sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Candidata a vereadora de Janduís se envolve em acidente entre Campo Grande e Janduís

Um grave acidente de transito foi registrado por volta das 21h10min, na BR 226, entre os municípios de Campo Grande e Janduís.
.
De acordo com as primeiras informações, a pessoa de ILIDIANE LOPES DOS SANTOS, 27 anos, pilotava uma motocicleta juntamente com uma pessoa identificada até o momento como Joza, as vitimas trafegavam pela BR 226 quando colidiram com uma vaca, vindos a perder o controle e cair.
.
Após o sinistro, uma ambulância do município de Almino Afonso que vinha logo atrás também acabou colidindo com a mesma vaca.
.
Populares que passavam pelo local acionaram o socorro, as vitimas foram encaminhadas para o hospital municipal de Campo Grande e em seguida transferidas para o Tarcisio Maia em Mossoró. LIDIANE DE APRONIANO (PSDB), como é mais conhecida, é candidata a vereadora no município de Janduís, seu estado de saúde é considerado bastante grave, a vitima sofreu varias faturas expostas pelo seu corpo.
.
.
Fonte: Site do Carinha da Net

INFORMAÇÕES OFICIAIS SOBRE A REALIZAÇÃO OU NÃO DA 29ª FEIRA DA CULTURA DE PATU

Acabei de conversar com o secretário licenciado da prefeitura de Patu, Rivelino Câmara que representa a comissão organizadora da Feira da Cultura de Patu e ele me informou o seguinte sobre a real situação da realização ou não da Feira da Cultura de Patu.

Rivelino teve uma audiência na tarde desta terça-feira (21) com a Promotora de Justiça da Comarca de Patu, Micaele Fortes Caddah, para tratar da realização da Feira da Cultura deste ano.

De acordo com Rivelino, a promotora se mostrou sensível à tradição da festa, no entanto lembrou que existe uma RECOMENDAÇÃO DO MPRN, DO MP ELEITORAL E TCE, para que os municípios que se encontram em estado de emergência não realizem eventos financiados com recursos públicos.

A promotora lembrou ainda que o estado de emergência tinha vigência até o período junino, mas foi prorrogado, o que afeta diretamente a realização do maior evento sociocultural de Patu.

Drª. Micaele deixou bem claro que a determinação não parte da comarca de Patu, mas da procuradoria estadual, e que o MP não proíbe a realização do evento, mas recomenda que não seja realizado, o que pode gerar futuros problemas para o município.

Diante da situação exposta pela promotora, mas ciente da importância da Feira da Cultura para o município, Rivelino propôs algumas alternativas à representante do MP, como por exemplo o corte de gastos com atrações musicais, que seriam patrocinadas, e a prefeitura entraria apenas com a infra estrutura básica para a realização do evento.

A promotora ouviu atentamente as alternativas propostas e assumiu o compromisso de fazer uma consulta ao MPRN para ver a possibilidade de a prefeitura entrar apenas como apoiadora do evento.

Segundo Rivelino, tudo está sendo feito de acordo com as determinações da justiça, e todos os meios estão sendo avaliados por ambas as partes para que Patu não fique sem a Feira da Cultura. “Estamos ouvindo e seguindo as orientações do MP para que em comum acordo possamos garantir a realização deste importante evento que movimenta a economia local”, disse Rivelino, que informou ainda que até o final da tarde desta quarta-feira (22), o MP deverá se manifestar definitivamente sobre o assunto.

Como pudemos perceber, ainda não existe ma decisão oficial sobre o tema “Feira da Cultura” e que a administração municipal está buscando todos os meios legais para promover mais um grandioso evento não só para Patu, mas também para toda a região.

É isso minha gente. Vamos aguardar.
.
Fonte: Blog do Campelo

Porque sentimos nojo

Você já parou para pensar por que algumas coisas que vemos nos dão a sensação de nojo e outras não? Muitas variáveis podem estar envolvidas, e aquilo que dá nojo a algumas pessoas pode parecer comum a outras. Uma psicóloga americana, Rachel Herz, escreveu um livro para entender melhor como o nojo funciona.

A autora da obra dá o exemplo do Hákarl, uma tradicional iguaria da culinária da Islândia. Se você ler a descrição do prato, pode achá-lo extremamente nojento: pegam um tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus), cuja carne é naturalmente tóxica. Depois de ser enterrado para putrefação e passar por vários congelamentos e descongelamentos, a carne fica seca e com cheiro de amoníaco, semelhante a produtos de limpeza. Mas, segundo os islandeses, deliciosa.


O fato de nós acharmos essa carne repugnante e os consumidores da Islândia a considerarem uma delícia é a prova, segundo a psicóloga, de que o nojo representa um
condicionamento cerebral. Esse condicionamento, baseado em experiências, não determina apenas o que nos dá nojo, mas a nossa reação a algo nojento. Por que as caretas de repugnância, por exemplo, são tão parecidas umas com as outras?

A repulsa, no entanto, nem sempre está relacionada aos nossos cinco sentidos básicos. A psicóloga explica que existe também uma espécie de “repulsa moral”, algo como um judeu recusar usar uma toalha que teria sido utilizada por Adolf Hitler no passado. Se juntarmos os fatores de condicionamento e conceitos prévios, que se traduzem nas reações, temos algo como um mapa do nojo humano. É o que a psicóloga explora em seu livro.

Fonte:Curiosidades10 

Erro do Governo Rosalba caminha para piorar o quadro em Luis Gomes

Já são quase 300 dias sem água nas torneiras das casas da cidade de Luis Gomes, que tem 10 mil habitantes na região do Alto Oeste do Rio Grande, e o que seria a solução definitiva apresentado com festa em Pau dos Ferros pela Governadora Rosalba Ciarlini, caminha para uma grande decepção, conforme mostrado aqui neste espaço.
Veja AQUI.
O erro do governo Rosalba caminha para piorar ainda mais o quadro de desabastecimento da cidade de Luis Gomes.
Mostrei que o correto seria o Governo do Estado investir R$ 3,5 milhões para fazer 9 km de adutora do açude do Saco, que fica em Major Sales, para abastecer a cidade de Luis Gomes, porém, a governadora optou por investir R$ 25 milhões para concluir o Sistema Adutor do Alto Oeste e, assim, abastecer as residências dos 10 mil habitantes de Luis Gomes.
O que a governadora e a Secretaria de Recursos Hídricos se enrolam para explicar é como vai alimentar o Sistema Adutor do Alto Oeste com água de uma barragem seca, ou seja, a Barragem de Pau dos Ferros, que tem capacidade para armazenar até 54 milhões de metros cúbicos de água e hoje está com apenas 37,97% de sua capacidade total.
Provavelmente antes do final do ano, a barragem de Pau dos Ferros seca, antes mesmo das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste, a promessa de Rosalba Ciarlini para abastecer Luis Gomes, ficar pronta.
É isto que torna o Governo Rosalba Ciarlini inconfiável.
Fonte:Retrato do oeste

Crianças com doença rara no RN vivem com ajuda do Facebook

A epidermólise bolhosa congênita é uma doença rara, não contagiosa e que se caracteriza, principalmente, pelo aparecimento de bolhas na pele. No Rio Grande do Norte, no município de Mossoró, na região Oeste do estado, uma dona de casa tem dois filhos – uma menina e um menino, de 8 e 4 anos respectivamente – que nasceram com a doença. No mundo, a incidência é de uma pessoa com a doença para cada grupo de 50 mil habitantes.
No Bom dia RN desta quinta-feira (23), programa jornalístico da Inter TV Cabugi, a mãe das crianças, Ivete Martins, revelou que conta com a ajuda de uma página no Facebook que cuida de arrecadar donativos para os seus filhos. A página, em Mossoró, é gerenciada por Elizabete Carlos, que sai de casa bem cedo, vai à feira e pede doações para as crianças.
Os filhos de Ivete Martins não podem ser expostos a altas temperaturas e passam a maior parte do dia dentro de casa, embaixo de um ar-condicionado. O vento frio ameniza o problema, mas não evita os sangramentos, que são outra marca da doença. A pele dos portadores de epidermólise bolhosa é bastante sensível e qualquer toque. Por mais sutil que seja, pode provocar um ferimento.
Fonte:O xerife

Conheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Para ampliar clique na foto
Fonte:TSE

Frente Parlamentar discute políticas para criança e adolescente no RN

A Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente, em parceria com o Ministério Público do RN (MPRN) e o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Consec) promove nesta segunda-feira, 27, um ato para a assinatura da carta-compromisso “Por uma Infância Melhor no Rio Grande do Norte” pelos candidatos a prefeito de Natal, Parnamirim e presidentes de partidos políticos com representação no estado.

O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a partir das 9 horas, no plenário Robinson Faria. Além dos candidatos, que já confirmaram presença, também estarão presentes representantes do poder Judiciário, Executivo e das Câmaras Municipais, além de instituições de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O documento a ser apresentado na próxima segunda-feira trará diretrizes para que os gestores eleitos possam nortear as políticas públicas para o setor em seus municípios e assegurar a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes em áreas fundamentais como Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social.

“O objetivo é garantir que a questão seja tratada como uma prioridade, assim como garante a Constituição Federal, enfim, que as ações se transformem numa política de estado e não apenas de governo”, ponderou Márcia Maia.

Presidente da Frente e Comissão de Direitos Humanos do Legislativo Estadual, a deputada estadual Márcia Maia destacou a importância de o evento ser realizado com todos os candidatos e não apenas com os gestores eleitos.

“Desta forma, independente de quem esteja no comando do Executivo ou nas Câmaras Municipais, no ano que vem, o cidadão e as instituições terão uma ferramenta a mais para cobrar dos gestores o compromisso público assumido não apenas com o voto dado por ele, mas também a partir da assinatura deste documento que será proposto”, afirmou a parlamentar.

Fonte:DNonline

MP quer assegurar assitência jurídica integral e gratuita à população

O Ministério Público do RN, por intermédio da Promotoria de Justiça de investigação Criminal da Comarca de Natal, expediu Recomendação à Defensoria Pública do Estado, com o objetivo de garantir assistência jurídica e gratuita à população, conforme a Lei complementar n° nº 80/1994, que, em seu artigo 4º, diz que aquela Instituição deve “atuar junto aos estabelecimentos penais e penitenciários, visando assegurar à pessoa, sob quaisquer circunstâncias, o exercício dos direitos e garantias individuais”.

A Recomendação tem como objeto a ausência de plantões no âmbito da Defensoria e ainda a não atuação dos Defensores na fase de inquérito policial, em ofensa ao direito fundamental da assistência judiciária integral e gratuita assegurado pela Constituição da República. Conforme apurado pela Promotoria, a Instituição nunca conseguiu efetivamente prestar, em todo o território do Estado, a devida assistência jurídica, tendo em vista a insuficiência do número de defensores.


O documento alega ainda que a ausência ou insuficiência da assistência jurídica aos presos carentes de recursos custodiados, em cadeias públicas ou centros de detenção provisória, tem contribuído para a falta de rotatividade no sistema prisional e, conseqüentemente, para a superlotação daquelas unidades prisionais, tanto na capital quanto no interior, prejudicando a atividade policial, uma vez que tal situação promove a indevida manutenção de presos provisórios em delegacias da Polícia Civil.


De acordo com o artigo 22 da Lei Complementar Estadual nº 251/2003 o quadro permanente da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte deve contar com 95 cargos de Defensor Público, além dos 7 cargos de Defensor de categoria especial devendo a instituição, legalmente, contar com 102 membros. Entretanto, atualmente, está com aproximadamente 2/3 dos cargos vagos, alguns em decorrência de aposentadorias ou exonerações.


O art. 24 da Lei Complementar Estadual nº 251/2003 também fundamenta a Recomendação do MP/RN, uma vez que determina que “o concurso de ingresso realizar-se-á, obrigatoriamente, quando o número de vagas excederem a um quinto dos cargos iniciais da carreira e, facultativamente, quando o exigir o interesse da administração”.


O MP/RN recomendou à Defensoria Pública do Estado a designação de defensores públicos, do quadro atual da instituição, para, a partir do mês de setembro de 2012, acompanharem os plantões judiciários, inclusive no período noturno, pelo menos na capital do estado, e, a partir do mês de fevereiro de 2013, em todos os plantões regionalizados do interior, estabelecidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.


O documento requereu ainda, dentre outras medidas, levando em consideração que a Defensoria Pública tem autonomia administrativa, funcional e financeira, bem como que existe a previsão de realização de concurso público na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012, a realização, no prazo de 120 dias, de concurso público para o provimento de todos os cargos vagos de Defensor Público Substituto em cumprimento ao disposto no art. 24 da Lei Complementar Estadual nº 251/2003.


A Defensoria Pública do Estado deverá, no prazo de trinta dias, informar à Promotoria de Justiça de Investigação Criminal as providências adotadas para o cumprimento da Recomendação, se a cumprirá  total ou parcialmente, ou ainda se tem interesse de firmar Termo de Ajustamento de Conduta com cláusulas similares ao que está sendo recomendado.

CLIQUE AQUI e confira a Recomendação na íntegra
Fonte:MP rn

MEC reafirma que está encerrada a negociação com professores

Brasília - O Ministério da Educação (MEC) reafirmou hoje (24), por meio de nota, que as negociações com os professores das instituições federais de ensino estão encerradas.
A presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Marinalva Oliveira, protocolou, ontem (23), pedido de reabertura das negociações. Foi ao MEC e ao Ministério do Planejamento. Hoje, protocolou o mesmo documento na Presidência da República.
Na resposta, o MEC afirma que o acordo assinado com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições de Ensino Superior (Proifes), que representa parte dos professores, "busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes".
De acordo com a nota, as entidades que não aderiram ao acordo - Andes-SN e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) - podem fazê-lo a qualquer momento. A oferta do governo prevê reajuste mínimo de 25% e máximo de 40% para os professores.
Fonte:Agência Brasil

Forbes elege Dilma a terceira mulher mais poderosa do mundo

É a segunda vez que a Presidente é eleita pela revista. Governante ficou atrás apenas da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e de Hillary Clinton.

 O ranking da revista Forbes publicado pelo site norte-americano na última quarta-feira (22), trouxe a presidente da República, Dilma Rousseff, na terceira posição como mulher mais poderosa do mundo. A governante do País ficou atrás apenas da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

O ranking, que contou ainda com nomes de personalidades como o da editora executiva do New York Times, Jill Abramson , e o da esposa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, trouxe também pessoas de renome do Brasil: a CEO da Petrobras, Graça Foster e a modelo e empresária, Gisele Bündchen.

TOP 10 MUNDIAL


1 Angela Merkel - Chanceler da Alemanha
2 Hillary Clinton - Secretária de Estado, Estados Unidos
3 Dilma Rousseff - Presidente do Brasil
4 Melinda Gates - Co-Presidente, Bill & Melinda Gates Foundation
5 Jill Abramson - Editora Executiva do New York Times
6 Sonia Gandhi - Presidente do Congresso Nacional Indiano
7 Michelle Obama -Primeira-dama dos Estados Unidos
8 Christine Lagarde - Diretor Geral do Fundo Monetário Internacional
9 Janet Napolitano - Secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

Fonte:No minuto