terça-feira, 27 de setembro de 2016

COSERN INAUGURA SUBESTAÇÃO ELÉTRICA EM CAMPO GRANDE NESTA QUARTA-FEIRA (28)


Equipamento vai ampliar e melhorar fornecimento de energia para 40 mil potiguares em Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar, Messias Targino e Paraú

O sistema elétrico da região Oeste potiguar receberá um importante reforço nesta quarta-feira (28). A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai colocar em operação a Subestação Campo Grande, localizada a 275 quilômetros de Natal.

O município foi escolhido para sediar a nova subestação por sua localização geográfica, que permite à Concessionária ampliar e melhorar a oferta de energia na região a partir de pontos estratégicos para 40 mil habitantes nos municípios de Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar, Messias Targino e Paraú.

A unidade de Campo Grande tem capacidade instalada de 10 MVA, ampliando a capacidade de atendimento de novas cargas e garantindo a qualidade da energia fornecida em toda a área. Para permitir o suprimento nova Subestação, a Cosern construiu uma linha de subtransmissão, de 69 kV, com 33 quilômetros de extensão, e instalou 02 circuitos de média tensão, de  13.8 kV. O investimento total na nova subestação em Campo Grande foi de R$ 8,2 milhões.
Fonte:CSU/Cosern

Vereador candidato à reeleição é morto a tiros em evento político no RN

O vereador e candidato à reeleição Manoel Clementino do Carmo (PMDB), de 56 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (26) durante um evento político emSerrinha dos Pintos, cidade distante cerca de 367 quilômetros de Natal.
O crime aconteceu por volta das 20h. De acordo com a Polícia Militar, Clementino estava em uma movimentação política quando foi baleado. Outro homem, ainda não identificado, também foi atingido. Eles foram socorridos ao Hospital de Pau dos Ferros.
Clementino não resistiu e morreu no centro cirúrgico do hospital. Já o outro homem está internado, mas o estado de saúde dele não foi divulgado. Segundo a polícia, ninguém foi preso. Ainda não se sabe a motivação do atentado.
Subtenente da PM, o vereador Clementino era casado e natural de Caicó.
G1/RN 

Não haverá venda fisica para Brasil x Bolívia em Natal

O presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol, José Vanildo, disse que, após decisão da Justiça, não haverá venda física de ingressos em Natal para o jogo entre Brasil e Bolívia, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Segundo o presidente da FNF, a decisão da Justiça deverá conceder o direito à compra dos ingressos restantes a pessoas que tentaram a aquisição através do site e não tiveram sucesso. Vanildo disse que não sabe se houve privilégio a empresas de Turismo, mas disse que a situação faz parte do mercado.
A polêmica sobre a venda de ingressos para o jogo ocorreu devido ao fato de que muitas pessoas efetuaram a compra, tiveram a confirmação da transação, mas depois receberam a informação de que a aquisição do bilhete estava cancelada. O caso, inclusive, foi alvo de ação do Ministério Público, que acionou e a Justiça e recebeu a confirmação de que a CBF e a empresa responsável pela comercialização dos ingressos têm 48 horas para justificar as recusas sobre as vendas.
Em entrevista à 96 FM, José Vanildo disse que, com a decisão, não ocorrerá a venda física de ingressos. “A venda ocorreria se por algum acaso sobrassem ingressos, o que não ocorrerá, ainda mais após a decisão da Justiça e o direito para essas pessoas comprarem os bilhetes. Agora, não haverá mais ingressos à disposição”, disse o presidente da FNF, que informou que a federação potiguar não tem responsabilidade na comercialização dos ingressos.
Questionado sobre o fato de algumas empresas de turismo estarem oferecendo pacotes para o jogo com o ingresso incluso, Vanildo disse que não tinha conhecimento sobre qualquer tipo de privilégio na venda dos bilhetes. No entanto, o presidente disse que o fato não seria inédito.
“Não tomamos conhecimento de privilégio. É claro que as empresas, os hotéis, têm intenção de adquirir ingressos, camarotes para os seus clientes. Não é criminoso (reservar ingressos), mas não tomamos conhecimento de reserva. Não é feio, nem é bonito. É o mercado”, disse Vanildo.
O presidente da FNF criticou a visibilidade sobre a polêmica envolvendo a venda de ingressos, quando entende que a visibilidade que a cidade terá com a presença da Seleção Brasileira durante 10 dias deveria ser o fato mais importante em discussão neste momento.
“O Estado deveria ter competência para usar isso para divulgar o estado. Isso sim é uma notícia que me envaidece e me deixa feliz. Natal será a cidade mais vista no mundo pelos amantes de futebol durante dez dias, e é isso que temos que explorar”, disse o presidente.
TRIBUNA DO NORTE

BRASIL! A partir desta terça, nenhum eleitor pode ser preso; apenas flagrantes

Nenhum eleitor pode ser preso a partir desta terça-feira (27). Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
A partir desta terça-feira (27), nenhum eleitor brasileiro pode ser preso, conforme a legislação eleitoral. Quem for pego em flagrante cometendo crimes, porém, pode sim ser detido.
A regra vale até 48 horas após a votação do próximo domingo (2). Ou seja, fica em vigor até as 17h da próxima terça-feira (4).
Também poderão ser presos os eleitores que forem alvo de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
O primeiro turno das Eleições 2016 está marcado para o próximo domingo (2).
Estão obrigados a votar os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Para jovens de 16 e 17 anos, a votação é opcional. O horário para votar vai das 8h às 17h.
O eleitor deve portar um documento original com foto para comprovar sua identidade, além do título de eleitor.
R7

Embates políticos têm prejudicado as amizades nas redes sociais

Recentemente as discussões nas redes sociais têm se intensificado em resposta ao cenário político. O espaço virtual se apresenta também como um lugar de disputa de ideias e não mais apenas para o entretenimento. No entanto, alguns debates têm ficado mais acalorados e resultando em conflitos e tensões até entre familiares e amigos próximos. Segundo Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, essas discussões estão cada vez mais frequentes, especialmente em época que se aproxima de eleições ou de alguma crise política no país.
“A sensação é como se estivéssemos em um divisor de águas, onde você deve, obrigatoriamente estar em um lado. Dessa forma, o que mais atrapalha nas relações é justamente quando você escolhe o lado diferente daquele de quem você ama, nesse ponto, o amor parece que desaparece, as afinidades são restritas a um único ponto político. Entretanto, o que podemos perceber é que as pessoas estão cada vez mais intolerantes em relação ao outro, e esta percepção é geral, de forma coletiva, tanto de um lado da política, quanto do outro. Porém, é preciso pensar diretamente sobre a produção de verdades, que necessariamente são relativas”, explica.
A especialista coloca que é importante que ao iniciar as discussões se tenha bom senso. Saber a hora de parar, de calar, ouvir, falar e refletir. “Não existe verdade absoluta, então devemos valorizar também o que nos entra pelos ouvidos, ou pela tela do computador, como se contribuísse para um saber, não para servir somente de oposição. Neste momento, é quando nos damos conta de que existe um consciente coletivo, onde as pessoas acabam por maximizar seus valores em um sistema muito maior do que está habituado. Assim, estas reflexões verbalizadas acabam tomando proporções gigantescas, esquecendo de que é preciso respeitar a opinião alheia sempre”, esclarece Sarah.
A psicóloga ressalta que a melhor forma de manter as relações mesmo entre os debates políticos é abordar os temas sem a pretensão ou a soberba de acreditar que é o detentor da verdade absoluta. “É preciso se informar, saber qual a fonte e, especialmente, não se fechar para nenhum dos lados, manter uma postura coerente com o que você pensa, sem necessariamente acreditar que quem pensa diferente é corrupto ou simplesmente não serve para a sua companhia.”, orienta.
Blog do Xerife