sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conselho Tutelar de Messias Targino/RN é desaprovado por 94% da População



Compreendendo a necessidade e a importância da participação de todos no processo eleitoral do nosso município, e pensando numa contribuição para a comunidade como um todo. Tive a iniciativa de realizar um trabalho avaliativo junto a população messiense, entrevistei 200 (duzentas) pessoas, nas seguintes ruas: Luiz Teixeira, Dr. Edino Jales, João Tomaz de Almeida, Paulino Jales, Professor Otoniel Tomaz de Almeida, José Francisco Pinto, Inácio Gabriel da Silva, Jorge Teixeira, e nos conjuntos habitacionais de Messias Targino/RN.

Entre os dias 18 e 19 de julho do ano em curso, efetivei esta pesquisa de campo, ouvindo a população, como avaliam o trabalho do conselho tutelar de nosso município. O resultado foi o seguinte:

Das 200 (duzentas) pessoas pesquisadas, 190 reprovam o trabalho dos conselheiros, sendo apenas 10 entrevistados aprovam os mesmos. Isto significa que 94% da população desaprovam o trabalho do conselho tutelar e apenas 6% aprovam.

Perguntando, de 0 á 10, qual nota você daria à atuação do conselho; 68% deram nota 0 (zero).

Questionados a respeito do que faltam a eles: Competência: 53%; Conhecimento: 45%; e, Experiência: 2%.

Este resultado, pode até ser surpreendente, mas na minha concepção, era totalmente previsível. Ou seja, o conselho tutelar é uma entidade que deve assistir as crianças e adolescentes, na saúde, educação, cultura, esporte e lazer, na prevenção, conscientização e promoção dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. No entanto, para isto, é preciso que seus membros, tenham conhecimento de como deve proceder e agir nas mais diversas ocasiões. Isto implica em coordenação, planejamento e reuniões mensais ou até mesmo semanais, para planejar suas ações e atuações.

Compreendendo de fato que isso não acontece, o resultado não poderia ser outro, se não o que acabamos de constatar.

Entretanto, é necessário que a população atente para um dado interessante: As eleições para conselheiros, não podem ser visto como um cabide de emprego, ou seja, devemos votar em pessoas que tenham, em primeiro lugar, conhecimento, competências, e disponibilidade para exercer suas Funções.

Fonte:olhar messiense

3 comentários:

  1. Creditos companheiro...vamos colocar os creditos de Onde vc copior essa materia e seu verdadeiro autor...por favor...

    ResponderExcluir
  2. dizer que estou surpreso com essa matéria estaria mentindo já era de se esperar, mas o culpado de tudo isso é a população que esquece a real função do conselho tutelar em prol de beneficiar família carentes como formar de gerar renda para para dentro de casa. temos que ser consciente, eleger pessoas q realmente tenha um plano de trabalho que faça valer nosso voto. Só assim estamos contribuindo para melhoria da populção.

    ResponderExcluir
  3. como membro do atual conselho me sinto triste pois buscamos fazer valer os direitos que cabem as crianças e adolescentes mas infelizmente dependemos da colaboração da promotoria e acima de tudo da propria sociedade ou seja uma boa parte das pessoas entrevistadas se esquecem de suas funções de pais.Ausentam-se e simplesmente se ocultam fazendo o jogo do gato e rato jogando sua incapacidade de pai nas costas de terceiros.Criticar é fácil difíscio colocar-se no nosso lugar.O conselho é falho sim por isso mesmo não ficamos atrais de nem outro.Sem demagogia alguma me atrevo dizer a nossa realidade não é diferente da do resto do pais.É triste é mais o que fazer se as pessoas regem nossas leis fazem vista grossa para os problemas

    ResponderExcluir