segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Enem: Mais de 53 mil candidatos tiraram nota zero na redação

Mais de 53 mil candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 zeraram a nota da redação. Outros 104 estudantes tiraram nota mil. O número de redações nota zero é bem menor do que na edição de 2014, quando 529.374 alunos zeraram.
"A diferença é que separamos os candidatos que deixaram a redação em branco dos que realmente tiraram nota zero", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva nesta segunda-feira (11).
A nota da redação é zerada quando: o texto possui desenhos ou informações desconexas; o candidato deixa a prova em branco ou escreve menos de sete linhas; o participante desrespeita os Direitos Humanos; ou não segue o tipo de texto exigido -- dissertativo-argumentativo.
A maior parte dos candidatos tirou, em redação, nota entre 501 e 600 pontos (ao todo, 1.987.251 estudantes). Quase 1,4 milhão de alunos tiraram mais de 600 pontos.
 
Sobre a polêmica do tema "violência contra a mulher" nas redes sociais, Mercadante afirma que houve uma tentativa de crítica ideológica. "Isso é um fato. O Brasil é o quinto país do mundo onde há mais violência contra a mulher", diz.
 

Mais de mil

O MEC confirmou que foram 13 os estudantes que alcançaram a maior nota da história do exame em matemática. O UOL entrevistou três desses estudantes: o piauiense Vitor Melo Rebelo, de 18 anos, e os paulistas Mathias Dunker, de 19, e Felipe Kenzo Granado Miura, de 17.
 "Foi uma surpresa. Nem sabia que dava para tirar mais de mil", disse Dunker, que está prestando física na Fuvest, vestibular da USP (Universidade de São Paulo). Rebelo, que quer medicina, também se surpreendeu com o resultado. "Não sabia que podia ser mais de mil. Fiquei surpreso, achei que o site estava com algum problema, que era um erro."

Entenda a nota do Enem 

A metodologia utilizada para correção do Enem é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.
Não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.
Fonte:UOL

Profeta da chuva diz que 'Nordeste terá um grande inverno' em 2016

Quixadá, no sertão cearense, sedia encontro anual dos 'profetas da chuva'
Previsão é baseada em observações de fenômenos da natureza

"Não tenho medo em dizer que o Nordeste terá um grande inverno em 2016", afirma o aposentado Erasmo Barreira, 69 anos, que participa pela 18ª vez do Encontro Anual dos Profetas da Chuva neste sábado (9) em Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza. Na ocasião, sertanejos fazem previsões para a quadra chuvosa do Ceará e Nordeste com base em observações da natureza. Entre os aspectos analisados, estão a rotina de animais e o desenvolvimento de plantas da região.
As previsões de Erasmo representam uma tradição que ele traz dos avós. "É fácil, é só prestar atenção na floração de um ano para o outro", explica. As observações do profeta para prever o inverno de 2016 são feitas desde julho do ano passado e se intensificam em dezembro, à véspera do e Fenômenos observados
Em entrevista ao G1, Erasmo apresentou duas representações de fatores naturais que aponta como determinantes para um bom inverno. "O galho de feijão brabo não perdeu nenhuma flor e está bem verdinho. Quando fica assim, é porque está esperando chuva para só depois amadurecer e aflorar. Se já tivesse perdido flores em dezembro, é o sinal que seria seco no próximo ano", ressalta.
Outro fenômeno percebido pelo profeta sertanejo é a forma com que as formigas de roça tratam o bagaço. "Observei a quantidade de vagem que elas descarregam das casas delas. São folhas de capim e de pau que elas gostam de levar para lá. Elas botam fora agora no começo do inverno para fazer nova armazenagem. Quando elas vêm muita quantidade, aí é que vai chover mesmo. Lá no meu interior, tem uma quantidade suficiente para encher 50 sacolas como a que trouxe", completa.

Funceme 
A previsão da chuva feita pelos "profetas" não tem respaldo científico de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão estadual deve divulgar em 20 de janeiro prognóstico oficial das chuvas no Ceará no ano de 2016.
Em um prognóstico parcial divulgado pelo órgão em novembro de 2015, a Funceme apontou chuvas abaixo da média no estado nos meses de janeiro e fevereiro de 2016.
Fonte:G1/CE

GABARITO PRELIMINAR DO CONCURSO DO ESTADO DO RN

Confira AQUI as respostas das questões das Provas do Concurso da SEEC do Estado do Rio Grande do Norte realizado deste domingo (10)
Fonte:Barriguda News

Brasileiro Wendell Lira vence Prêmio Puskas, da Fifa

O brasileiro Wendell Lira conquistou o Prêmio Puskas, da Fifa, na tarde desta segunda-feira (11), em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça. O gol marcado pelo jogador, quando defendia o Goianésia-GO, foi eleito o mais bonito da temporada, tendo como concorrente nada menos que Lionel Messi na disputa pela premiação da Fifa. O outro gol finalista foi o marcado pelo italiano Alessandro Florenzi, da Roma.
O gol que garantiu a honraria a Wendell Lira foi marcado diante do Atlético-GO, em março. Na ocasião, o jogador recebeu bola alta na área, ajeitou o corpo e fez malabarismo para acertar um lindo voleio. Desde que havia sido nomeado como um dos 10 finalistas da premiação, o atleta ganhou fama e, inclusive, assinou contrato para atuar pelo Vila Nova no ano que vem.
O brasileiro aparentou surpresa ao ser anunciado como vencedor. Por alguns instantes, logo após o anúncio oficial, o atacante de 27 anos ficou estático, antes de se levantar e caminhar até o palco para receber o prêmio.

"Muitos aqui eu só conhecia por videogame.Quero agradecer a minha família, a nação brasileira que votou em mim", disse o brasileiro, que citou também a passagem bíblica que fala de Davi e Golias, em alusão ao "duelo" contra Messi e Florenzi.
O gol do brasileiro teve 46,7% dos votos; o de Lionel Messi teve 33,3%; e o de Florenzi, 7,1%.

Wendell Lira é o segundo brasileiro a vencer o prêmio de gol mais bonito da temporada. Antes dele, Neymar ganhou o Prêmio Puskas de 2011, pelo gol anotado na vitória contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.
Veja o gol vencedor do Prêmio Puskas de 2015:Aqui
Fonte:Tribuna do Norte