terça-feira, 14 de setembro de 2010

Henrique Alves diz que prefeito de Acarí e aliados agiram como moleques! Urrraaaaaa…


De Acari o blog recebe a informação de que o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) soltou os bichos em cima do prefeito Antonio Carlos (PR) e seus aliados, entre eles, o ex-prefeito José Fernandes durante comício realizado hoje à noite na cidade. Eles agiram como moleques reagiu, Henrique.

A ira de Henrique foi motivada pelo fato de ontem, 13, os correligionários do prefeito Antonio Carlos, o Tom – que defende a candidatura a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) – terem se utilizado de uma gravação do parlamentar peemedebista feita na idade de Cruzeta e tentaram desvirtuar pronunciamento de Henrique feito em Acari na semana passada.

Na gravação, Henrique pede votos para Iberê na cidade de Cruzeta. A mesma gravação veio parar em Acari. E em Acari, Henrique não pode pedir votos para Iberê, pois seu aliado na cidade, o ex-candidato a prefeito, Isaias Cabral, PMDB, pede votos para Rosalba Ciarlini (DEM).

Disse Henrique que ligou para o governador Iberê que por sua vez “deu um puxão de orelhas” em Antonio Carlos e em Dr. José Fernandes. Que imediatamente mandaram suspender a gravação. O detalhe é que Henrique chegou de surpresa hoje à noite em Acarí acompanhado do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Iberê no debate Nominuto.com: serei governador em parceria com Dilma para avançar as conquistas sociais de Lula


No primeiro debate online numa eleição do Rio Grande do Norte, o governador Iberê Ferreira, candidato à reeleição pela coligação “Vitória do Povo”, destacou a parceria que o Governo do PSB tem com o Governo Lula.

“Serei governador em parceria com a Presidente Dilma para avançar as conquistas sociais do Governo Lula”, ressaltou Iberê, no encerramento do debate.

Iberê argumentou que durante os últimos oito anos a parceria com o governo Lula trouxe ganhos para o rio Grande do Norte bem avaliados pela população, exemplificando a duplicação BR-101, as ZPE’s, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e a Copa do Mundo que virá para Natal. “Vamos implementar projetos para capacitar os nossos jovens, combater as drogas e violência, dando oportunidade para que todos possam viver como cidadãos. Na educação, vamos inserir a meritocracia e, na saúde, trabalhar para dar dignidade no atendimento aos que precisam da rede pública – tanto que foram contratados 423 médicos recentemente para hospitais do interior”, disse Iberê.

EDUCAÇÃO

“Nós faremos uma revolução na educação. As escolas que obtiverem notas acima da média 5,0 no Ideb Estadual os professores serão premiados. No final do ano, os profissionais das escolas com melhores notas receberão o 14º salário e os professores da escola com a melhor média em todo o Estado receberão o 15º salário. É uma forma de estimular os nossos professores para que eles se sintam valorizados e o desempenho dos alunos possa melhorar”, disse Iberê durante o debate promovido pelo portal Nominuto.com.
INCLUSÃO DIGITAL

O governador Iberê Ferreira (PSB) confirmou, durante o debate entre os candidatos ao Governo do Estado, promovido pelo portal Nominuto.com, que dará foco à área de ciência e tecnologia no seu novo governo com a criação de uma secretaria específica e a instalação de 200 novas Escolas de Inclusão Digital.
TRANSPORTE

O governador Iberê Ferreira (PSB), afirmou, durante o debate entre os candidatos ao Governo do Estado, promovido pelo portal Nominuto.com, que vai priorizar a implantação do metrô de superfície na Região Metropolitana de Natal e a criação de vias exclusivas para ônibus em Natal.

CULTURA

O governador Iberê Ferreira (PSB) destacou, no quinto bloco do debate entre os candidatos ao Governo do Estado, promovido pelo portal Nominuto.com, que, em seu novo governo, vai ampliar a Lei Câmara Cascudo, criar o Fundo Estadual da Cultura e expandir o programa dos Pontos de Cultura no Rio Grande do Norte.

Carlos no debate Nominuto.com: quero ser governador para mudar o Rio Grande do Norte


O candidato ao Governo Carlos Eduardo (PDT) encerrou o debate Nominuto.com dizendo que vai afastar a “politicagem” da administração do Rio Grande do Norte para fazer gestão e mudar o Estado.

Ele relembrou as contribuições que deu ao Estado durante sua carreira pública. “Já fui secretário de Estado, deputado estadual e prefeito de Natal duas vezes, sempre com uma conduta ética, com a marca do idealismo, espírito público e compromisso com a cidadã e o cidadão. Por isso, temos vários serviços prestados, como as Centrais do Cidadão e o Procon. A (sua administração na) Prefeitura foi um período de muitos projetos, muitas obras em todas as áreas. Tivemos uma aprovação de mais de 70% da população. Eu fiz gestão na Prefeitura de Natal, e vou fazer gestão no Governo do Rio Grande do Norte”.

Ao longo do debate, Carlos Eduardo detalhou seus projetos para a Cultura, Educação, geração de emprego e renda, infraestrutura, Ciência e Tecnologia, Saneamento Básico, transparência pública, Saúde e construção da Barragem de Oiticica.

“Um debate como esse, com a participação dos internautas, é importante porque amplia o contato dos candidatos com a população. É, sem dúvida, uma grande contribuição que o Nominuto presta ao avanço da democracia no processo político eleitoral”, disse Carlos Eduardo, ao final do evento.

Rosalba no debate Nominuto.com: propostas para fazer o RN acontecer

A candidata ao governo do estado pela coligação A Força da União, Rosalba Ciarlini, participou do debate entre os candidatos, promovido pelo Portal Nominuto.com e 96 FM. Durante duas horas Rosalba discutiu os problemas do estado e quando questionada apresentou suas propostas para áreas de Saúde, Educação e Cultura e apontou falhas na atual gestão nas áreas de desenvolvimento, segurança e saúde pública.

Rosalba criticou o não empenho do atual governo para que o porto de Natal tenha sido ampliado. “Continuamos perdendo dividendos porque nossos produtos estão sendo exportados pelo Ceará ou Pernambuco”, disse Rosalba que ainda afirmou que irá implantar o projeto do Metrô de Superfície, conforme já acontece em várias partes do mundo e neste sentido criticou o atual governo que segundo ela, não se empenhou para executar as obras de mobilidade que a cidade e o estado tanto precisa fazer, visando a Copa 2014.

Durante o segundo bloco os candidatos Iberê Ferreira e Carlos Eduardo fizeram ofensas a candidata Rosalba sobre o uso de passagens aéreas. A organização do debate concedeu dois minutos de direito de resposta para a candidata Rosalba que foi precisa: “Eu nunca cometi ilegalidade com dinheiro público. Iberê foi congressista e sabe as regras do Congresso e também fez uso dessas passagens”, explicou Rosalba que na atual legislatura participou das discussões que mudaram as regras de uso das passagens por parlamentares. “Com meu voto mudamos as regras. E depois disso, por iniciativa própria, restitui com meus recursos o que foi usado anteriormente”, disse Rosalba.

No segundo direito de resposta Rosalba reafirmou: “Eu quero repetir: mudamos as regras com meu voto. E, por iniciativa própria, restitui as passagens usadas. Tenho uma vida pública há 22 anos e ando de cabeça erguida por todo o Estado”, disse.

Durante as considerações finais Rosalba salientou que pretende ser governadora para fazer o Rio Grande do Norte acontecer. “O Rio Grande do Norte tem que ser grande no nome e com Norte para o desenvolvimento. Vou trabalhar com transparência e com honestidade. Vou promover melhorias na saúde, educação e segurança pública por que tenho experiência administrativa, vontade de fazer e sei os caminhos para promover as mudanças necessárias para fazer do Rio Grande do Norte um estado cidadão com serviços que atendam os potiguares com qualidade de Natal ao interior”, disse Rosalba.

Mulheres de Natal se reúnem para apoiar Vilma, Iberê e Hugo


Aclamada como “senadora“ e “guerreira”, Vilma de Faria (PSB) foi recebida no espaço de recepções Versailles no início da noite desta terça-feira (14) para o encontro das mulheres que apoiam a Vitória do Povo. A candidata ao Senado estava acompanhada pelo companheiro de chapa Hugo Manso (PT) e pelo governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição.

O evento foi prestigiado pelos candidatos Márcia Maia (PSB), Fernando Mineiro (PT), Fátima Bezerra (PT), Sandra Rosado (PSB), Wober Júnior (PPS), Larissa Rosado (PSB), Cláudio Porpino (PSB), Fábio Dantas (PHS) e Adenúbio Melo (PSB), além de vários prefeitos e lideranças.

“Nós vamos sim surpreender nas urnas no dia 3 de outubro. Não queremos ser o único Estado da federação governado pelo atraso dos que se opõem ao projeto do presidente Lula”, declarou Hugo Manso abrindo os discursos.

Emocionada com a receptividade e o carinho dos presentes, Vilma falou do desafio de se eleger senadora, depois de ser deputada constituinte, três vezes prefeita de Natal e governadora do Estado por dois mandatos.

“Cumpri o meu dever como deputada federal e em apenas dois anos fui a representante que mais trabalhou em Brasília durante a constituição. No Senado não será diferente e vocês vão ver como trabalha uma senadora”, garantiu Vilma

Start e Perfil estão com pesquisas quentinhas no forno

Os institutos Start e Perfil estão com mais duas quase prontas, inclusive registradas no TRE.

Os questionários da pesquisa, que será divulgada pelo jornal Correio da Tarde, foram realizados entre os dias 11 e 13 deste mês, com 1530 eleitores.

A Perfil ouvirá 1700 pessoas a partir de hoje (14) até o 18 de setembro, conforme contrato com a FM Nordeste, de Natal.


Ministro da Saúde visita novo hospital estadual e anuncia aumento no teto da Saúde do RN

O ministro da Saúde José Gomes Temporão (na foto), acompanhado do governador Iberê Ferreira de Souza, visitam o novo hospital estadual do Rio Grande do Norte – Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira – nesta quarta-feira (15), às 16h30. O ministro também anuncia um aumento no teto da Saúde do Estado. A sede da nova unidade hospitalar (antigo ITORN) é na rua Joaquim Manoel, em Petrópolis.

“Este é um novo momento para a Saúde do Rio Grande do Norte. Os norte-riograndenses terão serviços de mais qualidade com o novo hospital”, observou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Na ocasião, também será anunciada a data de inauguração da unidade, que vai diminuir a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel. Com ela, a rede pública estadual hospitalar contará com mais 100 novos leitos, porque o Governo do Estado firmou contrato de locação com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Rio Grande do Norte – o antigo ITORN – para uso de toda a estrutura da unidade hospitalar, incluindo mobília e utensílios indispensáveis ao funcionamento de um hospital.

Nova pesquisa ratifica Dilma como favorita à Presidência

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, teve ratificada a posição de clara favorita para as eleições de 3 de outubro, com base em pesquisa divulgada nesta terça.Dilma conta com 50,5% das intenções de voto, contra 26,4% de seu principal adversário, José Serra (PSDB), conforme pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) à empresa Sensus.

Em terceiro nas pesquisas com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, se mantém Marina Silva (PV), com 8,9% das intenções de voto.Diante desses resultados, Dilma venceria no primeiro turno, já que obteria mais da metade dos votos, uma tendência que se acentua em sete pontos percentuais se descontados os votos em branco, nulos e indecisos, detalha o Sensus.

Esta enquete, realizada no fim de semana passado, corrobora com a tendência apontada pela maior parte das pesquisas, que concedem vantagens entre 20% e 25% pontos à candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com relação à última pesquisa de Sensus, divulgada no fim de agosto, Dilma subiu quatro pontos e Serra perdeu dois.

A pesquisa não reflete o efeito do segundo debate transmitido por uma TV aberta entre os candidatos, que ocorreu no domingo à noite, no qual Serra elevou o tom das acusações contra o Governo de usar a máquina pública para encobrir casos de corrupção e "perseguir" à oposição.

Na reta final das eleições, ainda serão realizados outros dois debates entre os principais candidatos à sucessão de Lula. Para a pesquisa foram entrevistadas 2 mil pessoas em 136 municípios localizados em 24 dos 27 estados.


Presidente Lula aparece pela 1ª vez no guia de Iberê e Wilma

Num clima informal, o presidente Lula apareceu, ontem, pela primeira vez, no programa eleitoral do candidato à reeleição, do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Os dois, acompanhados da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), protagonizaram um bate papo, no qual o presidente declarou seu voto aos dois, fez elogios à administração, perguntou sobre propostas para o RN e falou sobre inimigos políticos. As imagens gravadas para o guia de Iberê seguem o mesmo padrão dos programas de outros candidatos da base, em todo o Brasil.

O presidente iniciou a conversa perguntando ao governador quais as propostas para o estado. Em resposta, Iberê disse que Lula fez pelo RN o que nenhum outro presidente fez. "É por isso que não podemos retroceder. O RN avançou e precisa continuar nessa direção", disse. O presidente ainda falou sobre o trabalho feito em conjunto com a ex-governadora. "Fizemos uma parceria extraordinária com a governadora Wilma de Faria. Conseguimos sucesso, apesar de algumas pessoas no estado terem trabalhado, o tempo todo, para atrapalhar o que estávamos fazendo. Se não existe afinidade entre o governo do estado e o Governo federal, se as pessoas se tratam como inimigas, quem perde é o povo", disse.

Lula aproveitou a ocasião para falar sobre seus adversários políticos e disse que alguns estão passando a ideia de que são seus aliados. "É importante que o povo do RN preste atenção no que ocorreu no meu mandato. Em oito anos, tivemos pessoas no Rio Grande do Norte que trabalharam contra o sucesso que estamos tendo. Pessoas que passaram o tempo todo contra o governo. Xingaram, provocaram e falaram mal e agora em campanha, estão deixando passar a ideia de que são meus aliados. Nunca construí inimizades, mas acho que na política é preciso ter lado e eu tenho lado no Rio Grande do Norte. Eu tenho Iberê como candidato a governador", declarou Lula.

Em relação à participação do presidente Lula no guia de Iberê, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) afirmou que existe um acerto da coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) de que tanto o presidente Lula quanto ela iriam gravar para os dois candidatos. Contudo, caso a dupla petista não gravar para ele, o ex-prefeito garantiu que continuar defendendo a candidatura de Dilma porque ela deu tratamento igualitário aos candidatos quando esteve em Natal.

Vamos arregaçar as mangas da camisa e levar Iberê para o 2º turno, afirmam lideranças de Jardim de Piranhas

Os irmãos Antonio Macaco e Luiz Macaco, respectivamente, prefeito e presidente da câmara municipal de vereadores de Jardim de Piranhas, receberam nesta terça feira, 14, uma patrulha mecanizada: patrol, retro-escavadeira e uma caçamba do Governo do Estado.

- O nosso governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) é um homem de palavra. Prometeu trazer benefícios para Jardim de Piranhas e cumpriu. Vamos arregaçar as mangas da camisa e trabalhar com força para levar Iberê ao 2º turno das eleições. Vamos conclamar todos os nossos aliados para a luta. Estamos confiantes na vitória de Iberê, disse ao blog Luiz Macaco (na fotocom João Maia e Antonio Macaco).


Fátima é cidadã santacruzense

Durante a sua visita à cidade de Santa Cruz, onde cumpriu agenda de campanha, a deputada federal Fátima Bezerra foi agraciada com o título de cidadã santacruzense. A iniciativa foi do vereador Lucicláudio Bezerra (PT).

Dentre as ações de Fátima Bezerra pelo município, destaca a sua luta pela implantação do Ponto de Cultura, a reabertura do Campus da UFRN e da instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN.

Ao receber o título, Fátima falou da emoção do reconhecimento. “Fiquei muito feliz ao saber que seria homenageada com o título de cidadã santacruzense. Hoje estou mais ainda, por está recebendo este título na rua, junto com o povo de Santa Cruz”, disse.

A entrega aconteceu em frente ao Ponto de Cultura, no bairro Paraíso. Participaram dessa homenagem o vereador em Currais Novos pelo PT, Odon Júnior que está candidato á deputado estadual, militantes petistas e simpatizantes da atuação do mandato de Fátima Bezerra.

Governo do RN abre processo seletivo para contratação temporária de professor

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (09) o Edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores, visando o preenchimento de vagas nas escolas estaduais, conforme a Lei 9.353 de 19 de agosto de 2010. As inscrições poderão ser feitas pela internet, através do endereço eletrônico da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), www.funcab.org no período de 09 a 15 de setembro de 2010.

O candidato deve informar no ato da inscrição a disciplina e o município para o qual está concorrendo. A inscrição pela internet estará disponível durante as 24 horas do dia, ininterruptamente, desde as 14 horas do 1º dia de inscrição (09), até as 23h59 do último dia de inscrição, 15 de setembro, considerando-se o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

O candidato deverá, no ato da inscrição, marcar em campo específico da Ficha de Inscrição, uma única opção de disciplina e de município, onde está sendo oferecida a vaga. A entrega da documentação comprobatória das informações e dos títulos declarados, só poderá ser feita na cidade pólo, ao qual o município escolhido está circunscrito.

Os requisitos básicos que deverão ser comprovados no ato da contratação são os seguintes: ter sido aprovado no presente processo seletivo, ter nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações eleitorais (para os candidatos de ambos os sexos), estar quite com as obrigações militares, (para os candidatos do sexo masculino), encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis, possuir graduação exigida, através de diploma ou certificado de conclusão e ter idade mínima de 18 anos.

O candidato aprovado deverá entregar a seguinte documentação: currículo pessoal, impresso e assinado, cópia legível dos documentos comprobatórios e de todos os títulos declarados, acompanhado dos originais para autenticação ou autenticadas em cartório, comprovante de pagamento da taxa de inscrição (original e cópia), cópia autenticada em cartório da certidão de nascimento de cada filho informado, original ou cópia autenticada em cartório do laudo médico, no caso dos candidatos com deficiência.

Estão sendo oferecidas 892 vagas distribuídas em 15 das 16 Diretorias Regionais de Educação (Direds): Natal (263), Parnamirim (48), Nova Cruz (31), São Paulo do Potengi (40), Ceara Mirim (87), Macau (43), Santa Cruz (84), Angicos (20), Currais Novos (74), Caicó (16), Assu (13), Mossoró (114), Umarizal (13), Pau dos Ferros (29) e João Câmara (17).

São oferecidas vagas para as disciplinas de Biologia, Ciências, Artes, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Religião, Química, Filosofia, Sociologia, Língua Espanhola e Pedagogia com formação para os anos iniciais.

Brasil pode fazer parte do maior laboratório de ciências da atualidade



Brasileiros em visita a Genebra farão série de reuniões a partir de amanhã.
Objetivo é discutir acordo com centro responsável pelo colisor de partículas.


O Brasil pode se tornar membro do maior empreendimento científico da história, o acelerador de partículas LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla em inglês). O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês), responsável pelo empreendimento, decidiu no final de julho permitir a entrada de países de outros continentes. Caso a associação se confirme, o país poderá participar de licitações do projeto em diversas áreas, até o limite da sua contribuição financeira para os estudos. Há “interesse explícito” de empresas nacionais de desenvolver projetos de alta tecnologia para o Cern, informa Sérgio Novaes, cientista da Universidade Estadual Paulista (Unesp).Atualmente o conselho do Cern é composto por 20 países-membros (europeus) e 6 países observadores: Índia, Israel, Japão, Rússia, Turquia e Estados Unidos. Além disso, outros 37 países, entre os quais o Brasil, colaboram com as pesquisas. Com a mudança, o Cern passaria a ter países-membros plenos e associados. Os associados podem se tornar plenos no futuro.

O maior experimento científico do mundo consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.
a teoria

O LHC, situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro de 2009 (depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento). Em 30 de março deste ano, o LHC promoveu as primeiras supercolisões de partículas 'de laboratório' da história.

A partir desta quarta-feira (15), uma comissão brasileira em visita a Genebra fará uma série de reuniões para estabelecer os termos do acordo com o centro de pesquisas. A comissão é composta pelo professor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e diretor da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Ronald Shellard, por Novaes, da Unesp, e por Ademar Seabra Cruz Júnior, diplomata brasileiro da divisão de Ciência e Tecnologia.

De acordo com Novaes, a associação traz inúmeras vantagens para o país. “O mais importante é que o Brasil passa ter direito de participar das licitações realizadas pelo Cern, em diversas áreas, até o limite da contribuição brasileira. Há o interesse explícito de empresas brasileiras de desenvolver projetos de alta tecnologia para o centro.”

Os países europeus fazem uma contribuição anual para o centro que é proporcional ao seu PIB – para o Brasil, o aporte seria de aproximadamente US$ 100 milhões (R$ 170 milhões). “Evidentemente não é isso que estamos negociando, o valor proposto está em torno de 10% desse valor”, diz Shellard. “Além disso, esse dinheiro que seria investido não viria do orçamento de ciência, ou seja, estaríamos agregando investimento em ciência no Brasil. É preciso ressaltar que estaremos investindo dinheiro em um laboratório que passa a ser nosso também.”

Um dos detectores do LHCUm dos detectores do LHC
(Foto: Maximilien Brice / Cern 16-06-2008)

Para Novaes, o acordo não beneficiaria apenas o Brasil. “O tipo de ciência que se faz no Cern requer uma internacionalização enorme. O nosso experimento, por exemplo [CMS, Solenóide compacto de múons], envolve 39 países e 185 universidades, então a internacionalização ocorre de fato em cada um dos experimentos.”

Shellard destaca também a possibilidade de formação de engenheiros brasileiros, a disseminação pelo país da área de física de altas energias, “atualmente restrita a São Paulo e Rio de Janeiro”, e ainda a possibilidade de aproveitar o know-how para aceleradores brasileiros, como o do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Brasil já participa dos quatro principais experimentos realizados no LHC (Atlas, Alice, CMS e LHCb), com cerca de 70 pesquisadores ligados a instituições brasileiras.

Ao final dessa semana, a comissão redigirá um relatório a ser encaminhado para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Para o Brasil fazer parte do centro, é necessária aprovação do Congresso.

Mas os pesquisadores estão animados: “Eu estou muito otimista com o resultado desta semana, porque existe um interesse forte de ambas as partes. Há uma posição positiva do ministro de ciência e tecnologia brasileiro e há um interesse bastante claro do Cern em ampliar a quantidade de países que têm uma relação mais próxima. É muito difícil afirmar que no final dessa semana vamos estar com tudo pronto, mas certamente vamos estabelecer as bases de um possível acordo”, afirma Novaes.
FONTE:globo.com

UERN: Inscrições para o PSV 2011 serão abertas no dia 13 de setembro


A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) publicou na última terça-feira, dia 31 de agosto, o edital do Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV 2011).

Serão ofertadas pela UERN 2.306 vagas, das quais 50% são reservadas para alunos cotistas em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, que destina 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental e Médio em Escola Pública.

As provas serão aplicadas nos dias 19 e 20 de dezembro simultaneamente nas cidades de Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. As inscrições para o PSV 2011 serão abertas no dia 13 de setembro, exclusivamente pela Internet. Para ter acesso ao Formulário de Inscrição, o candidato deverá concordar com todas as informações constantes nas orientações e fornecer o número de seu CPF - condição exclusiva e obrigatória.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais). Os candidatos poderão efetuar a inscrição a partir das 9h do dia 13 de setembro. O prazo segue até às 23h59min do dia 03 de outubro de 2010 (horário local do RN). A partir de 23h59min do dia 03/10, o acesso à internet para geração do Formulário de Inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto gerado até o prazo limite (23h59min do dia 03/10) poderá ser pago até o dia 04 de outubro.

Ascom UERN

Diferença para o 2º turno é de 2,9% nos votos válidos

A diferença dos demais candidatos ao Gover-no do Estado para a líder na corrida sucessória, Rosalba Ciarlini (DEM), agora é inferior a 3%. É o que aponta a quarta pesquisa da parceria CORREIO DA TAR-DE/Fiern/Start, que ouviu 1.530 eleitores entre os dias 4 e 6 deste mês, em 37 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,52% para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%.

Contadas as intenções de votos válidas - aquelas dadas somente aos candidatos, descartando-se brancos e nulos -, Rosalba Ciarlini (DEM) está com 52,9%, contra 34,5% de Iberê Ferreira de Souza (PSB). Carlos Eduardo Alves aparece com 11,24% e os demais candidatos com 1,4%.

Para que aconteça um segundo turno é necessário que Rosalba tenha menos da metade dos votos válidos. Com o resultado da pesquisa de agora, Rosalba está menos de 3% da possibilidade de ter segundo turno. Enquanto isso, todos os demais candidatos, chegaram a 47,1% dos votos válidos, deixando cada vez mais próxima a possibilidade de haver um segundo turno nas eleições deste ano.

Comparativo

A evolução dos votos válidos de acordo com os levantamentos feitos na parceria CT/Fiern/Start aponta para uma diminuição gradativa da diferença da senadora Rosalba Ciarlini para os demais candidatos. Rosalba aparece estacionada, com pequenas variações positivas e negativas. Enquanto isso, a soma dos demais candidatos está em crescimento. Para vencer no primeiro turno, a senadora precisa de 50% dos votos mais 1.

Na primeira pesquisa, publicada em 27 de julho, a senadora tinha 54,27% dos votos válidos, subindo para 55,53% na pesquisa de 23 de agosto. No levantamento publicado em 6 deste mês, a margem caiu para 53,67% e na de hoje foi para 52,9%.

A soma de todos os outros candidatos, respectivamente, foi de 45,83%, 44,47%, 46,33% e agora é de 47,1%. Em caso de segundo turno, o nome a disputar com Rosalba é o do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o segundo colocado isolado nas pesquisas de opinião até aqui.

Municípios

Os 37 municípios que fizeram parte do levantamento desta rodada de pesquisas são os seguintes: Apodi, Areia Branca, Açu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi, Tangará, Tenente Ananias, Touros e Umarizal.

Os municípios foram escolhidos por sorteio de acordo com as suas respectivas mesorregiões. A quantidade de questionários segue a proporcionalidade da população de cada região, tomando por base números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fernando Bezerra teve sigilo violado

O ex-senador norteriograndense Fernando Bezerra (PMDB) foi uma das pessoas que tiveram seus dados cadastrais acessados na quebra de sigilo fiscal na Receita Federal que está sendo investigada. Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, a suspeita é de que a servidora da Receita Federal Aldeildda Ferreira dos Santos teria acessado as informações do ex-senador no Sistema Integrado de Cobrança da Receita, às 13h02, do dia 21 de setembro de 2009, na agência do órgão federal em Mauá, cidade do interior paulista.

O caso da quebra de sigilo fiscal veio à tona com a descoberta de que os dados de Verônica Serra, filha do ex-governador de São Paulo e candidato a presidente da República, José Serra (PSDB), haviam sido vasculhados. Informações preliminares apontam que filiados do PT estariam envolvidos no pedido da quebra de sigilo.

A reportagem do Diário de Natal conseguiu falar com o ex-senador que está em viagem pela Europa, no final da tarde de ontem. Fernando Bezerra afirmouque somente tomou conhecimento de que seus dados haviam sido acessados após contato de uma jornalista da Folha de São Paulo. "Estou na Alemanha e não estava sabendo de nada", disse.

De acordo com a relação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a servidora acessou dados de 248 pessoas filiadas a partidos políticos entre agosto e setembro de 2009. E o nome do ex-senador é um dos que consta na lista. Contudo, o ex-senador disse não entender o porquê do seu nome está na lista. "Não sei como, quando e nem o porquê dos meus dados terem sido acessados já que não sou mais político", destacou.

Indagado se irá tomar alguma atitude em relação à quebra de sigilo fiscal, o ex-senador potiguar afirma que não. "Pelo que fiquei sabendo é uma quadrilha que está agindo. Isso é uma violência contra qualquer pessoa, mas não vou fazer nada porque não tenho nada a esconder", garantiu.

As informações do ex-senador acessadas pela servidora da Receita Federal eram sigilosas desde janeiro de 2007 já que ele não exercia mais cargo eletivo devido não ter sido reeleito em nas eleições de 2006. As últimas informações declaradas por Fernando Bezerra ainda como político eram relativas ao ano de 2005.

Primo de Valdetário é transferido para Mossoró

O assaltante e homicida Agnaldo Benevides Carneiro foi transferido para a penitenciária agrícola Mário Negócio, em Mossoró. Galego Carneiro, como é conhecido, é primo de José Valdetário Benevides, criminoso que marcou época no Rio Grande do Norte e morreu em confronto com a polícia em Lucrécia. Agnaldo está detido em uma cela da ala de isolamento desde a sexta-feira (10).

Galego Carneiro cumpria pena no Piauí e foi transferido para o Rio Grande do Norte por determinação da juíza da vara de execuções de Mossoró, Welma Marinho.

O diretor do presídio, tenente-coronel Alvibá Ferreira, ainda tentou evitar a transferência alegando falta de segurança para manter o presidiário e o fato de Galego ter inimigos na instituição prisional.

Galego é acusado de assaltos a bancos, carros-forte e homicídios. Após um período na cela de isolamento ele poderá ser transferido para outro pavilhão.

Há preocupação do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte com a presença de Galego Carneiro na penitenciária Mário Negócio.

Colunista e dono do Correio da Tarde diz que Ibope foi responsável por erros em pesquisa

A pesquisa do Instituto Star publicada recentemente foi contratada pelo Jornal Correio da Tarde. O dono do Jornal é o professor Walter Fonseca que é responsável pela coluna“Primeira Mão”. Ele trouxe a seguinte nota na sua coluna com o título:

Quem não é o maior, tem que ser o melhor

Leia:

“O colunista reconhece que o Instituto Ibope representa um forte nome na área da pesquisa de opinião do Brasil. No entanto, reconhece, também, que o mesmo tem sido responsável por inúmeros erros detectados pelas urnas, em várias eleições. Para não ir muito longe, basta lembrar do que dizia Leonel Brizola sobre o Instituto e a TV Globo e, mais recentemente, os resultados das urnas das eleições para governador da Bahia em 2006 e para prefeito de Natal em 2008, com as previsões apontadas por ele nas respectivas eleições. Pelo Instituto Start, parceiro deste Correio da Tarde, o colunista pode afirmar sua confiança embasado no acerto, quase que milimétrico, conseguido pelo mesmo nas eleições municipais de 15 cidades do RN em 2008. Até prova em contrário com a abertura das urnas em 03 de outubro, o colunista e este CT estão com a Start, e não abrem”.