sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mais dinheiro nas contas das prefeituras hoje

O segundo repasse de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será depositado hoje nas contas da prefeituras. Desta vez, não haverá queda. Pelos cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), o “segundo decêndio” será 27,3% maior que o valor previsto pela Receita Federal no dia 10 deste mês.
Mas ainda não é suficiente para deixar o presidente da CMN empolgado. “Mesmo com esse repasse, não haverá uma mudança muito significativa no resultado negativo esperado para o mês de novembro, em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação.
TN Online

Produção de sementes e autonomia da agricultura familiar

A família da Sra. Maria José Barbosa e o Sr. José Pereira, localizada na comunidade Junco de Cima, Município de Messias Targino/RN está produzindo sementes para o seu plantio. Ao longo do tempo as grandes empresas multinacionais vêm se especializando na produção de sementes e cada vez mais promovendo a perda da diversidade genética e com isso possibilitam o ataque de pragas e doenças, além do mais, as sementes produzidas de forma convencional estão agregadas a um pacote tecnológico com alto insumo como o uso de pesticidas.

Com a produção de sementes feita pelas famílias campesinas ocorre uma seleção natural que com o passar do tempo não há perda genética e as sementes ficam mais resistentes as pragas e as doenças. Outro fator positivo é autonomia que a família ganha, pois tem a certeza de que está plantando uma semente limpa, sem nenhum tipo de produto químico agregado a ela. Além de produzir sementes agroecológicas, tem em todo esse contexto um menor custo de produção e melhoria na renda familiar.

Hoje a família de Maria José e José Pereira produz sementes agroecológicas para o seu próprio cultivo, produzem para comercializar com outras famílias do Município e de outras regiões. Tem disponíveis sementes de Coentro, Cenoura, Alface, Melão de Cheiro, Pimentão e Jerimum
fonte:centro juazeiro

PAC 2 contempla 26 municípios do RN com distribuição de máquinas agrícolas

O Diário Oficial da União publicou, na edição de sexta passada, a lista dos municípios potiguares aptos a receberem máquinas retroescavadeiras ou motoniveladoras.
A distribuição das máquinas, a 1.300 municípios brasileiros classificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), faz parte do PAC 2 do governo federal.
Foram considerados 5 critérios para a seleção dos municípios: pertencer ao Programa Territórios da Cidadania; ter boa participação do PIB agrícola no PIB total do município; possuir maior extensão territorial; ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total de produtores rurais registrados no município; e a distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileira.
As máquinas serão entregues até o final do primeiro semestre de 2011.
Eis a lista dos municípios do RN:

MEC: novo Enem ocorrerá na 1ª quinzena de dezembro

O Ministério da Educação (MEC) informou hoje que a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes que têm direito a fazê-la será realizada na primeira quinzena de dezembro e a data exata será marcada na próxima quarta-feira. A informação foi divulgada hoje depois de reunião entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, em teleconferência com o consórcio Cespe/Cesgranrio.
Até lá, o Inep e o consórcio Cespe/Cesgranrio, encarregado da aplicação das provas, terão concluído a análise de todas as atas com registro de reclamações de alunos em 16.626 locais em todo o País. Para garantir que o trabalho seja concluído a tempo, as três instituições farão plantão durante todo o fim de semana.
O MEC não divulgou quantas atas foram analisadas até agora e calcula que o total de alunos com direito a refazer o exame não chega a 2 mil, o que significa menos de 0,01% dos 3,3 milhões alunos que fizeram o Enem em 6 de novembro.
O ministério informou ainda que o calendário do Enem de 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos, com a previsão da divulgação dos resultados para a primeira quinzena de janeiro de 2011. O início do processo de seleção unificada está confirmado para segunda quinzena de janeiro de 2011. Para o MEC, a pendência jurídica causada pela decisão da Justiça Federal do Ceará - já cassada - está definitivamente resolvida. O único problema agora decorre de eventuais causas individuais de estudantes que se sintam prejudicados. Hoje à meia-noite termina o prazo para que os alunos requeiram correção das provas que tiveram o cabeçalho do cartão de resposta trocado.
fonte:estadão