quarta-feira, 8 de julho de 2015

Professores da Uern rejeitam proposta do Governo do Estado

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) rejeitaram, em assembleia extraordinária realizada na manhã de hoje, a proposta enviada pelo Governo do Estado e reitoria da instituição, que previa um reajuste de 12,053% para todos os docentes ativos, através de auxílios ainda não especificados. A rejeição ocorreu por ampla maioria, com apenas duas abstenções. 
A proposição determinava que os valores reivindicados pela categoria seriam devidamente concedidos, através de auxílios, o que impediria que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) barrasse a medida. A proposta, porém, excluía os docentes aposentados, que não seriam contemplados com o realinhamento.
A Reitoria também apresentou uma planilha para os docentes, onde apresenta os valores para investimento na universidade, além de mostrar o andamento das obras e melhorias estruturais previstas na pauta de reivindicações da categoria. O documento, não se compromete porém com pontos fundamentais das exigências, como a realização imediata do concurso público na Uern.
A professora aposentada Otília Neta criticou a proposta do Governado do Estado. De acordo com ela um reajuste somente para os docentes ativos é complete desrespeitoso com aqueles que construíram a história da Uern, principalmente em seus momentos de maior crise.
“ Os aposentados estão no período da vida em que mais precisam de recursos para financiar uma estrutura cortável, que lhe garanta saúde e lazer. Os ativos da Uern estão de parabéns pois não pensaram só neles, pensaram em toda a categoria e defenderam a isonomia da universidade”, destacou Otília.
Ela lembrou que cabe ao Reitor da Uern tomar a decisão de conceder o realinhamento salarial de todos os docentes e garantir a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Segundo Otília, todos os aposentados da instituição estão mobilizados e não aceitarão retrocessos e seus direitos.
Outros encaminhamentos da assembleia
  • Rearticular o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais
  • Reunião com os estudantes
  • Assembleia geral unificada com Técnicos, na Reitoria
  • Moção em apoio à militante boliviana Márcia Torrico

Docentes da Uern realizam dia de mobilização no centro de Mossoró
Amanhã será mais um dia de mobilização para os docentes da Uern, que farão uma série de atividades na Praça Rodolfo Fernandes (Pax). A partir das 8h os professores participam de um ato público na praça, divulgando as demandas grevistas e dialogando com a população de Mossoró. Às 16h, o comando de greve abre espaço para uma série de apresentações musicais, culturais e teatrais, com a participação de artistas de Mossoró e região. 
Fonte:ADUERN

Professores da UERN analisam proposta do governo nesta Quarta Feira (08/07)

A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 08 de julho de 2015, quarta-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 08:30 horas, em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 08:45 horas, ou, em terceira e última convocação, com qualquer quorum, às 09:00 horas, oportunidade em que serão apreciados os seguintes pontos de pauta:
1)       INFORMES;
2)   AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO GREVISTA;
3)   APRECIAÇÃO DA PROPOSTA ENCAMINHADA PELO GOVERNO/REITORIA.
Fonte:Folha Patuense

Ufersa convoca candidatos da Lista de Espera do SiSU para demonstrar interesse

Os que não se inscreverem ou tiverem sua inscrição indeferida após a divulgação da lista final estarão automaticamente eliminados do processo seletivo.
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) convoca todos os candidatos da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que optaram por concorrer a vagas que ficaram ociosas após a primeira chamada, a realizar inscrição na etapa de Demonstração de Interesse online através de Formulário Eletrônico. Nessa etapa, os candidatos deverão anexar arquivo digitalizado do Histórico Escolar do Ensino Médio.
A classificação para ocupação das vagas disponibilizadas para a Lista de Espera se dará segundo os critérios estabelecidos no item 4.3 do EDITAL Nº. 025/2015 (PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO – 2015.2) para os candidatos que cumprirem as etapas e só será divulgada após a fase de entrega presencial de documentos.
Os candidatos que não se inscreverem ou tiverem sua inscrição indeferida após a divulgação da lista final na Demonstração de Interesse estarão automaticamente eliminados deste processo seletivo.
Cronograma:
10 a 15 de julho: manifestação e interesse online com envio do Histórico Escolar do Ensino Médio
27 de julho: divulgação das inscrições deferidas e indeferidas.
28 e 29 de julho: prazo para reenvio do Histórico Escolar para os candidatos que tiverem sua inscrição indeferida
31 de julho: divulgação da lista final de inscrições deferidas.
Fonte:Gazeta do Oeste

Um ano após o vexame: 7 pecados sem perdão

O futebol brasileiro pouco aprendeu após a pior derrota da história de 100 anos da Seleção. O placar de 7 a 1 para a Alemanha, no dia 8 de julho de 2014 deveria ter provocado mais que comoção. O resultado e a consequente eliminação do Mundial jogando em casa, seria o sinal de que o futebol nacional carecia de uma revolução. Passados 365 dias, pouco mudou . A prova de que o resultado vexatório daquela partida no Mineirão, em Belo Horizonte não produziu efeitos práticos foi obtida há poucos dias. Em mais uma participação questionável, a Seleção Brasileira foi eliminada da Copa América. Na competição, o time venceu o Peru com um gol perto do final, foi derrotado pela Colômbia e passou, com dificuldades pela Venezuela. A queda, contra os paraguaios, na segunda fase, se deu através da cobrança de penalidades. Além dos resultados ruins, ficou evidente a deficiência técnica, tática e por vezes psicológica do grupo de jogadores.
Em jogos abaixo da média, a Seleção só mostrou inspiração quando Neymar o fez. Descontrolado emocionalmente, quando esteve mal diante da Colômbia, o craque desabou novamente.  A Confederação Brasileira de Futebol, que deveria defendê-lo, o liberou e sequer tinha um “cartola” no Chile para auxiliar. Temendo novas prisões devido as investigações de corrupção, o presidente da entidade ficou no Brasil.De todos os pecados, apenas uma remissão: o amor da torcida parece ter ficado após a Copa. No torneio do Chile, o índice de audiência surpreendeu até as emissoras de TV. A reaproximação se deu pelos jogos no País, uma vez que a Seleção, antes,  abusou de jogar longe de casa.

Desequilíbrio emocional

Time desaba após vencer o Chile
Na cobrança de penalidades, contra o Chile, em 2014, os jogadores da Seleção caíram no choro após a vitória nas oitavas de final.

Brigas dentro e fora de campo
Após várias confusões no jogo contra a Colômbia na Copa América, Neymar agrediu rival e foi expulso. No túnel, agrediu o juiz e pegou gancho.

Técnico apenas motivador

Felipão vivia fase ruim
A CBF demitiu Mano e apostou na volta de Felipão acreditando que bastaria motivação. O técnico que rebaixara o Palmeiras estava em má fase.

Dunga estava sem emprego
Assim como Felipão, Dunga é fraco taticamente e aposta na motivação do grupo. Reassumiu a seleção quando estava, inclusive, desempregado.

Planejamento incorreto

Replay na Copa das Confederações
A conquista da Copa das Confederações deu ao técnico a sensação de que estava tudo certo e o grupo foi mantido para a Copa do Mundo.

Replay  nos amistosos
Vitórias em amistosos, como contra a França, transmitiu a idéia de que sucesso se repeteria na Copa América. Nada especial foi treinado.

Neymar dependência

Seleção caiu sem Neymar
Contra a Alemanha Neymar não estava em campo e, apesar das homenagens, faltou brilho ao time que caiu também contra a Holanda (3 a 0).

Nova queda sem o craque
Pela Copa América, diante do Paraguai, o Brasil não teve Neymar, punido pela expulsão. O resultado foi um time pobre e eliminado.

Apostas na Ucrânia

A “alegria nas pernas”
Felipão disse que Bernard (jogando na Ucrânia) tinha “alegria nas pernas” e apostou nele para o lugar de Neymar. Errou feio.

O garoto da Ucrânia
Dunga acreditou na nova promessa que jogava na Ucrânia. Douglas Costa amarelou e mandou para longe sua cobrança de pênalti contra o Paraguai.

Falta de liderança em campo

T. Silva deixou o time nos pênaltis
Durante a cobrança dos pênaltis contra o Chile, em 2014, o capitão Thiago Silva chorou e se recusou a fazer as cobranças tendo a liderança questionada.

Neymar foi embora no torneio
Punido, o capitão Neymar teria pedido para que a CBF não recorresse da punição na Copa América e preferiu deixar o time para aproveitar as férias.

Estrutura mantida

Marín e Del Nero 
A CBF era comandada pelo então presidente José Maria Marín, hoje preso na Suíça. Marco Polo Del Nero era o vice.

Del Nero e Marín
A dupla apenas inverteu a ordem de comando na CBF e nada foi feito para mudar a estrutura arcaica do futebol.

Fonte:Tribuna do Norte

Estudante de 15 anos descobre erro de matemática em museu de ciência

Visitante viu sinal matemático de menos onde deveria haver o de mais.
Sinal estava em painel criado em 1981 para museu em Boston, nos EUA

O estudante Joseph Rosenfeld, de 15 anos, descobriu um erro de matemática em uma exibição permanente no Museu de Ciência de Boston, nos Estados Unidos.
Ele percebeu o erro em uma equação que representa a famosa proporção ou razão áurea,chamada em inglês de "golden ratio" (veja vídeo abaixo com video-aula sobre o tema). 
A equação era parte de uma exposição do museu dedicada ao mundo da matemática. O erro era simples: havia um sinal de menos onde deveria existir um sinal de adição.
o painel que continha o erro foi criado em 1981. Após perceber o erro, o estudante deixou um recado na recepção. Morador da Virgínia, ele visitava o espaço com suas tias. Ele recebeu uma carta do museu informando que iria mudar os sinais em três pontos do painel.
Em post no Twitter, a equipe do museu disse que ficou entusiasmada com o estudante e reconheceu sua perspicácia. O museu não divulgou imagens do painel onde o erro está reproduzido.
Fonte:G1

Detentos escavam túnel e nove conseguem fugir do CDP de Parelhas

Nove presos conseguiram fugir na madrugada desta quarta-feira do Centro de Detenção Provisória de Parelhas, município da região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo a direção da unidade, os detentos escavaram na área interna de uma das celas até a rua. Não havia guardas na parte externa do prédio.
De acordo com agentes penitenciários que trabalham no local, a fuga aconteceu por volta das 1h30. Os agentes só perceberam a ação dos criminosos quando os últimos que estavam nas celas começavam a sair pelo túnel. Dois presos ainda foram interceptados antes de conseguirem deixar a unidade prisional.
Também segundo a direção do presídio, oito dos fugitivos eram detentos do CDP da Ribeira, na zona Leste de Natal, que haviam sido transferidos após a onda de rebeliões ocorrida em março deste ano.

Veja os nomes dos nove presos que fugiram do CDP de Parelhas:
Adailton Gomes de Oliveira
Edson Nascimento da Silva
Eduardo da Silva dos Santos
Pablo Henrique da Silveira Mendonça
Janderson Douglas de Lima Nascimento
José Adonis da Silva
Kerginaldo Calixto de Souza
Libânio Bento Fernandes
Ícaro Augustinho da Silva

Fonte:Tribuna do norte