quarta-feira, 15 de julho de 2015

Brasileiros descobrem novo planeta semelhante a Júpiter

Exoplaneta foi encontrado com a ajuda de telescópio do ESO, no Chile.
Achado abre possibilidade de sistema planetário parecido com o nosso.

Cientistas brasileiros lideram a descoberta de um novo planeta com massa semelhante à de Júpiter e que orbita uma estrela que tem características similares às do Sol.
O achado ocorreu graças ao instrumento Harps do telescópio 3p6 do Observatório Europeu Sul, o ESO, instalado no Chile. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15).

Segundo um comunicado do ESO, o exoplaneta orbita a estrela HIP 11915, e sua posição nesse sistema é praticamente a mesma de Júpiter, abrindo a possibilidade de que a região em torno dessa estrela seja parecida com o Sistema Solar.
Isso porque o desenvolvimento de vida na Terra foi possível graças à presença de Júpiter e de sua influência gravitacional exercida no Sistema Solar durante a fase de sua formação.
O comunicado afirma que “tal fato leva os cientistas a crer que encontrarmos um planeta gêmeo de Júpiter é um marco importante na busca de um sistema planetário que seja semelhante ao nosso”
O professor Jorge Melendez, da Universidade de São Paulo (USP), foi quem liderou a equipe e é coautor do artigo científico que descreve os resultados.
Segundo ele, “a procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0 completo é um dos esforços mais excitantes da astronomia”. Ainda são necessárias observações para confirmar e delimitar a descoberta, mas, de acordo com o ESO, a estrela HIP 11915 é, até agora, uma das mais promissoras candidatas a abrigar um sistema planetário semelhante ao nosso.
A busca de planetas similares à Terra ou do nosso Sistema Solar é uma das maiores aventuras na pesquisa espacial. Embora já tenham sido detectadas centenas de planetas do tamanho do nosso e outros menores ou maiores, eles circulam em órbitas próximas demais de suas estrelas para que haja água líquida em sua superfície.
Fonte:G1


Chacina deixa cinco mulheres mortas dentro de bordel em Itajá

Uma chacina ocorrida na madrugada desta quarta-feira (15) chocou moradores do município de Itajá, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, cinco mulheres foram mortas a tiros dentro de um bordel. Os suspeitos seriam quatro homens que invadiram o local com armas de diversos calibres.

De acordo com a PM, o crime aconteceu entre 0h30 e 1h. Os criminosos chegaram ao local em um carro modelo Celta de cor preta e, já dentro do imóvel, começaram a atirar contra as vítimas.

Apenas três das vítimas foram identificadas até o momento. São elas: Cássia Raiane Santiago, de 17 anos; Maria Daiane Batista, de 20 anos; e Patrícia Regina Nunes, de 37 anos, conhecida como "Patrícia Sapatão". Esta última seria a proprietária do estabelecimento.

Os corpos das mulheres estavam na sala, na cozinha e em um banheiro da casa.

A guarnição da Polícia Militar de Itajá, juntamente com PMs do município de Assu isolaram a área. O caso será investigado pela Polícia Civil. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Técnico-Científico de Polícia de Mossoró, na região Oeste do RN.

Fonte:Tribuna do Norte

Mãe de Jovem com dificuldade especiais,realiza sorteio beneficente para compra de aparelho respiratório em Messias Targino

O blog Messias Online vem tornar público que Eliete mãe de Jonathan que tem dificuldades especiais está realizando um sorteio de três carneiros que foram doados para adquirir recursos suficientes para a compra de um aparelho respiratório,pois o mesmo costumar ter paradas respiratórias durante a noite correndo risco de morte,Eliete comenta que o aparelho antes usado era alugado,e que a partir de agora não poderá mais arcar com os custos do aluguel e que também não tem condições financeiras de comprar um novo que custa cerca de R$ 5.800,00,a mãe comenta ainda que o  aluguel do referido aparelho terminará no próximo dia 17, e que daí em diante não terá mais esse suporte que garante as noites de sono tranquilos de Jonathan.O blog Messias Online consternado com essa situação, vem com essa nota de utilidade pública tentar sensibilizar você que está lendo essa matéria,ajude a essa família,o bilhete do sorteio custa apenas R$ 5.00,e temos certeza que será de bastante valia nesta obra.Caso alguém queira ajudar com uma quantia diferente é só realizar um depósito bancário,segue dados:
Agência :0756
Conta:20969-7
Operação:013
Conta Poupança
Francisca Elineuma Dsntas
Caixa Econômica Federal
Ou é só entrar em contato com o blog pelos contatos
Celular:(84)996101687
E-mail:lazarojs33@gmail.com; messiasmessiasonline1@gmail.com
O sorteio será realizado na FM comunitária de Messias Targino