sexta-feira, 9 de maio de 2014

Fifa oficializa candidatura do Brasil como sede dos Mundiais de Clube

A Fifa oficializou, nesta sexta-feira, o interesse do Brasil em sediar o Mundial de Clubes, principal competição de clubes da entidade, em 2017 e 2018. O país tem como concorrentes ao posto de sede Japão e Emirados Árabes Unidos.
blog do Rodrigo Mattos já havia adiantado a informação em março deste ano sobre o interesse do Brasil em sediar o evento em 2017 e 2018, mas ainda faltava uma aprovação da CBF e também do governo brasileiro para que a ideia fosse levada adiante.
Para confirmar sua candidatura, o Brasil precisa entregar os documentos pedidos até o dia 25 de agosto. A decisão do Comitê Executivo será divulgada em setembro deste ano, que também vai relevar a sede das edições de 2015 e 2016 da competição, que podem acontecer na Índia ou no Japão.
A Fifa também revelou que o Brasil pretende sediar a Copa do Mundo de Futebol de Areia de 2017. Mas a competição será dura. O país tem mais 11 países concorrendo para a vaga, entre eles, Alemanha Estados Unidos, Egito e Costa Rica.
Fonte;Portal UOL

Da ANAC aos operários: ninguém sabe dizer se o novo aeroporto funcionará na Copa

Anac homologará o funcionamento do novo terminal potiguar no próximo dia 19

Faltando duas semanas para o já confirmado início de operações para pousos e decolagens no aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, o bom e velho Augusto Severo ainda corre o risco de ser o terminal aéreo da Copa. Isso, apesar da última informação oficial dar conta que a data fixada será respeitada – 22 de maio.
Hoje, em entrevista ao Bom Dia RN, da TV Cabugi, o comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Marcos Nunes de Miranda, responsável pela segurança aérea durante o evento, porém, deu a entender que ainda não existe definição a respeito.
A assessoria de Imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília, informou apenas que reuniões estariam acontecendo esta semana para decidir sobre o assunto. E que, por enquanto, vale o que foi anunciado anteriormente.
O JORNAL DE HOJE conversou pela manhã com fontes do Consórcio Inframérica e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) de onde também não tirou nenhuma conclusão, exceto a de que quem vai decidir o impasse será a própria ANAC no próximo dia 19.
A indefinição é tão grande que nem uma autoridade como o vice-almirante Miranda é capaz de dizer com clareza por qual terminal os passageiros que vierem assistir aos jogos da Copa em Natal descerão.
Nem a própria Associação das Empresas Aéreas (Abear) , hoje, teria condições de informar se as empresas estarão em pleno funcionamento até o dia 22, daqui duas semanas. Ao assegurar tranquilidade ao espaço aéreo durante os jogos em Natal, o vice-almirante foi claro: “seja qual for o aeroporto”, afirmou.
Juntando a correria que vem sendo aprontar o acesso Norte ao terminal, a bolsa de apostas já foi aberta para quem quiser ganhar dinheiro com seus palpites – sai ou não sai São Gonçalo para a Copa?
O próprio Ministro Moreira Franco, da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), quando esteve por aqui em março, adiantou que o maior problema seria mesmo a transferência das companhias aéreas para o novo aeroporto, já que não se trata apenas da mudança de mesas e computadores, mas de toda uma tecnologia que depende de conectividade, além de treinamento de pessoal.
Mas por razões alheias à racionalidade optou-se por não se informar a opinião pública sobre a real situação, o que deve causar problemas para os agentes de viagens que cuidam do receptivo de turistas do Brasil e do exterior. Ouvida a esse respeito, Karina Emerenciano, da KLP Turismo, disse hoje que nem os funcionários da TAM com quem ela vem tratando nos últimos dias sabe que aeroporto vai funcionar. “Nesse exato momento, ninguém sabe de absolutamente nada”, resumiu.
Fontes de dentro da obra do aeroporto, que por motivos óbvios pediram para não se identificar, disseram que é muito difícil preparar o terminal para operar em duas semanas. A energia ainda vem de geradores, nenhum dos banheiros funciona e há uma infinidade de pequenos acabamentos a serem concluídos. “Para mim, é coisa para dois meses e não duas semanas”, afirmou uma dessas fontes.
Pelos planos da ANAC, o Augusto Severo seria reservado a vôos executivos, passando as operações comerciais imediatamente para São Gonçalo do Amarante. Essa informação foi ventilada por ocasião da recente vinda do Ministro Moreira Franco ao Rio Grande do Norte.
Até o final da manhã desta quinta-feira, a Associação Brasileira das Companhias Aéreas não respondeu à consulta do JH sobre a viabilidade do aeroporto de São Gonçalo estar operável até o próximo dia 19, quando a Anac homologará seu funcionamento.
fonte;jh

Itep espera auxílio da Força Nacional para finalizar 4 mil laudos

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep/RN) tem 4 mil laudos parados desde do ano 2000. A informação é da diretora do órgão, Raquel Taveira. Na manhã desta sexta-feira (9), em entrevista coletiva, ela disse que aguarda auxílio da Força Nacional para que os laudos sejam finalizados o mais rapidamente possível.

Raquel Taveira se defendeu das críticas que o Itep vem sofrendo devido à morosidade dos serviços, falta de estrutura e de organização. Segundo a diretora, os problemas já ocorriam antes de sua gestão e a postura que adotou à frente do órgão, como modificando a escala de trabalho de servidores que cumpriam plantões e, agora, passam a atuar em turnos diários, contribuem para as críticas dos próprios servidores. De acordo com Taveira, o objetivo é acelerar os trabalhados que estão acumulados através de um mutirão, a exemplo do que foi realizado para a destinação de cadáveres amontoados no pátio do órgão.

Para finalizar os aproximadamente 4 mil laudos que estão parados, o Itep está contando com o auxílio dos cinco peritos da Força Nacional que estão atuando no estado. Além deles, mais 32 profissionais do estado, divididos entre Natal e Mossoró (27 e 5, respectivamente), também trabalham para zerar o número de laudos pendentes. Porém, o Itep aguarda mais reforço. "Esperamos que a Força Nacional possa encaminhar mais profissionais", disse.
Além dos problemas dos laudos, os equipamentos encaixotados e ainda inutilizados também são motivo de preocupação para a direção do órgão. De acordo com Raquel Taveira, são necessárias instalçoes elétricas e de gás para que o material possa ser instalado pela empresa que vendeu os equipamentos. A expectativa é que até junho tudo já esteja sendo utilizado. 

DNA
Sobre as análises de DNA de corpos, Raquel Taveira confirmou que há aproximadamente 3 mil amostras que não foram analisadas. No entanto, ela argumenta que só seria necessário o estudo caso familiares fossem em busca dos corpos - o que só teria ocorrido com 12 corpos. "Para a realização do exame precisamos de formalização do pedido na Justiça, e esse trâmite também leva tempo", explicou, confirmando que as amostras precisam ser encaminhadas para Salvador (BA) para a realização do exame.

fonte;tribuna do norte

Ministério da Educação divulga edital do Enem 2014

Inscrições começam segunda-feira (12), seguem até o dia 23 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União o edital de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

De acordo com a publicação, as inscrições começam segunda-feira (12), seguem até o dia 23 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet. A inscrição deverá ser confirmada por meio do pagamento de uma taxa de R$ 35 até o dia 28 de maio. Alunos de escolas públicas e estudantes que comprovarem baixa renda ficam isentos da taxa.

A previsão do Ministério da Educação é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame – um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões registrados no ano passado.

A nota da prova pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Para se preparar para o exame, o aluno pode acessar o aplicativo questoesenem.ebc.com.br. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação reúne itens de 2009 a 2013 para o estudante treinar para exame. O acesso é gratuito

Agência Brasil, NoMinuto.com / Via Blog RGNews.com/patu em foco