domingo, 6 de janeiro de 2013

Folha de São Paulo inicia fritura de Henrique Alves


Na matéria “Governo se preocupa com o fortalecimento do PMDB”,a Folha de São Paulo lembra que o partido se prepara para voltar ao comando do Congresso no mês que vem e preocupa setores do governo, que preveem negociações mais duras e risco de aprovação de leis que podem ser ameaça ao equilíbrio fiscal.
O partido já conta com o vice-presidente da República, Michel Temer, e deve pela sexta vez, desde a Constituição de 1988, ocupar por dois anos outros dois cargos na linha sucessória da presidente Dilma Rousseff: os comandos da Câmara e do Senado.
Tudo aponta para a eleição, no dia 4 de fevereiro, do deputado Henrique Eduardo Alves (RN) e do senador Renan Calheiros (AL), que não têm hoje adversários competitivos. Eles deverão suceder Marco Maia (PT-RS) e José Sarney (PMDB-AP).
Os cargos aumentarão o poder de barganha da sigla, que já tem a maior bancada no Senado e a segunda maior da Câmara. Se vitoriosos, os peemedebistas controlarão a pauta de votações das Casas, a criação de CPIs e ocasionais pedidos de impeachment da presidente da República.
O futuro chefe da Câmara terá ainda papel de peso para decidir pelo cumprimento da ordem do Supremo Tribunal Federal para a cassação dos mandatos dos deputados.
O debate sobre a palavra final dos mandatos -se cabe ao STF ou ao Legislativo- é motivo de divergentes interpretações. Para Alves, a atribuição é do Congresso. A hipertrofia do PMDB inquieta o governo em especial devido aos desafios da economia -já que, em 2012, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficou muito abaixo das expectativas.
Nas gavetas dos dois plenários, não faltam propostas que ampliam os gastos públicos e colocam em risco a retomada do crescimento.
Exemplos: aumentos salariais de servidores, flexibilização nas regras de aposentadoria e engessamento de gastos – caso da emenda 20, que amplia verbas da saúde.
No rol de preocupações do Planalto há ainda uma bandeira de Alves: a aprovação de propostas que obrigam o governo a liberar metade das emendas dos parlamentares.
O governo costuma congelar esses pagamentos para cumprir a meta de superávit primário, economia para pagar os juros da dívida. A ascensão da dupla deve requerer mais atenção de Dilma com o Congresso -hoje mais distante do governo do que na época de Lula.
Fonte:O xerife

Messiense é aprovada em concurso do estado

A messiense Chirliana Jales foi aprovada no concurso do estado para o cargo de supervisora pedagógica,a mesma foi selecionada para DIRED de Umarizal.

Mais de dois terços das vagas do Sisu estão no Nordeste e no Sudeste


As vagas do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do primeiro semestre de 2013, que será aberto para inscrições dos candidatos nesta segunda-feira (7), estão concentradas, mais uma vez, nas regiões Nordeste e Sudeste. Levantamento do G1 feito com base nos dados divulgados pelo Ministério da Educação em 28 de dezembro, quando o sistema foi aberto para consulta, mostra que as duas regiões somam cerca de 68% do total de vagas oferecidas nas universidades federais e nos institutos federais de ensino superior.
Em comunicado divulgado no dia 28, o MEC afirmou que o Sisu vai oferecer, no processo seletivo deste semestre, 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior, tanto federais quanto estaduais. As inscrições deverão ser feitas no site do Sisu de segunda (7) até sexta-feira (11).
A participação das universidades, institutos e centros de ensino tecnológico é facultativa e, segundo a assessoria de imprensa do ministério, elas podem aderir e alterar o número de vagas oferecidas até a abertura das inscrições.
Fonte:Jean Carlos