Esqueça
a ideia de que o turismo do Rio Grande do Norte se restringe a sol, mar
e dunas. Os roteiros alternativos, que envolve serras e pontos
turísticos religiosos, rurais, gastronômicos e culturais em cidades do
interior, ganham força e também têm despertado o interesse de
visitantes. Atentas ao potencial, as agências de turismo locais começam a
apostar nesse nicho, principalmente em função dos turistas estrangeiros
que virão conhecer um pouco mais da cultura local. É o caso da Dandara
Tour, uma agência de turismo e eventos de Natal que registra um
crescimento anual de 20% focando nesse segmento.
Atuando há
nove anos no mercado, a empresa gradativamente foi se posicionando como
uma empresa emissiva e receptiva que promove a identidade regional. Os
destinos mais comercializados pela Dandara são da região do Seridó e
Agreste devido à proximidade com a capital potiguar, dando mais ênfase
às cidades com mais estrutura para receber. Nesses destinos, a empresa
leva o turista por um passeio para vivenciar a cultura do lugar,
destacando a religiosidade, a música, a dança, a gastronomia e a cultura
de um modo geral.
Um exemplo
dessa integração, que envolve experimentação, está no pacote para a
cidade de Carnaúba dos Dantas, onde a agência explora o Monte do Galo
(monumento tradicional do roteiro religioso do RN), o artesanato e o
Sítio Arqueológico Xique-Xique, finalizando com o pôr do sol no Castelo
de Bivar, ao som de um artista da cidade. Situação semelhante ocorre em
Caicó. O roteiro começa com visita à Igreja de Sant’Ana e continua com
apresentação das rendeiras, do queijo, dos doces, dos biscoitos, da
carne de sol e de outras iguarias típicas do Seridó. Pacotes como esses
são oferecidos a cada trimestre e envolve várias cidades, chegando a
atrair grupos de até 100 pessoas.
“Escolhemos
esses roteiros para comercializar pela essência que representa.
Buscamos fugir do turismo engessado, levando o visitante a experimentar e
vivenciar”, explica a diretora comercial da Dandara Tour, Rosângela
Farias. Estratégia que proporciona um faturamento médio anual superior a
R$ 270 mil e tem agradado visitantes vindos de Rio Grande do Sul, São
Paulo, Rio de Janeiro e de outros estados nordestinos, como Paraíba e
Pernambuco.
Essa
modalidade de turismo valoriza o regionalismo. São aspectos como os
causos contados por moradores da região, o sabor da comida feita na
panela de barro, o despertar ao som o galo, o passeio na feira, a fruta
retirada do pé no quintal da casa. “Nosso diferencial está na
transparência. O cliente consegue enxergar que a empresa vivencia e
acredita no que está oferecendo. Por isso, priorizando a elaboração de
um roteiro abrangendo curiosidades culturais em que o turista pode
interagir com a comunidade local”, ressalta Rosângela Farias.
Consultorias
Essas novas
opções de destino, que considera o conceito de turismo com vivência e
interação com a cultura local, são incentivadas pelo Sebrae no Rio
Grande do Norte porque dinamizam a economia local e competitividade às
empresas do setor. Essa proposta visa proporcionar aos turistas que
visitarão a capital em função da Copa FIFA 2014 roteiros diferenciados
que levam em consideração o ver, gostar, provar e levar os valores, os
sabores e a riqueza da cultura potiguar, diversificando as opções de
destino dentro do estado, além das atrações tradicionais.
A Dandara é
uma das agências que tem abraçado a proposta e incluído em pacotes os
roteiros idealizados pelo Sebrae, além de ter participado de diversas
capacitações disponibilizadas pela Instituição. “O Sebrae tem sido um
constante parceiro, merecidamente responsável pelo nosso crescimento, e
temos nos oferecido a oportunidades de aprimorar nossas atividades.
Essas capacitações complementam nossos conhecimentos e dá mais qualidade
à prestação de serviço da empresa”, destaca a diretora da Dandara.
Uma das
consultorias prestadas pelo Sebrae foi na área de gestão ambiental, em
2012. Hoje, a agência é pautada na sustentabilidade. O jardim reúne
flores tropicais e uma horta com ervas e temperos. Vem dessas
especiarias o chá de hortelã com mate gelado servido aos clientes. O
adubo é oriundo de animais da Fazenda Chaparral. A água da chuva é
aproveitada para molhar as plantas. O material gráfico também é
ambientalmente correto e as folhas impressas são reutilizáveis. A coleta
do lixo é seletiva. No teto e no piso, as placas de telhas e cerâmica
são indicativas e referendam o consumo de água e energia.
(Agência Sebrae RN) via O MOSSOROENSE