quinta-feira, 28 de maio de 2015

Robinson cobra obras de mobilidade em audiência com ministro dos Transportes

Diante das restrições de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado na última sexta-feira (22) pelo Governo Federal, o governador Robinson Faria se reuniu em audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e apresentou cinco projetos considerados prioritários para o RN: a duplicação do trecho conhecido como Reta Tabajara, na BR-304, e os viadutos do “gancho” (zona norte de Natal), da avenida Maria Lacerda e da avenida Abel Cabral, e a avenida do Contorno, em Mossoró.
O governador ressaltou que as obras de mobilidade urbana são fundamentais para desobstruir o trânsito da entrada da capital potiguar e para viabilizar os acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, pelo sul com a Reta Tabajara e pelo norte com o viaduto do “gancho”.
O ministro ouviu as considerações e disse que solicitará ao DNIT um estudo sobre a viabilidade das obras, se comprometendo a levar as reivindicações ao Ministério do Planejamento já na próxima semana.


Fonte:Blog do BG

Câmara dos Deputados aprova o fim da reeleição para cargos executivos

O plenário da Câmara aprovou na última quarta-feira, 27,  por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. O dispositivo aprovado acaba com a reeleição para os cargos executivos. Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição
Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.
A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff,  porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.
Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encenrrou a sessão. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política.
Fonte:De Fato

Marin é colocado em uma 'prisão modelo' na Suíça e 'passa bem'

Uma cela individual com banheiro, numa prisão modelo da Suíça. O Departamento de Polícia do país alpino revelou na manhã desta quinta-feira que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, "passa bem" e que está recebendo todos os serviços que são garantidos a detentos, inclusive assistência jurídica. Mas as autoridades decidiram dividir os dirigentes presos nesta semana em diferentes locais para evitar que possam "conversar ou trocar informações" sobre o caso. 

À reportagem, o porta-voz da polícia de Zurique confirmou que o brasileiro está em uma das prisões da região. Mas evitou dar a localidade exata por "motivos de segurança". "O que podemos garantir é que todos os direitos humanos do brasileiro estão sendo assegurados", afirmou. 

Ele garantiu que Marin "passa bem" e que não tem apresentado qualquer tipo de problemas de saúde. Em uma cela individual com banheiro, ele ainda foi afastado de qualquer outro cartola. "Não queremos que haja uma troca de informações", insistiu. 

O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, não solicitou assistência do governo brasileiro ao ser detido nesta quarta-feira em Zurique. Informações do Itamaraty indicam que, apesar de o cartola ter o direito de pedir um acompanhamento do consulado e de diplomatas, nenhuma medida foi tomada neste sentido. 

Todos os brasileiros têm direito a receber tal ajuda, principalmente em casos de extradição. Como princípio, o Brasil não aceita entregar a uma Justiça estrangeira um nacional.

Marin foi preso na manhã desta quarta no hotel Baur au Lac, em Zurique, e aguarda em uma prisão da região da cidade uma eventual extradição aos Estados Unidos. Segundo fontes próximas à CBF, ele passou o dia em busca de advogados na Suíça e nos EUA e deve resistir à extradição.

Ao sair do hotel, Marin estava abatido. Segundo pessoas que acompanharam o caso, ele teria apenas dito "mas sou só eu? Onde estão os outros?". No Brasil, a CBF já afastou o brasileiro e a Fifa o puniu com uma suspensão temporária de todas as atividades no futebol. 

Em Zurique, o processo de extradição pode levar até seis meses e a defesa do brasileiro tentará convencer a Justiça local a permitir que Marin aguarde a decisão em liberdade condicional por conta de sua idade. O ex-presidente da CBF tem 83 anos. Segundo a investigação, ele cobrou comissões e propinas milionárias em contratos da confederação.


Fonte:Tribuna do Norte

Quadrilha rouba R$ 30 mil de sacoleiros na BR - 110 em Upanema

Cerca de 15 sacoleiros foram vítimas de arrastão na manhã desta quarta-feira (27) no município de Upanema, região Oeste do Rio Grande do Norte.

As vítimas seguiam pela BR - 110 em uma Van, da Paraíba para o Ceará, onde fariam compras, quando foram abordadas por quatro elementos fortemente armados.

Segundo o sargento PM Juscelino de Santana, a polícia não tem conhecimento sobre os valores roubados, mas acreditam que cerca de R$ 30 mil foi levado dos sacoleiros.

A quadrilha fugiu em um veículo do tipo Onix de cor vermelha com destino ignorado. Juscelino conta que o bando estava monitorando a cidade há alguns dias.

“Ontem mesmo [terça-feira], tomamos conhecimento de que um Corolla de cor preta estava na cidade em atitude suspeita. Temos quase certeza de que eram eles [criminosos] tomando conhecimento da movimentação da cidade”, disse o sargento ao MOSSORÓ HOJE.

Policiais de Assu, Campo Grande, Caraúbas e Upanema ainda realizaram buscas pela região, mas ninguém foi preso.

A PM desconfia que a quadrilha que realizou o arrastão aos sacoleiros paraibanos é a mesma que vêm atuando no Vale do Assu e em Serra do Mel.

“Estamos atento”, concluiu o sargento Juscelino.


Fonte: Mossoró Hoje