quinta-feira, 18 de junho de 2015

Soprando Velinhas

Benedito Ribeiro
O blog Messias Online deseja felicidade,paz e sucesso na carreira,parabéns.

COPA AMÉRICA 2015: COM UM FUTEBOL IRRECONHECÍVEL BRASIL CAI DIANTE DA COLOMBIA

A Seleção Brasileira jogou mal e sofreu a sua primeira derrota desde o retorno do técnico Dunga. Na noite desta quarta-feira, a equipe nacional teve um atacante Neymar apagado e nervoso e acabou batida por 1 a 0 pela Colômbia, que chegou ao gol com Murillo no primeiro tempo, na segunda rodada do grupo C da Copa América. 
Para piorar, Neymar recebeu um cartão amarelo no final do primeiro tempo, por colocar a mão na bola, um vermelho já com o jogo acabado e precisará cumprir suspensão contra a Venezuela no domingo, novamente no Estádio Monumental de Santiago. No mesmo dia, a Colômbia enfrentará o Peru em Temuco. 
O triunfo colombiano deixou a chave bastante equilibrada. Brasil, Colômbia e Venezuela têm 3 pontos cada. O Peru, que jogará com os venezuelanos na quinta-feira, ainda não pontuou. 
Além de ter conseguido sobrevida na Copa América, a Colômbia se vingou da derrota por 2 a 1 para o Brasil nas quartas de final da última Copa do Mundo, jogo que ficou marcado pela joelhada de Zúñiga em Neymar. Os colombianos não venciam os brasileiros desde 13 de julho de 1991, quando fizeram 2 a 0 também na fase de grupos de uma Copa América no Chile.Já o Brasil voltou a perder com Neymar em campo, o que não ocorria desde o 1 a 0 para a Suíça, em Basel, em 14 de agosto de 2013. Na ocasião, o lateral direito Daniel Alves anotou um gol contra. 

Fonte:Erivan Moraes

Seca: 400 mil pessoas em 11 municípios no Rio Grande do Norte serão afetados

Com o objetivo de difundir as novas regras emergenciais adotadas para o uso da água dos rios Piancó e Piranhas (entre os municípios de Coremas-PB até Jucurutu-RN), a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu reuniões com usuários de recursos hídricos em cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte entre os dias 25 e 29 de maio. As restrições afetam seis municípios paraibanos e três potiguares e foram definidas em parceria com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh), o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu.
Os encontros aconteceram nas cidades de Coremas, Pombal, Paulista e São Bento, na Paraíba; e Jardim de Piranhas e Caicó, no Rio Grande do Norte, e reuniram cerca de mil pessoas, entre representantes dos poderes públicos local e estadual, do comitê da bacia hidrográfica, das secretarias estaduais de recursos hídricos, da sociedade civil organizada e de instituições ligadas ao gerenciamento dos recursos hídricos nos dois estados.
Veja abaixo as regras para os rios Piancó e baixo Açu e para o reservatório Armando Ribeiro Gonçalves:
Rios Piancó e Piranhas (de Coremas, na Paraíba, até Jucurutu, no Rio Grande do Norte)
Diante da situação crítica, os órgãos gestores decidiram pela suspensão da irrigação na região a partir do dia 30 de junho, a fim de preservar os estoques de água dos açudes Curema e Mãe D’Água, com o objetivo de atender à Lei nº 9.433/1997 (Política Nacional de Recursos Hídricos) que determina dar prioridade ao abastecimento humano e à dessedentação animal em situações de escassez. Ainda serão feitas avaliações sobre os usos dos recursos hídricos para as atividades de aquicultura.
Com capacidade para acumular 591,65 hm3 de água (o que equivale a 591,65 bilhões de litros), no fim de maio o açude Curema acumulava 116 hm3 (ou 116 bilhões de litros), face aos 227 hm3 (227 bilhões de litros) no mesmo período do ano passado. O volume atual representa apenas 19,6% de sua capacidade total para atender a todos os usos.
As novas medidas foram adotadas a partir de discussões e deliberações no âmbito do Grupo Técnico de Operação do Sistema Curema-Açu, do qual a ANA faz parte.
As medidas afetam seis municípios paraibanos (Coremas, Cajazeirinhas, Pombal, Paulista, Riacho dos Cavalos e São Bento) e três municípios no Rio Grande do Norte (Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu), onde vivem aproximadamente 400 mil habitantes.
Para o Armando Ribeiro Gonçalves, foram mantidas as mesmas regras estabelecidas em abril pela Resolução ANA nº 316/2015
Ao final de maio, o açude acumulava 706 hm3 (ou 706 bilhões de litros), o que representa 29,4% de sua capacidade total. No mesmo período de 2014, a reserva era de 1.000 hm3 ou um trilhão de litros, que equivaliam a 45% da capacidade total de armazenamento. A forte queda no volume acumulado demonstra a severa estiagem pela qual passa a região, que vem registando chuvas abaixo da média desde 2012.
As regras da Resolução afetam 400 mil pessoas em 11 municípios no Rio Grande do Norte: Jucurutu, São Rafael, Açu, Itajá, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Pendências, Macau e Porto do Mangue.
Desde 2013, a ANA vem intensificando ações regulatórias em rios e reservatórios da União a fim de garantir os usos múltiplos dos recursos hídricos e, sobretudo, o abastecimento humano e animal, usos prioridades conforme a Lei nº 9.433/1997, a conhecida “Lei das Águas”. (Agência Nacional de Água)
Fonte:Blog do Xerife

Ufersa suspende matrículas presenciais do SiSU; candidatos devem usar a internet

A decisão foi tomada pelo reitor, professor José de Arimatea de Matos, depois que os servidores técnico-administrativos em greve comunicaram oficialmente que iriam impedir o processo.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) não vai mais receber a documentação presencial dos aprovados no SiSU 2015.2. A decisão foi tomada pelo reitor, professor José de Arimatea de Matos, depois que os servidores técnico-administrativos em greve comunicaram oficialmente que iriam impedir o processo.
A partir dessa sexta-feira, 19, prosseguindo até terça-feira, 23 de junho, os aprovados deverão confirmar o interesse pela vaga por meio de preenchimento de formulário eletrônico a ser disponibilizado no site da Universidade.
A pró-reitora de graduação adjunta, professora Luciana Angélica da Silva, informou que a matrícula, bem como a entrega da documentação deverá ser feita posteriormente em data a ser divulgada pela Universidade.
“Temos prazos a cumprir”, advertiu, conclamando aos estudantes aprovados que preencham o formulário para que não haja prejuízo com a perder da vaga. Com a greve dos servidores técnico-administrativos e dos professores o CONSUNI da Ufersa suspendeu o calendário acadêmico da Universidade.
Fonte:Gazeta do Oeste

Traficante ‘Marcinho VP’ estaria comandando o tráfico dentro do Presídio Federal de Mossoró

O delegado aponta que Marcinho VP é ajudado pelos traficantes Fu e Claudinho da Mineira, que estão no Complexo do Chapadão, em Costa Barros

O preso Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como “Marcinho VP”, de 41 anos, é apontado pela Polícia do Rio de Janeiro como um dos líderes da facção criminosa “Comando Vermelho”, mesmo estando detido no Presídio Federal de Mossoró.
O fato foi descoberto através de uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que cumpriu 65 mandados de prisão nesta terça-feira (16), no Rio.
De acordo com o delegado Felipe Curi, da 27ªDP, “eles (os chefes do tráfico) atuam através de pessoas que estão fora da cadeia e algumas que estão no Complexo do Bangu. No presídio federal é através dos visitantes”.
As investigações tiveram início de análise de mensagens de texto recebidas por um celular. O aparelho foi apreendido durante uma operação no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, em 2014.
“A margem de lucro é muito grande. Essa operação revelou como funciona as engrenagens da maior facção criminosa do estado do Rio de Janeiro”, afirma o delegado.
A investigação também chegou até o nome de outro preso. Elias Pereira da Silva, conhecido como “Elias Maluco”, de 48 anos, está detido no Presídio de Catanduvas, no Paraná, e também é apontado pela Polícia de estar liderando facção criminosa do Rio.
“Marcinho VP” está preso desde 1996, por tráfico de drogas. Só pelo assassinato de dois traficantes, foi condenado a 36 anos de prisão.
“Elias Maluco” foi condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002, e tráfico de drogas no morro do Alemão, no Rio de Janeiro.
Fonte:JH

Comissão especial aprova redução da maioridade penal em crimes hediondos

Foi aprovado há pouco, por 21 votos a 6, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A votação ocorreu quatro horas e meia após o início da reunião. Foi aprovado também, em votação simbólica, um destaque do deputado Wewerton Rocha (PDT-MA) que aperfeiçoa a estrutura do sistema socioeducativo.
Bessa alterou o texto para prever que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos ocorra apenas nos casos de crimes hediondos (como estupro e latrocínio), lesão corporal grave e roubo qualificado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). Segundo o texto, as penas previstas serão cumpridas pelos adolescentes em ambiente separado dos adultos.
Orientaram favoravelmente à redução da maioridade penal partidos como PMDB, PSDB, DEM, PR, PP e PTB, e foram contra PT, PSB, PPS, PDT e PCdoB.
O resultado foi muito comemorado pelos integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública. Por outro lado, imediatamente após o anúncio da aprovação, manifestantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), contrários à proposta, voltaram a gritar palavras de ordem e reiniciaram um apitaço no corredor das comissões.
Os deputados favoráveis à PEC saíram da reunião em direção ao Salão Verde e ao Plenário da Câmara cantando “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, e o Departamento de Polícia Legislativa teve muito trabalho para evitar um confronto com os estudantes, que responderam gritando “fascistas, racistas, não passarão”.
Fonte:De Fato

Governo publica Medida Provisória com novo fator previdenciário progressivo

Depois de vetar a mudança no cálculo da aposentadoria prevista na Medida Provisória nº 664, a presidente Dilma Rousseff publicou hoje no Diário Oficial da União (DOU) uma nova MP para disciplinar o assunto. Trata-se da MP 676, que mantém a fórmula 85/95, aprovada pelos parlamentares, mas a torna progressiva a partir do ano de 2017. O texto que converteu a MP 664 em lei, com o veto à flexibilização do fator previdenciário, também está publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 18.

Editada como alternativa à proposta do Congresso, a nova MP tem o objetivo, segundo o governo, "de preservar a sustentabilidade da Previdência Social". De acordo com o texto, o "segurado que preencher o requisito para a aposentadoria por tempo de contribuição poderá optar pela não incidência do fator previdenciário, no cálculo de sua aposentadoria, quando o total resultante da soma de sua idade e de seu tempo de contribuição, incluídas as frações, na data de requerimento da aposentadoria, for: igual ou superior a noventa e cinco pontos, se homem; e igual ou superior a oitenta e cinco pontos, se mulher, observando o tempo mínimo de contribuição de trinta anos".

A partir de 2017, no entanto, esse cálculo de 85/95 será alterado progressivamente. O texto diz que essas somas de idade e de tempo de contribuição serão majoradas em um ponto em: "1º de janeiro de 2017; 1º de janeiro de 2019; 1º de janeiro de 2020; 1º de janeiro de 2021; e 1º de janeiro de 2022".

A MP também prevê que, no caso de professores que comprovarem exclusivamente tempo de efetivo exercício de magistério na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio, serão acrescidos, a partir dessa nova fórmula, cinco pontos à soma da idade com o tempo de Contribuição. Ainda nesta quinta-feira, o Palácio do Planalto deve conceder entrevista coletiva à imprensa para comentar a medida.

Fonte:Estadão Conteúdo