sábado, 28 de agosto de 2010

Ibope: Dilma abre 24 pontos de vantagem sobre Serra


De acordo com a pesquisa, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, oito pontos percentuais a mais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral. Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%.

Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais - respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do país. No Rio de Janeiro, terceiro estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

Na divisão por regiões, Dilma lidera com mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.

Apenas na Região Sul há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais.

Dilma cresceu entre o eleitorado feminino

Com boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino - dando destaque à possibilidade de uma mulher assumir pela primeira vez a Presidência -, Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos) que entre os homens (cinco pontos).

Na simulação de segundo turno, a vantagem de Dilma entre as mulheres é agora praticamente a mesma que entre os homens, um fato inédito na campanha. O próprio presidente Lula sempre teve mais votos entre os homens.

Segundo o Ibope, 50% dos brasileiros preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente, e 9% tendem a optar por um representante da oposição. Do total do eleitorado, 88% sabem que Dilma é a candidata de Lula.

O governo do presidente Lula é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros. Outros 4% consideram a gestão Lula ruim ou péssima.

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