terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Consult aponta liderança de Wilma na disputa pelo governo do RN em 2014


A consult acaba de divulgar os números da sua pesquisa estimulado rumo a sucessão do governo em 2014
A ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal Wilma de Faria,  dispara na frente, tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea.
Veja os números da pesquisa Estimulada:
Wilma de Faria (PSB) – 38.29%
Robinson Faria (PSD) – 17.18%
Rosalba Ciarlini (DEM) – 12.88%
Nenhum – 17.65%
Não sabe dizer – 14%
Confira os números na Espontânea:
Não sabe – 80.71%
Nenhum – 5.24%
Wilma (PSB) – 4%
Garibaldi Filho (PMDB) – 3.18%
Carlos Eduardo (PDT) – 2%
Rosalba Ciarlini (DEM) – 1.82%
Robinson Faria (PSD) – 0.94%
José Agripino (DEM) – 0.65
Fátima Bezerra (PT) - 0.71%
Iberê (PSB) – 0.18%
Hermano Morais (PMDB) – 0.18%
Mineiro – 0.12%
Larissa Rosado (PSB), Rogério Marinho (PSDB), Luiz Almir (PV), Gilberto Alexandre e Jesus Cristo foram citados por 0,6% dos entrevistados, cada
Fonte:Consult

Prévia Carnavalesca de Messias Targino

Idealizada pelos blocos messiense a prévia carnavalesca de nossa cidade foi tomando dimensões cada vez maiores,até que de alguns anos pra cá a prefeitura decidiu tomar para se a realização do evento, que já estava tradicional,depois disso tivemos edições com arrastões de blocos pelas principais avenidas até chegar ao palco, onde uma banda esperava pelos blocos,ano passado a prévia foi a maior já realizada em nossa cidade,esse ano pelo que estamos vendo não terá a realização do evento pela prefeitura,pois até a gora não tem nada que leve a crer que vai acontecer,é uma pena pois os bloco messienses estavam contando com a realização do evento que a prefeitura tomou para se,não sabemos ainda os motivos da não realização do evento,mas o comércio no geral clama para que ocorra, pois e nesse dia que vários comerciantes vendem seus produtos com mais agilidade.Basta agora esperar mais um pouco

Dores nas costas: Saiba o que fazer para prevenir esse mal e suas consequências


Maus hábitos aumentam o risco de sofrer de problemas que provocam as temidas dores nas costas e também contribuem para o agravamento do mal. Evite:
- O tabagismo: “Já está mais do que comprovado que o fumo promove lesão nas estruturas vasculares do disco e nas articulações da coluna, predispondo a uma maior degeneração de suas estruturas”, explica a fisioterapeuta Patricia Suassuna, do Centro Multidisciplinar da Dor.
- Descuidar do peso: além de causar sobrecarga na coluna, os quilinhos em excesso podem aumentar o risco de alterações inflamatórias que funcionam como a gota-d’água para o surgimento de dores.
- Calçados inadequados: “Quando as mulheres usam salto alto, acabam deslocando o corpo um pouco mais para a frente, para tentar compensar a postura. Além disso, ao caminhar, é comum que estendam demais os joelhos, sobrecarregando a articulação que une a patela com o fêmur e aumentando a lordose lombar. A longo prazo, esse desequilíbrio postural pode trazer problemas mais sérios, como a lombalgia e a hérnia de disco”, avisa o fisioterapeuta Maurício Garcia, do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp. Por outro lado, os calçados sem salto nenhum, com o solado reto, também não são uma boa opção. “Eles não amortecem o impacto, sobrecarregando a coluna”, adverte a fisioterapeuta Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques, do IAF. Ela indica que, no dia a dia, os sapatos com saltos menores, de 3 a 5 cm, sejam os mais usados.
- Mochilas e bolsas pesadas demais: um grave problema desses acessórios é o que colocamos dentro deles. “O peso da bolsa é o mais preocupante, pois não deve exceder 5% a 8% do peso corporal”, diz Garcia. A maneira de carregá-la também faz diferença. “As mochilas ideais são aquelas de alças largas e acolchoadas, que prendem na cintura, para distribuir o máximo possível o peso. Com as bolsas, o principal cuidado é trocar várias vezes de ombro”, ensina a fisioterapeuta e cinesiologista Mariana Schamas, coordenadora da Caminhada Pare a Dor.
- Estresse: quem é que nunca ficou com dor no pescoço após uma discussão com o chefe no trabalho, ou depois de enfrentar um trânsito horrível na hora de voltar para casa? “Isso só acontece porque o estresse aumenta a tensão muscular e predispõe o surgimento de pontos dolorosos. A longo prazo, esses problemas são grandes causadores de limitação e de queda na qualidade de vida”, alerta Patricia Suassuna.
- Alimentação desregrada: quem come muita besteira, com frequência, acaba sofrendo pela deficiência de vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. As quantidades de zinco, magnésio, selênio, cobre e vitamina D que retiramos da alimentação, por exemplo, fazem toda a diferença no aparecimento e agravamento das dores nas costas. “A falta desses minerais acelera o processo de estresse oxidativo, causando inflamação crônica e dor. A carência de vitamina D também está associada à dor, pois ela é um importante modulador de inflamação”, diz a nutricionista Mariana Froes, do CMD. Segundo a especialista, pacientes que sofrem de dor crônica também precisam limitar o consumo de açúcares, gorduras saturadas e farinha branca.
- Muito trabalho e pouco sono: jornadas compridas aumentam o estresse e normalmente nos obrigam a ficar várias horas seguidas numa mesma posição, o que é péssimo para a coluna. A falta de repouso também é extremamente nociva. “Sempre que realizamos qualquer tipo de esforço, todas as estruturas corporais sofrem microtraumas, que são reparados com o sono. Acumular mais microtraumas do que podemos reparar é a base para as lesões de esforços repetitivos”, adverte o ortopedista Barone.

Revista Viva Saúde

Decreto de prisão dos secretários: sobrou para os mais fracos


O desembargador Virgílio Macedo Junior determinou (28/01) que oficial de justiça, acompanhado com policiais militares, prendesse em flagrante os secretários de estado Alber Nóbrega e Obery Rodrigues, por sucessivas desobediências de determinações judiciais.
O pedido de prisão foi feito pelos advogados Manoel Batista Dantas Neto e João Helder Dantas Cavalcanti. Nesta mesma ação, os advogados pleitearam a prisão da governadora Rosalba Ciarlini, alegando as mesmas coisas: ou seja, desobediência de decisão judicial.
O desembargador Virgílio Macedo decidiu como relação aos secretários e informou que não poderia decidi com relação a governadora Rosalba Ciarlini, pois ela tem for privilegiado e somente o Superior Tribunal de Justiça é quem pode decretar prisão ou não.
Se a Justiça decretou a prisão dos secretários, que cumprem ordens, deveria também decretar de quem ordena no caso a governadora. Parece óbvio. E é esta obviedade que a sociedade percebe e empurra com força o Poder Judiciário para o abismo da descrença.
Terrível, pois precisamos acreditar na Justiça. Precisamos que a Justiça continue sendo a instituição de maior credibilidade no País.
Porém, isto fica cada vez mais difícil, quando a justiça pune o mais fraco, nos caso os secretários Obery Rodrigues e Alber Nóbrega, e deixa o mais forte, no caso a governadora Rosalba Ciarlini, para depois. Erra a Justiça quando não decide por igual.
A justiça para fazer justiça tem que ser justa.
Não tem sentido punir com prisão quem cumpre ordens. O portador não merece pancada.
Fonte:Jornal de Fato

Matrícula da segunda chamada do vestibular UFRN 2013 começa nesta sexta

Os estudantes que foram convocados na segunda chamada do vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) podem se cadastrar e matricular a partir desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, nos campi de Natal, Caicó, Currais Novos, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, Santa Cruz e da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. O cadastro e a matrícula permanecem também na segunda (4) e termina do próximo dia 5.

Para os convocados na segunda chamada do campus Natal, o local para cadastramento e matrícula é o Ginásio de Esportes da UFRN, devendo o estudante considerar os horários para os respectivos cursos. No turno da manhã, em todos os dias os estudantes devem comparecer das 8h às 11h30. Já no turno da tarde, o horário vai das 13h30 às 17h. Na manhã da sexta (1º), devem comparecer os alunos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Ciências Atuariais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Química e Química do Petróleo. Dia 1º à tarde, estão convocados os aprovados na segunda chamada dos cursos Ciências e Tecnologia e Tecnologia da Informação.

No segundo dia de cadastramento, segunda-feira (4), os alunos dos cursos Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Dança, Direito, Filosofia, Geografia e História. À tarde, devem comparecer estudantes que cursarão Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras, Música, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Na terça-feira (5), último dia de cadastramento, devem comparecer ao ginásio da UFRN os estudantes que ingressarão em Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, Medicina, Nutrição e Odontologia. À tarde do dia 5, devem comparecer os retardatários de todos os cursos de Natal.
Fonte:Tribuna do Norte