domingo, 27 de fevereiro de 2011

Caraúbas está entre as 100 mais violentas do País

O município de Caraúbas, distante cerca de 80km de Mossoró, ainda vai levar muito tempo para se livrar do estigma de "velho oeste" que conseguiu ao longo dos últimos anos. Uma pesquisa divulgada no fim da semana passada mostra que a cidade permanece entre as mais violentas do Brasil, quando é feito um cálculo com base no número de mortes e habitantes. Das 100 consideradas mais violentas, Caraúbas é a única potiguar a ser citada. Em estudos anteriores, outras cidades do RN tinham aparecido.
O Mapa da Violência 2011, que é feito pelo Instituto Sangari, conceituada entidade que faz pesquisas sobre o tema segurança pública, foi divulgado na quinta-feira passada e mostra a triste realidade da violência no Brasil entre os anos 1998 e 2008. O estudo é dividido em várias etapas, como homicídios, acidentes de transporte e suicídios, cada um subdividido por situações. No que diz respeito ao número de homicídios por habitantes, Caraúbas ficou na posição de número 92. A mais violenta do Brasil, segundo o estudo, é Itupiranga (PA) e a última entre as 100 é Saquarema (RJ).

Briga entre famílias foi destaque no Brasil
A briga entre alguns membros das famílias Benevides Carneiro e Simião Pereira não é nenhuma novidade para os potiguares, que há muitos anos convivem com notícias relacionadas a essas duas famílias ou membros de outras famílias de influência na região Oeste.
Porém, o assunto ganhou mais destaque quando o problema entre as duas famílias foi noticiado pela Rede Globo, no programa Linha Direta, um noticiário policial que ia ao ar todas as quintas-feiras e exibiu um capítulo sobre as famílias.
O material foi exibido pela emissora no dia 24 de julho de 2003 e teve um grande impacto no Rio Grande do Norte, principalmente na região Oeste.
A emissora fez a reconstituição da morte do médico João Pereira e do ex-prefeito de Caraúbas Aguinaldo Pereira, ambos assassinados com centenas de tiros, que aliás foi uma das marcas das mortes ocorridas na época.
Logo após a exibição do programa, o conteúdo virou DVD e foi espalhado pelo Rio Grande do Norte, bem como em outros Estados do Nordeste.
Os principais líderes das duas famílias foram assassinados de forma violenta e as investigações feitas na época apontam para ataques e contra-ataques.
Depois da exibição do programa, outras mortes ocorreram e foram atribuídas à rixa.
Uma das vítimas após a reportagem foi Elinaldo Simião Pereira, irmão de João Pereira e Aguinaldo Pereira. No vídeo, Elinaldo fala sobre a briga entre as duas famílias e que estaria marcado para morrer, o que veio a ocorrer anos depois.
Fonte:jornal de Fato