quarta-feira, 14 de maio de 2014

Audiência Pública na Câmara Municipal discutirá adesão da Uern ao SiSU

A adesão ao SiSU, a partir das notas do ENEM pode trazer recursos do governo federal para a Uern. Câmara Municipal agendará data da audiência.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá discutir na Câmara Municipal de Mossoró a proposta de mudança no sistema de acesso à instituição, através da adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Durante reunião com o reitor Pedro Fernandes, vice-reitor Prof. Aldo Gondim e o diretor da Comperve, Prof. Egberto Mesquita,  o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Alex Moacir, acatou a solicitação e ficou de agendar uma data.
Desde 2001, a Uern adota o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) como forma de ingresso. Na ficha de inscrição, o candidato tinha a opção de utilizar o desempenho do ENEM de forma parcial.
A adesão ao SiSU, a partir das notas do ENEM pode trazer recursos do governo federal para a Uern. A proposta tem dividido a opinião da comunidade estudantil.
Fonte:Gazeta do Oeste

Felipão é investigado por crimes financeiros

O técnico da seleção brasileira de futebol, Luiz Felipe Scolari, está sendo investigado por sonegação fiscal pelas autoridades portuguesas. De acordo com a agência oficial de notícias do país, há um processo em curso por parte do DCIAP (Departamento Central de Investigações e Ação Penal) por fatos ocorridos entre 2003 e 2008, quando Felipão era técnico de Portugal.
Scolari teria recebido dinheiro sobre direitos de imagem – não declarado – através de duas empresas baseadas na Holanda: Chaterella Investors Limited e Flamboyant Sports. Fontes citadas pela Agência Lusa também confirmaram informações do jornal “Folha de São Paulo” de que Felipão teria sonegado 7 milhões de euros no período em que dirigiu a seleção de Portugal, transferindo a quantia para contas em Miami.
Segundo a “Folha”, Felipão corre o risco de ser condenado a 12 anos de prisão em Portugal se for considerado culpado. Em nota, o treinador garantiu que fez “todas as suas declarações de renda corretamente”. “Em todos os países que trabalhei sempre declarei meus rendimentos. Tenho absoluta convicção da correção de minhas declarações. Se tem algo errado, não é comigo. Que a Justiça investigue todos os fatos”, afirmou o técnico.
Fonte:Robson Pires

UFRN recebe curso de terapia ocupacional com 40 vagas

O Governo Federal segue com a medida de aumentar as ofertas de cursos superiores nas universidades federais. Após anunciar 420 vagas para medicina, em oito instituições, incluindo a Universidade Federal do RN (UFRN), o Diário Oficial da União desta quarta-feira (14) divulgação a criação de mais 1020 vagas em 14 universidades.
A UFRN é novamente uma das beneficiadas. A instituição potiguar terá o curso de Terapia Ocupacional, com 40 vagas. As novas vagas ficam em campi do interior de sete estados do país, confirmando a tendência do Ministério da Educação de abrir mais oportunidades fora das capitais. 
A maior parte dos cursos é para a área de engenharia, são 800 postos para essa área, sendo 600 vagas apenas para a Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Confira os novos cursos anunciados pelo Governo:
Ciências Biológias – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – 50 vagas
Terapia Ocupacional – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – 40 vagas
Engenharia Agronômica – Universidade Federal de São Carlos – 50
Engenharia de Materiais – Universidade Federal Rural de Pernambuco – 120 vagas
Engenharia Ambiental – Universidade Federal de São Carlos – 50
Engenharia de Alimentos – Universidade Federal de São Carlos – 50
Letras (Licenciatura) – Universidade Federal de Sergipe – 30
Engenharia Mecânica – Universidade Federal Rural de Pernambuco – 120 vagas
Química – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – 50 vagas
Engenharia Elétrica – Universidade Federal Rural de Pernambuco – 120 vagas
Engenharia Eletrônica – Universidade Federal Rural de Pernambuco – 120 vagas
Engenharia Civil – Universidade Federal Rural de Pernambuco – 120 vagas
Engenharia Civil – Universidade Federal de Campina Grande – 50 vagas
Letras/Português (Licenciatura) – Universidade Federal do Piauí – 50 vagas
Fonte:Defato

Emparn registra chuvas em 65 postos de monitoramento em todo o estado

O Boletim Pluviométrico da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registra chuvas em 65 postos de monitoramento, entre as 7 horas de ontem e as 7 horas de hoje (14). Na região Oeste choveu em vários municípios, com destaque para Tibau, com 33 milímetros (mm) e Assu (17,1mm). Choveu também nos municípios de Porto do Mangue, Parau, Itajá, Grossos e Jucurutu, entre outros.

Na Mesorregião Central foram registradas chuvas em Acari, com 13,3 milímetros; Carnaúba dos Dantas (11,5mm); Jardim do Seridó e São Bento do Norte (10mm); em cada município.  Choveu ainda em Santana do Seridó, Tenente Laurentino Cruz, São José do Seridó, Cruzeta, Florânia, Equador, Pedro Avelino e Caicó.

Também foram registradas boas chuvas na região Agreste, nos municípios de Santo Antonio (26,3mm); Monte Alegre (25mm); Serrinha (21,2mm); Nova Cruz (19mm);  Vera Cruz (16,6mm) e ainda em Varzea, Jundiá, Ielmo Marinho, Boa Saúde e Campo Redondo. As maiores precipitações ocorreram na região Leste, com 64mm em Baia Formosa; Canguaretama (49,3mm); Maxaranguape (47,5mm); Parnamirim (Base Física da Emparn), com 35,8mm; Natal  (34,7mm); Extremoz (28,5mm) e Canguaretama (28mm).

A condição para hoje é de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas sobre as regiões Leste e Agreste devido às instabilidades ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical e o Sistema de Brisa. No Interior, pancadas de chuvas isoladas poderão ocorrer em todas as regiões, principalmente no Seridó e Serra de Santana.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Emparn/Tribuna do Norte

Para vereador, promotor de Justiça do RN pode ser considerado o “Hitler” dos jumentos

A polêmica decisão do promotor de Apodi, Silvio Brito, ao defender o consumo de carne de jumentos pelos detentos do Estado, ainda causa muito debate. No final de abril, a Câmara Municipal de Caicó aprovou lei proposta pelo vereador Dílson Freitas Fontes, o Leleu Fontes, onde fica proibido, em todo o território municipal, o abate de equinos, equídeos, mulas, jumentos e animais derivados.

Para o vereador, “não é possível conceber essa situação com silêncio e omissão”. Segundo Leleu, “os jumentos são vítimas de abandono e de exploração”. Sobre o promotor da comarca de Apodi, o parlamentar disparou: “Está promovendo um verdadeiro genocídio de jumentos. É um grande risco de extinção. Não há nenhuma garantia que os animais conseguirão se reproduzir de forma suficiente a garantir a continuidade da espécie”.

Ainda em relação a Silvio Brito, Leleu classificou o representante do Ministério Público como uma espécie de “Hitler dos jumentos”. “A diferença é que não são com os judeus”, completou em seguida. Na justificativa utilizada para embasar o projeto aprovado na Câmara, o vereador afirmou ainda que “nenhuma atividade dessa natureza deveria existir, pois fazer do descarte de animais abandonados um negócio, com a anuência dos poderes constituídos, constrange parte da sociedade”.

No início do mês de março, o promotor Sílvio Brito ganhou destaque nacional ao articular um almoço para autoridades e jornalistas, onde o prato principal era justamente carne de jumento. O objetivo era justamente mostrar que o produto poderia substituir outros alimentos no almoço dos apenados. Além disso, também contribuiria para reduzir a quantidade de animais nas estradas, apontados como responsáveis por muitos acidentes.

Fonte: Jornal de Hoje

Presidenciável Eduardo confirma presença na procissão de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN)

Atendendo convite da presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, e do deputado Tomba Faria, feito por sugestão do santacruzense membro do diretório nacional do partido e amigo do pré-candidato, Cláudio Porpino, o presidenciável Eduardo Campos virá ao Rio Grande do Norte no próximo dia 22, para a procissão de Santa Rita de Cássia, que a cada ano leva às ruas de Santa Cruz cerca de 80 mil fiéis.
A assessoria de Campos confirmou agora há pouco a programação que deverá constar ainda de uma entrevista coletiva em Natal, e de um almoço na fazenda do ex-governador e vice-presidente do PSB, Iberê Ferreira, em Santa Cruz.
Na programação do presidenciável consta também uma visita ao Santuário de Santa Rita, onde foi construída a maior estátua do Brasil.

Fonte:thaisa Galvão