segunda-feira, 22 de abril de 2013

Soprando Velinhas

                                                         Gessiana Rodriguez

Estiagem pode ter provocado a morte de metade do rebanho do RN


Do Globo Rural – A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte estima que a seca pode ter provocado a morte de metade do rebanho do estado nos últimos 15 meses. O cenário é desolador nas propriedades. Pela areia, no acostamento da RN-003, entre os municípios de Goianinha e Espírito Santo, no agreste potiguar, estão ossadas e corpos de animais vencidos pela estiagem prolongada. Na mesma estrada há animais vivos, que pastam onde ainda conseguem encontrar mato verde.
O agricultor Francisco Félix e o sobrinho Marcelino Alves saíram em busca de algo que sirva de ração. Eles decidiram levar mato seco para alimentar o gado. Os dois fazem isso porque não há mais dinheiro para comprar comida para os animais. O agricultor Manoel Silva encheu a carroça com cardeiro, que irá moer tudo para dar de comer ao rebanho. “Se não fosse esse cardeiro, o gado já teria morrido”, diz.
No agreste do Rio Grande do Norte há 43 municípios. De acordo com a Empresa de Pesquisas Agropecuárias, nos três primeiros meses do ano, normalmente, a média histórica de chuvas é de 230 milímetros. Mas com a estiagem o volume não ultrapassou os 85 milímetros. Em municípios como Tangará choveu apenas 06 milímetros e em Senador Elói de Souza foram somente 05 milímetros.
Em muitas localidades o que resta da água não dá para fazer irrigação das terras. Devido ao excesso de lama e a salinidade, a água se tornou salobra. Se os dados da secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte estiverem corretos, cerca de 500 mil animais morreram no estado desde o início da seca.
Fonte:O xerife

BBom: a novidade das franquias na área tecnológica


A BBom é uma Business Franchising, onde cada franqueado se beneficia dos resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos por equipes especializadas da própria franqueadora, que analisa cada investimento e que garanta um retorno a toda base de Franqueados.
Grandes, pequenas e médias empresas para desenvolverem seus trabalhos, produção e controle precisam ter acessos às linhas de crédito, empréstimos ou outro meio de se capitalizar, e com isso se atrever no mercado com alta carga de juros que muitas vezes inviabilizam um grande e próspero negócio, levando-as à falência nos primeiros dois anos de vida. Estas empresas precisam de investimentos para que possam ser produtivas e se destacar no mercado, provendo a cadeia produtiva de todo bom negócio.
A BBom fez parcerias com estas empresas e parte dos equipamentos de alta tecnologia para transmissão de dados, equipamentos necessários a produção comercial ou mesmo em áreas de Saúde, atendendo também serviços de alta complexidade Hospitalar e laboratórios, entregando por contrato de comodato (aluguel) estes equipamentos a empresas parceiras, e por este serviço a empresa é regiamente remunerada e remunera também você como franqueado.
É a única franqueadora no Brasil que trabalha 24 horas alavancando o seu negócio. Melhor ainda, você tem controle e poder de conferência sobre sua movimentação regularmente e sem sair de seu ambiente.
Cadastre-se agora clicando no linque: www.bbom.com.br/januario12

ABC e América empatam em clássico no Frasqueirão


Em um jogo bastante disputado, ABC e América ficaram no empate por 1x1, no clássico da quinta rodada do segundo turno do campeonato estadual, na noite desse domingo, no estádio Frasqueirão.
Os gols foram marcados por Índio, para o alvirrubro e Edson Rocha, contra, à favor dos donos da casa, ambos no segundo tempo. Com o resultado, o América se manteve na liderança da competição, com 11 pontos e o ABC subiu uma posição, agora está em terceiro, com oito pontos.
O próximo compromisso americano é na quinta-feira, no estádio Nazarenão, quando recebe o Ji-Paraná/RO, pela Copa do Brasil. Já o ABC volta a campo apenas no próximo domingo, quando recebe o Alecrim, novamente no Frasqueirão.
Esse é o oitavo jogo sem vítória do ABC diante do seu principal rival. Ao todo foram seis vitórias do América e dois empates.

Veja os resultados da 5a rodada e a classificação do segundo turno do Campeonato Estadual:

Potiguar 0×1 Baraúnas
ABC 1×1 América
Alecrim 3×1 ASSU
Corintians 4×3 Santa Cruz

CLASSIFICAÇÃO:

1-América – 11
2-Potiguar-M – 9
3-Baraúnas – 8
3-ABC – 8
4-ASSU – 7
5-Alecrim – 6
6-Corintians – 4
7-Santa Cruz – 3
Fonte:Jean Carlos

Comperve realiza segunda chamada do vestibular da Uern


A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou nesta segunda- feira (22) a lista de convocados em segunda chamada para assumir vagas na instituição.
Os convocados em segunda chamada devem ficar atentos as matrículas que serão realizadas no dia 25 de abril na secretaria do curso cujo candidato foi aprovado.
Veja a lista de Convocados e o Edital de convocação.
Fonte: Agecom/Uern/defato