segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PMDB nacional já acena para candidata do PSB

Temos condições de dar governabilidade a Marina’, diz vice-líder na Câmara, Danilo Forte
As chances efetivas de vitória de Marina Silva na eleição presidencial já levam a ala do PMDB que apoia a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) a dar como certa a adesão da legenda a um eventual governo seu. A avaliação desse grupo é a de que as chances de recuperação do tucano são difíceis e a perspectiva de poder hoje está com Marina.
Isso faz com que a histórica divisão do PMDB ganhe novos contornos. Se antes da campanha o debate era levar ou não o partido a apoiar a reeleição de Dilma Rousseff, agora ele começa a se dar entre compor ou não com Marina e o momento em que essa sinalização deve ser feita.
A cúpula peemedebista, responsável pelo apoio pró-Dilma e que tem em Michel Temer, Renan Calheiros e José Sarney seus expoentes, quer colocar a máquina do partido para derrotar Marina no 2.º turno. Em caso de vitória de Marina, esse grupo fala em dar os tradicionais 100 primeiros dias de trégua ao seu governo para, nesse período, aguardar os sinais da ex-ministra. Prevê, porém, uma relação hostil. Justamente por onde a outra ala planeja crescer. Geddel Vieira Lima, candidato ao Senado pela Bahia, tem interesse em liderar esse movimento
Fonte:Blog do Xerife

Brasil é líder mundial em agressão a professores

Os índices referentes ao Brasil (12,5%) são os mais altos entre os 34 países pesquisados, onde a média entre eles é de 3,4%.

Pesquisa feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) revela que 12,5% dos professores ouvidos no Brasil se disseram vítimas de agressões verbais ou intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. O resultado coloca o Brasil no topo da lista de violência em escolas. 
O levantamento abordou mais de 100 mil professores e diretores de escolas do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (alunos de 11 a 16 anos). 
Os índices referentes ao Brasil são os mais altos entre os 34 países pesquisados, onde a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, Malásia e Romênia, o índice é zero.
Fonte:Nominuto

Aliados culpam Dilma por dificuldades eleitorais

Um cacique do pedaço do PMDB ainda leal ao governo diz que ficou muito fácil reconhecer em qualquer roda um político da coligação encabeçada por Dilma Rousseff. É o que estiver falando mal de Dilma, ele explica. As críticas aumentam na proporção direta da elevação do risco de derrota.
Por enquanto, o burburinho soa apenas atrás das portas. Na pior hipótese, Dilma terá tinta na caneta até 31 de dezembro, explica um membro do diretório nacional do PT. Mas, confirmando-se a derrota, petistas e aliados culparão Dilma quando puderem falar sobre 2014 sem medo de perder cargos, verbas e privilégios.
Levada no embrulho do desejo de mudança que as pesquisas farejam, Dilma é bombardeada até por seu estilo. Tornou-se mais difícil encontrar um apologista da presidente disposto a repetir a teoria da “firmeza” —aquela segundo a qual Dilma lida mal com questionamentos porque tem convicções sólidas.
No atacado, seus críticos a acusam de autossuficiência, teimosia e inépcia. Ela só chama os partidos que a apoiam para conversar na hora que o calo lhe aperta, afirma um senador governista. A conversa não flui, ele realça. O diálogo só é considerado bom quando ela obriga o interlocutor a calar a boca.
O senador resume: os empresários não confiam na Dilma, os políticos a detestam e os ministros têm medo dela. Quem desconfia não investe. Quem odeia não faz campanha. E quem teme só diz ‘sim senhora’! Como resultado, tem-se a combinação de PIB baixo com inflação alta, desânimo político e inação.
Curiosamente, os governistas isentam Lula de responsabilidade. Foi graças ao apoio dele que Dilma amanheceu um belo dia presidente. Mas os críticos da afilhada alegam que ela está em apuros porque fez ouvidos moucos para os pitacos do padrinho. Nessa versão, Lula engrossa, em privado, a sinfonia de críticas.
Confirmando-se o pior, Dilma será apresentada à adaptação de um velho axioma da política. Diz-se que a vitória tem muitos pais, mas a derrota é órfã. No caso de Dilma, o eventual insucesso virá acompanhado de uma subversão da máxima. Confirmando-se o pior —ou melhor, conforme o ponto de vista— Dilma será vista por seus pseudo-apoiadores como pai e mãe da própria derrota.
Fonte:UOL

Faculdade de Medicina da UERN está entre as melhores do país

A classificação divulgada pelo site educacional Mundo Vestibular considera o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que o Ministério da Educação aplica anualmente.
A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi incluída entre as 23 melhores faculdades de Medicina do país. A classificação divulgada pelo site educacional Mundo Vestibular – www.mundovestibular.com.br – considera o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que o Ministério da Educação aplica anualmente.
O Curso de Medicina da UERN, que está completando 10 anos, voltou a tirar nota 5, conceito máximo. “O Enade não é obrigatório para todas as instituições públicas. A prova é exigida apenas para as federais e para as particulares, mas a UERN faz questão de passar por essa avaliação que comprova o nosso ensino de excelência”, destaca o reitor Pedro Fernandes, lembrando que a UERN é a única instituição pública do Rio Grande do Norte a formar médicos no interior do Estado.
Este ano, a UERN ampliou o número de vagas de 26 para 60 e mesmo assim, a concorrência no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) foi considerada expressiva: 144 candidatos por vaga. Foram asseguradas 30 vagas para alunos da escola pública e 4 para pessoas com necessidades especiais.
Segundo o reitor, no momento em que o país clama por mais médicos para melhorar a saúde pública, a UERN se insere nesse contexto, Além da formação, a Universidade atende a população e agora com oferta maior através do credenciamento dos ambulatórios da instituição pelo SUS, com parceria do Ministério da Saúde e também do governo do Estado e Prefeitura de Mossoró.
“A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) completando apenas 10 anos já demonstra maturidade na formação”, pontua Pedro Fernandes, adiantando que a Faculdade de Medicina avançou também na formação de pós-graduação com residências médicas. “Iniciaremos três em 2015, mestrado e doutorado. Aqui um marco para nossa instituição, pois nunca tínhamos oferecido vagas para doutorandos, e em 2014 abrimos as primeiras no programa SBBQ”. Esses dados comprovam a formação de qualidade na nossa UERN”, completa o reitor.
Fonte: Agecom/UERNgazetadooeste

Mossoró vivencia um dos meses mais violentos do ano

Agosto foi um dos meses com maior índice de homicídios deste ano em Mossoró. Segundo dados do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) e das polícias civil e militar, ocorreram 19 assassinatos, o que corresponde a quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.
"O mês de junho fugiu à normalidade. Nós estávamos com um número estabelecido, estável de homicídios, mas, infelizmente, esse número aumentou muito", afirmou um dos investigadores da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) que, além de investigar, apura também 25 tentativas de assassinatos ocorridos este mês.
Somando-se os assassinatos aos atentados, a cidade de Mossoró teve em agosto 1,45 pessoa morta ou lesionada por arma de fogo e/ou arma branca. "Esses números mostram como a violência está desenfreada e a bandidagem tomando conta dos bairros, mesmo com as intensas ações policiais nas ruas mossoroenses", disse o investigador.
O levantamento aponta que as execuções se concentraram em 15 bairros de Mossoró, sendo a maioria dos locais considerados setores mais violentos, tais como: Bom Jardim, Barrocas, Paredões, Santo Antônio, Belo Horizonte e parte do Alto de São Manoel, onde estão concentradas algumas favelas.
De acordo com os números oficiais, a maioria das vítimas tem até 30 anos. Além disso, parte dos crimes tem relação com o tráfico de drogas. Agosto chegou a registrar 10 homicídios, no entanto somente na última semana, outras nove pessoas foram assassinadas. Dessas, cinco em uma só noite.
Em uma das ocorrências, homens foram executados em via pública, no cruzamento da avenida Alberto Maranhão com a rua João Cordeiro, no bairro Barrocas. Na ocasião, dois elementos em uma motocicleta se aproximaram de dois jovens e atiraram várias vezes contra eles. Um morreu no local e o outro, quando era levado pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
O alto índice de assassinatos tem preocupado a população. O psicólogo João Valério Alves Neto acredita que o aumento da violência é uma questão social e deve ser enfrentado de forma ampla. "Acho que esta é uma questão social grave, esta da criminalidade que passa por um desprezo pela vida. Nós não estamos tendo um cuidado com a vida necessário. Isto passa por uma educação que está falhando em dar oportunidade de adolescentes serem tratados com mais firmeza naquilo que eles têm de potencial humano", concluiu.
Agricultor encontrado morto a tiros na vila Maisa, zona rural
Dos assassinatos ocorridos este mês, em Mossoró, até o fechamento desta edição, na sexta-feira (29), o último foi registrado na madrugada de ontem, na vila Maisa. O agricultor Raul Kennedy de Souza, 23, foi encontrado com quatro perfurações de bala.
De acordo com a PM, Kennedy residia no Assentamento Poço 10 e no início do mês foi detido com um botijão de gás roubado de uma residência. Ele passou cinco dias na Cadeia Pública, mas já estava solto.
Moradores das imediações onde aconteceu o crime disseram que ouviram tiros e em seguida duas pessoas fugiram do local em uma moto.
Ainda conforme a PM, não se sabe ainda se a morte do agricultor tem alguma relação com sua prisão. O crime está sendo investigado pela Dehom.
Polícia tenta coibir violência intensificando blitz em áreas de riscos
Para tentar conter a violência, a Polícia Militar tem dado continuidade a uma série de operações que começaram na segunda metade de agosto, com blitze móveis em locais considerados de risco. As ações estão sendo coordenadas pelo tenente-coronel Alvibá Gomes, comandante do Segundo Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), e pelo major Correa Lima, que comanda o 12º BPM.
Em recente entrevista ao jornal O Mossoroense, Correa Lima disse que a prioridade nas ações é tirar de circulação elementos que andam armados e praticando delitos, bem como o combate ao tráfico de drogas. "Se nós conseguimos desarmar o bandido, apreender drogas e conter a onda de assaltos, vamos ter maiores chances da violência ser reduzida", destacou Correa Lima.
As abordagens são feitas aos motociclistas suspeitos, reforçando a busca por armas de fogo e drogas. Segundo o major, a polícia vai reforçar o policiamento nas regiões do Alto de São Manoel, área ligada ao 12º BPM. "Estamos entrando em todos os locais: bares, favelas, chácaras, além de abordagem a motociclistas e motoristas em atitudes suspeitas ou não. O resultado de tudo isso já começou a ser visto, com apreensões de arma de fogo, drogas e prisões de suspeitos", concluiu.
Fonte:O Mossoroense

Segunda dose da vacina contra o HPV começa hoje

Meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) devem receber, a partir de hoje (1º), a segunda dose. A imunização será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde.   De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já receberam a primeira dose em março deste ano. A segunda é essencial para garantir a proteção contra o HPV.   A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.   Meninas que ainda não tomaram a primeira dose também podem procurar os postos de saúde. Para receber a segunda, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose será aplicada cinco anos após a primeira.   Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.   O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Ele também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres em todo o mundo estão infectadas, sendo 32% delas pelos subtipos 16 e 18.   Em relação ao câncer de colo de útero, estudos apontam que 270 mil mulheres no mundo vivem com a doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos este ano.
Fonte:Agência Brasil

Wilma entra na Justiça para tentar proibir PSTU de “ferir a imagem” dela na TV

Pedido de direito de resposta foi protocolado na Justiça Eleitoral nesta sexta-feira e aguarda julgamento

A candidata ao Senado Federal, Wilma de Faria, do PSB, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral do RN, com pedido de direito de resposta nesta sexta-feira (29), contra o programa do PSTU da candidata a deputada federal, Géssica Regis. Segundo Wilma, o programa do partido de “esquerda” veiculou sua imagem e a teria ofendido com expressões que ferem sua integridade. É importante lembrar que, segundo juízes e promotor eleitorais ouvido pel’O Jornal de Hoje, “denúncias” contra adversários valem, desde que sejam baseados em fatos verdadeiros.
Géssica Regis em seu programa do dia 28 de agosto, falou sobre a proposta do Passe Livre e questionou Wilma por não ter defendido a Lei enquanto foi prefeita de Natal e governadora do Estado. “Eu fui para as ruas no ano passado e não foi só pelo transporte. Foi contra a cara de pau desses políticos, contra a politicagem. Me dá vergonha alheia, ver quem esteve sempre no poder, agora defendendo o passe livre para ganhar votos”, disse Géssica, em seu programa.
Géssica Regis, que em junho do ano passado esteve à frente das lutas contra o aumento da passagem, desafiou Wilma e Carlos Eduardo a implementar imediatamente o Passe Livre em todas as escolas do município e não somente em uma como eles querem fazer. Ao final do seu programa ela afirmou que a verdadeira mudança só será possível a partir das ruas.
Em nota, Géssica Regis declarou sua indignação ao pedido de direito de resposta da Wilma de Faria e disse que seu programa somente denunciou a política local promovida pelos políticos que estão há anos no poder e nada mudam.
“Eu não falei nada além da verdade. Ano passado os estudantes estiveram nas ruas lutando contra o aumento da passagem e exigindo o passe livre, mas o prefeito Carlos Eduardo não nos escutou. Wilma, depois de ter sido prefeita e governadora nunca levantou essa bandeira, agora vem com essa história fiada que vai implementar o Passe Livre. Nós estudantes, não vamos cair nessa conversa, não vamos deixar nos enganar com essa proposta que só no momento das eleições é colocada como mudança. Enquanto eu puder, estarei denunciando as falsas promessas desses candidatos. Ela não vai me calar!”, afirmou Géssica.
Vale lembrar que, entrevistado pel’O Jornal de Hoje esta semana, o candidato a senador pelo PSOL, Lailson Almeida, reclamou da mesma questão, afirmando que Wilma, mesmo vice-prefeita de Natal, jamais se manifestou no sentido de implantar o Passe Livre. E o prefeito Carlos Eduardo, aliado dela, já vetou duas vezes a matéria. “É feio, ridículo essa atitude dela de se apropriar do projeto que nasceu das ruas”, afirmou Lailson.
Segundo o juiz Marco Bruno Miranda e o promotor eleitoral Manoel Onofre, responsáveis pelas propagandas nesta eleição, falar de adversários é permitido, desde que baseado em fatos públicos ou comprovado por meio de documentos.
PASSE LIVRE
O projeto Passe Livre de Natal nasceu, inicialmente, de iniciativa estudantil, dos movimentos sociais, e foi apresentado na Câmara pelos vereadores Amanda Gurgel (PSTU), Sandro Pimentel (PSOL) e Marcos Antônio (PSOL). A matéria, aprovada por unanimidade, foi vetada pelo prefeito, que apresentou um substitutivo, que atendia apenas estudantes municipais.
Esta proposta, no entanto, também foi vetada pela Prefeitura, que apresentou então um terceiro projeto, aprovado, mas não implantado até agora. Por isso, inclusive, a vereadora Amanda Gurgel recorreu ao Ministério Público para cobrar a implantação da matéria.
Fonte:JH

Cai previsão do mercado para crescimento da economia

O mercado financeiro continua pessimista em relação ao desenvolvimento econômico. De acordo com o boletim Focus, apurado e publicado semanalmente pelo Banco Central, o crescimento da economia está estimado agora em 0,52%. Na pesquisa anterior, analistas e investidores tinham a perspectiva de aumento de 0,70%. A produção industrial poderá ter ligeira melhora, ao passar de -1,76% para -1,70%.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) continua no mesmo patamar, de 6,27%. Não houve também alteração no câmbio. O dólar continua estimado em R$ 2,35, ao fim do ano. Os juros básicos da economia (Selic) deve fechar o ano em 11%. Os preços administrados, aqueles com influência do governo, crescerão 5,05% ante os 5,10% da pesquisa anterior.

A dívida líquida do setor público terá uma ligeira queda na percepção do mercado, passando de R$ 34,99 bilhões para R$ 34,94 bilhões.

Nas contas externas, a perspectiva é também de melhora, com o déficit em conta corrente – um dos principais indicadores do setor– passando de US$ 81,90 bilhões para US$ 81,80 bilhões. Por outro lado, o saldo da balança comercial cai de US$ 2,50 bilhões para US$ 2,17 bilhões. Os investimentos estrangeiros diretos permanecem estimados em US$ 60 bilhões.

*Agência Brasil