quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Lula indica a possibilidade de ser o candidato do PT nas eleições de 2018

O ex-presidente esteve em Salvador para apoiar Rui Costa

Pela primeira vez após a oficialização das candidaturas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) veio a Salvador no rastro da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, que esteve no Pelourinho e em Piatã na semana passada.
Ontem, na Praça da Revolução, em Periperi, o petista afirmou que a eleição de Rui Costa (PT) como governador do estado “garante que a Bahia não volte ao passado” e anunciou a possibilidade de retorno às disputas nas urnas em 2018.
No subúrbio ferroviário, o técnico do time petista veio aquecer as movimentações de campanha na tentativa de impulsionar a artilharia da chapa governista. “A certeza que tenho que vocês me elegeram em 2002 e 2006, vocês vão eleger o Rui em 2014. Precisamos ir a cada bairro, cada rua, cada casa e mostrar ao povo que não volte no tempo”, completou. “Antigamente, os coronéis tinham uma fazenda, hoje tem canal de televisão. Antes eles tinham chicote, hoje têm um jornal. Não podemos deixar que os coronéis voltem a governar esse estado”, alertou.
Fonte:IG

Asteroide passará de raspão pela Terra

Sabe aquele asteroide que caiu na Rússia no ano passado? Um igualzinho vai passar de raspão pelo nosso planeta neste domingo, por volta das 15h (de Brasília). Não vai bater, mas estará a cerca de um décimo da distância até a Lua — aproximadamente 40 mil km. Convenhamos, quando um pedregulho de cerca de 20 metros de diâmetro vem na sua direção a mais de 45 mil km/h, a gente tem de se preocupar, não?
A Nasa divulgou o achado ontem, obtido de forma independente por dois grupos de astrônomos nos dias 1 e 2 de setembro. Batizado de 2014 RC, o bólido celeste de início causou alvoroço, mas, a essa altura, com a órbita mais bem determinada, já sabemos que com certeza ele não corre risco de colidir. Por via das dúvidas, contudo, é bom continuar acompanhando sua trajetória depois que ele passar por nós, sobrevoando a região da Nova Zelândia.
“Embora o 2014 RC não vá impactar com a Terra, sua órbita o trará à vizinhança do nosso planeta no futuro”, disse a agência espacial americana, em nota. “O movimento futuro do asteroide será monitorado de perto, mas nenhum potencial encontro ameaçador com a Terra foi identificado até agora.”
O lance é que, ao passar de raspão pela Terra, o asteroide tem sua trajetória alterada pela gravidade do planeta. Isso já é incluído nos cálculos, mas não custa confirmar depois do encontro para ver se está tudo certinho, não é? O seguro morreu de velho.
PERIGO CONSTANTE
Sabemos que esse não vai bater, mas dá um calafrio, vai? Pois vá se acostumando. O Mensageiro Sideral conversou com o caçador de asteroides brasileiro Cristóvão Jacques, e ele disse que não é tão incomum a descoberta de bólidos passando a um tiquinho de nós. “A gente pega um desses duas a três vezes por ano”, afirma.
Claro, de vez em quando não pega. E aí o asteroide só é descoberto depois que já passou, ou quando cai — como aconteceu em Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013. Naquele dia, um asteroide com estimados 20 metros de diâmetro explodiu ao adentrar a atmosfera terrestre, liberando uma energia 30 vezes maior que a bomba atômica de Hiroshima.
A onda de choque produzida pela explosão a 30 km de altitude danificou 7.200 prédios em seis cidades da região, e cerca de 1.500 pessoas ficaram feridas.
Ou seja, mesmo não sendo objetos capazes de destruir a civilização e devastar a vida globalmente (como o asteroide que matou os dinossauros, 65 milhões de anos atrás, que tinha pelo menos 10 km de diâmetro), bólidos como o 2014 RC podem fazer muitos estragos.
Felizmente, temos cientistas pensando em como detectar esses objetos antes que caiam aqui e também como desviá-los, se for necessário. “Este objeto é um ótimo análogo do bólido de Chelyabinsk”, afirma Eric Christensen, astrônomo da Universidade do Arizona em Tucson e um dos descobridores. “Acho encorajador o fato de duas grandes iniciativas de rastreio terem o detectado independentemente e que o objeto tenha sido anunciado cerca de quatro dias antes da aproximação máxima. Este é um ótimo exemplo de como o sistema tem de funcionar (e funciona!), que espero ajude a calar parte do barulho sobre como o céu está desabando e não temos capacidade para fazer nada a respeito.”
E você que pensou que astronomia não tinha utilidade prática?
Fonte:Portal:UOL

GRAVE: Prefeitura de Mossoró descobre mais de 600 funcionários que recebem sem trabalhar; MP entra no caso

O Bom Dia RN destaca nesta quinta-feira (4) que mais de 600 funcionários da prefeitura de Mossoró estão recebendo sem trabalhar. Isso mesmo! De acordo com levantamento do Município, com apoio de da auditoria de técnicos da UERN, 622 pessoas não cumprem carga horária e são desconhecidas em seus setores, inclusive, não assinado o ponto.
Segundo levantamento da Prefeitura, a maioria dos “funcionários” está lotada em postos de saúde na zona rural e outros “trabalhadores” em secretarias da zona urbana.  A reportagem da InterTV Cabugi apurou que os salários dessas pessoas geram um custo mensal de 1,2 milhão.
A ideia da fiscalização foi do prefeito Francisco José Junior, ainda interino na época. Ele Encaminhou documentação para o  Ministério Público, que deverá abrir uma investigação. Mais informações em http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/bom-dia-rn/videos/t/edicoes/v/prefeitura-de-mossoro-descobre-600-funcionarios-que-recebem-sem-trabalhar/3607590/
Fonte:Blog do BG

Candidato a deputado federal dono da Telexfree sofre infarto

O dono da Ympactus Comercial, empresa que representa a Telexfree no Brasil, e candidato a deputado federal, Carlos Costa (PRP), se sentiu mal e sofreu um infarto nesta terça-feira (2), segundo informou a equipe de campanha. O Hospital Meridional, em Cariacica, na Grande Vitória, informou, nesta quarta-feira (3), que o paciente está na UTI Coronariana, com quadro de infarto agudo do miocárdico. Segundo a assessoria, o estado de saúde é estável, sem previsão de alta.

A equipe de campanha do candidato informou, por meio de nota, que Carlos Costa se sentiu mal durante a manhã de terça-feira e, em seguida, foi levado ao hospital pela família. Os médicos verificaram que o candidato estava sofrendo um infarto. Em seguida, Costa foi submetido a um exame de cateterismo e foi constatada a necessidade de um procedimento de angioplastia, que foi realizado com sucesso, segundo a assessoria.


Fonte: Robson Pires

Robinson Faria irá mostrar “escândalos” de Henrique Alves no programa eleitoral na TV

Marketing do candidato do PSD revela estratégia para reta final da disputa pelo Governo do Estado

O marketing eleitoral do candidato do PSD a governador, Robinson Faria, iniciou nesta terça forte ofensiva contra o candidato do PMDB, Henrique Alves. A ideia é apresentar os escândalos nos quais Henrique se envolveu durante sua trajetória política. As primeiras peças já foram veiculadas, e deverão ser intensificadas nos próximos dias.
O recrudescimento faz parte da estratégia do candidato do PSD, evidenciada já no início da semana, durante participação na rodada de entrevistas do Jornal de Cidade (FM94), na qual Robinson criticou duramente Henrique, afirmando que o candidato é carioca, nunca morou no RN, e é oportunista.
A estratégia de marketing de Robinson entra agora em sua segunda etapa. “Faço campanha baseado em pesquisas, o que elas dizem e pedem. E as pesquisas pedem isso (que mostremos os fatos relativos aos candidatos)”, explica João Maria Medeiros, coordenador do marketing da campanha de Robinson. “As pesquisas internas mostram que é relevante para as pessoas relembrarem o passado dos candidatos. A linha do marketing segue o que o povo manda”, acrescentou.
João Maia diz que a estratégia de marketing eleitoral de Robinson está centrada em três fases, tendo a primeira delas encerrada junto com o mês de agosto. A segunda fase inicia em setembro. “A campanha não é estática. O planejamento tem três fases. Vencida a primeira fase, estamos na segunda, agora trabalhando o fortalecimento da imagem do candidato e mostrando a incoerência dos adversários”, disse.
De acordo com o marqueteiro, a estratégia de Robinson está funcionando até agora. “A estratégia que traçamos está correspondendo. Temos conseguido que o adversário permaneça em rota de queda, estancando próximo do teto. E o nosso candidato vem apresentando crescimento paulatino. A gente quando traça um caminho de curva, ascensão e queda mostra que Robinson tende a vencer esse jogo”, diz.
Sobre quais escândalos de Henrique irá mostrar, João Maria revela que basta digitar nos sites de busca as palavras “Henrique” e “escândalos”, para eles aparecerem. “Se for ao Google, escrever o nome do candidato adversário e escândalos, vai aparecer a realidade de cada candidato. E é isso que vamos mostrar”. As peças no ar desde ontem falam do acordão, das incoerências das alianças, dentre outras. “Começou a nova linha”, anunciou.
Ainda conforme João Maria Medeiros, a diferença de vantagem de Henrique sobre Robinson já foi de 16 pontos, e agora está estacionado em 10 pontos. Para ele, isso demonstra que a rejeição a Henrique não vai permitir o crescimento dele além do que já cresceu. “E Robinson, em que há desconhecimento, a partir do momento que as pessoas passam a conhecê-lo, fica evidenciado o desejo de voto nele”, concluiu.
“Ataques são previsíveis, mas campanha de Henrique não altera”
O marketing do candidato Henrique Alves não vai ser alterado. Quem garante é uma das coordenadoras, Flávia Assaf, que trabalha junto com o jornalista e marqueteiro Adriano de Sousa. “Previsível que quem viesse mais atrás, tentasse a técnica Mike Tyson, para abater o outro. Na posição que Henrique está, supertranquilo com as pesquisas e os projetos, não vai ter alteração, não vai mudar a pisada em relação ao outro. Se entraram em fase mais de desespero em relação a números e vão tentar outra estratégia, não nos cabe dizer se é bom ou ruim. Estamos bem assim e vamos continuar assim”, afirma Flávia.
Segundo ela, o planejamento estratégico de Henrique definiu, desde o início, por uma campanha propositiva. “Nossa campanha saiu desde o começo com a ideia de ser uma campanha propositiva. As pessoas querem ouvir propostas, estão cansadas da luta política, querem saber como vão ser beneficiadas diante da situação caótica em que o Estado está”, diz, destacando que a questão central é a política de apaziguar, unir todos para melhorar o RN. “E essa união gera um banco de propostas muito boas, um plano de governo muito bom. E, nesse sentido, o resultado tem sido bom, as pesquisas, inclusive, registram isso”.
Apesar disso, nas entrelinhas, Flavia evidencia que a campanha de Henrique necessita de algumas mudanças pontuais, detectadas nas pesquisas qualitativas. “Nossa estratégia, dentro do que a gente percebe nas qualitativas, é corrigir um rumo ou outro dentro da percepção do eleitor. Achamos que 40% de pontos de pesquisas, o eleitor está convencido. Um ou outro ruído, nós vamos entendendo, ajustando e refazendo a proposta”.
Geralmente, o marketing leva algum tempo para surtir efeito. “Tem tempo com o programa no ar, mas estamos sentindo que as pessoas estão respondendo às nossas propostas, estamos dizendo coisas que elas gostariam de ouvir, propostas, que a união é boa para o RN, e isso está surtindo efeito nesse sentido”, diz. “Henrique tem 44 anos de mandato, mas uma coisa ou outra, no tocante à política mesmo, o eleitor brasileiro não sabe. Por exemplo, tem eleitor que não sabe o que faz um deputado, o que faz um senador, e às vezes é preciso dizer isso a ele. Isso não é problema do candidato, mas de percepção do eleitor. Isso nós vamos corrigindo naturalmente. Está tudo muito bem”, completa a coordenadora Flavia Assaf.
Fonte:JH

Atendendo a Justiça, governo do RN convoca mais 120 policiais civis do concurso de 2010

A governadora Rosalba Ciarlini, atendendo a determinaçao judicial, convocou mais cerca de 120 policiais civis entre delegados, escrivãs e agentes para reforçar a segurança do Rio Grande do Norte.
O local de locação de cada um dos policiais vai ficar a critério da Delegacia Geral de Policia Civil e o secretário Estadual de Seguraça e Defesa Social Eliezer Girão, que já viinham solicitando mais contingente ao Governo do Estado.
Os agentes, escrivãs e delegados convocados haviam sido aprovados em concurso realizado e concluído em 2010. Já estão, inclusive, capacitados para atuar. Aguardavam somente a convocaçaõ por parte do do Governo do Estado.
Como estava demorando para sair esta convocação e o prazo para isto acontecer era outubro de 2014, os concursados ingressaram com ações na Justiça e conseguiram determinação para que o Governo do Estado os convocassem.
Como existe vagas precisando serem preenchidas, os suplentes também ingressaram com ações na justiça e também conseguiram decisões favoráveis para serem convocados para os CURSOS de capacitação e posterior convocação.
Eis o convocação publicada hoje no Diário Oficial na íntegra:
RIO GRANDE DO NORTE
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições, com fundamento no art. 64, inciso XIX, da Constituição Estadual, de acordo com a Decisão Judicial n° 0801600-08.2011.8.20.0001, e tendo em vista o que consta do Processo n° 191276/2014-2/SEARH,
R E S O L V E nomear, em caráter efetivo, nos termos do art. 8º, inciso I, e 9º da Lei Complementar 122, de 30 de junho de 1994, de acordo com a Decisão Judicial n° 0801600-08.2011.8.20.0001, os candidatos relacionados no Anexo Único, aprovados no concurso público com fundamentos no Edital n° 001/2008 (DOE 05/12/2008), prorrogado por 02 (dois) anos, a contar de 16.12.2012, publicado em 12 de outubro de 2012.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 29 de agosto de 2014, 193º da Independência e 126º da República.

ROSALBA CIARLINI
Antônio Alber da Nóbrega
Eliéser Girão Monteiro Filho
Fonte:De Fato