quarta-feira, 30 de março de 2016

69% dos brasileiros consideram governo Dilma ruim ou péssimo, diz Ibope

Estudo revelou que 80% dos entrevistados não confiam na petista e 82% desaprovam sua gestão.

O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) foi avaliado por 69% dos eleitores brasileiros como ruim ou péssimo. Segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias e realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), entre os entrevistados, 80% não confiam na petista e 82% desaprovam a gestão da chefe do executivo federal.
A aprovação do governo Dilma mantém-se há quatro trimestres no nível mais baixo já registrado para uma gestão federal desde novembro de 1989, quando a pesquisa do Ibope registrou apenas 9% de aprovação ao governo José Sarney. À época, a hiperinflação era um dos principais problemas enfrentados por brasileiros.
Entre os eleitores de renda baixa, o estudo diz que a presidente também perdeu prestígio, apesar de ter melhorado em relação à comparação com dezembro. Mais de 80% dos entrevistados com renda familiar acima de um salário mínimo não confiam na presidente Dilma.

Entre os que possuem renda familiar de mais de um até dois salários mínimos, 81% não confiam. A desconfiança sobe para 83% entre os trabalhadores que recebem de dois até cinco salários mínimos.
Dos que recebem até um salário mínimo como renda familiar mensal, apenas 26% confiam na gestão Dilma Rousseff.
Quase metade dos entrevistados que declararam ter votado em Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais de 2014 avaliam que o governo está sendo ruim ou péssimo, enquanto 20% o avaliam como sendo ótimo ou bom.
Para 68% dos entrevistados o restante do governo Dilma Roussef deverá ser ruim ou péssimo. Outros 18% acreditam que será regular. Em contrapartida, para 10% das pessoas a estimativa é de que o governo seja ótimo ou bom. 5% dos entrevistados não quiseram ou não souberam opinar.  
A pesquisa Ibope/CNI entrevistou 2002 pessoas entre os dias 17 e 20 de março, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Popularidade é maior no Nordeste
A popularidade da presidente é maior na região Nordeste. Ainda que mais da metade (54%) da população da região avalie o governo de Dilma como ruim ou péssimo, a região apresenta o maior percentual da população que avalia a presidente positivamente. Entre seus residentes, 18% avaliam o governo como ótimo ou bom, ou seja, proporção 10 pontos percentuais superior à encontrada nas demais regiões. A região Nordeste também apresenta os maiores percentuais da população que confiam na presidente (29%) e aprovam sua maneira de governar (25%).
Fonte:No Minuto

Emparn registra índices elevados de chuva no interior do estado

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (EMPARN) registrou ocorrência de fortes precipitações chuvosas nesta terça-feira (29) no interior do Rio Grande do Norte. A região do Seridó foi a mais beneficiada com as chuvas. As cidades de Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas acumularam 210 mm e 165 mm, respectivamente.
 
Houve registro de precipitações de média e forte intensidade ainda nas regiões Oeste, Central e em parte do Agreste. As chuvas acabaram sendo acima do esperado para o período do ano e, de acordo com a equipe de meteorologia da EMPARN, foram provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCI). É a primeira vez no ano que o fenômeno age no estado.
 
Apesar do período chuvoso está chegando perto do seu término, a EMPARN espera a ocorrência de mais chuvas para os próximos dias. A regressão fenômeno ‘El Niño’, responsável por aquecer as águas do oceano pacífico, seria o causador principal das fortes chuvas previstas para o decorrer da semana.
 
Com as precipitações, o volume de água acumulada em diversos reservatórios do estado aumentou. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, principal reservatório potiguar, registrou um acréscimo de 29 milhões de metros cúbicos de água em seu volume. Com isso, a barragem atingiu 21% de sua capacidade total. 
Fonte:Novo Jornal

A decisão de Henrique e o impacto na política potiguar

Em análise política, o jornalista José Pinto Junior destrincha os efeitos da saída do potiguar Henrique Alves do Ministério do Turismo
O ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) está fora do Governo Federal  - entregou o cargo de ministro do Turismo - e sem foro privilegiado,  exposto à Justiça comum.
 
De um lado pressionado pelo amigo Michel Temer para largar o Ministério, e de outro pelo Planalto para garantir os votos do PMDB contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, Henrique não viu outra alternativa a não ser largar o ministério.
 
Henrique não tem poder para garantir o voto do deputado Walter Alves, que já tinha se distanciado do Planalto. Também não teria garantido o voto de Garibaldi Filho que até recentemente estava em cima do muro. Sem garantir o voto contra o impoeachment dos próprios primos, perdeu força no Governo. E Garibaldi nem defendia o governo ao qual serviu como Ministro da Previdência e nem declarava apoio ao maior interessado no impedimento: Michel Temer.
 
Se Temer assumir a presidência, Alves se fortalece no RN.
 

Se Dilma continuar, Henrique Alves se fragiliza no estado.
Fonte:Potiguar Notícias

Descobertas 40 sepulturas da dinastia de faraós de Tutankamon no Egito

Uma missão de arqueólogos suecos descobriu um conjunto de 40 sepulturas com ossadas que datam da 18ª dinastia faraônica (1295-1186 a.C.), na cidade monumental de Asuán, no Sul do Egito. À dinastia 18ª pertencem alguns dos faraós mais relevantes e conhecidos, como Tutmosis I, Hatshepsut, Akenatón e Tutankamon.
O diretor do departamento de Egiptologia do Ministério das Antiguidades, Mohamed Afifi, destacou hoje (30), em declarações à agência espanhola EFE, a importância da descoberta dos ossos de homens, mulheres e crianças de diversas idades, nas montanhas Al Silsila.
“Sem ter em conta a quem pertencem, esta descoberta revela a presença de atividade humana nesta zona”, destacou Afifi, que indicou que rapidamente será determinada a identidade dos enterrados. As sepulturas, situadas na margem oriental do Rio Nilo, estão esculpidas em rocha, têm passadiços escavados no solo e uma ou duas salas quadradas sem inscrições nos muros.
Fonte:Blog do Xerife