terça-feira, 7 de agosto de 2012

PATU SEDIARÁ O VII CONGRESSO DA UERN


O VII CONGRESSO DA ADUERN será no período de 19 a 21 de outubro, a realizar-se na cidade de Patu, sob a organização da Sub-sede da ADUERN.  O tema central do congresso será: Autonomia Financeira e Carreira Docente.

As teses e contribuições dos associados/sindicalizados para integrarem o Caderno de Textos do Congresso deverão ser enviadas até o dia 14 de setembro de 2012 através do site da ADUERN.
Fica estabelecido o período de 01 a 30 de setembro de 2012, para inscrições de delegados, devendo ser realizada no site da ADUERN.
 
Os representantes da ADUERN no Campus de Patu são os Professores Aluísio Dutra e Jozenir Calixta.
Fonte:patu news

Auta de Souza

Auta de Souza (Macaíba, 12 de setembro de 1876 — Natal, 7 de fevereiro de 1901) foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica (ultrarromântica, byroniana ou Mal do Século), autora de Horto.
Escrevia poemas românticos com alguma influência simbolista, e de alto valor estético. Segundo Luís da Câmara Cascudo, é "a maior poetisa mística do Brasil".

Vida

Filha de Elói Castriciano de Souza e Henriqueta Leopoldina Rodrigues e irmã dos políticos norte-rio-grandenses Elói de Sousa e Henrique Castriciano.
Ficou órfã aos três anos, com a morte de sua mãe por tuberculose, e no ano seguinte perdeu também o pai, pela mesma doença. Sua mãe morreu aos 27 anos e seu pai aos 38 anos.
Durante a infância, foi criada por sua avó materna, Silvina Maria da Conceição de Paula Rodrigues, conhecida como Dindinha, em uma chácara no Recife, onde foi alfabetizada por professores particulares. Sua avó, embora analfabeta, conseguiu proporcionar boa educação aos netos.
Aos onze anos, foi matriculada no Colégio São Vicente de Paula, dirigido por freiras vincentinas francesas, e onde aprendeu Francês, Inglês, Literatura (inclusive muita literatura religiosa), Música e Desenho. Lia no original as obras de Victor Hugo, Lamartine, Chateaubriand e Fénelon.
Quando tinha doze anos, vivenciou nova tragédia: a morte acidental de seu irmão mais novo, Irineu Leão Rodrigues de Sousa, causada pela explosão de um candeeiro.
Mais tarde, aos catorze anos, recebeu o diagnóstico de tuberculose, e teve que interromper seus estudos no colégio religioso, mas deu prosseguimento à sua formação intelectual como autodidata.
Continuou participando da União Pia das Filhas de Maria, à qual se uniu na escola. Foi professora de catecismo em Macaíba e escreveu versos religiosos. Jackson Figueiredo (1914) a considera uma das mais altas expressões da poesia católica nas letras femininas brasileiras.
Começou a escrever aos dezesseis anos, apesar da doença. Frequentava o Club do Biscoito, associação de amigos que promovia reuniões dançantes onde os convidados recitavam poemas de vários autores, como Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Castro Alves, Junqueira Freire e os potiguares Lourival Açucena, Areias Bajão e Segundo Wanderley.

A frustração amorosa

Por volta de 1895, Auta conheceu João Leopoldo da Silva Loureiro, promotor público de sua cidade natal, com quem namorou durante um ano e de quem foi obrigada a se separar pelos irmãos, que preocupavam-se com seu estado de saúde. Pouco depois da separação, ele também morreria vítima da tuberculose. Esta frustração amorosa se tornaria o quinto fator marcante de sua obra, junto à religiosidade, à orfandade, à morte trágica de seu irmão e à tuberculose. A poetisa, então, encerrou seu primeiro livro de manuscritos, intitulado Dhálias, que mais tarde seria publicado sob o título de Horto.

Morte e homenagens póstumas

Auta de Souza veio a falecer em 7 de fevereiro de 1901, a uma hora e quinze minutos, em Natal, em decorrência da tuberculose. Foi sepultada no cemitério do Alecrim, em Natal, mas em 1904 seus restos mortais foram transportados para o jazigo da família, na parede da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba, sua cidade natal.
Em 1936, a Academia Norte-Riograndense de Letras dedicou-lhe a poltrona XX, como reconhecimento à sua obra.
Em 1951, foi feita uma lápide, tendo como epitáfio versos extraídos de seu poema Ao Pé do Túmulo:
 

30 dias depois que Rosalba publicou o decreto de calamidade na saúde do RN

Um mês depois de nossa "querida" governadora ter decretado estado de calamidade publica na saúde de nosso estado veja como foram grandes as melhorias.Paciente aguarda atendimento num colchão no chão do HRTM, em Mossoró.
Foto:Retrato do Oeste

Zezé Di Camargo confirma que casamento com Zilu acabou

Em entrevista a QUEM desta semana, Zezé Di Camargo confirmou que o seu casamento com Zilu Camargo acabou. Mesmo com a separação, o cantor não deixou de dizer o quanto deseja que a ex-mulher seja feliz e que a relação entre os dois permanece boa. "A Zilu merece muito ser feliz. Estamos separados, mas vocês ainda vão nos ver num bar tomando cerveja, jantando. Temos uma história juntos", completou.
Fonte:DN online

Conheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Para ampliar a foto clique em cima
Fonte:TSE

67 anos depois Japão lembra a insanidade americana

O Japão lembrou nesta segunda (6) as vítimas da bomba atômica que arrasou Hiroshima há 67 anos, em cerimônia que o primeiro-ministro do país, Naoto Kan, aproveitou para questionar ‘o mito da segurança’ da energia nuclear.
Às 8h15 locais (20h15 de sexta-feira pelo horário de Brasília), um minuto de silêncio só rompido por várias badaladas lembrou no Parque Memorial da Paz de Hiroshima o momento em que a bomba caiu sobre a cidade e acabou de forma imediata com a vida de 120 mil de seus habitantes.
Representantes de cerca de 70 países – incluindo os Estados Unidos – e da ONU estiveram entre os quase 50 mil presentes na homenagem, entre eles idosos que sobreviveram à bomba e seus familiares, cuja mensagem contra a radioatividade se viu amplificada este ano pela crise na usina nuclear de Fukushima.
Diante da mortal lembrança, o primeiro-ministro do Japão expressou seu ‘profundo pesar’ por ter acreditado no ‘mito da segurança’ da energia nuclear e prometeu investigar a fundo as causas do acidente na central de Fukushima Daiichi, o pior em 25 anos.
Naoto Kan, que chegou ao governo há pouco mais de um ano e anunciou que renunciará uma vez que esteja encaminhada a solução para a crise provocada pelo terremoto de março, insistiu que o Japão ‘revisará sua política energética desde a base’, para reduzir seu nível de dependência com relação às centrais atômicas.
Fonte: Agência EFE/padua campos

Anatel conclui que TIM ‘derruba’ ligações de propósito

Um levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) concluiu que a TIM derruba, propositalmente, ligações de usuários que tenham planos cobrados por ligação, e não por tempo. A agência monitorou ligações em todo o País, comparando usuários do plano Infinity e os que não têm o plano, e concluiu que a operadora derrubando chamadas de forma proposital. O relatório foi realizado entre março e maio e entregue ao Ministério Público do Paraná.
Com os dados nas mãos, o MP do Paraná pede à Justiça que a TIM volte a ser proibida de firmar novos contratos no Paraná enquanto as seis metas de qualidade sobre as quais a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou irregularidades não forem respeitadas. Conforme a ação, em apenas um único dia, em 8 de março deste ano, quase 8,2 milhões de clientes da TIM foram afetados por desligamentos provocados pela operadora. Nesse mesmo dia, os usuários teriam pago cerca de R$ 4,3 milhões por serviços não prestados em sua totalidade pela operadora.
A ação do MP é assinada pelos promotores Maximiliano Deliberador e Michele Zardo, ambos da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba. A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná ingressou hoje com uma ação parecida contra a TIM. Os deputados também pedem que a suspensão contra a operadora seja retomada.
Suspensas no último dia 23 de julho como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados, as vendas de novas linhas de celulares e internet das operadoras TIM, Claro e Oi foram liberadas pela mesma agência na última sexta-feira (3).
Do Brasil 247

Rio Grande do Norte completa 511 anos

Aniversário é para marcar a implantação do Marco de Touros, que simbolizou o início da criação do Estado.

 O estado do Rio Grande do Norte está completando 511 anos. O aniversário é comemorado nessa data, pois no dia 7 de agosto de 1501 foi colocado o Marco de Touros, um dos símbolos da colonização de Portugal.

Dia do Rio Grande do Norte foi implantado durante o governo de Garibaldi Alves Filho, quando foi assinada a Lei Nº 7.831, criada pelo ex-deputado Valério Mesquita. O Portal Nominuto.com vai falar sobre alguns fatos que aconteceram na terra potiguar nesses 511 anos.

Os primórdios do estado foram através das Capitanias Hereditárias, durante o ano de 1534, em que o rei português D. João III dividiu o território brasileiro em grandes faixas e entregou essas terras para particulares ligados a Coroa, chamado de capitães donatários.

Nessas faixas de terras surgiu a administração da capitania Rio Grande que foi doada à João de Barros e a Aires da Cunha. Por conta das dificuldades, a capitania foi abandonada e ficou sob administração da capitania de Pernambuco.

Como forma de garantir a expulsão de invasores estrangeiros foi construída no dia 6 de janeiro de 1598 a Fortaleza dos Reis Magos. A criação do monumento também permitiu a pacificação com os povos indígenas e marcou o início da fundação da cidade de Natal, que foi criada em 25 de dezembro de 1599.  

Continuar lendo clique aqui

POLICIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO E APREENDE ARMA DE FOGO E VEÍCULOS IRREGULARES EM JANDUIS

 Arma apreendida
 Policiais na zona rural de Janduís
Motos apreendidas
No dia de ontem (06), a policia militar realizou várias barreiras policiais nas estradas vicinais que dão acesso a comunidade de permissão em Janduís.

Participaram da ação policial as viaturas da Força Tática do 10º BPM e da RP de Janduís, no comando do Tenente Lira, comandante da 3ª companhia de policia de Campo Grande, e do Cabo Silva, comandante da policia militar de Janduís.

Na operação que teve inicio pela manhã foram apreendidas algumas motocicletas que estavam irregulares, e uma pessoa por porte ilegal de arma de fogo.

A pessoa de Antonio Neto Brito de Souza, 39 anos, foi preso em flagrante portando um revólver calibre 38 com seis munições intactas, o mesmo pagou uma fiança e foi posto em liberdade.

De acordo com o Cabo Silva, comandante da policia militar de Janduís, essas barreiras irão continuar com freqüência na nossa cidade, principalmente na zona rural de nosso município.
Fonte:Carinha da Net

Juízes eleitorais rejeitam várias candidaturas a prefeito

Os juízes eleitorais do Rio Grande do Norte indeferiram onze dos 413 pedidos de registro de candidatos a prefeito e 342 das 7768 candidaturas a vereador. Os números estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantidade de registros negados pode aumentar, uma vez que nem todos os processos estão disponíveis no portal do TSE, devido ao congestionamento de dados do último dia de julgamento, segundo informações da Justiça Eleitoral potiguar. As candidaturas oficialmente suspensas são de Nei Rossatto (PSB), de Alexandria; José Pinheiro (PR), de Apodi; Carlos Zamith (PMDB), de Barcelona; Felipe Muller (PP), de Caiçara do Rio dos Ventos; Carlos Lucena (PR), de Campo Redondo; Hélio de Mundinho (PMDB) e Mozaniel Melo (PMN), de Guamaré; Wilson Roberto (PT), de Macau; Mário Oliveira (DEM), de Rafael Fernandes; Alexei Abrantes, de Doutor Severiano e Augusto Aquino (DEM), de Pilões.
Ainda não constava no site do TSE ontem, mas já se sabe que os candidatos José Lins (PSB), de Currais Novos; Fernando Cunha (PMN), de Macaíba; e Robenilson Ferreira (PR), de Bento Fernandes, tiveram os registros indeferidos pelos magistrados das Zonas locais.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Saraiva Sobrinho, destacou que os registros rejeitados pelos juízes eleitorais não excluem automaticamente os candidatos do pleito, uma vez que cabe recurso a cortes superiores, como é o caso do TRE/RN. Ele afirmou que aguarda um número expressivo de processos, sobretudo em razão da lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados por um colegiado de julgadores. "Estamos preparados para começar a receber  esses processos e darmos um veredicto. É bom lembrar que ainda cabe recurso, além do TRE, ao Tribunal Superior Eleitoral e, quiçá, ao Supremo Tribunal Federal". O desembargador disse que a Corte Eleitoral potiguar tem até o dia 23 de agosto para julgar os recursos.
A maior parte das decisões contrárias ao registro, por parte dos juízes de 1º grau, está em consonância com condenações do TCE, que rejeitou contas dos candidatos do período em que estes eram agentes públicos. O advogado Paulo de Tarso Fernandes explicou que o candidato prejudicado nesta 1ª fase pode recorrer sem sobressaltos ao TRE/RN. Mas se o indeferimento persistir na segunda instância a apelação ao Tribunal Superior Eleitoral somente pode ocorrer em casos excepcionais, através de um recurso especial, o que requer requisitos para julgamento, ou seja, se contrariar jurisprudências ou a Constituição. "O indeferimento por rejeição de contas não cabe", assinalou. Os candidatos com os registros indeferidos por juízes de 1º grau podem dar andamento às campanhas até que o processo seja julgado definitivamente.
Fonte:Jean Carlos