern decidem defender greve geral no RN a partir do dia 11 de novembro

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) definiram, em assembleia realizada na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, que defenderão Greve Geral no Estado a partir do dia 11 de novembro.
O posicionamento dos docentes será apresentado na Assembleia Geral do Funcionalismo Público, marcada para a próxima sexta-feira, 21, em Natal.
No dia da assembleia geral, os servidores paralisarão as atividades e discutirão problemas como os atrasos salariais, más condições de trabalho e cortes no serviço público.
Fonte:O mossoroense

Garibaldi se reúne com Rosalba e anuncia emenda de R$ 300 milhões para duplicação da BR-304

O senador Garibaldi Filho (PMDB) recebeu a prefeita eleita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), em Brasília na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro. Entre os assuntos discutidos pelos dois estão a liberação de recursos à cidade. O senador informou que a Comissão de Infraestrutura aprovou emenda de sua autoria destinando R$ 300 milhões para a duplicação da BR 304.
A reunião contou ainda com a presença da presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (ARSEP), Kátia Pinto. Também acompanham Rosalba a vice-prefeita eleita Nayara Gadelha (PP) e o ex-deputado federal Betinho Rosado (PP).
Rosalba Ciarlini está em Brasília, junto com os prefeitos eleitos do RN, visitando órgãos do Governo Federal a fim de conseguir recursos.
Fonte:O Mossoroense

Preso, Cunha será levado ainda hoje para Curitiba

O presidente cassado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi preso nesta quarta-feira, 19, em Brasília, será levado para Curitiba, base da Lava Jato, até o final da tarde. Por volta das 13h40, Cunha foi levado para o hangar da Polícia Federal, em Brasília, para embarque a capital paranaense.
 
Segundo a PF, a previsão de chegada do ex-deputado a Curitiba é entre 17h e 18h.
 
A prisão foi decretada no âmbito da Operação Lava Jato, informou a PF. O ex-deputado foi capturado preventivamente perto do prédio dele, na Asa Norte, em Brasília, por ordem do juiz federal Sérgio Moro.
 
O magistrado acolheu os argumentos da força-tarefa da Procuradoria da República de que Eduardo Cunha em liberdade representa um "risco para a instrução do processo e para a ordem pública". A ordem do juiz foi dada nesta terça-feira, 18.
 
A investigação contra Eduardo Cunha sobre contas na Suíça abastecidas por propinas na Petrobras estava sob responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF). Cassado pela Câmara, o peemedebista perdeu o foro privilegiado perante a Corte máxima.
 
Os autos foram deslocados, então, para a 13ª Vara de Curitiba, base da Lava Jato. Na segunda-feira, 17, Moro intimou Eduardo Cunha para apresentar sua defesa prévia em ação penal que atribui ao ex-deputado US$ 5 milhões nas contas secretas que ele mantinha na Suíça.
 
A mulher de Eduardo Cunha, Cláudia, também é acusada na Lava Jato. Mais de US$ 1 milhão da propina que o peemedebista teria recebido sobre contrato da Petrobras no campo petrolífero de Benin, na África, foram gastos por ela em compras de luxo na Europa, segundo os investigadores. Cláudia adquiriu sapatos, bolsas e roupas de grife na França, Itália e em outros países europeus.
 
Denúncias
 
A primeira denúncia contra Cunha veio em agosto de 2015, e acusa o parlamentar de corrupção e lavagem de dinheiro por ter recebido ao menos US$ 5 milhões em propinas referentes a dois contratos de construção de navios-sonda da Petrobras.
 
Por unanimidade, o Supremo aceitou a acusação em março deste ano e tornou Cunha o primeiro político réu na Lava Jato. Nesta denúncia ele responde por corrupção e lavagem de dinheiro.
 
No mesmo mês, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou a segunda denúncia contra o peemedebista, desta vez por manter contas não declaradas no exterior utilizadas para receber propina, também no esquema de corrupção na Petrobras.
 
A denúncia teve origem na investigação da Suíça que, graças a um acordo de cooperação internacional, foi encaminhada ao Brasil para que o político pudesse ser processado no País.
 
Mais uma vez por unanimidade, o Supremo aceitou a acusação contra o parlamentar, que passou a responder novamente por corrupção, lavagem e, pela primeira vez, por evasão de divisas.
 
Em 10 de junho deste ano, Janot apresentou a terceira denúncia contra o peemedebista, desta vez por suspeita de desviar dinheiro do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS) nas aplicações que o fundo fazia em obras.
 
A acusação tem como base a delação premiada do ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto e descreve em detalhes o suposto esquema ilegal instalado no banco público.
 
Conforme o procurador-geral, Cunha solicitava propina de grandes empresas para que Cleto viabilizasse a liberação de recursos do FGTS. O caso está sob sigilo na Corte e aguarda uma decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal que não decidiu ainda se aceita a denúncia.
Fonte:Novo Jornal

Tribunal de Justiça do Estado recebe denúncia do MPRN contra o prefeito Silveira Júnior

Os desembargadores que integram o Pleno do TJRN, na sessão desta quarta-feira, 19, receberam a denúncia, movida contra o prefeito de Mossoró, Francisco José Lima Silveira Júnior, por suposto desvio superior a R$ 75 mil, em recursos da Câmara Municipal de Mossoró, quando ainda exercia mandato como vereador.
A demanda faz parte do Procedimento Investigatório Criminal nº 76/2014-PGJ, que visa apurar os crimes previstos no artigo 312 (peculato), sob a acusação de que teria praticado a conduta prevista no dispositivo legal 23 vezes, e na forma do artigo 69 (concurso material), os dois previstos pelo Código Penal.
“O recebimento não caracteriza um juízo antecipado do feito. Apenas consideramos que a denúncia preenche todos os requisitos para ser recebida”, aponta o desembargador Amaury Moura Sobrinho, relator da Ação Penal Originária nº 2015.016363-8, cujo voto foi acompanhado à unanimidade pelos demais integrantes da Corte estadual.

Segundo a Denúncia, que seguirá a instrução processual exigida e que abre o espaço para a garantia da ampla defesa, o desvio de recursos públicos teria ocorrido quando Silveira Júnior ainda era vereador, entre 2005 e 2007 e o valor atualizado chega a mais de R$ 155 mil. O Ministério Público alegou que, no esquema investigado, o então vereador Silveira Júnior utilizava recursos liberados pela Câmara de Mossoró a título de verba de gabinete em proveito próprio. “Narra a denúncia que os valores foram depositados em conta pessoal”, destaca Amaury Moura.
De acordo com a Ação Penal, os valores eram repassados ao gabinete do então vereador por meio de cheques nominais a um familiar que ocupava o cargo de chefe de gabinete e era o indicado para retirar os cheques mensais relativos à verba e as investigações concluíram que os cheques liberados foram sacados no caixa pelo chefe de gabinete e, nas operações bancárias seguintes, desviados para as contas pessoais do atual prefeito de Mossoró.
A denúncia recebida terá o objetivo de apurar se, de fato, os cheques chegaram a ser depositados diretamente na conta do parlamentar, atualmente prefeito, conforme argumenta o órgão ministerial, o qual sustenta que alguns montantes teriam sido depositados em duplicidade.
NOTA DO BLOG: Silveira Júnior já é réu em dois processos no Tribunal de Justiça do RN.
1 - Relativo a Operação Vulcano, em que ele teve a prisão decretada mas depois relaxada pela própria Justiça;
2 - Relato a suposto desvio de verba gabinete. Os dois processos são de possíveis crimes cometidos quando ele era vereador.
Há quem afirme que está apenas começando a "novela silveriana" nas barras da Justiça.
será?
Fonte:De Fato