sábado, 16 de outubro de 2010

Com 96% do trabalho feito, censo indica menor crescimento populacional no RN

Com 96% da meta de domicílios no Rio Grande do Norte já recenseada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas (IBGE) chega à reta final no processo de contabilização dos dados do XII Censo Demográfico.A pesquisa segue até o dia 22 outubro em todos os 167 municipios do estado, sendo que 115 municípios já foram analisados.
Segundo José Aldemir Freire, chefe do IBGE no RN, até o momento já foram recenseados 3,02 milhões de pessoas em mais de 858 mil domicílios ocupados, o que representa uma redução no número de moradores por domicílio em relação aos anos anteriores. Um dos motivos da redução seria o maior número de mulheres no mercado de trabalho e de pessoas morando sozinhas, bem como a redução no número de filhos por família, aliado ao aumento de uso de métodos contraceptivos. No Censo de 1991, moravam 4,62 pessoas por domicílio; em 2000, foram contabilizadas 4,09 pessoas por domicílio e em 2010, até o momento, o número chega a 3,52 pessoas por domicílio.
Outro dado importante apresentado nesse levantamento parcial é o que na cidade de Mossoró, no ano de 2009, a expectativa era alcançar a marca de 244 mil habitantes, porém, esse índice foi ultrapassado. Com apenas 96% dos dados analisados, já foi contabilizado um aumento na população do município com mais 251 mil habitantes.
Em Natal, ainda não é possivel analisar um crescimento no número populacional, uma vez que a expectativa em 2009 era de alcançar a marca de 806 mil habitantes. Até o momento, com 95% dos dados analisados na capital potiguar, foram registrados durante a pesquisa um pouco mais de 762 mil pessoas.
No Rio Grande do Norte, a estimativa do IBGE era ultrapassar a marca de 3,13 milhões de habitantes em todo o estado, sendo que até o momento já foram registrados 3,02 milhões, não sendo possivel afirmar se a estimativa será alcançada.
José Aldemir Freire informou ainda que uma das dificuldades encontradas pelos recenseadores para a finalização do Censo demográfico está nos casos de domicílios fechados, ou seja, o domicílio em que residem moradores, mas que em boa parte do dia encontra-se fechado e não é possível aplicar a pesquisa. Essa situação é mais presente nas grandes cidades do estado como Natal, Parnamirim e Mossoró. Pelo 0800.721.8181, é possivel agendar a visita do recenseador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário