segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Prefeitura do Natal inicia cadastramento para devolução de taxa de inscrição do concurso da saúde

A Prefeitura de Natal iniciou nesta segunda-feira (19) o cadastramento dos inscritos no concurso anulado da Secretaria Municipal de Saúde. O certame aconteceu no mês de junho e foi cancelado por diversas irregularidades na aplicação das provas. O cadastro vai servir para que o candidato possa solicitar a devolução da taxa de inscrição. 
O concurso público da Secretaria Municipal de Saúde de Natal registrou um total de 93.929 candidatos.
Para obter o ressarcimento, o candidato deve preencher o formulário de requisição de devolução da taxa de inscrição. A ficha está disponível no endereço eletrônico da Prefeitura de Natal. O formulário de requisição ficará disponível até o dia 10 de outubro deste ano. 
Os candidatos que não possuem conta bancária devem, no momento do preenchimento do formulário, informar os dados pessoais e bancários de pessoa de sua confiança, tendo em vista a impossibilidade de a instituição bancária efetuar a restituição dos valores por outros meios. 
Para finalizar o pedido de ressarcimentom os candidatos deverão imprimir a declaração constante no formulário e comparecer à Secretaria Municipal de Administração, localizada na Rua Santo Antônio, 665, Centro, no horário de 8h às 12h, no prazo de 17 a 21 de outubro de 2016. Precisam ter em mãos os documentos de declaração com firma reconhecida; Cópia do RG e CPF do candidato, devidamente autenticada; Cópia do cartão do banco que o candidato pretenda receber o ressarcimento, devidamente autenticada.
Após esse prazo, a Semad vai relacionar os dados dos inscritos e preparar o cronograma com as taxas de devolução.
Fonte:Novo Jornal

RN atinge situação crítica com 20 cidades em colapso

Com a suspensão do abastecimento em mais seis cidades, agora chega a 20 o número de cidades potiguares que estão em colapso no abastecimento d'água. É o que aponta o mais recente boletim de abastecimento divulgado nesta quinta-feira (15) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Segundo a companhia, o número de cidades sem nenhum tipo de fornecimento regular de água aumentou em consequência da estiagem prolongada, a mais severa da história do estado.
Os municípios que entraram em colapso nesta quinta foram: Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu, todos atendidos pela Adutora Arnóbio Abreu, na região Oeste. Já estavam sem abastecimento: Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.
Apesar da estiagem e do baixo nível de água nos reservatórios do estado, a Caern estima que em 60 dias o caso das cidades incluídas na lista nesta quinta seja solucionado. O prazo seria o tempo necessário para que a companhia realoque o ponto de captação de água no rio Piranhas/Açu, no município de Jucurutu, para retomar o abastecimento.
Além das cidades em colapso, outras 73 estão com o fornecimento de água sendo garantido por meio de rodízio. Ao todo, 153 municípios potiguares estão em situação de emergência por causa da falta d'água.
Para complicar ainda mais a situação das famílias no interior do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na região do Vale do Açu, mais precisamente no município de Itajá, está com o menor volume de água que alcançou nos últimos 20 anos. O nível da barragem chegou a 18,90%, o que corresponde a 453.480.867 metros cúbicos. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 34 cidades da região e tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos. A última medição foi feita no dia 15 de setembro, o que mostra que novos municípios podem entrar em colapso nos próximos dias.
Fonte:De Fato

América empata com o Remo em 0 a 0 e é rebaixado para a Série D

Vitória do Confiança sobre o Salgueiro decretou a queda do time potiguar.

O América empatou com o Remo em 0 a 0 na noite deste domingo (18) no estádio Mangueirão, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Mesmo conquistando um ponto fora de casa, o alvirrubro não conseguiu se livrar do rebaixamento para a Série D do brasileiro.
A queda do time potiguar foi decretada por causa da vitória do Confiança por 2 a 1 sobre o Salgueiro em Aracaju. Com os resultados da rodada, o alvirrubro terminou a Série C na 9ª colocação, com apenas 20 pontos, um a menos que a equipe proletária, que ficou na 8ª posição, com 21 pontos.
Com o 0 a 0 no placar, no finzinho do jogo o América teve chances de marcar e garantir a permanência na Série C. No entanto, nem os seis minutos de acréscimo foram suficientes para o alvirrubro.
Se o América foi rebaixado para a Série D, por outro lado, o Remo não conseguiu a classificação para as quartas de final da Série C. Mesmo com o estádio lotado, o time paraense não conseguiu a vitória que precisava. 
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro Série C
Remo0 x 0 América
Local: Mangueirão (Belém-PA)
Horário: 19h 
Escalação
América: Ricardo, Danilo Baia (Romário), Lucas Bahia, Maracás e Danilo; Magno, Leomir, Richardson, (Gustavo) Jussimar e Thiago Potiguar; Luiz Eduardo. Técnico: Francisco Diá.
Remo: Fernando Henrique; Levy, Ciro Sena, Max, Wellington Saci; Michel Scmoller, Yuri, Marcinho e Eduardo Ramos; Edno e Fernandinho. Técnico: Waldemar Lemos.
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (CBF-SP)
Assistente: Leandro Matos Feitosa (CBF-SP)  e Luz Alberto Andrini Nogueira (CBF-SP). 
Quarto árbitro: Gustavo Ramos Melo (PA).
Fonte:No Minuto

Saques do PIS/Pasep aumentam 69,9% em todo o país

Mais de 1 milhão de beneficiários PIS/Pasep sacaram os valores disponíveis em suas contas entre novembro de 2015 a agosto de 2016. O número, divulgado hoje (19), é 69,9% maior que no mesmo período dos anos anteriores (novembro de 2014 a agosto de 2015) e é resultado de campanha de divulgação do Tesouro Nacional para retirada do benefício.
O PIS é o Programa de Integração Social e o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
De acordo com o Ministério da Fazenda, entre novembro de 2015 a agosto de 2016, o estado de São Paulo concentrou o maior número de saques (322.734), seguido por Minas Gerais (109.025), Rio de Janeiro (107.043), Rio Grande do Sul (84.544), Paraná (60.124) e Bahia (43.826).
O maior aumento foi verificado nas retiradas feitas por beneficiários com 70 anos ou mais, que passaram de 6 mil para mais de 265 mil.
Direito ao saque
Têm direito ao saque das cotas do PIS/Pasep os inscritos nos programas até 4 de outubro de 1988 que possuam saldo em suas contas individuais e que se enquadrem em um dos seguintes motivos: aposentadoria; idade igual ou superior a 70 anos; invalidez (do participante ou dependente); transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar); idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada; participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001; ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular.
Para informações sobre saldo ou número de inscrição, os interessados devem procurar o Banco do Brasil, para os inscritos no Pasep; ou a Caixa Econômica Federal, que administra o PIS. Os documentos necessários para saque podem ser consultados nos sites dessas instituições: http://www.caixa.gov.br/pis (ver item Quotas do PIS) e www.bb.com.br/pasep (ver aba Quando e Como Sacar o Saldo).
Os beneficiários podem encontrar também informações sobre o abono no site do Ministério do Trabalho. A consulta pode se feita no link http://abonosalarial.mte.gov.br/
Fonte:Agência Brasil

João Maia deixa vice-presidência de serviços, infraestrutura e operações do Banco do Brasil

João Maia não é mais vice-presidente de serviços, infraestrutura e operações do Banco do Brasil. O ex-deputado federal sai do cargo após 
decisão do Conselho de Administração do banco. De acordo com jornal O Globo, apesar de não ter sido divulgado oficialmente, a nova lei 
das estatais seria o motivo para que João Maia não continuasse na função. Ainda de acordo com o jornal, o ex-parlamentar estaria 
impedido de assumir cargos públicos.
Fonte:Blog do BG


Para escapar de pistoleiros, homem corre para sacristia de igreja de Almino Afonso RN; momentos de tensão e correria

Ocorrência na noite desse domingo(18), com registro de momentos de tensão vivido pela comunidade católica de Almino Afonso, município do Oeste potiguar, durante missa. Na ocasião, um homem correu de dois atiradores e se refugiou dentro da sacristia de uma igreja da cidade. Após os disparos, houve muita correria. A Polícia Militar confirmou que os atiradores fugiram após o alvo se esconder na igreja e que ninguém foi baleado. A polícia já identificou os dois homens responsáveis pelos tiros, mas até o momento nenhum deles foi preso.

*O Xerife.