terça-feira, 2 de agosto de 2016

Alunos da Escola Estadual Apolinária Jales de Messias Targino participaram do V JUVERNS em Natal

 Nesse fim de semana alunos da escola estadual Apolinária Jales de Messias Targino, participaram do V juverns - Natal, nas modalidades de Xadrez e Atletismo categoria sub - 14. Essa foi a primeira vez que a E E Apolinária Jales participa nessas modalidades, representado a Cidade de Messias Targino com apoio da prefeitura municipal.os atletas foram selecionados pelo professor de educação física da escola Pedro César de Almeida.


Sejuc retira TVs, som e ventiladores de presos em Alcaçuz

Detentos do pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, perderam o direito a TVs, ventiladores e equipamentos de som. A retirada de dezenas de aparelhos foi o castigo que a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) aplicou nesta segunda-feira (1º) após a descoberta de um túnel. Ao G1, o secretário Wallber Virgolino revelou que a escavação estava distante do muro, mas era bastante profunda. “Tinha uns 10 metros”, revelou. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Dentro do túnel os agentes encontraram uma ‘teresa’, espécie de corda improvisada com lençóis amarrados.
O castigo aplicado aos presos de Alcaçuz é o mesmo corretivo que foi dado aos detentos da Penitenciária Estadual de Parnamirim na semana passada. Após mais uma tentativa frustrada de fuga, os internos do pavilhão 2 da unidade também perderam as regalias. “Os objetos foram retirados como punição pelo mal comportamento e sucessivas tentativas de fugas dos presos. Toda semana encontramos escavações de túneis no local. Isso precisa acabar. Não aceitaremos insubordinações”, afirmou Virgolino na ocasião.
Ainda de acordo com o secretário, “benesses e regalias concedidas em outros tempos estão sengo substituídas por disciplina”.
Virgolino ainda esclareceu que os aparelhos que tiverem nota fiscal serão devolvidos aos familiares dos detentos. Já os que não tiverem comprovação de compra, em seis meses deverão ser doados a instituições de caridade, escolas ou creches do estado. “Será a nossa contribuição social”, ressaltou.
“Vamos fazer valer os direitos humanos e jamais agiremos fora da lei. Mas, se necessário, haverá cada vez mais rigor, e certas regalias deixarão de existir. Nas unidades prisionais onde os detentos se comportarem bem, faremos vista grossa. Caso ocorra desobediência, cortaremos as benesses. Os presos têm certos direitos, sim, mas também têm muitos deveres a cumprir”, finalizou o secretário.
Fonte:G1/RN

RN terá primeiro Centro Internacional dos Correios do Nordeste

O Aeroporto de Natal foi escolhido para sediar o Centro Internacional (Ceint) dos Correios. A definição foi oficializada em solenidade realizada na segunda-feira, 1º de agosto, no auditório do terminal potiguar. O hub dos Correios no Rio Grande do Norte será o primeiro do Nordeste e o quarto instalado no Brasil. A previsão é de que as operações comecem no 2º semestre de 2017.
“Fomos escolhidos a partir de critérios técnicos. Se este estudo de logística nos favoreceu, um estudo semelhante deve favorecer também a nossa vitória para o hub da Latam. É uma disputa muito parecida”, destacou o governador Robinson Faria.
Assim como acontece na Latam, a disputa para sediar o hub dos correios foi com Pernambuco e Ceará. A expectativa é que o hub dos Correios gere mais de 100 empregos diretos e 200 indiretos. Quando estiver em pleno funcionamento, a nova estrutura poderá processar 40 mil encomendas por dia.
“Isto é resultado de uma parceira que está dando certo. Mesmo num momento ruim, o Estado entendeu que o aeroporto é importante para o crescimento econômico e se empenhou em medidas importantes, como a conclusão dos acessos e a redução do ICMS do querosene de aviação (QAV), por exemplo”, assinalou o presidente da Inframerica, Daniel Ketchibachian.
Na solenidade, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirmou que o futuro da instituição caminha para a logística. E neste sentido, escolher o Rio Grande do Norte foi uma decisão bastante acertada.
O hub dos Correios instalado no RN melhorará prazos dos objetos internacionais destinados às regiões Norte e Nordeste e oferecerá aos vendedores de comércio eletrônico internacionais uma condição de acesso ao mercado brasileiro de menor custo e melhor qualidade.
Fonte:O mossoroense

Federação de Municípios do RN pede aumento de efetivo da PM nas demais regiões do Estado

Preocupado com a onda de violência e ataques a bens públicos que assola o Rio Grande do Norte desde a última sexta-feira (29), o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Ivan Lopes Júnior, que também é o prefeito de Assú, se reuniu com o Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Dancleiton Pereira Leite e solicitou reforço na segurança pública dos municípios potiguares.
A reunião aconteceu na sede do Comando geral da PM, em Natal. Na ocasião, Ivan informou ao Comandante que tem recebido ligações de diversos prefeitos preocupados com as constantes ações de violência, e solicitando o apoio da Federação para o aumento do efetivo policial dos municípios. O Coronel Dancleiton se comprometeu a levar o pleito ao Governador do Estado, Robinson Faria, e estudar medidas para aumentar o número de policiais, viaturas e melhorar a infraestrutura da segurança pública nos municípios.
 
Ao todo foram verificadas 80 ocorrências de vandalismo em todo o Rio Grande do Norte, das quais 46 incêndios, 19 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos e proximidades, quatro envolvendo artefatos explosivos e três depredações. Os veículos incendiados (ônibus e microônibus) são 27.
 
As ocorrências foram registradas em 29 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre, Canguaretama, Cruzeta, São Vicente, Tenente Laurentino, Jardim do Seridó, Pedro Avelino, Montanhas, Lagoa Nova e São Tomé.
 
O boletim produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), registra o total de ocorrências de atos criminosos em reação às medidas de retomada do controle do sistema prisional pelo poder público.
Fonte:Novo Jornal

Operação Asepsia: Micarla de Souza é condenada a mais de 16 anos prisão

A ex-prefeita de Natal, Micarla de Souza (sem partido), foi condenada a 16 anos, 6 meses e 10 dias de prisão, no processo da Operação Assepsia, que investigou desvios de recursos na saúde pública durante a sua gestão.
A sentença é assinada pelo juiz federal Walter Nunes.
Também foram condenados o ex-marido de Micarla, radialista Miguel Weber, o ex-procurador Alexandre Magnos, ex-secretário de Saúde Thiago Barbosa e o ex-secretário de Tributação Antônio Luna.
Todos podem recorrer da decisão em liberdade.
Os advogados de Micarla já se manifestaram, afirmando que estão surpresa com a sentença e avisaram que devem recorrer da decisão na 5a Região da Justiça Federal, com sede em Recife (PE).

Veja a decisão do juiz Walter Nunes (cópia internet)
Fonte:De Fato