quarta-feira, 15 de setembro de 2010

João Faustino, suplente de Garibaldi e candidato a suplente de José Agripino, questiona resultado do IBOPE


O senador João Faustino (PSDB-RN), suplente de Garibaldi Alves e candidato a suplente do senador José Agripino (DEM) é mais um político que questiona resultados do IBOPE. Ontem, João Faustino questionou durante pronunciamento no plenário – transmitido pela TV Senado – a última pesquisa Ibope para Senado no Amazonas, afirmando que “o resultado não reflete a realidade”.

Divulgada pela TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, a pesquisa criticada por Faustino aponta o líder do PSDB e candidato ao Senado Arthur Virgílio Neto com 34% das intenções de votos, contra 39% da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e 80% do ex-governador Eduardo Braga (PMDB).

Para o senador, o Instituto de Pesquisa entrou “em flagrante contradição”, uma vez que em pesquisa divulgada há menos de 15 dias, Arthur Virgílio aparecia com 51% dos votas contra 29% de Vanessa Grazziotini.

“O resultado da pesquisa não reflete com precisão a realidade. Apenas 812 pessoas foram ouvidas, universo muito pequeno para território tão imenso como é o do Estado do Amazonas”, assinalou o senador.

No Rio Grande do Norte, a Pesquisa IBOPE divulgada sábado passado apresentou números destoantes com a realidade apresentada por outros institutos.

Maioria de Rosalba sobre demais candidatos é de 6,28%

De acordo com os números da Consult-Sim TV, divulgados no começo da tarde, a candidata Rosalba Ciarlini vencerá as eleições no primeiro turno.

Fazendo as contas, a maioria de Rosalba sobre os demais candidatos é de 6,28 pontos percentuais, índice que a separa do segundo turno.

Consult: Garibaldi 57,12%, Agripino 45,42% e Wilma 39,41%

O Instituto Consult também pesquisou as intenções de votos para o Senado.
Eis os números:

Garibaldi Filho (PMDB) - 57,12%
José Agripino (DEM) - 45,42%
Wilma de Faria (PSB) - 39,41%

Comparando com as últimas pesquisas do Instituto Consult, divulgadas pela SimTV nos dias 5 e 23 de agosto, o desempenho dos senadoráveis é o seguinte:

Garibaldi tinha 54,12% no dia 5 de agosto, caiu para 53,76% no dia 23 e hoje está com 57,12%. Subiu 3,36% da última pesquisa para esta.

No dia 5 de agosto Agripino tinha 45,35%, caiu para 44,12% no dia 23 e hoje tem 45,42%. Subiu 1,3%.

Wilma tinha 44,82% no dia 5, caiu para 41,87% no dia 23 e hoje tem 39,41%. Caiu 2,46%.

Consult: Rosalba 44,76%, Iberê 27,12% e Carlos Eduardo 11%

A Sim TV divulgou hoje mais uma rodada de pesquisas do Instituto Consult, que aponta decisão das eleições majoritárias no primeiro turno.
Eis os números para o governo.

Rosalba Ciarlini (DEM) - 44,76%
Iberê Ferreira (PSB) - 27,12%
Carlos Eduardo (PDT) - 11%
Outros - 0,36%

E o Blog publica o desempenhos dos governadoráveis de acordo com as pesquisas do Instituto Consult divulgadas pela Sim TV nos dias 5 e 23 de agosto:

No dia 5 de agosto, Rosalba tinha 43,29%, subiu para 44,47% no dia 23 e hoje tem 44,76%. Subiu 0,29%.

Iberê tinha 22,06% no dia 5, subiu para 24,53% no dia 23 e hoje tem 27,12%. Subiu 2,59%.

Carlos Eduardo tinha 11,06% no dia 5, subiu para 13,06% no dia 23 e hoje tem 11%. Caiu 2,06%.

Novo hospital estadual terá nome do ex-secretário Ruy Pereira



O novo hospital estadual, que vai diminuir a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel, terá o nome do ex-secretário de Estado Ruy Pereira, falecido no último dia 11 de fevereiro. O governador Iberê Ferreira de Souza visita a unidade, localizada na rua Joaquim Manoel, em Petrópolis (antigo ITORN), nesta quarta-feira (15), às 16 horas. Na ocasião, será assinado o decreto para nomear o hospital e também será anunciada a data de inauguração da nova unidade.

“Este é um novo momento para a Saúde do Rio Grande do Norte. Os norte-riograndenses terão serviços de mais qualidade com o novo hospital. O nome é uma forma de homenagear um homem que dedicou sua vida para servir o Rio Grande do Norte, contribuindo em diversas áreas da administração pública. Lutador incansável dos interesses do Estado, Ruy Pereira nos deixou um exemplo de ética, trabalho e dedicação”, observou o governador Iberê Ferreira de Souza.

A rede pública estadual hospitalar contará com mais 100 novos leitos, porque o Governo do Estado firmou esse contrato de locação com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Rio Grande do Norte – o antigo ITORN – para uso de toda a estrutura da unidade hospitalar, incluindo mobília e utensílios indispensáveis ao funcionamento de um hospital.

Ruy Pereira

Médico sanitarista, formado em Recife, Ruy Pereira da Silva, de 60 anos, chegou ao Governo do Estado, em 2005, para ser o titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Depois, foi secretário de Assuntos Institucionais e, em seguida, em junho de 2008, assumiu a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), órgão em que permaneceu como titular até a data de seu falecimento. Antes de fazer parte da equipe de auxiliares do Governo do Estado, Ruy Pereira trabalhou como assessor especial do Ministério da Saúde.

Exame de sangue pode detectar Alzheimer, diz estudo

Um exame de sangue simples pode ser capaz de diagnosticar o mal de Alzheimer, disseram pesquisadores dos Estados Unidos na segunda-feira, numa descoberta que pode ampliar a detecção da doença.

Gene da obesidade também está ligado ao mal de Alzheimer
Privação do sono pode desencadear mal de Alzheimer, diz estudo
Saiba mais sobre o mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer, a forma de demência mais comum que existe, afeta pelo menos 26 milhões de pessoas no mundo todo. Não há cura, mas o tratamento paliativo apresenta melhores resultados se for iniciado prematuramente.

SXC
Forma de demência mais comum que existe, o mal de Alzheimer afeta pelo menos 26 milhões de pessoas no mundo
Forma de demência mais comum que existe, o mal de Alzheimer afeta pelo menos 26 milhões de pessoas no mundo

Outras equipes já haviam descoberto um diagnóstico precoce a partir do fluido vertebral, o que exige uma punção na coluna, procedimento que pode ser doloroso. Além disso, empresas especializadas em diagnóstico por imagem estão concluindo os testes de novos agentes capazes de tornar as placas (lesões) cerebrais visíveis em tomografias, um recurso disponível apenas em centros especializados.

Um exame de sangue tornaria o diagnóstico muito mais simples, segundo Sid O'Bryant, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Texas Tech, em Lubbock.

"Um exame sanguíneo abre acesso a todos. Qualquer clínica pode fazer isso. Até mesmo enfermeiras de cuidados domésticos podem fazer", disse O'Bryant, cujas conclusões foram publicadas na revista "Archives of Neurology".

A doença atualmente é diagnosticada pelos sintomas, e só pode ser confirmada por exames cerebrais após a morte.

Segundo O'Bryant, tentativas anteriores de fazer diagnósticos do mal de Alzheimer pelo sangue se mostraram falhas.

O novo exame busca mais de cem proteínas e combina isso com informações sobre os pacientes, inclusive se eles são portadores de um gene de risco para o Alzheimer, chamado APOE4. Uma análise informatizada então estabelece o grau de risco do paciente.

"Nossa taxa geral de sucesso em detectar portadores do mal de Alzheimer é de 94%. Mas o acerto total em classificar os que não têm o mal de Alzheimer é de 84%" disse o cientista.

O próximo passo será ver se o teste pode prever quem vai desenvolver o Alzheimer. O teste do fluido vertebral parece ser capaz de fazer isso.

Um outro estudo na mesma publicação, liderado por David Geldmacher, do Sistema de Saúde da Universidade da Virginia, avaliou se o medicamento pioglitazone, usado contra diabetes, pode combater a inflamação que causa a morte de células cerebrais em pacientes com Alzheimer.

Geldmacher alertou que ainda é preciso aprofundar o estudo, e que pesquisas mais amplas com drogas da mesma classe não confirmaram nenhum benefício na terapia do mal de Alzheimer.

Servidores municipais da saúde ameaçam parar

Os servidores municipais da Saúde cruzarão os braços a partir da próxima sexta-feira. O edital foi publicado ontem pelo Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde/RN), e a decisão saiu em assembleia realizada na última sexta-feira. A categoria reivindica a reformulação de 19 pontos no Projeto de Lei do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) que estariam com falhas. A prefeitura, contudo, afirmou que recebeu com surpresa a notícia, já que havia agendado para a tarde de hoje uma reunião com os servidores.

Dentre os pontos questionados pelo Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde/RN), estão o fato de o cargo de auxiliar de enfermagem ainda ser enquadrado como nível fundamental, quando a formação exige, atualmente, nível médio; a situação dos municipalizados, que não teriam garantido o recebimento das gratificações; o enquadramento; a insalubridade; a manutenção da Gratificação Específica de Atenção à Saúde Mental (Geasm) e a gratificaçãode plantão e produtividade, que estariam sendo transformadas em abono.

"Me estranha a novidade da greve, pois não houve negociação e estamos com uma reunião marcada para amanhã [hoje] à tarde", declarou Sylvio Eugênio, secretário executivo do Gabinete da Prefeita. "Nós conversamos algumas vezes com os servidores e eles se mostraram abertos à nossa explanação sobre o plano, inclusive contribuindo com sugestões", completou.

Nélter afirma que disputa será decidida no segundo turno

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) afirmou ontem que tem a plena convicção de que a eleição para o governo do Rio Grande do Norte será decidida apenas no segundo turno. Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o parlamentar peemedebista justificou o seu raciocínio argumentando que ainda existem muitos eleitores indecisos com relação à disputa pela chefia do Poder Executivo norte-rio-grandense.
"Eu não tenho dúvidas que a disputa se arrastará para o segundo turno. O que nós estamos constatando é que existe um grande número de eleitores indecisos no Rio Grande do Norte. Isso é fato e todos reconhecem que há uma grande indiferença do eleitorado norte-rio-grandense com relação ao processo sucessório e cabe a campanha do governador Iberê Ferreira atrair esse contingente de indecisos para o seu lado", explicou o parlamentar.
Com relação às recentes pesquisas eleitorais divulgadas no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nélter Queiroz fez questão de dizer que respeita os números de qualquer pesquisa, mas particulariza em relação aos números do Ibope que foram mostrados no final de semana passado, por intermédio da InterTV Cabugi/Tribuna do Norte. Segundo o peemedebista, as sondagens coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisa e Estatística são feitas de maneira muito restritiva, acrescentando que, em determinados municípios, o número de entrevistados é insuficiente.
"Eu respeito os números de toda e qualquer pesquisa, mas temos de ver algumas questões. Em relação à pesquisa do Ibope que foi divulgada no final de semana passado através da InterTV e da Tribuna do Norte, por exemplo, eu entendo que o número de pessoas é algumas cidades é muito pouco. E, vou mencionar como exemplo, o meu município, Jucurutu, apenas oito pessoas foram ouvidas pela pesquisa do Ibope. A meu ver, esse contingente de entrevistados em uma cidade do porte como Jucurutu é insuficiente para se ter uma real dimensão do cenário sucessório", avaliou.
Integrante da ala do Partido do Movimento Democrático Brasileiro que defende a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza, o deputado estadual Nélter Queiroz disse estar otimista com relação a uma vitória do seu candidato. Ele destaca que as mobilizações de campanha do sistema governista estadual crescem a cada dia. De acordo com o parlamentar do PMDB, a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no guia eleitoral tanto do governador Iberê Ferreira quanto da ex-governadora e candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), tende a impulsionar os nomes ligados à base do Governo Federal no Estado.
"As movimentações de campanha do governador Iberê Ferreira de Souza assim como da ex-governadora Wilma de Faria estão cada dia maiores. E, esse crescimento é visto por todos, seja lá em que região do Rio Grande do Norte que eles estejam. Isso é muito importante e a tendência é de que as próximas mobilizações até o dia da eleição sejam ainda maiores", prevê.



Deputado está otimista com a sua reeleição

Questionado pela reportagem a respeito de sua campanha rumo ao sexto mandato parlamentar consecutivo, o deputado estadual Nélter Queiroz disse estar otimista. Ele revelou que o fato de estar permanentemente presente em seus redutos eleitorais em todo o Rio Grande do Norte faz com que seu nome seja sempre muito bem lembrado pelo eleitorado potiguar.
"O meu mandato é desempenhado através de nossa presença de maneira permanente nas cidades onde somos votados e isso cria uma identidade do candidato com o eleitor e principalmente faz com que as pessoas acreditem em nosso trabalho exatamente por estarem sempre próximas de seu representante", explicou Nélter Queiroz assinalando que grande parte dos projetos que apresenta na Assembleia Legislativa são frutos das opiniões e sugestões apresentadas pela população do Rio Grande do Norte.
Em relação a sua produtividade, o parlamentar peemedebista disse acreditar que desempenhou um bom trabalho. Nélter Queiroz cita como um dos exemplos mais recentes a sua proposta objetivando a emancipação política da Zona Norte de Natal. Ele destaca também o seu esforço no sentido de se aprovar empréstimo para o governo estadual iniciar as obras em torno da adutora de Mossoró. "Nós participamos ativa e diretamente das principais lutas e discussões da Assembleia Legislativa. Também apresentamos muitos projetos, requerimentos e muitas outras proposições. Eu acredito que tenha feito um bom trabalho sim", raciocinou Queiroz.