domingo, 29 de agosto de 2010

Parceria na área de nutrição animal

Um grupo de professores e estudantes do mestrado em Produção Animal da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) esteve terça-feira (24), na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), para conhecer tecnologias e debater uma proposta de parceria para análises em nutrição animal. O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, Marco Bomfim, discutiu com os professores Luiz Aroeira e Alexandre Braga a possibilidade de trabalho conjunto para elaboração de projeto em rede para avaliação de nutrientes e composição de banco de informações sobre o tema. Esta proposta deverá ser levada à reunião da Sociedade Nordestina de Produção Animal, que acontece em Mossoró (RN), de 29 de novembro a 2 de dezembro.

No período da manhã, o grupo conheceu modelos de sistemas de produção de ovinos de corte e o sistema agrossilvipastoril. À tarde, estiveram nos laboratórios de nutrição animal, reprodução e tecnologia de sêmen. "O interesse da nossa visita foi apresentar aos estudantes a estrutura adotada pela Embrapa em sistemas de produção a pasto e novas tecnologias laboratoriais, adequadas às áreas de interesse dos alunos", explicou Luiz Aroeira, pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), atualmente pesquisador visitante na UFERSA.

Na visita ao laboratório de nutrição animal, a utilização de equipamento de espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), em fase de validação para exames de componentes nutricionais, chamou atenção dos estudantes e também de Aroeira, que propôs parceria com a Embrapa para que análises de fezes de animais sejam feitas por meio do NIR, em projeto sob sua coordenação. As vantagens da tecnologia foram destacadas pelo supervisor de laboratórios da Embrapa Caprinos e Ovinos, Márcio Freire: "além de boa ferramenta de avaliação de nutrientes, é uma tecnologia verde, que evita uso de reagentes, não gera resíduos ao meio ambiente e economiza recursos como água e energia elétrica".

"É interessante observar estas tecnologias, que possibilitam resultados em poucas horas e otimizam material", observou o estudante Paulo Lima, que também destacou a visão da empresa, ao desenvolver pesquisas como foco em demandas sociais e na produção sustentável. Este mesmo aspecto foi ressaltado pela aluna Jacinara Gurgel: "são trabalhos que realmente têm o produtor rural como destino".

Fonte: Assessoria da EMBRAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário