sexta-feira, 11 de abril de 2014

Motorista perde o controle, atravessa a pista e capota o carro na BR 226 entre Janduís e Messias Targino

Mais um acidente foi registrado pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira, 10/04, na BR 226, trecho que liga a cidade de Janduís a Messias Targino/RN.
 
Segundo informações, o motorista de um veículo Fiat Uno de cor branca a placas OVZ – 6538 - Parnamirim, teria perdido o controle do carro, atravessado a pista e capotado várias vezes.

Ocupava o carro apenas o motorista, que por está usando o cinto de segurança, saiu com apenas alguns hematomas leves, mas o carro ficou praticamente destruído.

Pessoas que transitavam pela BR, ajudaram o condutor a sair do automóvel. A Polícia Militar compareceu no local e registrou a ocorrência.


Fonte:CG na Mídia

Ajenda Cultural

Natal
Cinzeiro de Motel-Botequim Beleza 11/04
Sirano Sirino e Artenisa - Gilson Buffet 11/04
Rainhas da Balada e Placílio Diniz- Coreto Musique 11/04
Brilhantes do Forró -  Casa do Gonzaga 11/04
Forró Sacode e Forró da Sacanegem -Pepper's Hall 11/04
Duda Pereira e Banda Bem Bolado - Casa do Gonzaga 12/04
Chamou porque Quiz e Deixe de Brincadeira - Coreto Musique 12/04



Mossoró
Bonde do Brasil,Farra de Rico,Leo Magalhães - Porcino Park 11/04
Lagosta Bronzeada,Toca do Vale,Furacão do Forró - Porcino Park 12/04
Pegada de Luxo,Grafith,Pisada Forrozeira - Porcino Park 13/04

Parnamirim
Cinzeiro de Motel,Forrozão do Riva Jr - Clube Cosern 11/04
Ronaldo Marques - Clube Cosern 12/04

Macau
Acácio,Guilherme Dantas - BNB Clube 11/04

Macaíba
Acácio,Bonde do Brasil,As Coleguinhas,Farra de Rico,Flávio & Pisada Quente - Parque Otaviano Pessoa 12/04

Ceará-Mirim
Grafith,Grupo Show Moral - Centro Esportivo Cultural 12/04

Felipe Guerra
Ferro na Boneca,O Coroão - Bukeirão Casa Show 12/04

João Câmara 
Forró Bom de Verdade, Segundo Sanfoneiro e Paredão dos Plásticos - Forró do Bel 12/04

Poço Branco 
Bonde do Brasil e Arrazo de Menina - Rochas Parque Show  12/04

Campo Grande
Forró Swing de Luxo,Discoteca Balada Mix - Conjunto Padre Pedro 12/04
 

Favoritos na eleição de Mossoró estão ameaçados pela Justiça Eleitoral

Francisco José Júnior, Larissa Rosado e Cláudia Regina devem ser alvos de pedidos de impugnação nos registros de candidaturas.

A campanha eleitoral de Mossoró ainda nem começou e uma coisa é certa: a Justiça Eleitoral vai ter trabalho – e muito. Afinal, dos seis candidatos escolhidos em convenções partidárias, três (justamente, os três considerados favoritos) estão ameaçados de não ter os registros de candidatura deferidos.
Dois dos casos, o de Larissa Rosado (PSB) e de Cláudia Regina (DEM), o promotor Eleitoral em Mossoró, Fábio Wheimá Thé, deverá pedir a impugnação do registro de candidaturas, que ainda nem mesmo foram oficializadas na Justiça Eleitoral – elas têm até amanhã (11) para isso. Isso porque, até o momento, nenhuma das duas conseguiu liminares ou decisões favoráveis para anular as condenações sofridas na Justiça Eleitoral e que as deixaram inelegíveis, baseados na ficha limpa.
“Se houver o registro sem decisão do Tribunal Superior Eleitoral ou instâncias superiores, iremos entrar com representação. Sem o parecer favorável, essas candidaturas encontram sério obstáculo jurídico para a disputa”, analisa Fábio Thé.
É importante lembrar que, mesmo com o registro indeferido em primeira instância, as candidatas poderão recorrer protelar uma decisão final por, praticamente, todo o processo eleitoral. Se quando chegar na reta final, perceberem que o direito delas “não é bom”, poderão ser substituídas por outros nomes da mesma sigla.
Contudo, é bem verdade que não é só Larissa Rosado (segunda colocada no pleito de 2012) e Cláudia Regina (eleita no mesmo pleito, mas cassada em seguida por irregularidades praticadas), não são as únicas “favoritas”, ameaçadas. O prefeito interino de Mossoró, Francisco José Júnior, do PSD, também está.
O entendimento do advogado Daniel Victor, Silveirinha, como é conhecido, deveria ter se descompatibilizado, ou seja, deixado o cargo, para poder disputar a Prefeitura. Isso porque se trataria de uma primeira eleição.
“Temos a plena certeza que o prefeito interino está inelegível. Ele concorre ao cargo por eleição, pois nunca o exerceu como titular, mas na qualidade de substituto da prefeita afastada Cláudia Regina. Nessa qualidade, segundo o TSE, ele tem que seguir as mesmas regras que a prefeita afastada nas eleições de 2012, dentre as quais se afastar de qualquer cargo que exercesse no Poder Executivo”, analisou.
Via Portal No Ar/Patu em Foco

 

Luz azul dos celulares e tablets pode causar degeneração na retina


Tipo de radiação emitida pela luz azul violeta pode causar, a longo prazo, danos irreversíveis à retina, como a cegueira

O problema está na exposição prolongada - como em horário de trabalho - e na quantidade de anos dessa exposição

 

A luz azul até que não seria um problema se a vida hoje em dia não estivesse intimamente ligada à tecnologia. As maiores fontes dessa luz nociva são encontradas nos celulares (smartphones), tablets, telas de computadores e TVs de tela plana, ou seja, exatamente o que a população tem usado cada dia mais. 
Segundo estudos, a exposição prolongada pode causar degeneração macular, problemas sérios na retina e até mesmo levar à cegueira. “Essa luz tem uma fototoxicidade que deve ser considerada”, alerta Márcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América. “O efeito é cumulativo, ou seja, não vai acontecer nada no mês seguinte, mas sim ao longo dos anos”.
O diretor responsável pelo Tranjan Centro Oftalmológico, Alfredo Tranjan, explica que existe dois tipos de luz azul: o azul turquesa e o azul violeta. O turquesa é uma luz boa, que não faz mal aos olhos. “Essa luz é responsável por organizar o relógio biológico. Existem estudos que estão sendo feitos para colocar essa luz no painel de carros, para manter o motorista alerta”, conta.
O problema mesmo é luz azul violeta, que pode causar degenerações maculares e até mesmo a catarata, segundo a diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América. Pessoas que ficam horas diante de aparelhos celulares, TVs, tablets e telas de computadores podem, com o passar dos anos, sofrerem consequências. “Se uma pessoa se expõe durante 7h por dia nessa luz, a partir dos 25 anos, com 40 ela pode ter um problema”, explica Tranjan, ressaltando que o dano é a longo prazo.
Danos causados pelos raios ultravioletas (UV)
Márcia Beatriz explica que a luz azul também vem pelo sol. “A diferença é que nos protegemos dessa luz com óculos de sol. Agora, quem fica de óculos de sol no escritório?”, questiona. A oftalmologista explica que já existem lentes de óculos de grau – ou mesmo sem, que conseguem filtrar uma parte dessa luz azul, que são as lentes fotossensíveis, que reagem à luz UV. 
Os usuários de óculos de sol, no entanto, devem se certificar de que as lentes realmente têm proteção UV. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) e Instituto Meirelles de Proteção à Propriedade Intelectual (Imeppi) mostrou que, entre 2006 e 2013, foram apreendidas 70,2 milhões de óculos ilegais no Brasil, que significa que não têm proteção UV – ou não tem a proteção adequada.
O diretor presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, explica que às vezes os óculos até oferecem uma proteção adequada, o problema é quanto ela vai durar. “A proteção de alguns óculos falsos às vezes só dura uma semana, um mês. Depois disso, a capacidade de proteção acaba”, alerta. Para a segurança dos usuários, Alcoforado esclarece que o setor óptico está trabalhando para oferecer, junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma certificação brasileira de qualidade dos produtos comercializados no País.
Fonte:Portal IG

Servidores estaduais da saúde podem suspender greve hoje

Motivo é a aprovação de um dos pleitos reivindicado pela categoria: aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.

A greve dos servidores estaduais de saúde iniciada em 19 de março pode ser encerrada nesta sexta-feira (11) após votação em assembleia na sede do Sinpol. O motivo é a aprovação de um dos pleitos reivindicado pela categoria: aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), a greve foi feita nas unidades de saúde e hospitais da região metropolitana por causa do descumprimento do acordado entre a categoria e o Governo do Estado na greve do ano passado. Desde agosto - quando a greve foi finalizada - que os servidores esperavam a aprovação dos projetos.
Na manhã de hoje, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sancionou o projeto que corrige erros da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da saúde. 
A categoria agora pressiona o Governo para a convocação dos concursados.

Papiro da "Mulher de Jesus" embora autentico diz pouco

Bem, parece que o pequeno fragmento de papiro conhecido como “Evangelho da Mulher de Jesus” é autêntico, afinal de contas. O texto é o único no qual Cristo é retratado pronunciando as palavras “minha mulher”, em diálogos na língua copta (idioma egípcio, descendente da língua falada pelos faraós). Veja uma representação do fragmento (do tamanho de um cartão de crédito!) no infográfico abaixo.
A afirmação de autenticidade vem de um comunicado da Escola de Teologia de Harvard, onde trabalha a pesquisadora americana Karen King, responsável pela análise inicial do documento. Os dados que corroboram a autenticidade do papiro foram a datação do material pelo método do carbono-14 (que mede a antiguidade da matéria orgânica no papiro, ou em qualquer outro objeto) e a análise das moléculas de tinta nele, compatíveis com tintas antigas feitas à base de carvão. Cientistas de diversas instituições se uniram para fazer a análise.
Veredicto, segundo Harvard: a cópia analisada por King dataria de algum momento entre os séculos 6 e 9. Isso é só uma data mínima, veja bem — o texto em si pode ter sido escrito muito antes, ou perto da época da produção do papiro, é difícil dizer.
Já escrevi algumas vezes sobre o papiro (aqui e aqui, por exemplo) e, claro, sobre toda a polêmica envolvendo o suposto relacionamento amoroso entre Jesus e Maria Madalena (veja aqui). Abaixo, algumas notas rápidas sobre a nova análise, e sobre o que ela pode significar (ou não, como diria Caetano):
1)Muitos especialistas em cristianismo antigo continuam vendo com um bocado de desconfiança o texto, mesmo após os testes. A caligrafia é bizarra, há erros de gramática esquisitos no texto, as palavras cruciais (“minha mulher”) parecem ter sido escritas em negrito, entre outras coisas. Em tese, um forjador poderia ter pegado um papiro antigo e usado uma tinta produzida segundo métodos antigos pra chegar ao texto do fragmento.
2)Ainda que o texto seja autêntico, é muito difícil dizer do que exatamente Jesus estaria falando — ou seja, qual seria a teologia por trás da ideia de casamento dele por parte do autor do texto — sem ter o contexto mais amplo da narrativa, ou diálogo, ou sei lá o que seja essa obra. Ideias que, do ponto de vista de um cristão médio de hoje, seriam esquisitas ou mesmo absurdas circulavam pra todo lado nos primeiros séculos do cristianismo. A maioria delas, porém, não via com bons olhos a sexualidade e o casamento (se você acha que o cristianismo “tradicional” tem uma visão negativa sobre essas coisas, é porque não viu o radicalismo ascético de alguns desses textos antigos “heréticos”).
3)Sempre é bom lembrar o seguinte, talvez o mais importante: esse tipo de texto não nos diz rigorosamente NADA sobre o estado civil do personagem histórico Jesus de Nazaré. Tudo indica que se trata de uma obra tardia, produzida por cristãos cujo interesse era retratar Jesus como base de suas especulações teológicas e místicas, e não contar algo de histórico sobre sua vida terrena. (É claro que a preocupação teológica, e não histórica, também é predominante nos Evangelhos da Bíblia, mas o consenso entre os especialistas é que eles foram escritos ainda no século 1º d.C., algumas décadas, e não séculos, depois da morte de Jesus).
Resumo da ópera: no máximo, o papiro pode trazer dados interessantes pra compreender algumas correntes de pensamento do cristianismo primitivo. É legal, mas muito menos bombástico do que uma suposta “certidão de casamento” de Jesus.
Fonte:Portal UOL

Robinson Faria nega sair da disputa e vibra com o entusiasmo da aceitação popular

“Nós estamos sentindo uma grande aceitação à chapa Robinson e Fátima”, disse o candidato do PSD 

 

O pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, presidente do PSD no Rio Grande do Norte, vice-governador Robinson Faria, afirmou na manhã desta sexta-feira, ao participar de evento municipalista na Assembleia Legislativa, que a aliança entre PSD e PT está mantida, e que ambos partidos trabalham para fortalecer o palanque e as candidaturas proporcionais – deputados estaduais e federais. Ele ressaltou a realização conjunta dos seminários regionais como formas de a aliança consultar a população a respeito da chapa, que, segundo ele, tem sido aceita tanto pela militância petista, quanto pela militância pessedista.
Foi a primeira aparição pública de Robinson Faria após viagem de férias aos Estados Unidos. “Estamos fortalecendo cada vez mais a aliança do PSD com o PT para disputar o governo do Estado com Robinson Faria e Fátima Bezerra. Tanto que estamos fazendo encontros programáticos regionais. Hoje vamos a Ceará Mirim. Já existe hoje uma grande sintonia da militância do PSB com a militância do PSD, uma afinidade cada vez mais forte de projetos. Há um entusiasmo quanto à chapa majoritária”, afirmou.
O pré-candidato a governador disse que a candidatura a governador está “bastante firme”, diferentemente de boatos surgidos nos bastidores da sucessão, de possível desistência em função do poderio econômico-financeiro do palanque adversário, liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB). “Da nossa parte, estamos ouvindo a população, consultando a sociedade. Aonde vamos, temos sentido uma grande aceitação à nossa chapa, à chapa Robinson e Fátima. Estamos avançando”, afirmou o pessedista.
Ao manter contato com a reportagem de O Jornal de Hoje, Robinson Faria foi muito firme e entusiasmado com a possibilidade de disputar o governo do Estado, mesmo levando em consideração o que classificou como “algumas situações a serem resolvidas”, referindo-se às discussões em torno da chapa proporcional, onde PT e PSD divergem para fechar a disputa para a Assembleia Legislativa, com o PT querendo lançar chapa puro sangue – só com petistas – enquanto que o PSD deseja se coligar amplamente. “Temos ainda algumas situações a serem resolvidas. Mas faremos tudo isso dentro de um clima de confiança e boa vontade. Os pequenos impasses serão todos superados. Porque existe hoje uma grande confiança mútua entre os dois partidos”, asseverou Robinson.
Robinson destacou o papel do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que, segundo ele, tem sido um deputado muito voluntarioso e defensor corajoso e intransigente da aliança do PT com o PSB. “Como existe muita confiança e interesse de ambas as partes, todos têm a leitura de que os dois partidos tiveram aceitação da união para a população. Isso facilita o entendimento para que amanhã estejamos todos juntos e unidos nesse projeto para apresentar à sociedade uma aliança nova, diferente, onde predomina o diálogo”, finalizou Robinson.
Fátima Bezerra: “A aliança segue firme com PT e PSD”
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) também reforçou a aliança do PT com o PSD na manhã de hoje, ao participar, também, do evento na Assembleia Legislativa. Ela também considerou que o impasse para a formação da chapa proporcional também será resolvido pelos dois partidos, que contarão, ainda, com a presença de outras legendas no mesmo palanque. “A aliança segue firme com o PT e com o PSD”, disse Fátima, ao ser abordada por O Jornal de Hoje.
Quanto à formação da aliança proporcional, a petista declarou que as direções de PT e PSD estão atuando com maturidade e adotarão caminho que seja bom para o conjunto do PT e para a aliança com o PSD. “Até porque a aliança não deve ficar só com PT e PSD. Temos outros partidos que estão com a perspectiva muito boa de se integrarem à nossa aliança. Isso está sendo discutido no âmbito da direção partidária. Vamos seguramente adotar o caminho que seja o mais adequado”, disse Fátima, preferindo evitar contato mais aprofundado com a imprensa.
Luiz Almir diz que posição de Robinson e Fátima é “contraditória”
O vereador Luiz Almir, do PV, pré-candidato a deputado estadual nas eleições de outubro, considera “contraditória” a posição assumida pelo vice-governador Robinson Faria, do PSD, e da deputada Fátima Bezerra, do PT, quando a partir do momento em que procuraram fazer uma aliança política com o PMDB, mas foram preteridos e passaram a fazer críticas chamando a união entre PMDB, PSB e PR de chapão. “Os dois queriam o PMDB, mas quando o partido liderado por Garibaldi Filho e Henrique Eduardo optou por Wilma e João Maia, não presta mais?, questiona o polêmico vereador, para em seguida aconselhar a deputada petista. “Se Fátima tiver humildade poderia ser candidata à reeleição e a mais votada do Estado. Os dois têm meu respeito, mas entendo que houve uma contradição e os dois foram injustos. Ontem eram Deus e hoje são o diabo”, questiona o vereador.
Diante das atuais circunstâncias de dificuldades em que vive o Estado, o vereador Luiz Almir entende que Henrique Eduardo é a melhor alternativa para governador. Ele entende também, que a dupla Robinson Faria/Fátima Bezerra não representam o novo como vem sendo dito e que a chapa Henrique Eduardo (governador), João Maia (vice-governador) e Wilma de Faria (senadora) tem chances reais de ser a vitoriosa em outubro pela história e serviços prestados ao Rio Grande do Norte. “Conversei com Wilma e João Maia, que confirmaram a consolidação da aliança. Pretendo conversar com Henrique nos próximos dias para me inteirar dos propósitos da chapa e o que pensa para melhorar a vida do povo do Rio Grande do Norte, particularmente da Zona Norte de Natal”, disse o vereador do PV.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O vereador Luiz Almir confirma que será candidato a deputado estadual para continuar defendendo os interesses da população, não apenas no plenário da Casa Legislativa, mas nos programas de rádio e televisão dos quais participa como apresentador. Questionado sobre sua atuação na Câmara Municipal ele afirmou o seguinte: “Estou triste com as discussões que estão tomando rumo diferente. Em vez de priorizar o coletivo, alguns vereadores estão discutindo questões de ordem pessoal. Eu quero discutir sobre a educação, que não está boa, sobre a saúde, que apresenta problemas, e a melhoria dos serviços prestados à população”, ressalta, reconhecendo que a cidade vive um verdadeiro caos, acreditando que até maio a situação possa melhorar. “Esse foi o prazo pedido pelo prefeito. Se até lá as coisas não melhorar vamos exigir providências”, concluiu Luiz Almir. (JP)
Fonte:JH

RN é primeiro lugar em geração de energia eólica no Brasil

O Rio Grande do Norte é hoje o estado brasileiro com maior capacidade instalada de energia gerada por parques eólicos. Os bons números são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que destaca o RN com 736,7 MW de capacidade instalada nos 29 parques em operação.
Em primeiro lugar no ranking da Agência, o Rio Grande do Norte superou o Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e atualmente tem 52 parques eólicos em construção que aumentará em 1447,6 MW a capacidade instalada. Até 2018 deverão ser construídos outros 49 parques, representando mais 1349,7 MW de energia gerada em solo potiguar.
Para garantir a competitividade do estado, o Governo – via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) - tem atuado junto ao Ministério de Minas e Energia para permitir ao RN uma melhor infraestrutura em linhas de transmissão. Um leilão de transmissão será realizado pela ANEEL no dia 09 de maio e contemplará o RN com quatro novas linhas, que somadas as já existentes, assegurarão o escoamento de projetos de geração a médio e longo prazo.
Com investimentos privados da ordem de R$ 14 bilhões no setor eólico, a estimativa do Governo do Estado é que o segmento se mantenha em crescimento nos investimentos privados, emprego e renda.
Fonte:Defato

Ginga com Tapioca pode se tornar patrimônio do RN

A ginga com tapioca já ultrapassou as fronteiras da praia da Redinha, onde nasceu há cerca de 60 anos. É a prova de sua popularidade entre os paladares natalenses. Só falta um reconhecimento oficial da importância desse sabor. Uma petição criada há pouco tempo na Internet está convocando os apreciadores da iguaria a promover o prato a Patrimônio Imaterial do RN. Mas, com ou sem abaixo-assinado, a ginga com tapioca já foi eleita como petisco praieiro favorito no paladar de muitos potiguares e turistas.
A comerciante e cozinheira Ivanize Barbosa seria uma personagem essencial no registro (correspondente ao “tombamento” material) da ginga com tapioca como patrimônio imaterial: os pais dela criaram e disseminaram a iguaria, meio século atrás. “Essa história do patrimônio imaterial não é de hoje, já ouvi muito. Eu espero que aconteça, pois seria mais do que justo”, afirma ela, ressaltando que na semana passada recebeu uma equipe de jornalistas de São Paulo para fazer matéria sobre o prato que é “a cara” de Natal, uma das cidades sede da Copa do Mundo.

Ivanize fala com propriedade sobre a iguaria. O pai Geraldo e a mãe Dalila tiveram a ideia de criar um prato a partir daqueles peixinhos minúsculos que os demais comerciantes da área ignoravam. A ginga é um tipo de sardinha, chamada de ‘azul’ ou ‘manteiga’. A receita dos pais de Ivanize é simples e genial: temperar os peixinhos com sal, fritá-los numa mistura de óleo de soja com azeite de dendê, espetá-los num palitinho e rechear a tapioca (em goma de mandioca e coco) com eles. A combinação agradou em cheio e, alguns anos depois, tomou conta da Redinha e de todos que frequentavam a praia de lá.

Hoje tem ginga com tapioca nas duas margens do rio Potengi. Ivanize afirma que nem todas têm a qualidade original da Redinha. “Já comi ginga num shopping. Uma tapioca com três sardinhas a R$15. Achei até graça. Muita gente faz, mas não tem a qualidade da nossa, que é feita na hora, no dendê, com o peixe fesquinho...”, diz. No Box 3, que Ivanize divide com a filha Sandra no Mercado da Redinha, uma porção sai a R$5, recheada de seis a oito gingas, em média. A cozinheira ressalta que o bar vem recebendo ainda mais turistas desde que foi destacado na revista Veja Natal. O “tombamento” da ginga seria um tempero a mais nessa popularidade.

Ginga no Benditas
No ‘outro lado do rio’, a ginga com tapioca se destaca entre vários cardápios diferentes. No boteco descolado Benditas, Petrópolis, a Terça do Mar é o dia da ginga. A iguaria se destaca entre outros petiscos do mar. Uma porção sai a R$7. “Lançamos essa terça há quatro meses, e é um sucesso. Colocamos pratos que não estão no cardápio diário. A ginga é um dos mais pedidos, e muita gente vem só pra comer isso”, afirma a proprietária Márcia Barcellos.

Um bistrô com ginga aos sábados
O Jardins Café Gourmet, em Petrópolis, dedica um sábado por mês à ginga com tapioca. “É o dia mais aguardado da nossa programação. Quando termina, as pessoas já perguntam quando é a próxima. Comer ginga com tapioca perto de casa é ainda mais gostoso”, diz a proprietária Maria Tereza Cavalcanti. O prato sai a R$6, numa porção com dez gingas. Para acompanhar, uma cerveja bem gelada, de preferência. “Há também a questão da lei seca. Não dá pra ir à Redinha e não beber uma cerveja pra acompanhar”, ressalta. O próximo sábado da ginga será no próximo dia 26 de abril.

Ginga de chef
O chef Daniel Cavalcanti, do Cascudo Bistrô, homenageou o símbolo da Redinha com uma versão gourmet do prato: o gingão com tapioca troca os peixinhos por uma posta de peixe branco alto, frita na farinha de mandioca, servida com a tapioca junto com uma salada e macaxeira cremosa frita. Passou de petiscos a prato principal. “É o prato emblemático de Natal, e a minha versão teve uma ótima aceitação entre a clientela do bistrô”, comenta. O gingão do chef Daniel também figura no livro “Temperos do Brasil”, da escritora Cecília Gianetti, que reuniu receitas regionais de 19 estados do Brasil. O RN foi representado por este prato.

Tapiocaria da Vó em Ponta Negra
De Redinha à Ponta Negra: a ginga virou carro-chefe no restaurante Tapioca da Vó, cardápio mais tradicional da Vila de Ponta Negra. “Meus amigos sempre agradecem por estar economizando a gasolina da ida à Redinha”, brinca o proprietário Joka Lima. O prato da vila é um pouco diferente do original: a tapioca é toda recheada com cerca de dez gingas, sem o espetinho. “A nossa tapioca também é maior que a da Redinha”, ressalta Joka. Ele destaca que só trabalha com sardinha azul fornecida diretamente pelos pescadores de arrastão de Ponta Negra. O preço é igual ao da Redinha, R$5. Outra diferença, é que a maioria da clientela prefere acompanhar o prato com café, e não com a tradicional cerveja da praia. “A ginga aqui é um prato para jantar”, completa.

Canto do Mangue tem
Uma das gingas com tapioca mais famosas de Natal fora da Redinha está no Canto do Mangue. A Barraca do Pernambuco, do comerciante Edson Machado, é point para quem está à margem esquerda do Potengi. O prato sai com oito peixes no espeto, fritos no dendê. O seu Pernambuco conta que conhece a receita desde a década de 60, e não teve problema em trabalhar com ele: “Sempre fui acostumado a servir tudo com tapioca”, disse.

Histórica
Hélio Oliveira, diretor do departamento de patrimônio cultural do Município, acredita que o tombamento/registro da ginga como patrimônio imaterial tem muito potencial à nível local. “A justificativa histórica precisa ser muito embasada. O processo pode partir de qualquer cidadão interessado, mas é algo lento, exige muito estudo e paciência”, conclui.


ONDE COMER
*Bar da Sandra e Ivanize Box 3, Mercado da Redinha. Tel.: 8849-3794/9915-2409.

*Benditas Buteco, Petrópolis. Tel.: 3346-3117.

*Jardins Café Gourmet, Petrópolis. Tel.: 2020-4709/9413-3300.

*Tapiocaria da Vó, Vila de Ponta Negra. Tel.: 8722-7570.

*Cascudo Bistrô, Praça das Flores, Petrópolis. Tel.: 3202-1005.


O QUE
Petição publicada recentemente na internet sugere o registro de ‘bem imaterial’ para a iguaria típica do RN. A receita criada por pescadores da Redinha é simples e saborosa: temperar os peixinhos (espécie de sardinha tipo ‘manteiga’ ou ‘azul’) com sal, fritá-los numa mistura de óleo de soja com um pouco de azeite de dendê, espetá-los num palitinho e rechear a tapioca (em goma de mandioca e coco)

Fonte:Tribuna do Norte