quarta-feira, 28 de março de 2012

Decisão determina equipe de polícia civil para o município de Umarizal



O Juiz da Vara única da Comarca de Umarizal expediu decisão interlocutória em favor do Ministério Público do Estado relativamente à Ação Civil Pública ajuizada pelo Promotor de Justiça da Comarca, Rafael Silva Paz Pires Galvão, relativamente à atuação da polícia Civil no Município.

A Ação requereu que o Governo do Estado mantivesse em pleno funcionamento na Comarca de Umarizal, abrangendo o município de Olho D'água dos Borges, de forma permanente, uma equipe de Polícia Civil composta de delegado, agentes e escrivão, na forma da Lei Complementar nº 270/2004.


Além disso, o delegado designado para liderar a equipe não poderá acumular suas funções com outras Delegacias Municipais não integrantes da Comarca de Umarizal. A decisão prevê multa diária no valor de R$5.000,00, a ser paga pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública e pelo Delegado Geral de Polícia em caso de descumprimento da determinação judical.
 
NOTA - Nao é por falta de pedido que a cidade de Umarizal nao tem uma Delegacia de Policia Civil. O vice-presidente da Assembleia Legisaltiva, deputado Gustavo Carvalho vem cobrando desde 2010 a instalação de uma delegacia para garantir a segurança da população. Agora a justiça prevê multa diária no valor de R$5.000,00, a ser paga pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública e pelo Delegado Geral de Polícia em caso de descumprimento da determinação judical.


*Márcio Morai/umarizal news

FAMÍLIA DESESPERADA. AJUDE A ENCONTRAR. NÃO PASSEM TROTES POR FAVOR.





Francivaldo Paulino Da Silva "Valdo" 37 anos de idade, natural da cidade de Almino Afonso, Residente em Mossoró.
Valdo é portador de problemas mentais. O mesmo saiu de casa dia 26/03/2012 segunda-feira. Ele está vestido de camisa cor de vinho listrada calça jeans e tênis branco. E é meio forte, Telefone para contatos: 3314-6737 8738-1970 99329254.

Instituto Butantan começa a testar em humanos vacina contra dengue

O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose. A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos.
Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 e 50 anos de idade. Segundo o Butantan, os resultados dos testes de segurança serão obtidos logo no primeiro ano de análise, mas todos os voluntários serão acompanhados por um período de cinco anos após a vacinação.
Fonte:o xerife

Deputado pede Campus do IFRN para Alexandria

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), apresentou uma indicação pedindo ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante a implantação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no município de Alexandria.
Segundo Gustavo, os jovens de toda região Oeste dependem exclusivamente do Campus do IFRN de Apodi e Pau dos Ferros. A construção de um Campus do IFRN em Alexandria facilitaria o acesso ao ensino técnico de centenas de jovens de vários municípios do Médio Oeste.
“A implantação do Campus do IFRN, certamente propiciará mais oportunidades à formação de jovens, oferecendo-lhes acesso à educação superior pública e gratuita de qualidade, por meio dos cursos de excelente padrão mantidos pelas instituições federais de educação superior”, justificou o parlamentar.

Fonte:jean carlos

Setenta e uma cidades dependem de carros-pipa no RN

Pelo menos 71 municípios do Rio Grande do Norte estão participando da Operação Carro-Pipa do Governo Federal. A ação coordenada pelo Exército Brasileiro já toma conta de quase 50% das cidades potiguares. Luís Gomes, a 450 quilômetros de Natal, sem água desde o mês de novembro, usa atualmente 18 carros-pipa para abastecer a população, sendo cinco da Prefeitura e quatro da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e o restante da União. Apesar dessa situação, até o momento o Estado homologou apenas um pedido de situação de emergência, vindo de Jucurutu. E apesar da necessidade de abastecimento, o município não declara situação de seca, mas de estiagem.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, o tenente-coronel Josenildo Acioli, o único município que decretou situação de emergência por falta de água foi Jucurutu, e o pedido inclusive, já foi homologado pelo Governo do Estado. A situação de emergência parte de um decreto da Prefeitura baseado em um relatório dadefesa civil do município, que relata as condições emergenciais da cidade. A Prefeitura pode pedir o reconhecimento federal. A reportagem tentou falar com o prefeito de Jucurutu para saber se foi feita uma solicitação ao Governo Federal, mas as ligações não foram atendidas.

O coronel salientou que apesar de não existirem vários decretos de emergência, a quantidade de municípios que participam da Operação Carro-Pipa é considerável. "O procedimento para ser incluso na Operação Pipa é o prefeito enviar um ofício ao secretário nacional de Defesa Civil pedindo a operação e mandar também vários dados, como a população afetada pela estiagem", explicou. Entre o pedido e a chegada dos carros-pipa, o tempo médio de espera é de 30 dias. Atualmente são 71 cidades participando, mas não é possível saber o tempo exato que cada uma está dependendo do abastecimento, visto que quando chove o serviço dos carros é suspenso, podendo voltar diante da necessidade.

A disponibilidade de carros-pipa tem por objetivo atender a população com a distribuição de água potável nas localidades castigadas por períodos de seca. De acordo com o coronel Geraldo Pereira de Almeida Neto, coordenador da Operação Carro-Pipa executada pela 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, as unidade militares próximas aos municípios fazem, entre outras coisas, o reconhecimento do manancial que será usado para o abastecimento e realizam o levantamento da quantidade caminhões a serem utilizados na operação. "Nada impede que outros "pipeiros" contratados por outras instituições façam a distribuição de água", lembrou.

É o caso de Luís Gomes, que para atender a população, a Prefeitura está junto com a Caern contratando caminhões de abastecimento. Conforme o prefeito Francisco Tadeu Nunes, desde novembro o município sofre com a seca e entrou na operação em janeiro, o que possibilitou dobrar o número de 9 para 18 carros. A cidade tem 19 reservatórios de 10 mil litros que são abastecidos pelos caminhões. Questionado sobre o motivo de ainda não ter decretado situação de emergência, o chefe do executivo disse que somente a adutora do Alto Oeste poderá resolver o problema da cidade. "O Governo já anunciou que irá retomar as obras da adutora", completou. O período chuvoso de Luís Gomes comumente dura seis meses, sendo março a época que mais chove, o que não ocorreu este ano.

Fonte: DNonline

Dia do Teatro será comemorado neste dia 31 de Março em Messias Targino

Neste dia 31 de Março Sábado apartir das 7:00 horas da noite, haverá um evento em comemoração ao dia o teatro na praça central de Messias Targino, com apresentações culturais da nossa cidade, teremos a show dos Palhaços, um show de dublagens e o espetáculo Cordel Nordestino atrações da Cia Arte & Ação, além das participações do grupo de dança Evolution Of Dance, grupo coro das crianças e outros.
Esse evento é uma iniciativa da Cia Arte & Ação.
Venha prestigiar esse evento cultural, participe...
Fonte:wendel kayky

1º Cavalgada do Sertão de Messias Targino