sábado, 19 de novembro de 2011

Prefeito de Serra do Mel é acusado de ser o mandante do crime contra presidente do PT




O prefeito de Serra do Mel Josivan Bibiano de Azevedo está sendo acusado de ser o mandante da morte do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Serra do Mel, Ednaldo Filgueira, 36 anos, morto na noite de 15 de junho deste ano na frente do “Jornal Serrano”, de sua propriedade. A Polícia Civil indiciou oito pessoas por envolvimento.Odilon Teodósio disse, em entrevista ao DE FATO, que durante a segunda etapa da investigação a Polícia conseguiu elementos suficientes para comprovar a autoria intelectual do homicídio por parte do prefeito. “Nessa segunda parte só ele (prefeito) foi indiciado. É dele a autoria intelectual do homicídio. Os outros (indiciados na primeira etapa da investigação) participaram da logística e da execução”, disse o delegado, que assumiu recentemente a Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE).
Por ser prefeito e possuir foro privilegiado, Josivan Bibiano só pode ser denunciado criminalmente pelo procurador-geral de justiça Manoel Onofre Neto, para quem os autos da investigação já foram enviados pelo promotor da 1a. Vara Criminal de Justiça de Mossoró, Armando Lúcio Ribeiro. Os demais acusados serão todos processados pelo crime na 1a. Vara Criminal de Mossoró.
Deu no Jornal de Fato

Casa do Estudante de Caicó celebra 51 anos neste sábado (19)

A Casa do Estudante de Caicó completa neste sábado, 19 de novembro, 51 anos de fundação. A programação comemorativa começou ontem (18), quando foram realizadas apresentações culturais, incluindo música ao vivo.
Hoje, a programação começou com café da manhã e torneio de futsal, na quadra do CEJA. Ao meio-dia tem almoço de confraternização, com animação das bandas Amigos do Samba e Tico e Xamego Nordestino. A grande festa será à noite com show de Rodolfo Lopes e Os Mimosos.Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas e o descaso do governo em relação as casas de estudantes,os moradores dizem que essa semana só tem motivos a comemorar mais um ano de existência desta instituição que é muito importante para a formação de muitos cidadãos norte riograndeses.
Nota do Blog:O mais curioso de tudo isso é que não apareceu nenhum político de renome estadual na festa,pelo menos até agora,será que vai aparecer?claro que não estamos falando de educação.
Com informações do blog do xerife

Servidores do ITEP fazem paralisação de advertência na próxima semana

Os servidores do ITEP farão uma paralisação de advertência nos dias 22 e 23 deste mês. A decisão foi tomada no último dia 08, em Assembleia da categoria, na sede do SINPOL, por causa da insatisfação com a morosidade do Governo para concluir a revisão e encaminhamento do Anteprojeto de Lei que trata do Estatuto do Órgão.

Na greve deste ano, encerrada em fevereiro, o Estado se comprometeu a enviar o referido Anteprojeto de Lei para a Assembleia Legislativa três meses depois. Os servidores reclamam que a Proposta elaborada por uma comissão mista, com participação de servidores, representantes do Governo e SINPOL, está há meses em análise nos órgãos do Governo.


“Precisamos saber se acataram a proposta elaborada pela Comissão ou se o Projeto de Lei que pretendem encaminhar para Assembleia sofreu mudanças”, enfatizou o presidente do SINPOL, Djair Oliveira. Com esta demora, o Projeto de Lei pode não seguir para apreciação da Assembleia Legislativa em 2011, conforme este Governo prometeu.


O Estatuto prevê a implantação de um Plano de Cargos que promova progressões salariais, além de melhorar as condições de trabalho do hoje sucateado ITEP.


PARALISAÇÃO


Com a paralisação de 48 horas, só funcionarão os serviços mais urgentes e inadiáveis, como prisões em flagrante, necrotério e perícia em local de crime. Certidões e emissões de documentos, por exemplo, estarão suspensos. Na expectativa de contato do Governo, os servidores ficarão em assembleia permanente, se reunindo no dia 22, às 8h na sede do SINPOL, em Cidade Alta.

Fonte:no minuto

América lotado para encontro estadual do PMDB

Os peemedebistas do Rio Grande do Norte estão reunidos em Natal, onde participam, nesta sexta-feira (18), do Encontro Estadual do PMDB potiguar, na sede social do América Futebol Clube. Lideranças do partido e de outras legendas prestigiam encontro.
http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/85527.jpg
Os principais ícones do PMDB, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, o senador Garibaldi Alves, o presidente municipal do PMDB e pré-candidato à Prefeitura do Natal, deputado estadual Hermano Morais, os deputados estaduais da legenda, Walter Alves e Poti Júnior, o diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes, o vereador de Natal, Luís Carlos, e o presidente estadual do partido e líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, estão participando do encontro.

Além deles, também prestigiam lideranças de outros partidos, como os deputados Fábio Dantas (PHS) e Ricardo Motta (PMN), que preside a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/85528.jpg
O encontro em Natal encerra uma série de eventos que o partido realizou pelo interior do estado do Rio Grande do Norte, onde foram discutidas as diretrizes da legenda e propostas que serão apresentadas nos próximos pleitos eleitorais.
Fonte:Tribuna do Norte

ARTISTAS DE JANDUÍS ANIMAM FESTA DOS 51 ANOS DA CASA DO ESTUDANTE, EM CAICÓ

Pelo quarto ano consecutivo, a cultura de Janduís é atração das festividades da Casa do Estudante, no município de Caicó. Hoje (18), quatro grupos participam do evento que será realizado no município de Caicó: Brincantes do Sertão, Balai de Artes, Ciranduís e Filhos do Sol. A Casa do Estudante completa, em 2011, 51 anos de existência.
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto garantiu o transporte dos artistas, tendo em vistas que vários estudantes naturais de Janduís residem ou já passaram pela Casa, que tem prestado relevantes serviços ao Município, com esse apoio.
A secretária Martilene Duarte considera fundamental dar apoio ao movimento cultural local. Essas apresentações fora do Município servem como "intercâmbio", já que há muitas interações e troca de experiências entre os artistas da terra e os de outras cidades, o que é importante para fortalecer a cultura, como um todo.
Além dos grupos culturais de Janduís, que se apresentam na Casa do Estudante, outro artista da terra faz show no município seridoense: Marcos Lima, às 19 horas, no Sesc Seridó.
Fonte:janduis online

Incra anunciou desapropriação do território do quilombo de Jatobá

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) anunciou ontem que ajuizou oito ações de desapropriação do território quilombola de Jatobá, em Patu (RN). A medida foi tomada no último dia 16, por meio da Procuradoria Federal Especializada (PFE), na Justiça Federal de Pau dos Ferros. Esta foi a primeira ação ajuizada pelo Incra no estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de titulação daquela comunidade remanescentes de escravos.
Com a comprovação de depósito, realizado no último dia 16, o passo seguinte é de imissão de posse, que deverá ser despachado pelo juiz nos próximos dias. Após o ato de imissão de posse, previsto para o início de dezembro, o Incra, então, fica autorizado a titular as 30 famílias moradoras de Jatobá, que vivem e trabalham em 219 hectares de terra.
A comunidade de Jatobá se definiu como comunidade remanescente de quilombo em 2004, mas as famílias já estão no local há quase meio século. Eles são descendentes da escrava Vicência e Raimunda presa há quase três séculos na divisa do RN com a Paraíba. O reconhecimento é um sonho das famílias que dependem do apoio técnico federal que está chegando a passos lentos.
Neste ano o Incra abriu processo com fins de demarcação e titulação das terras ocupadas pelos seus moradores. Ainda dentro do processo, foi feito relatório técnico de identificação e delimitação, documento composto pelo relatório antropológico, cadastro das famílias quilombolas, levantamento fundiário da região, planta e memorial descritivo do território.
No Rio Grande do Norte, existem cerca de 60 comunidades remanescentes de quilombos, de acordo com estudo da Fundação Palmares. Destas, 20 se reconheceram como tal. Com processo de reconhecimento, demarcação e regularização de áreas quilombolas, sete comunidades encontram-se com ação em tramitação no Incra/RN.

Fonte:jornal de fato

Decepcionado, Etelânio entrega Hospital Regional de Pau dos Ferros

Apesar de não negar a disposição em deixar o comando do Hospital Regional de Pau dos Ferros, o médico Etelânio Figueiredo ainda não teve portaria de exoneração publicada no Diário Oficial do Estado.
Segundo colheu o blog, Etelânio deixa o Hospital decepcionado. O médico esperava fazer uma grande gestão, com apoio do governo do estado, porém, descobriu um governo omisso e sem compromisso com a saúde do cidadão do Alto Oeste Potiguar.
É inadmissível que a governadora e o secretario de saúde, que são médicos e um deputado, líder do governo na Assembleia, que também é médico não demonstrem a sensibilidade necessária para assumir compromissos e buscar melhorias para o Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.
Etelânio deixa o hospital de cabeça erguida, pois demonstrou força de vontade e, mesmo com pouco apoio do governo, desencadeou melhorias naquela unidade hospitalar.
Fonte:jean carlos

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ORGANIZAM REUNIÃO PARA APRESENTAR PROPOSTAS EM RELAÇÃO AO TRANSPORTE.

Com o início de mais um semestre letivo na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, os universitários Janduienses que estudam em Patu, Caraúbas e Assú, organizam uma reunião com o poder público municipal afim de tratar sobre a questão da continuidade do transporte.

No período passado, uma parceria entre as Prefeituras de Janduís, Campo Grande e Triunfo Potiguar e a contrapartida de 45 reais de cada universitário garantiu o transporte, sendo que os universitários que cursam na cidade de Patu tiveram que freta um carro particular com o custo de 1500 reais mensais, despesa essa que mostrou-se inviável para ser arcada pelos universitários.

Pensando em uma forma de dialogar no sentido de encontrar uma alternativa eficiente para a continuidade do transporte universitário, os estudantes elaboraram uma proposta que será apresentada nesta reunião, que se realizará na próxima segunda feira, ás 18 horas no salão da Câmara Municipal de Vereadores.

Na ocasião estarão presente todos os estudantes universitários que residem em Janduís e cursam o nível superior nas cidades de Patu, Caraúbas e Assú.

Serão convidados a participar da reunião, o Prefeito Salomão Gurgel, Vereadores e a Secretária  Municipal de Educação, Martilene Duarte.

Com essa iniciativa, os universitários de Janduís demonstram organização e interesse em  resolver as questões relacionadas a categoria  através do diálogo, buscando assim garantir que a nossa cidade continue investindo na formação de futuros profissionais responsáveis pelo avanço social da comunidade.
Fonte:blog do enock douglas

NOTA MÁXIMA PARA CURSO DE MEDICINA DA UERN


O curso de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) atingiu conceito cinco, a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Com isso a UERN integra a seleta lista de 28 cursos de medicina, dos mais de 150 avaliados, a atingir o conceito máximo no exame organizado pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A notícia foi recebida com muita alegria pelo chefe de departamento do curso de medicina da UERN, professor Paulo Simoneti, que atribuiu a conquista ao empenho de alunos e professores. "Foi uma luta muito grande desses alunos para essa vitória que não nos traz surpresa porque vários deles antes de se formar já aparecem aprovados em concursos públicos. Também não poderia deixar de parabenizar os professores que fazem a nossa parte pedagógica ser de excelente qualidade", comemorou.
Além de medicina, os cursos de enfermagem dos campus avançados de Caicó e Santa Cruz também tiraram conceito máximo no ENADE. Ainda na área de enfermagem também tiveram boa avaliação as turmas de Mossoró e Pau dos Ferros que tiraram nota 4. Mesma nota tirou o curso de odontologia. A única nota baixa foi do curso de serviço social que teve nota um. A nota geral da UERN foi três.
Para o professor João Batista Xavier, pró-reitor de ensino de graduação, o resultado do ENADE foi positivo para a UERN. "A nossa universidade caminha com dificuldades orçamentárias para tocar seus projetos, mas as cabeças pensantes conseguem se superar no papel de educadores e pensadores e com isso a universidade segue formando quadros e pessoas aptas para colaborar com a sociedade",avaliou.
Fonte: UERN

Blogueiros de Patu Reclamam da Governadora Rosalba;GOVERNO DO DEM MENOSPREZA PATU

Na manhã dessa sexta-feira (18), a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) recebeu prefeitos e representantes de 22 municípios do Rio Grande do Norte para formalizar a assinatura de convênios para obras de infraestrutura no Estado. 

O valor global do convênio é de R$ 5.052.284,43, dos quais R$ 646.504,03 são de contrapartida do Governo do Estado.

Somadas as obras de pavimentação e drenagem de ruas e vias de acesso, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, mais de 100 obras serão iniciadas. Os convênios são oriundos de parlamentares da Assembleia Legislativa do RN, fruto do compromisso da governadora na liberação das emendas encaminhadas à Casa.

Os municípios atendidos pela emendas são:
  • Almino Afonso, 
  • Antônio Martins, 
  • Apodi, Bom Jesus, 
  • Brejinho, 
  • Coronel João Pessoa, 
  • Encanto, I
  • taú, 
  • Martins, 
  • Messias Targino, 
  • Olho D'Água do Borges, 
  • Pau dos Ferros, 
  • Riacho da Cruz, 
  • Riacho de Santana, 
  • São José de Mipibu, 
  • São José do Seridó, 
  • São Tomé, Sítio Novo, 
  • Tangará, 
  • Tenente Ananias, 
  • Umarizal
  • Venha-Ver.
 Carreata da Rosa do DEM pedindo voto em Patu

E A CIDADE DE PATU QUE FICA ENTRE MESSIAS TARGINO E OLHO DÁGUA FICOU A VER NAVIOS MAIS UMA VEZ.  
É NOTÓRIO QUE O GOVERNO DE DEM QUE SAIU VITORIOSO DE PATU, ESQUECE QUE ESTA CIDADE EXISTE, E ALÉM DE PARALIZAR OBRAS JÁ ENCAMINHADAS ESQUECE QUE O MUNICÍPIO PRECISA DE TANTAS OUTRAS COMO ESTA QUE FOI LIBERADA.

A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE DO DEM, RECEBEU O APOIO DE TRÊS EX-PREFEITOS DE PATU, DE VEREADORES DO DEM, QUE INCLUSIVE AINDA ESTÃO NA CÂMARA, E PRINCIPALMENTE DA MAIORIA DOS ELEITORES DA CIDADE, O QUE RENDEU UMA BRILHANTE VITÓRIA DO DEM EM PATU, NO ENTANTO PROJETOS COMO ESTE PASSAM POR PATU COMO SE A NOSSA CIDADE NÃO EXISTISSE.

... ENQUANTO ISSO, TEM APOIADOR DE ROSALBA DO DEM QUE COBRA DE OUTROS PARTIDOS, AQUILO QUE DEVERIAM COBRAR DESTE GOVENRONO QUE NÃO OLHA PARA PATU. 

NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES PUDEMOS CONSTATAR ISSO BEM DE PERTO, QUANDO REPRESENTANTES DO DEM COBRAVAM DO PT UMA MAIOR ATUAÇÃO EM PATU... ORA, SE ELES QUE SÃO DO DEM E CAMINHARAM JUNTINHO COM A ROSA EM PATU, NÃO CONSEGUEM SEQUER INCLUIR O MUNICÍPIO EM CONVÊNIOS COMO ESTE QUE FOI LIBERADO PARA MESSIAS, OLHO DÁGUA, UMARIZAL, E SÓ NÃO FOI PARA CATOLÉ DO ROCHA PORQUE É PARAIBA, IMAGINA QUEM É DE OUTROS PARTIDOS COMO O PT, PSB ENTRE OUTROS.

JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DESTAS LIDERANÇAS MOSTRAREM AS SUAS FORÇAS E CHAMAREM A ATENÇÃO DA GOVERNADORA DO DEM PARA PATU, QUE AINDA É UMA CIDADE PERTENCENTE AO RIO GRANDE DO NORTE.


 




CHEGA! O POVO DE PATU PRECISA DE SATISFAÇÃO. GOSTARIAMOS DE SABER O POR QUE DA EXCLUSÃO. SENHORES APOIADORES, POR QUE A ROSA DO DEM NÃO OLHA PARA PATU?
Fonte:blog do campelo

Projeto MOVA - Brasil realizará certificação de turmas de Messias Targino neste sábado (19)

O Projeto Mova-Brasil realizará neste sábado dia 19 de Novembro, a certificação de sete turmas de alfabetização, que foram concluídas no município de Messias Targino nessa etapa do programa. A informação foi passada pela coordenadora local do projeto MOVA-Brasil em Messias Targino, Katiuscia Pinto Bezerra.

Segundo, Katiuscia Pinto Bezerra, para comemorar a conclusão do processo de alfabetização, acontecerá uma solenidade na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a partir das 9:h, para entrega de certificados de conclusão emitidos pela coordenação estadual do projeto. Os certificados serão entregues a todos os educandos que concluíram o processo de alfabetização, que ocorreu na formação de sete turmas.

Desde 2005, que o Projeto Mova Brasil vem sendo desenvolvido em Messias Targino em parceria a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf).

Além dos educandos que estão sendo mobilizados para a certificação vão participarem da solenidade secretários municipais, diretor da escola municipal Júlio Benedito, prefeita Shirley Targino, coordenador do fórum das associações rurais, Manoel Cardoso Neto, Pôla Pinto, presidente do Sintraf e Joseleide Silveira, coordenadora estadual do projeto MOVA-Brasil, que já confirmou presença em evento.


Fonte: Blog do Pôla Pinto